​D&D edição 2024: o novo Bárbaro

​D&D edição 2024: o novo Bárbaro

Mestre Charles Corrêa - https://rpg.charlescorrea.com.br
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Uma classe mais flexível!

Continuando a explorar a edição 2024 de Dungeons & Dragons 5ª Edição, nossa publicação de hoje explora todas as mudanças apresentadas para a classe Bárbaro. Esta é uma das classes mais icônicas do principal RPG do mundo, e certamente a mais simples dentre as 12 opções do Livro do Jogador!

O Bárbaro é uma das classes mais lineares de Dungeons & Dragons 5ª Edição. A intenção da classe é ser uma classe simples, com poucas funcionalidades — tornando-a ideal para novos jogadores. O intuito da revisão é adicionar mais ferramentas para o Bárbaro, e quando possível, introduzir maior flexibilidade no kit da classe.

Abaixo, você pode conferir as mudanças propostas para a classe base!

O Bárbaro em D&D 5ª Edição (2024)

Maestria com Armas (Weapon Mastery)

O Bárbaro começa com duas maestrias com armas, uma nova opção que promete expandir o leque de opções das classes combatentes. Esta publicação explica tudo o que você precisa saber sobre esta nova mecânica de jogo. Aliás, o Bárbaro pode substituir as armas com as quais possui Maestria com Armas após o final de um Descanso Longo.

Fúria (Rage)

Na edição 2024 do Player’s Handbook, a mecânica de manutenção da Fúria (a principal característica do Bárbaro, aliás) tornou-se mais simples. Agora, você consegue manter sua fúria ao forçar seu inimigo a realizar uma Salvaguarda (o que é ideal para Bárbaros Draconatos). Ainda, caso esta não seja uma opção, você pode simplesmente consumir sua Ação Bônus para continuar canalizando sua Fúria interior. Simples, não?

Um Bárbaro Draconato? Sim!

Segundo Jeremy Crawford, designer de regras de Dungeons & Dragons 5ª Edição, “se você usa sua Ação Bônus para entrar em Fúria, por que não usar sua Ação Bônus para mantê-la?”.

Sentido de Perigo (Danger Sense)

Agora, você não precisa mais ver a fonte de ameaça para poder acionar seu Sentido de Perigo. A única coisa que lhe impede de usar esta característica é caso seu personagem esteja com a condição Incapacitado. Segundo Jeremy, a ideia é que a característica funcione como uma espécie de “sentido aranha” do Bárbaro, logo, não dependendo de outros fatores para seu acionamento.

Conhecimento Primordial (Primal Knowledge)

Esta é uma nova característica do Bárbaro, anteriormente presente no suplemento Tasha’s Cauldron of Everything e disponível para todos os Bárbaros a partir do 3º nível. Contudo, a habilidade foi completamente reformulada.

Com a nova característica, enquanto você estiver em Fúria, você poderá substituir o modificador usado em testes específicos para o seu modificador de Força. Desta forma, um teste de Natureza usaria Força em vez de Inteligência enquanto você estiver em Fúria. Aliás, você também recebe uma nova proficiência em um atributo.

Bote Instintivo (Instinctive Pounce)

Esta é outra característica presente no livro Tasha’s Cauldron of Everything que migrou para a edição 2024 de Dungeons & Dragons.

Disponível para todos os Bárbaros a partir do 7º nível, assim que o Bárbaro entrar em Fúria, ele pode usar a mesma Ação Bônus usada para acionar Fúria para mover-se até metade do seu deslocamento.

Golpe Brutal (Brutal Strikes)

Esta habilidade substitui Crítico Brutal, característica de 9º nível do antigo Bárbaro de 2014. A antiga característica não era ruim (afinal, você causava mais dano com seus acertos críticos). Contudo, sua aplicação era tão situacional (afinal, você tem 5% de chance de ativá-la) que acabava se tornando uma habilidade frustrante para a classe (abraços para meu amigo Jhonatan).

Golpe Brutal agora atua em conjunto com Ataque Imprudente (Reckless Attack): caso você abra mão da vantagem fornecida for Ataque Imprudente e ainda assim consiga atingir o inimigo, você causa dano adicional e aplica um efeito extra em seu alvo. Estes efeitos incluem empurrar o alvo ou reduzir seu deslocamento — você recebe mais usos para esta característica ao progredir na carreira de Bárbaro.

Segundo Jeremy, o intuito desta habilidade é fornecer usos táticos em combinação com as Maestrias com Armas.

Fúria Implacável (Relentless Rage)

Fúria Implacável permitia que o Bárbaro retornasse ao combate após ter seus Pontos de Vida reduzidos a 0. Assim como ocorreu com o Paladino, esta característica sofreu melhorias, e agora te permitirá voltar ao combate com mais Pontos de Vida.

Os arquétipos do Bárbaro de D&D, edição 2024!

Trilha da Árvore-Mundo (Path of the World Tree)

O Bárbaro da Árvore-Mundo possui ligações com os deuses!

A Trilha da Árvore-Mundo é uma nova subclasse inédita para a classe Bárbaro. Assim como na mitologia nórdica, a subclasse está ligada a uma árvore primordial — a intenção é que a subclasse esteja ligada aos cosmos de Dungeons & Dragons, e a mesma decisão é tomada na Trilha do Fanático.

Devido a sua origem mágica, a subclasse terá características similares à magia, como poder teleportar-se e fornecer Pontos de Vida Temporários aos seus aliados. A subclasse ainda será capaz de expandir o alcance de seus ataques e, através das raízes da árvore, prender oponentes e trazê-los para perto de você.

Trilha do Berserker (Path of the Berserker)

Frenesi (Frenzy)

Antes de falar sobre a característica, Crawford ressaltou que esta era uma subclasse frustrante. Isso porque o Berserker recebia Exaustão (a pior condição do jogo) para acionar a principal característica da subclasse.

Logo, os jogadores que usavam este Bárbaro ficavam receosos de usar esta característica, com medo de que a punição por usá-la prejudique o grupo. A nova mudança visa tornar a subclasse divertida de ser jogada.

Agora, ao usar esta subclasse, você causará dano adicional ao alvo uma única vez por turno ao atacar em conjunto com a característica Ataques Imprudentes. Não existe mais uma troca aqui — a característica é pior, mas não punitiva.

Fúria Irracional (Mindless Rage)

Agora, Fúria Irracional não mais suprime os efeitos das condições Amedrontado e Enfeitiçado enquanto a Fúria durar. Em vez disso, ambas as condições são encerradas!

Retaliação (Retaliation)

Retaliação agora é uma característica de 10º nível, não mais 14º nível. A intenção é que você se divirta usando a característica mais cedo em sua carreira como Bárbaro.

Presença Intimidante (Intimidating Presence)

Presença Intimidante agora é uma característica de 14º nível. E por este motivo, ela está bem melhor do que antes. Na edição 2024 do Player’s Handbook, Presença Intimidante afeta quantas criaturas você desejar e que estejam a até 9 metros de você, em vez de amedrontar um único alvo! Aliás, a característica agora depende de uma Ação Bônus para ser acionada, em vez de uma Ação.

Trilha do Coração Selvagem (Path of the Wild Heart, antiga Trilha do Ancestral Totêmico)

Esta é a melhor subclasse de Bárbaro presente no Livro do Jogador, e a intenção dos designers nesta revisão é adicionar mais flexibilidade no conjunto proposto pela subclasse.

A antiga Trilha do Ancestral Totêmico exigia que você escolhesse um animal para se associar ao receber novas características, permanecendo com ela pelo resto da carreira e recebendo os benefícios que ela fornece.

Agora, em dois casos específicos, você poderá escolher qual animal utilizará em conjunto com suas características (seja diretamente ao usá-la ou após finalizar um Descanso Longo). Logo, você não carregará os efeitos de um animal consigo pelo resto da carreira!

Ainda, os animais presentes em determinada característica não se repetirão nas demais características da carreira. Isto foi feito porque jogadores de Bárbaro pensavam que eles eram obrigados a continuar escolhendo o mesmo animal pelo resto de suas carreiras — o que não era verdade.

Aspecto da Fera (Aspect of the Beast)

Esta característica, disponível no 6º nível da subclasse, agora lhe fornece opções melhores. O animal Salmão, por exemplo, lhe fornece Deslocamento de Natação. A Pantera lhe concede Deslocamento de Escalada. Já a Coruja lhe fornece Visão no Escuro. Isso permitirá ao Bárbaro ser mais útil durante o pilar de exploração.

Trilha do Fanático (Path of the Zealot)

Esta subclasse surgiu pela primeira vez no suplemento Xanathar’s Guide to Everything (que apesar de ser a melhor expansão de D&D, é insistentemente esquecida pela atual equipe de design). Esta subclasse está atrelada à fúria dos deuses.

Guerreiro dos Deuses (Warrior of the Gods)

Apesar de fazer sentido com o tema da Classe, Guerreiro dos Deuses era uma característica inútil (ela te permitia ser ressuscitado sem que o conjurador precisasse usar componentes materiais durante o processo).

Agora, o Bárbaro possui uma fonte de Dados de Vida (uma espécie de Mãos Consagradas do Paladino), que pode ser usada para recuperar os pontos de vida do Bárbaro (e apenas dele).

Concentração Fanática (Fanatical Focus)

Além de continuar lhe permitindo realizar uma nova rolagem para uma Salvaguarda fracassada enquanto em Fúria, agora você receberá um bônus nesta jogada!

Este procedimento (de fornecer uma bonificação numérica em uma nova rolagem) também será aplicada a outras características do jogo que lhe permitam refazer uma jogada.

Fúria Além da Morte (Rage Beyond Dead)

Esta habilidade foi removida. Segundo Crawford, ele não é um grande fã de características que dependam que seu personagem “caia” em combate ou morra.

Fúria dos Deuses (Rage of the Gods)

Fúria dos Deuses substitui Fúria Além da Morte. Ela não mais exige que você tenha 0 Pontos de Vida para usá-la. Ainda, ao usar esta característica, você recebe uma série de capacidades “divinas”, como a possibilidade de voar, resistências a alguns tipos de danos e a capacidade de salvar aliados que estejam nas portas da morte.

Finalmente, segundo Crawford, esta subclasse fornece a sensação de estar jogando com um Paladino, enquanto o jogador se aproveita de todas as funcionalidades propostas para o Bárbaro.

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