A Alma dos Heróis: Entendendo os Atributos em Savage Worlds

A Alma dos Heróis: Entendendo os Atributos em Savage Worlds

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Criar um personagem em Savage Worlds Edição Aventura é como desenhar um herói num caderno de aventuras. Antes de sair distribuindo espadas, magias e bravatas, é preciso saber de onde vem a força que move o personagem os atributos. Eles são o coração do sistema, o motor invisível por trás de cada ação.
Pense neles como os “superpoderes naturais” de qualquer pessoa: o que o corpo, a mente e o espírito conseguem fazer antes mesmo de aprender algo novo.

Os Cinco Atributos Principais

Savage Worlds usa cinco atributos que definem as bases do personagem: Agilidade, Força, Vigor, Espírito e Astúcia.
Todos começam em d4, e cada ponto que você investe aumenta o tipo de dado  d6, d8, d10, até o lendário d12.

Agilidade

A Agilidade mede o quão rápido, esperto e coordenado você é.
Imagine um gato andando no telhado: ele salta, se equilibra, reage antes mesmo do perigo chegar.
Essa é a Agilidade ela controla o equilíbrio, a velocidade e a capacidade de agir com precisão.

Serve para:
Movimentos rápidos, esquivas, acrobacias, pilotar veículos, lutar com destreza e atirar com precisão.

Como usar:
Sempre que o personagem precisar ser rápido ou reagir ao ambiente desviar de uma armadilha, escalar um muro escorregadio, pular de um telhado para outro, rola-se um teste baseado em Agilidade.

Como NÃO usar:
Agilidade não é inteligência nem reflexo emocional. Ser rápido não significa ser sábio. Um ladrão ágil pode tropeçar nas próprias escolhas morais.

Força

A Força é o músculo bruto, o poder físico puro.
É o que faz um guerreiro erguer uma espada pesada, ou um ogro arremessar um barril como se fosse uma pedra de papel.

Serve para:
Causar dano em combate corpo a corpo, levantar peso, quebrar portas, escalar, nadar contra a correnteza e tudo que dependa de vigor físico direto.

Como usar:
Toda vez que o personagem tentar algo que dependa do corpo, role o dado de Força. Também é ela que define o dano de golpes e o quanto o personagem consegue carregar.

Como NÃO usar:
Força não resolve tudo. Um gigante musculoso pode ser enganado por uma criança esperta. Às vezes o problema pede cérebro, não músculo.

Vigor

O Vigor é a resistência do personagem  o quanto ele aguenta antes de cair.
Pense nisso como o “sangue de herói” que impede alguém de desmaiar ou desistir quando o mundo está desabando.

Serve para:
Resistir a venenos, doenças, ferimentos e à fadiga. Também define a Resistência, o quanto de dano você suporta antes de se abalar.

Como usar:
Sempre que o corpo é posto à prova correndo sob o sol escaldante, sobrevivendo à fome, resistindo a um soco ou ao frio, o Vigor entra em ação.

Como NÃO usar:
Vigor não substitui inteligência nem estratégia. Aguentar um golpe não significa saber quando esquivar.

Espírito

O Espírito é a força interior, a chama que mantém o personagem de pé mesmo quando tudo parece perdido.
É a coragem, a fé, a empatia e o controle emocional que definem o quanto alguém suporta o medo, o desespero e o sobrenatural.

Serve para:
Superar o medo, resistir a intimidação, lidar com possessões, manter a calma e usar poderes baseados na alma como milagres, dons ou psiônicos.

Como usar:
Quando o personagem enfrenta algo assustador, tenta motivar os outros ou canaliza energia espiritual, o Espírito é testado.

Como NÃO usar:
Espírito não é carisma forçado. Inspirar os outros vem de dentro, não de manipular ou “fazer média”.

Astúcia

A Astúcia é a mente em movimento.
É o raciocínio, o conhecimento e a esperteza para resolver problemas o cérebro do grupo.

Serve para:
Memorizar, aprender, investigar, perceber detalhes, planejar, hackear, conjurar magias e usar tecnologias complexas.

Como usar:
Astúcia é usada quando o personagem tenta entender o mundo, decifrar runas, montar um circuito, enganar alguém ou traçar estratégias.

Como NÃO usar:
Astúcia não substitui instinto. Nem todo gênio sobrevive ao primeiro golpe se não souber quando correr.

Por que o Carisma foi removido

Nas versões antigas de Savage Worlds, Carisma era um atributo que influenciava interações sociais. Mas ele se mostrava redundante: era mais um modificador fixo do que algo vivo no jogo. Agora, tudo que envolvia Carisma charme, persuasão, liderança está incorporado às perícias Persuadir, Intimidar, Performance e as Vantagens (como “Atraente” ou “Carismático”). Assim, o jogo ficou mais direto e flexível, permitindo que a personalidade seja interpretada, não apenas rolada.

Pensar fora da caixa

Ao criar um personagem, não pense só no “maior número possível”.
Um guerreiro com Vigor alto e Astúcia baixa pode ser um tanque, mas talvez caia em truques simples.
Um mago de Espírito alto, mas Força fraca, pode resistir a tentações demoníacas enquanto mal consegue carregar o próprio grimório.
Equilibrar os atributos é criar personalidade: defeitos e virtudes que se complementam.

10 exemplos de uso dos atributos

  1. Agilidade: desviar de uma flecha ou pilotar uma moto em alta velocidade.

  2. Força: arrombar uma porta ou vencer uma queda de braço.

  3. Vigor: resistir ao frio das montanhas por horas.

  4. Espírito: não fugir diante de um fantasma.

  5. Astúcia: decifrar um código de computador.

  6. Agilidade + Força: escalar uma torre e puxar o amigo pra cima.

  7. Vigor + Espírito: aguentar o medo e continuar lutando.

  8. Astúcia + Espírito: perceber uma mentira e manter a calma.

  9. Força + Agilidade: desferir um golpe rápido e poderoso.

  10. Vigor + Astúcia: resistir a um veneno e lembrar o antídoto certo.

Resumo

Os atributos são os pilares da ficha em Savage Worlds. Eles definem o que o personagem pode tentar antes mesmo de aprender qualquer coisa.
São os instintos, o corpo, a alma e a mente em harmonia (ou desarmonia) e tudo que vem depois, das perícias às vantagens, nasce desses cinco fundamentos.

Conclusão

Dominar Savage Worlds é entender que cada dado conta uma história.
Um d4 pode ser um azarão que surpreende o mundo, e um d12 pode ser um herói lendário que caiu por excesso de confiança.
Agilidade, Força, Vigor, Espírito e Astúcia não são apenas números são as cores com que você pinta o seu personagem.
Use-os com sabedoria, abuse da criatividade e lembre-se: em Savage Worlds, o dado mais importante é o que faz a história ser divertida.

A Alma dos Heróis: Entendendo os Atributos em Savage Worlds - Dicas para Mestres de RPG Savage Worlds (SWADE)

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Charles Corrêa

Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas "Overmix" ou "Nandivh", é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.

No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.

Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.

Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.

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