Objetivo
Este manual detalhado visa orientar a conversão de personagens criados com base no sistema Year Zero Engine, utilizando o documento padrão YZE SRD oficial da Free League, para versões totalmente funcionais e equilibradas no sistema Savage Worlds Edição Aventura Revisada (SWADE).
Meu foco é manter a identidade narrativa e lógica dos personagens e cenários originais, mas ajustando as mecânicas para a estrutura modular, pulpy e rápida de Savage Worlds.
Estrutura de Conversão
Elemento | Year Zero Engine (YZE) | Savage Worlds (SWADE) |
---|---|---|
Dados | Reserva de d6 | Atributos e Perícias de d4 a d12 |
Atributos Base | 4 (Força, Agilidade, Empatia, Intelecto) | 5 (Força, Agilidade, Vigor, Espírito, Astúcia) |
Perícias | 12 a 16, definidas por cenário | Amplas e customizáveis |
Talentos | Habilidades narrativas e mecânicas | Vantagens e Desvantagens |
Estresse / Dano | Dano em atributos e Condições | Ferimentos, Fadiga, Abalado |
Equipamentos | Influência mecânica forte | Suporte narrativo + Bônus (+1/+2) |
Atributos
Equivalência direta dos atributos:
YZE | SWADE |
Força | Força |
Agilidade | Agilidade |
Empatia | Espírito |
Intelecto | Astúcia |
(não existe) | Vigor |
Dica: Vigor pode ser estimado pela média entre Força e Empatia.
Tabela de conversão de valores:
Valor YZE | Dado SWADE |
1 | d4 |
2 | d6 |
3 | d8 |
4 | d10 |
5 | d12 |
Perícias
A análise deve ser contextual, usando as perícias mais similares em função da intenção narrativa.
Exemplos de conversão:
YZE (Mutant, Tales, etc.) | SWADE |
Comando | Persuasão ou Intimidação |
Cura | Curar |
Luta | Lutar |
Atirar | Atirar |
Furtividade | Furtividade |
Exploração | Sobrevivência ou Investigação |
Tecnologia | Conhecimento (Eletrônica) |
Manipular | Persuação |
Talentos → Vantagens
Talentos em YZE são convertidos como Vantagens. Use:
- Vantagens existentes em SWADE (Sociais, Combate, Profissionais)
- Vantagens customizadas para efeitos únicos
Exemplos:
- “Mente Fria” → Espírito d8 + “Nervos de Aço”
- “Nascido nas Ruínas” → Nova vantagem: +2 em Sobrevivência em zonas urbanas destruídas
Estresse / Condições
YZE | Savage Worlds |
Estresse emocional | Fadiga por Espírito |
Ferimentos físicos | Ferimentos |
Quebra mental | Abalado (Shaken) |
Dano em atributos | Penalidades temporárias |
Equipamentos e Armas
- Armas com +2 dano → 2d6 de dano
- Armadura leve (1 ponto) → +1 em Dureza
- Equipamento especial → pode conceder Vantagens, Perícias ou Bônus
Condições Especiais
YZE | Fadiga (SW) |
Fome | Fadiga +1 |
Frio extremo | Fadiga +1 (risco de morte) |
Sono | Penalidade -1 / Fadiga |
Trauma | Abalado ou Ferimento |
Vida e Sanidade
- 3 Ferimentos padrão SWADE
- NPCs frágeis → 1 ou 2 ferimentos
- Sanidade → Testes de Espírito ou criar uma nova Perícia “Sanidade” vinculada a espírito se desejar
Poderes e Mutações
- Usar sistema de Poderes (com ou sem tratos arcanos)
- Talentos sobrenaturais podem virar Vantagens, com restrições ou gasto de Fadiga
- Mutações → Tratos Raciais ou Vantagens Arcano
Estados Derivados
Estado (SW) | Como derivar de YZE |
Passo | Agilidade |
Parada | Vigor |
Dureza | Vigor + Armadura |
Espírito | Empatia |
Astúcia | Intelecto |
Exemplo Completo
Personagem YZE:
- Nome: Kael, o Sobrevivente
- Atributos: Força 3, Agilidade 2, Empatia 2, Intelecto 4
- Perícias: Atirar 3, Exploração 3, Manipular 2, Cura 2
- Talento: Sentidos Aguçados (+2 para detectar emboscadas)
Conversão SWADE:
- Força: d8
- Agilidade: d6
- Espírito: d6
- Astúcia: d10
- Vigor: d6
Perícias:
- Atirar d8
- Sobrevivência d8
- Persuasão d6
- Curar d6
Vantagens:
- Alerta (+2 em Notar)
- Sobrevivente Urbano (nova)
Estados Derivados:
- Movimento: 6
- Aparar: 6
- Resistência: 5
Compêndios Recomendados por Cenário YZE
Cenário YZE | Compêndios SWADE Necessários |
Mutant: Year Zero | Horror, Fantasia |
Twilight: 2000 | Horror, Sci-Fi, Superpoderes |
Forbidden Lands | Fantasia, Horror |
Vaesen | Horror, Fantasia |
ALIEN RPG | Horror, Superpoderes, Sci-Fi |
Coriolis | Sci-Fi, Superpoderes, Fantasia |
Tales from the Loop | Superpoderes, Básico |
Blade Runner | Sprawlrunners, Horror |
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Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas “Overmix” ou “Nandivh”, é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.
No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.
Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.
Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.
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