Os comentários dos designers de D&D sobre o Artífice (2024)! (Joga o D20)

Os comentários dos designers de D&D sobre o Artífice (2024)! (Joga o D20)

Os comentários dos designers de D&D sobre o Artífice (2024)! (Joga o D20), RPG - Mestre Charles Corrêa
Compartilhar

Entenda a motivação por trás das mudanças!

Uma “nova” classe estará disponível para a edição 2024 de Dungeons & Dragons (também chamada de D&D 5.5) nos próximos meses. Nova, entre aspas, porque estamos falando do Artífice!
Na última semana, o sempre simpático Jeremy Crawford, designer de regras de D&D, detalhou tudo o que mudou, além de explicar o porquê das mudanças!

Artífice 2024?

Sim!

Na última semana, a Wizards of the Coast disponibilizou uma nova versão do Artífice, como mencionamos na publicação deste link. A classe oficialmente lançada para Dungeons & Dragons 5ª edição em 2019 não figurou no novo 2024 Player’s Handbook.
A nova versão está adaptada para as novas regras da edição 2024 de Dungeons & Dragons.

Como acontece com os documentos da coluna Unearthed Arcana, nossa equipe traduziu o documento de 14 páginas. Você pode fazer o download do material através do link a seguir.

Para dar suporte ao material, a Wizards of the Coast publicou um vídeo com o designer Jeremy Crawford, que explicou a motivação por trás das mudanças.

O que pensa os designers sobre a classe?

Os comentários dos designers de D&D sobre o Artífice (2024)! (Joga o D20), RPG - Mestre Charles Corrêa
Este é uma arte conceitual do Ferreiro de Batalha

Segundo Jeremy Crawford, as mudanças na classe Artífice visam deixá-la com o mesmo aspecto moderno das classes presentes na edição 2024 de Dungeons & Dragons. Segundo o designer de regras do RPG mais jogado do mundo, o intuito aqui é apenas realizar correções em características problemáticas e refinar boas mecânicas, mas que possuem aspectos considerados problemáticos.

Todas as subclasses também foram revistas, e você ainda encontrará novos itens mágicos e magias que também foram revisadas como consequência das mudanças no Artífice.

As mudanças no Artífice

As mudanças no Artífice começam já na sua primeira característica, Funilaria Mágica. Segundo Crawford, a edição 2019 da característica era uma espécie de Prestidigitação com objetos, ou uma versão melhorada da característica do Gnomo das Rochas. Naquela versão, caso não saiba, o Artífice podia inserir uma fagulha mágica em um objeto, permitindo que ele emitisse luz, exibisse mensagens ou tocasse uma mensagem de voz.

O desejo de Crawford, portanto, era entregar mais para a classe do que uma simples magia. Agora, você pode simplesmente criar um objeto por 1 hora — é um Artífice, afinal. A lista de objetos (todos eles, equipamentos de aventuras) apresenta ampla versatilidade e engloba itens que um Artífice irá querer ter por perto em suas aventuras.

Conjuração

O Artífice agora pode substituir um de seus Truques ao fim de um Descanso Longo. Apenas o Mago e o Artífice compartilham desta característica — os demais conjuradores só podem fazer uma substituição ao receber um novo nível na classe.

Ainda, a lista de magias da classe foi expandida, uma vez que o 2024 Player’s Handbook apresenta novas magias. Agora, você encontrará feitiços como Sopro de Dragão, Elementarismo e Golpe Certeiro. As subclasses também recebem novas magias: o Alquimista, por exemplo, deixa de contar com Malogro como uma de suas magias sempre preparadas — no lugar dela, você terá Esfera Vitriólica, uma “nova” magia presente no Guia de Xanathar sobre Todas as Coisas.

Replicar Item Mágico

Como o conceito do Artífice é criar objetos e maravilhas, Infundir Item foi substituído por Replicar Item Mágico, permitindo que você simplesmente crie um item mágico do zero em vez de infundir um item já existente com capacidades mágicas — na verdade, Replicar Item Mágico já era uma opção presente em Infundir Item.

Para Crawford, o antigo Infundir Item apresentava muitos processos para chegar na mesma conclusão de agora. Primeiro, você precisava ter um item não-mágico. Depois, você precisava ter uma infusão aplicável naquele item, e, por fim, se você escolhesse uma opção de Replicar Item Mágico, você precisaria se certificar de que a infusão se aplica ao item.

Aqui, o que a Wizards of the Coast faz é remover partes desta equação. Agora, você terá a oportunidade de criar estes itens mágicos diretamente, sem precisas navegar por este processo.

A mudança desta característica, aliás, permite que o Artífice evolua junto com a edição. Isso porque Replicar Itens Mágicos não mais apresenta uma lista pré-determinada — na verdade, essa lista ainda existe. O que muda em relação a Infundir Item Mágico é que o jogo te permite criar quaisquer itens de determinada característica.

No nível 6, por exemplo, ambas as versões da característica apresentam praticamente a mesma lista — a nova versão não apresenta o Anel de Andar Sobre as Águas. Entretanto, ela te permite criar Armaduras +1 e qualquer Armadura, Arma ou Varinha Incomum, portanto que o item não seja amaldiçoado.

Sendo assim, se uma Arma Mágica Incomum aparecer no Guia do Jogador para Forgotten Realms, por exemplo, o Artífice poderá escolhê-la com a característica Replicar Item Mágico.

Finalmente, as antigas infusões exclusivas do Artífice tornaram-se itens mágicos, como as Botas do Caminho em Espiral e o Amolador Mental — infusão mais famosa do Artífice. Portanto, todos ganham aqui, uma vez que todas as classes terão acesso a estes itens mágicos. Ainda, a antiga infusão Servo Homúnculo agora se torna uma magia de mesmo nome e 2º círculo, exclusiva da classe.

A Ferramenta Certa para o Trabalho

Na edição 2019 do Artífice, esta característica lhe permitia criar uma ferramenta não-mágica, que só desaparecia quando você criava uma nova ferramenta. Agora, essa característica simplesmente permite criar qualquer ferramenta em conjunto com Funilaria Mágica. Jeremy destaca que essa característica é uma representação do crescente repertório de construção do Artífice.

Funileiro de Itens Mágicos

A característica Especialista em Ferramenta toma o lugar de Funileiro de Itens Mágicos. Ela te permite “reciclar” um item mágico criado por Replicar Item Mágico, convertendo essa energia em um Espaço de Magia.

Lampejo de Genialidade

Essa característica permanece essencialmente a mesma. O que muda é que, agora, você só pode usá-la quando um teste de atributo ou salvaguarda falhar. Segundo Jeremy, isso foi feito para evitar que você consuma seus recursos quando isso não for necessário. O designer também destacou que essa mesma mudança está presente em outras classes e mecânicas de jogo — como no Bardo, por exemplo.

Item Armazenador de Magia

Outra mudança pequena, mas relevante: agora, Item Armazenador de Magia pode armazenar magias de 3º círculo. Hora de disparar Bolas de Fogo ou Relâmpagos pelos ares!

Dádivas Épicas

Todas as classes recebem uma Dádiva Épica — um talento poderosíssimo — no 19º nível. Isso não será diferente com o Artífice.

Alma de Artífice

Outra mudança que pode ser vista em outras classes. Na edição 2019, Alma de Artífice te permitia enganar a morte, retornando a vida com 1 Ponto de Vida quando você chegasse a 0 Pontos de Vida. Agora, você retorna com 20 Pontos de Vida, em vez disso. Bárbaros e Paladinos viram mudanças similares. Além disso, essa característica não mais exige o consumo de uma Reação.

Ainda, Alma de Artífice não mais apresenta bonificações em suas salvaguardas. Agora, se você estiver sintonizado com, no mínimo, 1 item mágico, você recebe +1d6 em suas jogadas de atributo.

Segundo Crawford, a mudança foi feita porque vários dos itens que você pode criar não são sintonizáveis. Ainda, Crawford menciona que, na edição 2019 do Artífice, ambas as características eram reativas, e portanto, independia de você querer usá-las ou não. Com essa nova funcionalidade, agora você possui a liberdade de escolha de fazer algo ou não.

As subclasses de Artífice

Os comentários dos designers de D&D sobre o Artífice (2024)! (Joga o D20), RPG - Mestre Charles Corrêa
Essa é a arte do Artilheiro, presente no Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha!

Como o Artífice possuía apenas quatro subclasses — uma situação bem diferente das demais classes do jogo — todas elas foram mantidas nesta Unearthed Arcana. Caso não possua o Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha, vale a lembrança das subclasses do Artífice: Alquimista, Armeiro, Artilheiro e Ferreiro de Batalha.

Alquimista

O Alquimista agora pode criar Poções mais rapidamente — estas regras estão presentes no 2024 Dungeon Master’s Guide. Ainda, Elixir Experimental te permite criar dois elixires, em vez de apenas um, e te escolher o efeito do elixir com um resultado “6”.

O Elixir de Cura, aliás, agora restaura mais Pontos de Vida — uma mudança que afeta não apenas o elixir, mas qualquer efeito curativo da edição 2024 de Dungeons & Dragons. Reagentes Restauradores, característica de 9º nível da subclasse, também sofreu mudança similar: agora, em vez de curar 2d6 + modificador de Inteligência, você curará uma quantidade de PVs igual ao seu nível de Artífice, acrescido de seu modificador de Inteligência.

Ainda, você pode beber ou administrar o elixir com uma Ação Bônus. Essa mudança, na verdade, é apenas uma resposta às mudanças das poções — que agora podem ser bebidas ou administradas com uma Ação Bônus.

Finalmente, Maestria Química agora lhe permite causar dano adicional com os tipos de dano relacionados com o Artífice, bem como te permite conjurar a magia Caldeirão Borbulhante de Tasha. Crawford mencionou que a magia não está presente na lista de magias de Artífice porque ela é uma magia de 6º círculo, e portanto, inacessível para os Artífices, limitados a conjurar magias de até 5º círculo.

Armeiro

Um novo tipo de armadura foi adicionada ao Armeiro. O tipo Encouraçado pode crescer e esmagar criaturas com seu mangual. As outras armaduras (Infiltrador e Guardião) receberam melhorias em suas armaduras para compensar a adição de uma nova opção.

Ainda, o Armeiro pode criar mais itens mágicos que os demais com Replicar Item Mágico — um item a mais, para ser mais específico, e e este item é uma armadura.

Artilheiro

O Artilheiro sofreu mudanças em sua principal característica: o Canhão Místico. E pra melhor!

Na edição 2019 da classe, você precisava escolher uma entre três opções de canhão: Lança-Chamas, Balestra de Energia e Protetor. Agora, estas três opções estão disponíveis simultaneamente para o canhão.

Essa mudança foi feita, segundo Crawford, porque os jogadores, antes do combate, não possuem a perspectiva de qual opção se encaixava melhor, e por isso, a Balestra de Energia tornava-se uma escolha mandatória — afinal, você sempre vai querer uma arma que atira à distância nestes casos.

Portanto, a característica está mais flexível. Além disso, ao explodir seu canhão, você poderá fazê-lo através de uma Reação, em vez de usar uma Ação. Ainda, o dano da explosão aumentou.

A edição 2024 modificou bastante a economia de ações do jogo, e esta mudança é um reflexo da nova política de design.

Ferreiro de Batalha

O Ferreiro de Batalha é considerada uma subclasse sólida, e por este motivo, recebeu a menor quantidade de mudanças. As mudanças se concentram em como você interage com seu Defensor de Aço. Agora, sua funcionalidade é similar a outras características que lhe permitam invocar criaturas.

Novamente, lhe recordamos que você pode fazer o download do material em português através do link a seguir!

Os comentários dos designers de D&D sobre o Artífice (2024)! (Joga o D20), RPG - Mestre Charles Corrêa

Share this content:

Compartilhar

Plugin Kapsule Corp