A editora “passou do ponto” ao criticar produtos dos concorrentes!
Você provavelmente já viu alguma ação de marketing da marca de fast-food Burger King atacando seu principal concorrente, McDonalds, ou vice-versa. Uma abordagem similar ocorreu no mundo dos RPGs de mesa na última semana. E isso não foi muito bem visto pela comunidade. A Kobold Press é a protagonista (ou antagonista) desta polêmica!
Desde que o protótipo da outrora “nova” licença OGL vazou, no início de 2023, a Kobold Press passou a adotar postura bastante combativa em relação à proprietária da licença, Wizards of the Coast (que, por sua vez, detém a marca Dungeons & Dragons). Esta publicação aqui lhe fornecerá mais detalhes sobre os eventos da licença OGL.
Dessa vez, contudo, a editora parece ter ido longe demais, ao ponto de precisar pedir desculpas aos fãs por adotar tal postura contra uma editora.
O que aconteceu?
A última semana marcou o lançamento do Dungeon Master’s Guide 2024 (a partir daqui, apenas DMG) de Dungeons & Dragons 5ª edição — aliás, falaremos da publicação amanhã. A Kobold Press aproveitou a oportunidade para comparar a nova publicação de Dungeons & Dragons com o Game Master’s Guide de Tales of the Valiant.
Tales of the Valiant, aliás, é o RPG de mesa criado pela Kobold Press após toda a confusão envolvendo a Open Game License.
Abaixo, você pode conferir algumas das falas da Kobold Press em relação ao livro. Por fim, neste link você encontrará a publicação completa da Kobold Press.
O que disse a Kobold Press
Após rever o conteúdo, é claro que o DMG 2024 foi criado com o intuito de ser um recurso primário para novos DMs (Dungeon Masters, ou Mestres). O que é muito bom! Mas nós ficamos surpresos com quão pouco há (de conteúdos) para Game Masters (GMs, outro termo para falar da figura do Mestre) experientes que buscam melhorar seus jogos.
Como GMs que possuem duas décadas de experiência, o D&D 2024 não nos oferece o suficiente para justificar o seu preço ou espaço ocupado em nossas mochilas durante nossos jogos.
Trecho da publicação da Kobold Press dedicada a falar sobre conteúdos para GMs experientes.
Por um bom tempo, a Wizards possui a reputação de desencorajar homebrew (criações criadas pelos GMs). Como um grande negócio, eles preferem que vocês comprem as opções que eles oferecem. Mas parece que eles assumiram um novo extremo neste lançamento. Todas as orientações inclusas no capítulo “como criar” está esmagada em uma única sessão que possui menos de duas páginas. Apenas uma única sessão apresenta orientações sobre como criar antecedentes, criaturas, itens mágicos e magias.
Considerando que nós dedicamos 14 páginas para lhe guiar no processo de como criar seu bloco de estatística em Tales of the Valiant Game Master’s Guide (ToV GMG), duas páginas cobrindo todos estes elementos não parece nem próximo de ser o suficiente.
O ToV GMG foi criado com a expectativa de que você deseja desenvolver suas próprias criações: campanhas, monstros, opções de personagens e mais. Ele possui ferramentas para GMs experientes e pedras fundamentais para novos GMs tornarem-se experientes.
Parte da publicação da Kobold Press dissecando o novo Dungeon Master’s Guide.
Guias para DMs são notórios por apresentar muitos conteúdos superficiais e poucas ferramentas usáveis. Infelizmente, nós sentimos que o DMG seguiu pelo mesmo caminho. Aqui está alguns exemplos.
- Há apenas 12 ameaças ambientais no livro. O ToV GMG possui 30 (desconsiderando variações);
- Existem 8 modelos de armadilhas inclusas. O ToV GMG possui 20 (desconsiderando variações);
- Adicionaram apenas 3 contágios mágicos (antigas doenças) no livro. O ToV GMG possui 11;
- Há uma única maldição no livro. O ToV GMG possui 13.
Apesar do Game Master’s Guide fornecer muitas dicas para dividir o jogo como quiser e recriá-lo da forma que desejar, ele também fornece muitos materiais prontos para você adicionar em seu jogo nesta semana.
Trecho do blog da Kobold Press que ilustra a diferença entre os dois livros.
Repercussões
Esta publicação não “pegou bem” entre a comunidade do RPG de mesa, e mesmo aqueles fãs do trabalho realizado pela Kobold Press se incomodou com o tom usado pela editora. Uma destas pessoas é o influencer AlphaStream, que cria conteúdos de Dungeons & Dragons.
Wow, este não é o tipo de artigo que eu esperaria da Kobold Press. Eu teria problemas com isso se (o artigo) fosse produzido por um Youtuber qualquer, mas vindo da Kobold Press, um parceiro da Wizards? Isso soa muito mal.
Concentrem-se nas qualidades excepcionais de seus produtos em vez de desqualificar aqueles criados por outros.
Um fã da editora também respondeu no artigo
Eu também diria que o artigo está fora de tom, mais apropriado para um review de podcast do que o blog oficial de um competidor e parceiro da WotC. Também é um fato que o DMG 2024 possui novos jogadores como público-alvo. Isso não é algo ruim, vocês apenas não são este público.
Um jeito muito mais gracioso de comparar seria concentrar-se nas diferentes forças dos dois livros. Certamente há coisas boas que você possa falar sobre o novo DMG. Então, você traz a atenção para o foco diferente que seu livro possui. As pessoas amam qualquer cheiro de controvérsia, logo se o objetivo era conseguir cliques, muito bem. Por outro lado, eu AMARIA ver um artigo destacando em que tempos incríveis vivemos com tamanha diversidade de livros incríveis por aí, e que nos ajudam a executar nossos jogos.
Claro: dentre as seis pessoas que comentaram no artigo, houveram àquelas que não viram problemas no artigo do estúdio responsável pelo bestiário Tome of Beasts. Uma delas ainda disse “pare, eles já estão mortos” ao se referir à Wizards of the Coast.
Assim que os comentários começaram a invadir o artigo, a editora logo impediu que novas pessoas opinassem na publicação. Na última quinta-feira, 14 de novembro, a editora veio a público para se desculpar com a comunidade.
O pedido de desculpas
Este link apresenta a resposta original da editora. Finalmente, você pode conferir, abaixo, a resposta da Kobold Press, traduzido para o português:
No último mês, nos publicamos uma comparação entre o Tales of the Valiant Player’s Guide com o novo D&D Player’s Handbook. Neste mês, nós publicamos uma comparação entre o Tales of the Valiant Game Master’s Guide com o D&D Dungeon Master’s Guide.
Estamos atentos às discussões de nossos fãs e apoiadores acerca destas comparações, e nós os ouvimos.
O que entendemos de vossas opiniões é que vocês esperam coisas melhores vindos da Kobold Press.
E vocês possuem razão. Somos gratos por pensarem coisas boas de nós e desapontados com nós mesmos por qualquer perda de confiança que geramos. Isso é muito importante para nós. Não importa a nossa intenção, o impacto disso é mais importante. Então daqui em diante, iremos realizar estas mudanças:
- Nós iremos destacar companhias e criadores em vez de depreciá-los.
- Nós iremos deixar análises opinativas para a comunidade e imprensa. Há outros locais para obter isso (informações). Isso não precisa vir daqui.
- Nós continuaremos a ouvir e responder às opiniões da comunidade. Iremos agir com a positividade e integridade que você espera da Kobold Press.
Agradecemos por seu suporte contínuo.
O post Kobold Press se desculpa com a comunidade após polêmica! apareceu primeiro em Joga o D20.
Share this content:
Deixe uma resposta