Em um mês, o Player’s Handbook (2024) atingiu a mesma quantidade de vendas do Player’s Handbook (2014) em seus primeiros dois anos!
Há algumas semanas atrás, nós reportamos que a Wizards of the Coast imprimiu 3x mais Player’s Handbook (2024) em comparação com a versão 2014 do livro. Alguns youtubers, aliás, contestaram esta informação. Nesta semana, Jess Lanzillo, vice-presidente de franquias e produtos, forneceu maiores detalhes sobre quantos livros foram lançados.
Segundo Jess Lanzillo, “a edição 2024 do Player’s Handbook alcançou (em vendas), em apenas um mês, o que levou quase dois anos para a edição 2014 atingir, entre todos os idiomas disponíveis, naquela época”. Ainda, Jess mencionou que a Wizards of the Coast adotou uma abordagem agressiva para a demanda dos jogadores, e a demanda ainda assim foi maior que a planejada.
Vale destacar que, entre 2014 e 2016 (os dois anos mencionados por Jess Lanzillo), não existia qualquer cópia do Player’s Handbook em outras línguas além do inglês. A Gale Force 9 passou a licenciar Dungeons & Dragons em outros idiomas a partir de março de 2017, como você pode ver nesta publicação.
A segunda tiragem do Player’s Handbook (2024)
Por isso, a Wizards of the Coast já solicitou uma segunda tiragem do livro. Apesar da alegação da editora, vários lojistas dos Estados Unidos ainda possuem cópias disponíveis do livro, segundo a apuração da Polygon. É possível que estes lojistas tenham solicitado cópias adicionais para lidar com a demanda, ou sofreram com a diminuição da demanda após a adoção do programa para beneficiar as FLGS (Friendly Local Game Stores, lojas físicas voltadas para jogos). Estas lojas puderam distribuir o livro com duas semanas de antecedência.
A Polygon, editorial responsável pela publicação, também informou que grandes lojas como Walmart e Target só receberão suas cópias do 2024 Player’s Handbook entre o fim deste ano e o início de 2025. Esta informação explica porque o título ainda não está disponível no Brasil, através da Amazon Brasil. Durante a pré-venda, o livro esteve custando R$ 220. Agora, lojistas que importam o livro comercializam-no por R$ 320 ou mais.
Uma segunda tiragem do Dungeon Master’s Guide (2024) também foi solicitada. Aliás, vale destacar que o título sequer foi publicado — lojas físicas do hobby só distribuirão os livros (antecipadamente) na próxima semana. O lançamento oficial está previsto para o dia 12 de novembro.
Segundo Lanzillo, “nós sabemos que existe um atraso entre enviarmos os livros para os distribuidores, recebermos os livros da gráfica e preencher novamente os estoques de todos os nossos distribuidores. Então, queremos ter certeza de que não haverá uma grande janela quanto não estivermos aptos a atender esta demanda. Estamos trabalhando nisso neste momento, e sentimos que conseguiremos atender isso perfeitamente. Estamos muito animados com isso.”
E quanto a edição 2014 de D&D?
Finalmente, segundo Lanzillo, as pessoas continuam a jogar com a edição 2014 de Dungeons & Dragons. Contudo, a quantidade de personagens criados online usando a edição 2024 de D&D “quase dobra” a quantidade de personagens feitos usando a versão 2014 do jogo desde que a “edição 5.5” chegou às lojas. E esta diferença só aumenta.
O post D&D: Wizards of the Coast realiza nova tiragem do Player’s Handbook (2024)! apareceu primeiro em Joga o D20.
Share this content:
Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas “Overmix” ou “Nandivh”, é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.
No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.
Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.
Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.
Deixe uma resposta