Regras para a distribuição de pontos de atributos para D&D5e

Regras para a distribuição de pontos de atributos para D&D5e

Regras para a distribuição de pontos de atributos para D&D5e, RPG - Mestre Charles Corrêa
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No Livro do Jogador, especificamente na página 12, na seção Determinando Valores de Habilidade, há uma explicação detalhada sobre como gerar e atribuir os valores das seis habilidades principais de um personagem: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma. Essas habilidades são fundamentais para definir o que o personagem é capaz de realizar no jogo, influenciando desde suas interações sociais até sua capacidade de resistir a danos e enfrentar desafios físicos e mentais.

Redação do Livro:

Muito do que o personagem faz no jogo depende de suas seis habilidades: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma. Cada habilidade possui um valor que deve ser anotado na sua ficha de personagem.

As seis habilidades e sua utilização no jogo são descritos no capítulo 7. A tabela Sumário de Valores de Habilidade fornece uma referência rápida sobre quais 13 qualidades são medidas com cada habilidade, quais raças aumentam certas habilidades e quais classes consideram certa habilidade particularmente importante.

Você gera os seis valores de habilidade do personagem aleatoriamente. Você então joga quatro
dados de 6 faces, ou 4d6, e anota a soma dos três resultados mais altos. Você deve repetir este processo mais cinco vezes, de modo que tenha seis números no final das jogadas. Se preferir economizar tempo ou não gosta da ideia do acaso determinar seus valores de habilidade, você pode usar os seguintes valores: 15, 14, 13, 12, 10, 8.

Agora, você deve atribuir cada um dos seis números jogados para cada uma das seis habilidades de seu personagem: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma. Depois, você deve fazer as alterações de seus valores de habilidade a partir da sua escolha de raça (raça e sub-raça, quando houver).

Depois de atribuir os valores de habilidade, você deve determinar seus modificadores de habilidade usando a tabela Valores e Modificadores de Habilidade. Para determinar um modificador de habilidade sem consultar a tabela, você deve subtrair 10 do valor de habilidade e então dividir o resultado por 2 (arredondado para baixo).

Anote os modificadores ao lado de cada um dos valores

Cada uma dessas habilidades possui um valor numérico que deve ser registrado na ficha do personagem, e elas são utilizadas em diversas situações descritas ao longo do jogo. No capítulo 7, há uma explicação mais aprofundada sobre como essas habilidades são aplicadas e como afetam a jogabilidade. Além disso, há uma tabela que resume as características de cada habilidade, indicando também quais raças tendem a melhorar determinados atributos e quais classes se beneficiam mais de certas habilidades.

Para gerar os valores das habilidades, o método sugerido no livro é aleatório. Você deve rolar quatro dados de seis faces (4d6), somar os três maiores resultados e repetir o processo mais cinco vezes. Isso lhe dará seis números que podem ser distribuídos entre as seis habilidades. Se preferir, o jogador pode optar por valores pré-determinados, caso não queira deixar o acaso definir os números. Nesse caso, os valores sugeridos são 15, 14, 13, 12, 10, 8.

Após obter os números, você deve distribuí-los entre as habilidades da maneira que desejar, considerando os pontos fortes que deseja para seu personagem. Além disso, cada raça (ou sub-raça, se aplicável) concede modificadores de habilidade, então lembre-se de aplicar esses ajustes antes de finalizar a distribuição.

Após atribuir os valores às habilidades, o próximo passo é determinar os modificadores de habilidade. Esses modificadores são números derivados dos valores das habilidades e afetam diretamente as jogadas de dados e testes no jogo. Para calcular o modificador de uma habilidade, subtraia 10 do valor da habilidade e divida o resultado por 2, arredondando para baixo. Por exemplo, uma Força de 15 resulta em um modificador de +2, enquanto uma Inteligência de 8 gera um modificador de -1.

Além da rolagem aleatória, há também a opção de compra de pontos. Nesse método, o jogador começa com 27 pontos que podem ser distribuídos entre as habilidades da forma que preferir, respeitando as limitações de custo para cada valor de habilidade. Esse método oferece mais controle sobre a criação do personagem, sem depender da sorte dos dados.

Outra alternativa popular, muitas vezes utilizada como uma regra da casa (homebrew), oferece uma variação na rolagem de dados. Nas minhas mesas, por exemplo, eu utilizo uma regra em que o jogador rola quatro dados de quatro faces (4d4), anota os três maiores resultados e repete o processo mais cinco vezes. Depois, soma 4 a cada um desses valores, resultando nos números finais que serão usados para as habilidades.

Gosto de dar liberdade aos jogadores para escolherem o método que preferem, mas uma vez escolhido e aplicados os valores, não é possível trocá-los mais tarde. Isso garante equilíbrio e consistência durante o jogo.

Outra opção seria a compra de pontos, onde seu personagem no level 1 tem 27 pontos que podem ser distribuídos nos atributos que o jogador quiser (fora os pontos raciais ganhos)

Nas mesas que mestro no Roll20, desenvolvi macros que automatizam as rolagens e os cálculos, tornando o processo mais rápido e prático, tanto para mim quanto para os jogadores.

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Espero que essas explicações tenham ajudado a entender as diferentes formas de distribuir os pontos de atributos em Dungeons & Dragons 5ª Edição. Seja pela rolagem de dados, compra de pontos, ou aplicando regras personalizadas, cada método oferece uma experiência única na criação de personagens.

Sinta-se à vontade para deixar seu comentário sobre o que achou dessas informações. Boas rolagens e que seus dados estejam sempre a seu favor!

Outra regra de distribuição também usada na gringa pode ser lida no link abaixo

Veja também Munchkins de Oz e D&D: O Que Esses Têm em Comum? Regra HomeBrew para a distribuição de pontos de atributos para D&D5e (clique aqui para ler)

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Charles Corrêa
Charles Corrêa

Programador Web, Jogador de RPG e Jogos Eletrônicos, Mestre nas horas vagas. Costuma jogar com as classes Paladino, Monge e Feiticeiro de D&D, Dragonborn, Aasimar, Elfo e Meio-Elfo são as Raças favoritas.

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