​D&D edição 2024: conheça o novo Clérigo!

​D&D edição 2024: conheça o novo Clérigo!

​D&D edição 2024: conheça o novo Clérigo!, RPG - Mestre Charles Corrêa
Compartilhar

Você poderá escolher se deseja ser um combatente ou um conjurador melhor!

Estamos quase terminando a prévia das mudanças nas classes de Dungeons & Dragons 5ª Edição, versão 2024! Hoje, vamos mergulhar em uma das principais classes do jogo: o Clérigo!

Segundo Jeremy Crawford, designer de regras de Dungeons & Dragons 5ª Edição, o intuito das mudanças no Clérigo é tornar a classe mais prazerosa para seus jogadores. Uma das mudanças (e que não afeta apenas o Clérigo) concentra-se nas magias da classe.

O Clérigo, naturalmente, é uma das classes do jogo voltadas para fornecer suporte aos personagens do grupo. Uma das formas de suporte que a classe possui a sua disposição é curar seus aliados durante os conflitos. As magias de cura, contudo, não eram tão atrativas na edição 2014 de D&D 5ª Edição.

Veja: se você pode consumir um Espaço de Magia de 1º círculo para causar 3d10 de dano Necrótico em um alvo, vale muito mais a pena tentar neutralizar este alvo em vez de tentar curar seu aliado com a ínfima quantidade de 1d8 + modificador de Sabedoria.
Logo, causar dano e impedir que o inimigo continue a atacar seus aliados era uma forma de “cura” — não literal, é claro.

Agora, as magias de cura (em especial, àquelas presentes nos primeiros círculos) restaurarão mais pontos de vida. Curar Ferimentos (Cure Wounds), por exemplo, restaurará 2d8 + modificador de conjuração.

Portanto, a expectativa dos designers é que a atividade de curar seus aliados em combate torne-se mais viável. Esta publicação lhe fornecerá mais detalhes sobre todas as mudanças nas magias (o que inclui a mudança supracitada nas magias de cura).

Saiba mais: Magias do livro de Tasha, mudança na magia Polimorfia e mais: confira as mudanças nas magias!

O Clérigo na edição 2024 de Dungeons & Dragons

(NOVO) Ordem Divina (Divine Order)

Ordem Divina possui o intuito de permitir que Clérigos e Druidas (falaremos sobre a classe amanhã, aliás) escolham no que desejam concentrar seus esforços. Ambas as classes, apesar de conjuradoras, possuem capacidades marciais (ainda que limitadas). Ordem Divina permitirá que você dê mais ênfase a este lado da classe.

Disponível no 1º nível, você pode escolher ser um Protetor (Protector) ou um Taumaturgo (Thaumaturge). O Protetor lhe fornece Proficiência em Armaduras Pesadas e Armas Marciais. Já o Taumaturgo recebe um Truque adicional, bem como permite que o Clérigo adicione seu modificador de Sabedoria em testes de Inteligência (Arcanismo e Religião).

Na edição 2014 de Dungeons & Dragons 5ª Edição, apenas algumas subclasses recebiam acesso à armaduras pesadas.

Conjuração (Spellcasting)

Assim como ocorreu com todos os conjuradores tradicionais, Clérigos também podem substituir um de seus Truques quando o personagem recebe um novo nível.

Canalizar Divindade (Channel Divinity)

Agora, Clérigos recebem uma opção adicional para Canalizar Divindade, além do já tradicional Expulsar Mortos-Vivos (Turn Undead). Falando em Expulsar Mortos-Vivos, esta característica recebeu alguns aprimoramentos.

Agora, ao invocar seus poderes divinos contra estas criaturas, você aplicará as condições Incapacitado e Amedrontado nelas por 1 minuto. Ainda, elas tentarão se afastar de você em cada um de seus turnos. Durante o playtest, a equipe responsável por Dungeons & Dragons descobriu que afastar os mortos-vivos (forçando-os a utilizar a Ação Correr) não era tão útil quanto nas primeiras edições de Dungeons & Dragons.

(NOVO) Centelha Divina (Divine Spark)

A nova opção de Canalizar Divindade chama-se Centelha Divina. Sua utilização é bastante simples: ela lhe permite curar um aliado ou causar dano em um inimigo. Simples assim.

Seu uso simplificado é proposital. Nos mais diversos playtests realizados desde 2014, a equipe de design percebeu que algumas opções de Canalizar Divindade (seja Expulsar Mortos-Vivos, como as novas opções fornecidas por cada uma das subclasses de Clérigo) podiam não ser úteis durante o jogo.

Numa campanha sem criaturas mortas-vivas, por exemplo, Expulsar Mortos-Vivos não teria nenhuma aplicação prática. Centelha Divina, no entanto, se enquadra em qualquer situação de combate, e logo, é útil em quase todos os momentos.

(NOVO) Cauterizar Mortos-Vivos (Sear Undead)

Esta nova característica está disponível no 5º nível, e sua função é aprimorar os efeitos de Expulsar Mortos-Vivos.

Com ela, ao usar Canalizar Divindade: Expulsar Mortos-Vivos, você causará dano Radiante nas criaturas elegíveis. Antigamente, o Clérigo possuía a capacidade de simplesmente desintegrar mortos-vivos, através da característica Destruir Mortos-Vivos (Destroy Undead).

Contudo, na prática, a característica era pouco útil. Isso porque as criaturas afetadas dependiam do ND (Nível de Desafio) delas, e portanto, a característica afetaria algumas criaturas, mas não outras. Logo, permitir que o Clérigo simplesmente cause dano a todas elas (e possivelmente desintegre mortos-vivos mais fracos) era uma decisão de design melhor.

Finalmente, o dano causado por Cauterizar Mortos-Vivos é igual a 1d8 por modificador de Sabedoria. Portanto, com modificador de +3, você causará 3d8 de dano.

(NOVO) Golpes Abençoados (Blessed Strikes)

No 7º nível, o Clérigo recebe a característica Golpes Abençoados. Ela visa substituir duas características distintas, presentes no livro O Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha e em algumas subclasses de Clérigo: Golpes Abençoados (Blessed Strikes) e Conjuração Poderosa (Potent Spellcasting).

Da mesma forma que Ordem Divina, estas características empurram o Clérigo para se tornar um conjurador ou combatente melhor, e por isso agora elas estão presentes na classe base.

Ter uma característica própria para isso também remove um problema das antigas subclasses: no sistema anterior, poderia ocorrer de uma subclasse fornecer um destes benefícios, mas o jogador não ter interesse em utilizá-la (seja pela característica afetar personagens combatentes e seu personagem ser um conjurador, ou vice-versa). Agora, o jogador possui o direito de escolha.

Finalmente, vale lembrar o uso de ambas as características na edição 2014 de Dungeons & Dragons. Golpes Abençoados (agora, Golpe Divino) permite que você cause 1d8 de dano Radiante ou Necrótico adicional ao atingir uma criatura com um ataque armado. Já Conjuração Poderosa permite que você adicione seu modificador de Sabedoria no dano de seus Truques.

Intervenção Divina (Divine Intervention)

Intervenção Divina era uma característica de 10º nível problemática aos olhos de Crawford. Isso porque ela removia a agência do jogador. Em primeiro lugar, você precisava pedir a autorização de seu DM para que o efeito escolhido por você ocorra, e após receber sua anuência, você ainda precisava rolar um dado percentual (você deveria obter um resultado igual ou inferior ao seu nível) para ser atendido por sua divindade.

Ou seja: a chance de você conseguir o que pretendia era ínfima.

Agora, a nova utilização de Intervenção Divina remove estes critérios. Com ela, você pode escolher qualquer magia de Clérigo de 5º círculo ou inferior que não utilize sua Reação, conjurando-a imediatamente sem consumir componentes materiais. Você recebe o uso desta característica após o fim de seu Descanso Longo.

A escolha de não consumir componentes materiais não é à toa: você pode conjurar Reviver os Mortos (Raise Dead) desta forma, sem consumir um diamante que custe, no mínimo, 500 Peças de Ouro (PO).

(NOVO) Golpes Abeçoados Melhorados (Improved Blessed Strikes)

Disponível no 14º nível, esta característica aprimora Golpes Abençoados. Caso tenha escolhido Golpe Divino, seu dano é aprimorado para 2d8, em vez de 1d8. E se sua escolha foi Conjurador Poderoso, você agora fornecerá Pontos de Vida Temporários para si ou para um de seus aliados após a conjuração do Truque.

(NOVO) Dádiva Épica (Epic Boon)

Todas as classes do jogo recebem acesso a uma Dádiva Épica no 19º nível. E claro: isso não seria diferente com o Clérigo. Esta publicação desbrava algumas das opções disponíveis.

(NOVO) Intervenção Divina Maior (Greater Divine Intervention)

Intervenção Divina Maior está disponível no 20º e último nível de Dungeons & Dragons. Sendo o pináculo de poder de qualquer personagem do jogo, ela te permite realizar alvo fantástico: conjurar a magia Desejo (Wish)!

As subclasses de Clérigo

Assim como ocorreu com a classe Mago, o Clérigo foi prejudicado em relação ao número de suas subclasses. Em vez de oito Domínios Divinos, agora o Clérigo possui apenas quatro opções disponíveis.

A redução possui um bom motivo, contudo: todas as classes agora possuem 4 subclasses — você encontrará uma lista com todas as mudanças realizadas nas classes no fim desta publicação. Ficaram, portanto, as seguintes subclasses: Domínio da Vida (Life Domain), Domínio da Luz (Light Domain), Domínio da Trapaça (Trickery Domain) e Domínio da Guerra (War Domain).

Ainda, vale destacar que todas as subclasses — sem exceção — estão disponíveis apenas no 3º nível. Portanto, características que Clérigos recebiam de seus Domínios em níveis anteriores ao 3º agora tornam-se características de 3º nível.

Domínio da Vida (Life Domain)

Arte usada para representar o clérigo do Domínio da Vida.

Canalizar Divindade: Preservar a Vida (Channel Divinity: Preserve Life)

Agora, esta opção de Canalizar Divindade também se aplica a Mortos-Vivos e Constructos. Vale lembrar que algumas das novas opções de Espécies publicadas nos últimos anos possuíam estes tipos. Agora, elas são afetadas por estas características positivas.

Esta mudança também ocorreu em inúmeras magias e efeitos positivos.

Lista de Magias

Finalmente, a magia Auxílio (Aid) agora faz parte da lista de magias do Domínio da Vida. Esta lista também conta com as magias Bênção (Bless), Curar Ferimentos (Cure Wounds) e Restauração Menor (Lesser Restoration).

Domínio da Luz (Light Domain)

O Domínio da Luz tinha o propósito de ser uma representação da luz divina. Contudo, na prática, segundo Crawford, a subclasse estava muito mais atrelada com o fogo. O intuito das mudanças da subclasse é trocar estes poderes pirotécnicos por algo mais temático.

Por isso, a classe agora terá magias como Ver o Invisível (See Invisibility), Vidência (Scrying) e Olho Arcano (Arcane Eye) em sua lista de magias expandidas — magias relacionadas com a “visão”, algo que a luz proporciona.

Warding Flare (Labareda Protetora)

Agora, esta característica permite que você proteja um aliado imediatamente após obtê-la, em vez de precisar aguardar até o 6º nível.

Improved Flare (Labareda Aprimorada)

Uma vez que a característica de 6º nível agora está inserida na característica de 3º nível, Labareda Aprimorada recebe uma nova capacidade. Ao usar Labareda Protetora para proteger uma criatura, você a concede Pontos de Vida Temporários. Você também restaura os usos de Labareda Protetora ao finalizar um Descanso Curto ou Longo, em vez de apenas ao concluir um Descanso Longo.

Coroa de Luz (Corona of Light)

Por fim, os inimigos dentro da aura criada por Coroa de Luz (uma característica de 17º nível, aliás) também recebem Desvantagem contra os efeitos de Canalizar Divindade: Brilho do Amanhecer (Channel Divinity: Radiance of the Dawn). Na edição 2014, as criaturas recebiam Desvantagem nas Salvaguardas apenas contra magias que causavam dano Ígneo ou Radiante.

Domínio da Trapaça (Trickery Domain)

O Domínio da Trapaça é uma opção de subclasse oposta ao Domínio da Luz. Enquanto o Domínio da Luz baseia-se no tema visão e iluminação, o Domínio da Trapaça busca enganar e ludibriar.

Como mencionamos ao citar a escolha por algumas subclasses em detrimento de outras na edição 2024 de Dungeons & Dragons, saiba que as subclasses estão distribuídas em duetos — nem sempre opostos como ocorre com o Clérigo. O Domínio da Guerra (que normalmente envolve morte) é uma oposição ao Domínio da Vida (que envolve restaurar e proteger).

Bênção do Trapaceiro (Blessing of the Trickster)

Agora, você pode usar os efeitos de Bênção do Trapaceiro em si. Ainda, os efeitos agora duram até você concluir seu Descanso Longo, em vez de apenas 1 hora. Esta característica simples fornece Vantagem em testes de Destreza (Furtividade) a um alvo (que agora pode ser você mesmo).

(NOVO) Característica sem nome

Essa característica de 6º nível permitirá que você troque de lugar com uma cópia criada por você. Você poderá usar este “teleporte” no momento em que criá-la ou ao movê-la com uma Ação Bônus.

Canalizar Divindade: Invocar Duplicidade (Channel Divnity: Invoke Duplicity)

Você agora pode invocar sua duplicata com uma Ação Bônus, em vez de uma Ação. Você também não mais precisa se concentrar para manter sua duplicata. O fato de exigir uma Ação e ainda exigir Concentração sobrecarregava e limitava o Clérigo do Domínio da Trapaça. Isso não mais irá acontecer.

Duplicidade Aprimorada (Improved Duplicity)

A característica de 17º nível permitirá que, ao desaparecer, suas cópias restaurem os Pontos de Vida do aliado mais próximo. Ainda, ela agora permitirá que outras criaturas além de você recebam Vantagem nas jogadas de ataque. Você ainda invocará criaturas adicionais, como originalmente.

Lista de Magias

Finalmente, o Clérigo do Domínio da Trapaça agora possui a magia Invisibilidade (Invisibility) em sua lista de magias fornecidas por seu domínio. A magia Reflexos (Mirror Image) não mais faz parte de sua lista de magias expandida.

Domínio da Guerra (War Domain)

A nova arte que representa uma personagem do Domínio da Guerra.

Canalizar Divindade: Ataque Direcionado (Channel Divinity: Guided Strike)

Agora, você poderá usar Ataque Direcionado para auxiliar outras criaturas em vez de apenas a si. A característica Bênção do Deus da Guerra (Channel Divinity: War God’s Blessing) permitia que você compartilhasse este bônus com um aliado, usando uma Reação, a partir do 6º nível. Agora, ela está disponível desde o princípio.

Sacerdote da Guerra (War Priest)

Ainda falando de características de 3º nível, agora você pode realizar um Ataque Desarmado usando sua Ação Bônus. Previamente, você estava “limitado” a realizar um Ataque Armado. Desta forma, combinações com a classe Monge tornam-se mais interessantes. Esta mudança, aliás, foi realizada em várias outras mecânicas de jogo.

Finalmente, você restaura o uso da característica ao finalizar um Descanso Curto ou Longo.

Bênção do Deus da Guerra (War God’s Blessing)

Apesar de usar o mesmo nome da característica de 6º nível da edição 2014 de Dungeons & Dragons, sua funcionalidade mudou — afinal, o antigo efeito está presente em Canalizar Divndade: Ataque Direcionado.

Agora, com esta característica, você pode consumir seu uso de Canalizar Divindade para conjurar as magias Escudo da Fé (Shield of Faith) ou Arma Espiritual (Spiritual Weapon). Estas são magias temáticas deste clérigo, segundo Crawford, e portanto, ele deveria ter mais facilidade em conjurá-las.

Esta facilidade, além de não consumir Espaços de Magia, também está presente na forma como você a conjura: conjurando estas magias desta forma, elas não exigirão Concentração!

Avatar da Guerra (Avatar of the Battle)

Antigamente, esta característica fornecia Resistência a danos Cortante, Contundente e Perfurante realizado por armas não-mágicas. Esta restrição não mais existe na edição 2024 de Dungeons & Dragons.

Lista de Magias

Por fim, este Clérigo terá acesso à magia Golpe de Arço (Steel Wind Strike) — uma interessante magia de Guardião (Ranger).

As novidades da edição 2024 de Dungeons & Dragons

Ao longo das últimas semanas, estamos compilando todas as prévias fornecidas pela Wizards of the Coast, seja através do canal oficial do Youtube dedicado a Dungeons & Dragons, como também por meio do D&D Beyond (o braço digital oficial de Dungeons & Dragons).

Abaixo, você pode conferir todas as publicações realizadas por nossa equipe contendo prévias da atualização de D&D:

Classes

Bárbaro;

Bruxo;

Bardo*;

Clérigo*;

Druida;

Feiticeiro*;

Guardião (Ranger);

Guerreiro;

Ladino;

Mago;

Monge*;

Paladino.

Mecânicas de jogo

A nova mecânica de Maestria com Armas;

Antecedentes, Espécies e Talentos;

Antecedentes, Talentos e Magias, revelados por influenciadores;

Criando seus próprios itens;

Novas mecânicas para Magias;

Livros

O novo Dungeon Master’s Guide — Greyhawk está de volta;

Conheça mais detalhes sobre o novo Livro dos Monstros!

*: Publicações cujos artigos originais da Wizards of the Coast ainda não estão disponíveis.

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Twitch

O post D&D edição 2024: conheça o novo Clérigo! apareceu primeiro em Joga o D20.

 

​D&D edição 2024: conheça o novo Clérigo!, RPG - Mestre Charles Corrêa

Share this content:

Compartilhar

Deixe uma resposta

Plugin Kapsule Corp