ANTECEDENTES: REGIÕES DE FAERUN
Em
2001, a Wizards of the Coast lançou o
Livro de Cenário de Forgotten Realms para a 3ª edição do
jogo, contendo pequenas características distintas para cada região, trazendo
idiomas falados no local, equipamentos característicos e talentos. Em 2004, o Guia do Jogador para Faerûn atualizava
essas dados para a edição 3.5. No
clima do último Unearthed Arcana visando
a nova edição do jogo — One D&D — que traz as regras para
origens de personagens em forma de playtest,
trazemos aqui cerca de 80 Antecedentes para serem combinados com os
Antecedentes trazidos no Livro do Jogador ou no U.A. Origens, ou para servirem
como uma nova inspiração para mestres e jogadores com as regiões de Forgotten Realms. Pelo grande número de regiões, não há um
texto sobre elas ou sobre personagens vindos de cada região (mas você pode
pesquisar nos livros de cenário das diversas opções ou na wiki do Cenário),
pois a ideia não é estar no lugar das origens que constam no Unearthed Arcana e sim ter algo adicional.
Isso afetará algumas coisas na sua mesa e você pode e deve se sentir livre para
dizer sim ou não para cada sugestão aqui presente. Mas estamos nos adiantando: esta
é apenas uma breve introdução ao nosso material, que casa bem com o nosso
artigo sobre Humanos dos Reinos, que
você pode ver AQUI. Boa leitura.
Cordélio
olhou a megera do mar bem nos olhos e sorriu. Ela pensou que ele era apenas
mais um mercador de Amn do qual poderia retirar os bens e a vida, se bem
quisesse, com a ajuda dos seus lacaios. Estava enganada. Os lacaios agora
estavam todos no chão e ela era orgulhosa para pedir por clemência. De pouco
adiantaria, pois Cordélio mirou sua pistola na testa do monstro e deu o tiro de
misericórdia. Aquela pistola prateada nunca falhara. Mais uma vítima estava no
chão. Arcos e bestas podiam ser eficazes, mas nada vencia o estrondo de uma boa
arma de fogo…
A
ESCOLHA DE UMA REGIÃO
A
ideia em uma campanha de D&D, ou
qualquer jogo de RPG em geral, é que o personagem recém criado veio de algum
lugar. Mesmo que o principal da história, que definirá como o personagem reage
e como toma suas decisões e iniciativas em uma campanha de D&D, seja definido após o começo do jogo, o que veio antes pode
dar indícios e apresentar propostas que norteiam esses primeiros momentos na
mesa de jogo. Talvez ele seja um fruto típico da região onde cresceu, ou talvez
as características do local sejam tais que foram o que o motivaram a sair de
lá.
Em
Faerûn, os povos de vários reinos, cidades e áreas selvagens são reconhecidos
por suas características – os idiomas que falam, as armas que empunham, as
táticas e as capacidades especiais que empregam e são reconhecidas no mundo.
Então é esperado que um nativo de Thay conheça sobre magia e talvez até seja um
mago com treinamento inicial com os Magos Vermelhos. Ou um personagem de
Rashemen tenha ligação com a Terra e com suas tradições.
BENEFÍCIOS
DE TER CRESCIDO EM UMA REGIÃO
Nascer
e crescer em uma região pode ter dado uma série de oportunidades aos
personagens vindos de lá. Talvez o contato com um falante de um idioma de um
reino vizinho permita conhecer tal língua, ou a chance de comprar um item não
tão comum em outros reinos com seus primeiros trabalhos antes de se aventurar.
Além das opções de Origens, incluindo os Antecedentes que seu personagem terá
no primeiro nível, nós trazemos essas opções adicionais, que darão um pouco
mais de particularidades ao seu personagem.
Cada
região trará as seguintes características:
—
uma lista de idiomas, desde o idioma (ou os idiomas) falado(s) pelos locais até
aqueles trazidos por estrangeiros. O
primeiro grupo (individual ou não) é o idioma regional/nacional, de aprendizado
automático pra quem cresce na região. O segundo grupo representa a oportunidade
de encontrar falantes na região para o aprendizado, que podem ser escolhidos
como o idioma adicional do personagem, conforme descrito em Antecedentes no
Unearthed Arcana Origem dos Personagens (que você pode ler a versão traduzida
pela Toca do Coruja AQUI). Desta forma, essa
regra opcional acrescenta UM idioma conhecido para cada personagem criado, já
que adiciona ao idioma COMUM a opção de um idioma regional (seja ele único ou
escolhido entre uma lista). Personagens que sejam de uma raça que tenha um
idioma próprio poderiam escolher o idioma racial ao invés do regional.
Como
tudo escrito aqui, esta é uma sugestão e pode ser trocada por outros idiomas se
jogador e mestre acharem conveniente.
—
uma lista com divindades geralmente cultuadas no local. Essa é apenas uma
sugestão de divindades para personagens. Não há uma obrigação a cultuar esta,
aquela ou qualquer divindade, assim como não há, em princípio, qualquer
benefício mecânico atrelado a isso.
—
duas sugestões de equipamento extra que representam o equipamento comum àquela
região. O jogador deve escolher uma das opções. Os equipamentos extrapolam um
tanto nos valores de equipamentos iniciais sugeridos em D&D 5E, mas não tornam o jogo de fato desbalanceado, e podem
ser um recurso a mais para os jogadores, sem tornar o jogo mais fácil por isso.
Caso use essa variante e o jogador não queira um dos equipamentos extras listados
para aquela região, ele então começa com 100 peças de ouro extras para comprar
equipamentos descritos no Livro do
Jogador (ou em outra fonte permitida pelo Mestre). Não há nenhum
compromisso destas 100 peças de ouro serem equivalentes aos equipamentos ali
presentes. Inclusive na grande maioria das vezes não serão. (Quando puder
escolher qualquer armadura, a escolha deve ser entre armaduras de 200 peças de
ouro ou menos).
—
ao usar esta rega, considere dar vantagem em testes envolvendo a região inicial
do personagem. Assim, um guardião rastreando em sua terra natal teria vantagem,
ainda que não esteja em seu terreno natural, ou um mago poderia fazer seu teste
de Inteligência (História) quando envolvendo algo que aconteceu em sua terra
natal, ou o clérigo poderia ter vantagem num teste de Inteligência (Religião)
ao tentar lembrar de algum procedimento ou manifestação religiosa comum a
região onde cresceu.
É
claro, as regiões nos Reinos Esquecidos mudam bastante com o passar do tempo,
então algumas regiões sofreram muito com eventos como a Crise dos Avatares ou a
Praga Mágica. Dependendo da era que você estiver jogando, determinada região
poderá ter características diferentes. Estas são sugestões, baseadas
principalmente nos livros de cenário após a Crise dos Avatares e antes da Praga
Mágica. Algumas regiões mantiveram as características e foram pouco afetadas.
Outras foram bem mais afetadas. Tendo em vista o pouco que se descreve no livro
que traz o cenário para a D&D 5E,
sinta-se à vontade para usar este conteúdo conforme descrito aqui.
AS
PRINCIPAIS REGIÕES DE FAERUN E SEUS BENEFÍCIOS
Segue
abaixo a tabela com cada região, seu idioma local (ou seus idiomas locais),
divindades mais populares e os equipamentos extras.
| REGIÃO | IDIOMA | OUTROS | DIVINDADES | EQUIPAMENTOS | |||||
A | Damarano | Aglarondano, | Chauntea, | (A) (B) (C) |
| |||||
Aglarond | Aglarondano | Chessentano, | Chauntea, | (A) (B) (C) |
| |||||
Água | Durpariano | Dracônico, | Gond, | (A) (B) (C) |
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Águas | Chondathano | Anão, | Todo | (A) (B) (C) |
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Altumbel | Aglarondano | Aquano, | Chauntea, | (A) (B) (C) (D) |
| |||||
Amn | Chondathano, | Alzhedo, | Bane, | (A) (B) (C) (D) |
| |||||
Anauroch | Midani | Chondathano, | Beshaba, | (A) (B) (C) |
| |||||
Calimshan | Alzhedo, | Aurano, | Azuth, | (A) (B) (C) |
| |||||
Chessenta | Chessentano, | Aglarondano, | Amaunator, | (A) (B) (C) |
| |||||
Chult | Chultano | Alzhedo, | Shar, | (A) (B) (C) |
| |||||
Cormanthor | Élfico, | Abissal, | Elistraee, | (A) (B) (C) |
| |||||
Cormyr | Chondathano | Damarano, | Chauntea, | (A) (B) (C) |
| |||||
Corte | Chondathano, | Damarano, | Panteão | (A) (B) (C)
|
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Costa | Illuskano | Chondathano, | Bane, | (A) (B) (C) |
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Costa | Chondathano | Aglarondano, | Bhaal, | (A) (B) (C) (D) |
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Damara | Damarano | Anão, | Illmater, | (A) (B) (C) |
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Dambrath | Dambrathano | Anão, | Loviatar, | (A) (B) (C) |
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Encontro | Élfico | Aquano, | Panteão | (A) (B) (C) (D)
|
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Espinha | Anão | Chondatano, | Dunathoin, | (A) (B) (C) |
| |||||
Evereska | Élfico | Aurano, | Panteão | (A) (B) (C) |
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Expatriado | Shou | Dracônico, | Burocracia | (A) (B) (C) |
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Floresta | Élfico | Gnoll, | Panteão | (A) (B) (C) |
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Floresta | Élfico, | Chessentano, | Rillifane | (A) (B) (C) (D) |
| |||||
Floresta | Damarano, | Gigante, Gnoll, | Panteão | (A) (B) (C) |
| |||||
Floresta | Aglarondano, | Chessentano, | Panteão | (A) (B) (C)
|
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Fronteiras | Illuskano | Abissal, | Bane, | (A) (B) (C) |
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Grande | Anão | Gigante, | Moradin | (A) (B) (C) |
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Grande | Uluik | Aurano, | Auril, | (A) (B) (C) |
| |||||
Grande | Damarano, | Dracônico, | Baervan | (A) (B) (C) |
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Halrua | Halruaano | Dambrathano, | Azuth, | (A) (B) (C) |
| |||||
Ilhas | Illuskano, | Aquano, | Bane, | (A) (B) (C) |
| |||||
Ilhas | Chondathano | Alzhedo, | Beshaba, | (A) (B) (C) |
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Impiltur | Damarano | Abissal, | Bane, | (A) (B) (C) |
| |||||
Lago | Shaarano | Alzhedo, | Bane, | (A) (B) (C) |
| |||||
Lantan | Lantanês, | ALzhedo, | Azuth, | (A) (B)Pistola (C) |
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Lapaliiya | Tashalano | Alzhedo, | Ilmater, | (A) (B) (C) |
| |||||
Lua | Chondatano | Anão, | Deneir, | (A) (B) (C) |
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Luiren | Pequenino | Dambrathano, | Todo | (A) (B) (C) |
| |||||
Mar | Damarano, | Chessentano, | Bane, | (A) (B) (C) (D) |
| |||||
Mar | Aquano, | Alzhedo, | Sashelas | (A) (B) (C) |
| |||||
Mar | Aquano, | Chondathano, | Sashelas | (A) (B) (C) |
| |||||
Menzoberranyr | Élfico, | Abissal, | Lolth | (A) (B) (C) |
| |||||
Montanhas | Anão | Chesentano, | Panteão | (A) (B) (C) |
| |||||
Montanhas | Anão, | Chondatano, | Bhaal, | (A) (B) (C) |
| |||||
Mulhorandi | Mulhorndino | Aglarondano, | Panteão | (A) (B) (C) (D) |
| |||||
Narfell | Damarano | Abissal, | Talos, | (A) (B) (C) |
| |||||
Nimbral | Halruaano | Chultano, | Azuth, | (A) (B) (C) |
| |||||
Ninho | Aurano, | Damarano, | Aerdrie | (A) (B) (C) |
| |||||
Norte | Illuskano, | Anão, | Auril, | (A) (B) (C) |
| |||||
Norte | Anão | Anão, | Callarduran Mãos | (A) (B) (C) |
| |||||
Obscura | Netherês | Chondathano, | Shar | (A) (B) (C) |
| |||||
Odonnar | Anão | Dracônico, | Dumathoin | (A) (B) (C) |
| |||||
Orla | Chondathano | Chessentano, | Eldath, | (A) (B) (C) |
| |||||
Orla | Unthérico | Aglarondano, | Hoar, | (A) (B) (C) |
| |||||
Percurso | Damarano | Chondathano, | Malar, | (A) (B) (C) |
| |||||
Raiz | Anão, | Élfico, | Moradin | (A) (B) (C) |
| |||||
Rashemen | Rashemita | Aglarondano, | Chauntea, | (A) (B) (C) |
| |||||
Samarach | Chultano | Dracônico, | Kossuth, | (A) (B) (C) |
| |||||
Sembia | Chondathano | Chessentano, | Azuth, | (A) (B) |
| |||||
Shaar | Shaarano | Alzhedo, | Akadi, | (A) (B) (C) |
| |||||
Sildëyuir | Aglarondano, | Abissal, | Corellon | (A) (B) (C) |
| |||||
Tashalar | Tashalano | Alzhedo, | Chauntea, | (A) (B) (C) |
| |||||
Terras | Chondathano, | Alzhedo, | Bane, Mask, Tempus, Todo Panteão Gnômico, Todo Panteão | (A) (B) (C) (D) |
| |||||
Terras | Tuigano, | Damarano, | Akadi, | (A) (B) (C) (D)
|
| |||||
Terras | Chondathano | Damarano, | Chauntea, | (A) (B) (C) |
| |||||
Terras | Anão, | Aquano, | Duerra | (A) (B) (C) |
| |||||
Tethyr | Chondathano | Alzhedo, | Bane, | (A) (B) (C) |
| |||||
Tharsult | Alzhedo | Aquano, | Ilmater, | (A) (B) (C) |
| |||||
Thay | Mulhorandino | Aglarondano, | Bane, | (A) (B) (C) |
| |||||
Thesk | Damarano, | Aglarondano, | Bane, | (A) (B) (C) (D) |
| |||||
Thindol | Teshalano | Chultano, | Lathander, | (A) (B) (C) |
| |||||
Tribo | Illuskano | Chondathano, | Uthgar | (A) (B) (C) |
| |||||
Turmish | Anão, | Chessentano, | Panteão |
(A) (B) (C) |
| |||||
|
|
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| |||||
Tymanther | Tymantherano | Anão, | Bahamut, | (A) (B) (C) (D) |
| |||||
Unther | Uthérico | Abissal, | Panteão | (A) (B) (C) (D) |
| |||||
Vaasa | Damarano, | Abissal, | Auril, | (A) (B) (C)
|
| |||||
Vale | Pequenino | Anão, | Todo | (A) (B) (C)
|
| |||||
Vale | Illuskano, | Chondathano, | Auril, | (A) (B) (C) |
| |||||
Velha | Anão | Aquano, | Todo | (A) (B) (C) |
| |||||
Wealdath | Chondathano, | Alzhedo, | Panteão | (A) (B) (C) |
| |||||
*Item
presente no livro Guia do Xanathar para todas as coisas.
**Item
presente na página Meus Pergaminhos
que você pode ler AQUI.
***Item
descrito abaixo.
Pedras
do Trovão.
Este item alquímico possui duas versões. Uma ensurdecedora e outra explosiva.
Ambas tem o mesmo valor e peso, mas enquanto a ensurdecedora tem a cor
cristalina mais tendendo a cor azul, a versão explosiva tende a cor branca. Uma
pedra do Trovão custa 25 peças de ouro e pesa 500 gramas.
Explosiva: Como uma ação,
você pode jogar a pedra do trovão em uma criatura, objeto, ou superfície a até
9 metros de você. O fragmento cristalino se quebra no impacto gerando uma
explosão de energia concussiva. Cada criatura a 3 metros do ponto de impacto
deverá obter sucesso em uma Salvaguarda de Constituição de CD 10 ou será
derrubada e empurrada a 3 metros de distância deste ponto.
Ensurdecedora: Como uma ação,
você pode jogar a pedra do trovão em uma criatura, objeto, ou superfície a até
9 metros de você. O fragmento cristalino se quebra no impacto gerando uma
explosão de energia sônica. Cada criatura a 3 metros do ponto de impacto sofrerá
5 (1d10) pontos de dano trovoante e deverá obter sucesso em uma Salvaguarda de
Constituição de CD 10 ou ficará sob a condição por 1 minuto. Criaturas que
tenham sucesso na Salvaguarda de Constituição também sofrem apenas a metade do
dano.
CRIADO
SUA PRÓPRIA REGIÃO
Não
há restrições para criar outras regiões de personagem e adicionar mais detalhes
à sua campanha ou disponibilizar mais opções aos jogadores. Os Pantaneiros de
Gado do Pântano de Tun não são muito parecidos com os mercadores artesãos e
aventureiros experientes encontrados na região das Terras Centrais do Ocidente,
então faz sentido desenvolver uma região própria para os pantaneiros.
Qualquer
população com sua própria combinação de idiomas, trejeitos culturais ou
tecnologias pode ser combinada em uma região.
Para
criar uma região, defina o idioma regional, os idiomas que também são falados
no local, as raças/ancestralidades comuns e o tipo de equipamento extra que
pode ser adicionado ao equipamento básico de um personagem vindo de lá.
Lembrando que serão sempre sugestões. Jogadores são livres para pegar idiomas
da lista de idiomas iniciais conforme a origem que imaginam para seus
personagens, bem como escolher seus próprios equipamentos. Se estiver usando a
opção dada aqui de equipamento extra, conceda 100 peças de ouro para
serem gastas livremente com esse equipamento.
Ainda
existem muitas regiões e micro regiões dentro de Faerûn (e nos demais
continentes) que não foram citados neste texto, como o Lago Ashane, as
Montanhas do Crepúsculo, as Montanhas do Aro de Gelo, os Picos da Tempestade, o
Planalto de Thay, Sphur Upra, a Baixa Imaskar, Fluvenilstra, Reeshov, Surkh, o
Vale do Delimbiyr e tantas outras. Sinta-se à vontade para se inspirar nos
diversos exemplos apresentados para adaptar tais regiões.
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FINALIZANDO O TEXTO
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quer ler sobre a história do cenário? Conheça nosso texto sobre esse tema AQUI.
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Bons
jogos!
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Programador Web, Jogador de RPG e Jogos Eletrônicos, Mestre nas horas vagas.
Costuma jogar com as classes Paladino, Monge e Feiticeiro de D&D, Dragonborn, Aasimar, Elfo e Meio-Elfo são as Raças favoritas.
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