O Culto De Nidhogg Para Sua Aventura.

O Culto De Nidhogg Para Sua Aventura.

O Culto De Nidhogg Para Sua Aventura., RPG - Mestre Charles Corrêa
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Esses últimos meses tenho me dedicado a narrar aventuras one-shots, em um espaço cedido pelo Shopping Mestre Álvaro que fica próximo a minha casa, na região da Grande Vitória/ES, para que os jogadores possam conhecer mais sistemas e cenários diferentes de RPG. Para poder facilitar meu trabalho tive a ideia de replicar uma dica que já dei neste blog sobre usar a mesma história atravessando vários sistemas diferentes (para saber mais clique AQUI), continuando a trama e trocando apenas os cenários e as regras. Com isso criei um adversário para estas aventuras: o Culto a Nidhogg, e passei e usá-lo nas tramas das aventuras one shots que estou narrado. Vou explicar agora do que se trata esse culto e como você pode usá-lo em suas histórias.

QUEM É NIDHOGG?

Nidhogg, ou Níðhöggr, é uma figura conhecida na mitologia nórdica, descrita como um dragão ou uma serpente gigantesca. Seu nome pode ser traduzido como “O Percutor da Malícia” ou “Aquele que Golpeia com Ódio”. Nidhogg é conhecido por roer as raízes mais profundas da Yggdrasil, a árvore do mundo que conecta os nove reinos da cosmologia nórdica. Acredita-se que ele tenta destruir a árvore, que é fundamental para a estrutura do universo. Essa ação simboliza a constante ameaça de destruição e o ciclo de morte e renovação.

Nidhogg vive em Niflheim, o mundo inferior dos mortos, próximo ao poço de Hvergelmir, onde corpos condenados sofrem tormentos eternos, e desempenha um papel vital no mito nórdico, particularmente na cosmologia e na escatologia. Durante o Ragnarök, o apocalipse nórdico, Nidhogg ascenderá de Niflheim à Midgard, o mundo dos homens, trazendo consigo os corpos dos mortos para a batalha final. Este evento marca o fim do mundo conhecido e o início de um novo ciclo de existência.

A lenda de Nidhogg possui diversas interpretações ao longo do tempo. Originalmente, ele representa as forças destrutivas da natureza e a inevitabilidade da morte e decadência. No entanto, alguns estudiosos sugerem que a descrição de Nidhogg e seu papel no ciclo de destruição e renovação pode ter sido influenciada por conceitos cristãos introduzidos na Escandinávia durante a cristianização.

NIDHOGG E AS LENDAS JUDAICO-CRISTÃS

A associação direta entre Nidhogg da mitologia nórdica e a serpente do paraíso das histórias judaico-cristãs não é explícita nos textos antigos, mas existem algumas analogias e paralelos simbólicos que podem ser explorados. Tanto Nidhogg quanto a serpente do paraíso (geralmente associada ao diabo ou Satanás) simbolizam forças destrutivas e malignas. Nidhogg rói as raízes de Yggdrasil, ameaçando a estabilidade do cosmos, enquanto a serpente do paraíso tenta Eva a comer o fruto proibido, resultando na queda da humanidade. Nidhogg vive em Niflheim, uma região associada à morte e ao frio, enquanto a serpente, após a queda do homem, é muitas vezes vista como habitante dos reinos inferiores ou do inferno na tradição cristã. Nidhogg se alimenta de corpos mortos e é um dos seres que participam do Ragnarök, o apocalipse nórdico. A serpente do paraíso, ao enganar Eva, introduz o pecado e a morte no mundo, de acordo com a tradição cristã.

Alguns estudiosos sugerem que, durante a cristianização da Escandinávia, houve influências culturais e religiosas que podem ter moldado certas narrativas. As características de Nidhogg como um ser que causa destruição podem ter sido reforçadas ou reinterpretadas à luz dos conceitos cristãos de bem e mal. No entanto, essas associações são mais inferências modernas do que conexões diretas feitas pelos próprios mitos antigos.

AS AVENTURAS

Durante o mês de Maio usei cenários e sistemas que tivessem ligação com os Mitos de Cthulhu. Usei a ideia do Culto de Nidhogg para fazer um fio condutor entre as histórias que iria contar. Assim comecei usando Cthulhu Dark Ages onde os jogadores eram Vikings que viviam na Grã-Bretanha em 910 d.C. e descobriam um culto a esse deus em uma tribo próxima a deles que tiveram que combater. Depois usei O Chamado de Cthulhu 5ªed usando personagens da Era Vitoriana que viviam em Londres e financiaram o estudo do sítio arqueológico viking da aventura anterior e acabaram despertando Nidhogg novamente. A aventura seguinte usei O Chamado de Cthulhu 7ªed com personagens de 1920 que estavam em Arkham e descobriam que o culto havia chegado aos EUA através de um sobrevivente da aventura anterior e se espalhou pela elite local. Por ultimo usei Cultos Inomináveis onde os personagens faziam parte de um culto a Ygi que descobriram sobre o crescimento do culto a Nidhogg em Nova York nos dias atuais e decidiram investigar para saber mais sobre essa divindade que também tinha forma de serpente.

Usei ainda o culto de Nidhogg em outras duas one-shots. Uma de GURPS Conan, mostrando que o culto à criatura e sua vinda para a Terra aconteceram na Era Hiboriana, na região de Stygia, famosa por adorarem Set, o Deus Serpente, e outras divindades em forma de cobra. A aventura procurava explicar como o contato de um guerreiro de Vanaheim com o culto fez com que ele levasse a crença nessa divindade para seu povo, traçando a origem da crença nórdica em Nidhogg. A outra aventura foi em GURPS Voodoo: The Shadow War, onde os jogadores eram guerreiros vodu que combateram adoradores de Nidhogg em New Orleans.

USANDO O CULTO A NIDHOGG

Vou deixar abaixo algumas das anotações que fiz para desenvolver a ideia do Culto a Nidhogg para que vocês possam usá-lo em suas aventuras. Lembrando que ele pode ser atemporal e usado em qualquer universo (de D&D a Shadowrun) usando um pouco de criatividade e modificando o que desejaram na descrição abaixo.

Nome do Culto: Os Devotos de Nidhogg (Para o público em geral se chamam Culto a Ouroboros)

Descrição Geral: Os Devotos de Nidhogg são um culto secreto e antigo dedicado à adoração de Nidhogg, o dragão/serpente que rói as raízes de Yggdrasil. Eles acreditam que, ao acelerar a destruição da árvore do mundo, podem trazer o Ragnarök mais cedo, resultando na purificação do mundo e no início de uma nova era sob a liderança de Nidhogg. Este culto opera nas sombras, manipulando eventos para provocar caos e destruição, alinhando-se com o desejo de Nidhogg de corroer as fundações do cosmos.

Líder do Culto: Nome: Eirith, a Corruptora Descrição: Eirith é uma antiga bruxa viking que, através de visões perturbadoras, recebeu a missão de servir a Nidhogg. Ela é um mulher de aparência desgastada, com longos cabelos cinzas e olhos que brilham com uma intensidade quase febril. Eirith possui um profundo conhecimento das artes necromânticas e é capaz de se comunicar com os mortos. Dizem que ela tem vários séculos de existência, e troca de corpo com mulheres mais novas de tempos em tempos.

Hierarquia do Culto:

Eirith, a Corruptora (Líder Suprema)

Profanadores das Raízes (Sacerdotes Principais)

Portadores do Caos (Agentes de Campo)

Cultistas de Niflheim (Membros Iniciados)

Objetivos do Culto:

Destruição de Yggdrasil: Realizar rituais que enfraqueçam as raízes de Yggdrasil, usando magia negra e sacrifícios.

Provocação do Ragnarök: Semear discórdia e guerra entre os reinos (países) para acelerar a chegada do Ragnarök.

Coleta de Corpos: Sacrifício de pessoas para alimentar Nidhogg e fortalecer sua influência.

Espalhar a Fé: Recrutar novos membros e infiltrar-se em sociedades influentes para espalhar a adoração a Nidhogg.

Rituais e Práticas:

Ritual da Corrosão: Um sacrifício realizado nas raízes de uma grande árvore, usando sangue e ossos para simbolizar a alimentação de Nidhogg. Este ritual é conduzido pelos Profanadores das Raízes e visa enfraquecer a estrutura do mundo.

Comunhão com os Mortos: Liderados por Eirith, os membros do culto se comunicam com os espíritos dos mortos para obter informações e poder necromântico.

Cerimônia do Caos: Uma reunião secreta onde planos são elaborados para causar tumulto e destruição nas terras dos mortais. Os Portadores do Caos recebem suas missões durante essas cerimônias.

Recursos e Aliados:

Aliados: Mercenários, necromantes independentes e espíritos vingativos.

Recursos: Livros de magia negra, artefatos necromânticos e uma rede de túneis secretos sob florestas e cemitérios.

Aventura:

Gancho Inicial: Os heróis descobrem uma série de desaparecimentos de pessoas em uma cidade pacífica na qual seus moradores estão assutados sem saber o que está acontecendo. Investigações levam a uma pista sobre um culto obscuro que parece estar por trás dessas atividades macabras.

Desenvolvimento:

Investigação: Os heróis investigam as pistas, descobrindo símbolos e artefatos relacionados a Nidhogg, eventualmente levando-os a um confronto com os Portadores do Caos.

Infiltração: Os heróis devem infiltrar-se em uma cerimônia do culto para descobrir os planos de Eirith e seus seguidores.

Confronto: Após descobrir um ritual maciço planejado para enfraquecer Yggdrasil, os heróis enfrentam Eirith e os Profanadores das Raízes em um confronto épico.

Clímax: Os heróis enfrentam Eirith no coração do ritual da Corrosão, onde a batalha determinará se o culto conseguirá acelerar o Ragnarök ou se a ordem será restaurada.

Desfecho: Com a derrota de Eirith, os heróis conseguem impedir o ritual, mas a ameaça do culto persiste, sugerindo futuras aventuras para erradicar completamente a influência de Nidhogg.

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