Você já imaginou unir o horror investigativo de OP com a agilidade cinematográfica de Savage Worlds Edição Aventura? Pois bem, isso é totalmente possível com algumas adaptações simples. Este guia mostra como traduzir os conceitos de OP para o motor rápido e mortal de Savage, reforçado pelo Compêndio de Horror.
Ordem Paranormal RPG, criado por Cellbit, tem um clima único de terror investigativo, rituais e a luta contra o Outro Lado. Já Savage Worlds Edição Aventura é rápido, mortal e flexível. Unindo os dois com o Compêndio de Horror, você consegue transportar todo o drama e perigo de Ordem para as mesas de Savage.
Aqui está o guia completo para essa conversão.
Atributos e Perícias
Força → Força
Agilidade → Agilidade
Intelecto → Astúcia
Presença → Espírito
Vigor → Vigor
Escala de OP (1 a 5) → Dados de Savage:
1 → d4
2 → d6
3 → d8
4 → d10
5 → d12
Perícias comuns:
Armas de Fogo → Disparos
Armas Brancas → Lutar
Ocultismo → Ocultismo
Medicina → Curar
Percepção → Notar
Intimidação, Persuasão e Furtividade → mantêm os nomes
Pontos de Esforço e NEX
No OP, PE vêm da Presença e do NEX (nível de exposição ao paranormal).
Em Savage Worlds:
PE → Pontos de Poder (derivados do Espírito).
NEX → Avanços Narrativos: novos poderes, rituais e afinidades são liberados conforme marcos ou XP.
Sanidade e Medo
O Compêndio de Horror de Savage Worlds cobre perfeitamente a SAN de OP:
Perda de SAN → redução nos pontos de sanidade do Compêndio.
Quando a SAN cai, surgem Transtornos (pesadelos, fobias, compulsões, insanidade).
Testes de Espírito (ou se desejar crie uma perícia chamada sanidade e vincule a mesma a Espírito) substituem os antigos testes de resistência mental de OP.
Afinidades Elementais
Os elementos de OP (Sangue, Morte, Conhecimento, Energia e Medo) se tornam Modificadores de Poder em Savage:
Vulnerabilidades/oposições rendem +2 em testes ou +1d6 de dano extra.
Isso pode ser aplicado narrativamente ou mecanicamente pelo narrador.
Rituais e Poderes
Rituais de OP → Poderes (Powers) de SWADE.
Conversão simples: 1 PE ≈ 1 Ponto de Poder (PP).
Rituais longos → custo extra em PP + Modificadores de Tempo.
Exemplos:
Ritual de Proteção → Protection
Invocação → Summon Ally
Drenar Energia → Drain Power Points
Vida e Combate
PV em OP → Ferimentos e Resistência em Savage.
Armaduras e armas podem ser ajustadas para a tabela oficial de SWADE.
Letalidade pode ser reforçada com regras opcionais de Injúrias e Falhas Críticas do Compêndio de Horror.
Classes Convertidas
Em OP existem classes fixas. Em Savage Worlds, tudo é feito via Vantagens e Desvantagens (ou para facilitar a vida dos jogadores pode-se criar arquétipos em Savage Worlds).
Aqui estão os pacotes de conversão:
⚔️ Combatente
Vantagens: Lutador (Brawler), Atirador (Marksman), Ambidestro (Ambidextrous), Soldado (Soldier).
Desvantagens: Código de Honra (Code of Honor), Vício (Habit).
Poderes: nenhum por padrão, mas pode aprender Boost Trait ou Golpe Poderoso com treinamento.
PE: baixo.
🕵️ Especialista
Vantagens: Investigador (Investigator), Ladrão (Thief), Erudito (Scholar), Sexto Sentido (Sixth Sense).
Desvantagens: Curioso (Curious), Compulsão (Habit).
Poderes: poderes menores como Detectar ou Observar.
PE: médio-baixo.
🔮 Ocultista
Vantagens: Antecedente Arcano (Arcane Background – Ocultismo), Magia Sombria (Dark Magic), Resistência Mental (Iron Will).
Desvantagens: Pesadelos (Nightmares), Fobia (Phobia), Amaldiçoado (Cursed).
Poderes: Protection, Fear, Drain Power Points, Summon Undead, Detect/Conceal Arcana, Blast (versão sombria).
PE: alto, cresce com NEX.
👨🔬 Médico
Vantagens: Curandeiro (Healer), Cirurgião de Campo (Field Medic), Erudito (Scholar – Medicina).
Desvantagens: Pacifista (Pacifist), Ansioso (Delusional/Minor).
Poderes: Healing, Boost Trait (Vigor ou Recuperação).
PE: médio.
🎯 Atirador de Elite
Vantagens: Marksman, Dead Shot, Steady Hands.
Desvantagens: Arrogante (Arrogant), Vício (Dependência).
Poderes: raros; geralmente apenas Boost Trait em Disparos.
PE: baixo.
🧩 Técnico / Engenheiro
Vantagens: Inventor (Gadgeteer), Mecânico (McGyver), Erudito (Scholar – Ciência).
Desvantagens: Compulsivo (Habit), Distraído (Oblivious).
Poderes: Barrier, Disguise, Obscure adaptados a dispositivos tecnológicos.
PE: médio.
📖 Investigador Paranormal
Vantagens: Sexto Sentido (Sixth Sense), Investigador (Investigator), Conexões (Connections).
Desvantagens: Curioso (Curious), Trauma Passado (Major Phobia).
Poderes: Detect Arcana, Fear Sense.
PE: médio.
Classe (OP) | Vantagens | Desvantagens | Poderes | PE (Estimado) |
---|---|---|---|---|
⚔️ Combatente | Lutador (Brawler), Atirador (Marksman), Ambidestro (Ambidextrous), Soldado (Soldier) | Código de Honra (Code of Honor), Vício (Habit) | Opcional: Boost Trait, Golpe Poderoso | Baixo |
🕵️ Especialista | Investigador (Investigator), Ladrão (Thief), Erudito (Scholar), Sexto Sentido (Sixth Sense) | Curioso (Curious), Compulsão (Habit) | Detectar, Observação | Médio-Baixo |
🔮 Ocultista | Antecedente Arcano (Arcane Background), Magia Sombria (Dark Magic), Resistência Mental (Iron Will) | Pesadelos (Nightmares), Fobia (Phobia), Amaldiçoado (Cursed) | Protection, Fear, Drain Power Points, Summon Undead, Detect/Conceal Arcana, Blast | Alto |
👨🔬 Médico | Curandeiro (Healer), Cirurgião de Campo (Field Medic), Erudito (Scholar – Medicina) | Pacifista (Pacifist), Ansioso (Delusional/Minor) | Healing, Boost Trait (Vigor/Recuperação) | Médio |
🎯 Atirador de Elite | Marksman, Dead Shot, Steady Hands | Arrogante (Arrogant), Vício (Dependência) | Boost Trait (Disparos) | Baixo |
🧩 Técnico / Engenheiro | Inventor (Gadgeteer), Mecânico (McGyver), Erudito (Scholar – Ciência) | Compulsivo (Habit), Distraído (Oblivious) | Barrier, Disguise, Obscure (gadgets) | Médio |
📖 Investigador Paranormal | Sexto Sentido (Sixth Sense), Investigador (Investigator), Conexões (Connections) | Curioso (Curious), Trauma Passado (Phobia – Major) | Detect Arcana, Fear Sense | Médio |
Conclusão
Com o Compêndio de Horror de Savage Worlds, a conversão de OP para Savage Worlds fica fluida e mortal. Você mantém a investigação sombria, as perdas de sanidade e a pressão psicológica do cenário, mas com a agilidade pulp e letalidade explosiva de Savage Worlds.
Dá para rodar tanto campanhas longas de investigação quanto one-shots brutais de horror.
Tudo sem perder a essência: o horror sempre volta, e os agentes nunca saem ilesos.
Em outra oportunidade separo uma lista de rituais que podem ser convertidos pra Savage Worlds.
Melhorias, críticas e correções adicionem nos comentários.
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Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas “Overmix” ou “Nandivh”, é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.
No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.
Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.
Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.
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