Criando NPCs e Monstros Selvagens

Criando NPCs e Monstros Selvagens

Criando NPCs e Monstros Selvagens, RPG - Mestre Charles Corrêa
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Alguns dizem que Savage Worlds não oferece uma guia intuitiva para criar adversários em seus jogos. Se este era o seu pensamento, seus problemas acabaram! Pois este artigo será esta guia. Então, pegue sua caderneta de anotações, porque vamos criar uns monstrinhos!

A primeira coisa a se pensar é:

Eu realmente preciso criar as estatísticas do zero?

Tanto no livro básico quanto em cenários e compêndios há bestiários cheios de criaturas e fichas bases para NPCs Extras e Cartas Selvagens. Se o personagem não é tão importante para merecer um bloco de estatísticas próprio, não faça. Pegue um do bestiário do seu cenário ou compêndio, transforme-o em Carta Selvagem se for, e pronto. Apenas NPCs e monstros com habilidades únicas realmente seriam dignos de um bloco de estatísticas próprio, e olhe lá.

Agora, se você ainda acha necessário um ficha que faça jus as habilidades do monstro ou personagem, escolha um dos métodos abaixo. Mas independente do método, o passo abaixo é essencial:

Passo 0 – Conceito: Antes de tudo, pense naquilo que torna o monstro ou personagem único. Quais são as habilidades que ele possui que se destaca do resto? O que faz com que as pessoas tenham medo de enfrentá-lo? Certas habilidades podem ser emuladas com um simples Vantagem ou poder, outras requerem um bloco de estatísticas mais bem direcionada para elas. Fazer estas perguntas é essencial para descobrir em qual caso se encaixa, e qual método escolher.

Método fácil: baseando-se em algo pronto

O método rápido e sujo e pegar um bloco de estatísticas já pronto em um dos livros e modificá-lo. Seja simplesmente adicionando uma Vantagem, Habilidade Especial ou destrinchado a ficha para ficar mais próximo do seu gosto. Independente do caso, basear-se em um bloco de estatísticas pronto ajuda a poupar o seu precioso tempo e é igualmente efetivo em ter uma criatura única no seu repertório.

Método avançado: criando do zero

Porém, se nenhum bloco de estatísticas é do seu agrado, ou se tem tempo e disposição de sobra, você pode cria-la com um passo-a-passo. Antes de tudo, lembre-se do Passo 0, pois não é possível criar o seu monstro ou NPC sem uma ideia sólida do que ele ou ela é.

Passo 1 – Tamanho: Definir o seu Tamanho é o primeiro passo e não é a toa. Apesar de ser listado como uma Habilidade Especial, o Tamanho (e por consequência, Escala) muda tudo. Pois além dos modificadores de escala, Tamanho também altera um dos atributos e a Resistência. Veja as seções Tamanho e Escala (SWADE Ed. Revisada pág. 127) e Tamanho (SWADE Ed. Revisada pág. 215) do bestiário, no qual a Tabela de Tamanho logo abaixo oferece uma guia sólida de como definir o Tamanho do seu monstrengo. Afinal, Tamanho é documento em Savage Worlds.

Passo 2 – Características: “Mas como eu defino os dados de atributos e perícias?” Você pergunta. A resposta é simples: como você quiser! Lembre-se de que d6 é relativamente mediano para um humano comum. Enquanto que d4 é iniciante, d8 é competente, d10 é excepcional, e d12 é algo que ele ou ela faz sem piscar! Então distribua seus dados de atributos e de as perícias que façam sentido. Vale ressaltar que Tamanho altera o atributo Força, seguindo a Tabela de Tamanho (SWADE Ed. Revisada pág. 216). Então ainda bem que você já definiu o Tamanho primeiro, não é?

Passo 3 – Características Derivadas: Para Movimentação, simplesmente liste o que fizer sentido, tendo em mente que o padrão é 6″. Agora, o Aparar e Resistência geralmente são baseados no Lutar e Vigor da criatura, respectivamente. Características Derivadas podem ser alteradas por Vantagens e Habilidades Especiais, mas tenha bom-senso. Pois Aparar e Resistência altas demais podem resultar em combates frustrantes. Lembrando: Aparar = Lutar / 2 + 2; Resistência = Vigor / 2 + 2.

Passo 4 – Vantagens, Complicações e Habilidades Especiais: Este é o ingrediente especial que vai dar gosto à criatura ou personagem! Simplesmente, adicione Vantagens, Complicações e Habilidades a gosto! Geralmente, criaturas humanoides possuem mais Vantagens e tem somente as Habilidades Especiais que a sua raça lhe confere, enquanto monstrengos são cheios de habilidades diversas. Complicações raramente são relevantes para um combate, mas ajudam a dar um gosto extra ao personagem.

Passo 5 – Últimos retoques: Equipamento é algo que somente NPCs humanoides possuem, já que monstros e feras geralmente não tem a capacidade de usá-los. Apenas liste o essenciais: Dano, Alcance, Perfuração de Armadura e outros efeitos importantes para o combate. Não precisa gerenciar quantos pentes de munição cada soldado Extra tem. Armas e armaduras naturais de criaturas são listadas como Habilidades Especiais. Poderes advém da Vantagem Antecedente Arcano, liste-os se tiver, e seus Pontos de Poder. Mas não é necessário listar exatamente de onde cada poder e ponto vem.

Expandindo o conhecimento

Não deixe de checar o maravilhoso material que o mestre Leandro Jardim “Boka” fez sobre o assunto:

Matrizes e Criação Rápida de NPCs v2 – SWADE

Escalas e Tamanhos Geral para SWADE

Escalas e Tamanhos Fantasia para SWADE

E aí, já está ansioso(a) para criar os seus monstrinhos? Aproveite para enviá-los para o Instagram da Odyssey, participando do desafio #CriaSuaCriatura.

Savage Worlds Edição Aventura é um sistema para RPG de mesa publicado no Brasil pela Retropunk.

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Charles Corrêa
Charles Corrêa

Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas "Overmix" ou "Nandivh", é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.

No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.

Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.

Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.

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