Sorting by

×

Criando NPCs e Monstros Selvagens

Criando NPCs e Monstros Selvagens

Criando NPCs e Monstros Selvagens, RPG - Mestre Charles Corrêa
Compartilhar

Alguns dizem que Savage Worlds não oferece uma guia intuitiva para criar adversários em seus jogos. Se este era o seu pensamento, seus problemas acabaram! Pois este artigo será esta guia. Então, pegue sua caderneta de anotações, porque vamos criar uns monstrinhos!

A primeira coisa a se pensar é:

Eu realmente preciso criar as estatísticas do zero?

Tanto no livro básico quanto em cenários e compêndios há bestiários cheios de criaturas e fichas bases para NPCs Extras e Cartas Selvagens. Se o personagem não é tão importante para merecer um bloco de estatísticas próprio, não faça. Pegue um do bestiário do seu cenário ou compêndio, transforme-o em Carta Selvagem se for, e pronto. Apenas NPCs e monstros com habilidades únicas realmente seriam dignos de um bloco de estatísticas próprio, e olhe lá.

Agora, se você ainda acha necessário um ficha que faça jus as habilidades do monstro ou personagem, escolha um dos métodos abaixo. Mas independente do método, o passo abaixo é essencial:

Passo 0 – Conceito: Antes de tudo, pense naquilo que torna o monstro ou personagem único. Quais são as habilidades que ele possui que se destaca do resto? O que faz com que as pessoas tenham medo de enfrentá-lo? Certas habilidades podem ser emuladas com um simples Vantagem ou poder, outras requerem um bloco de estatísticas mais bem direcionada para elas. Fazer estas perguntas é essencial para descobrir em qual caso se encaixa, e qual método escolher.

Método fácil: baseando-se em algo pronto

O método rápido e sujo e pegar um bloco de estatísticas já pronto em um dos livros e modificá-lo. Seja simplesmente adicionando uma Vantagem, Habilidade Especial ou destrinchado a ficha para ficar mais próximo do seu gosto. Independente do caso, basear-se em um bloco de estatísticas pronto ajuda a poupar o seu precioso tempo e é igualmente efetivo em ter uma criatura única no seu repertório.

Método avançado: criando do zero

Porém, se nenhum bloco de estatísticas é do seu agrado, ou se tem tempo e disposição de sobra, você pode cria-la com um passo-a-passo. Antes de tudo, lembre-se do Passo 0, pois não é possível criar o seu monstro ou NPC sem uma ideia sólida do que ele ou ela é.

Passo 1 – Tamanho: Definir o seu Tamanho é o primeiro passo e não é a toa. Apesar de ser listado como uma Habilidade Especial, o Tamanho (e por consequência, Escala) muda tudo. Pois além dos modificadores de escala, Tamanho também altera um dos atributos e a Resistência. Veja as seções Tamanho e Escala (SWADE Ed. Revisada pág. 127) e Tamanho (SWADE Ed. Revisada pág. 215) do bestiário, no qual a Tabela de Tamanho logo abaixo oferece uma guia sólida de como definir o Tamanho do seu monstrengo. Afinal, Tamanho é documento em Savage Worlds.

Passo 2 – Características: “Mas como eu defino os dados de atributos e perícias?” Você pergunta. A resposta é simples: como você quiser! Lembre-se de que d6 é relativamente mediano para um humano comum. Enquanto que d4 é iniciante, d8 é competente, d10 é excepcional, e d12 é algo que ele ou ela faz sem piscar! Então distribua seus dados de atributos e de as perícias que façam sentido. Vale ressaltar que Tamanho altera o atributo Força, seguindo a Tabela de Tamanho (SWADE Ed. Revisada pág. 216). Então ainda bem que você já definiu o Tamanho primeiro, não é?

Passo 3 – Características Derivadas: Para Movimentação, simplesmente liste o que fizer sentido, tendo em mente que o padrão é 6″. Agora, o Aparar e Resistência geralmente são baseados no Lutar e Vigor da criatura, respectivamente. Características Derivadas podem ser alteradas por Vantagens e Habilidades Especiais, mas tenha bom-senso. Pois Aparar e Resistência altas demais podem resultar em combates frustrantes. Lembrando: Aparar = Lutar / 2 + 2; Resistência = Vigor / 2 + 2.

Passo 4 – Vantagens, Complicações e Habilidades Especiais: Este é o ingrediente especial que vai dar gosto à criatura ou personagem! Simplesmente, adicione Vantagens, Complicações e Habilidades a gosto! Geralmente, criaturas humanoides possuem mais Vantagens e tem somente as Habilidades Especiais que a sua raça lhe confere, enquanto monstrengos são cheios de habilidades diversas. Complicações raramente são relevantes para um combate, mas ajudam a dar um gosto extra ao personagem.

Passo 5 – Últimos retoques: Equipamento é algo que somente NPCs humanoides possuem, já que monstros e feras geralmente não tem a capacidade de usá-los. Apenas liste o essenciais: Dano, Alcance, Perfuração de Armadura e outros efeitos importantes para o combate. Não precisa gerenciar quantos pentes de munição cada soldado Extra tem. Armas e armaduras naturais de criaturas são listadas como Habilidades Especiais. Poderes advém da Vantagem Antecedente Arcano, liste-os se tiver, e seus Pontos de Poder. Mas não é necessário listar exatamente de onde cada poder e ponto vem.

Expandindo o conhecimento

Não deixe de checar o maravilhoso material que o mestre Leandro Jardim “Boka” fez sobre o assunto:

Matrizes e Criação Rápida de NPCs v2 – SWADE

Escalas e Tamanhos Geral para SWADE

Escalas e Tamanhos Fantasia para SWADE

E aí, já está ansioso(a) para criar os seus monstrinhos? Aproveite para enviá-los para o Instagram da Odyssey, participando do desafio #CriaSuaCriatura.

Savage Worlds Edição Aventura é um sistema para RPG de mesa publicado no Brasil pela Retropunk.

Siga a Odyssey em nossas redes sociais para mais notícias selvagens!

O post Criando NPCs e Monstros Selvagens apareceu primeiro em Odyssey Publicações.

Criando NPCs e Monstros Selvagens, RPG - Mestre Charles Corrêa
Compartilhar
Charles Corrêa
Charles Corrêa

Programador Web, Jogador de RPG e Jogos Eletrônicos, Mestre nas horas vagas. Costuma jogar com as classes Paladino, Monge e Feiticeiro de D&D, Dragonborn, Aasimar, Elfo e Meio-Elfo são as Raças favoritas.

Deixe uma resposta

Plugin Kapsule Corp