​Psicomaquia: começa o playtest do novo cenário nacional de RPG!

​Psicomaquia: começa o playtest do novo cenário nacional de RPG!

​Psicomaquia: começa o playtest do novo cenário nacional de RPG!, RPG - Mestre Charles Corrêa
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100% gratuito!

O primeiro cenário de campanha autoral da Retropunk para D&D 5ª Edição (a editora traduziu Brancalonia 5E para nosso idioma) começa a tomar forma. Conheça Psicomaquia, um cenário de fantasia sombria!

O que é Psicomaquia?

Psicomaquia é um cenário de campanha de RPG. O termo “cenário de campanha” é dado aos ambientes onde as aventuras de RPG costumam ocorrer. Portanto, Psicomaquia te fornecerá um ambiente de aventuras já criado e pronto para ser explorado por você e seus jogadores!

Este é um cenário criado para Dungeons & Dragons 5ª Edição, a ser publicado no próximo ano pela Retropunk Publicações. O cenário é de autoria do roteirista Marco Antonio “Boi”, com textos de Lucas “Mestre Taverneiro” Montenegro (youtuber), Guilherme Moraes (sócio da Retropunk), Mateus Herpich (tradutor), Lucas Delmont (criador de conteúdo) e Guarabyra Torro (game designer).

Esta é uma das artes internas do playtest. Este é um cenário de fantasia sombria com toques de ficção!

O cenário de campanha

Psicomaquia apresenta Nnume, um mundo em eterna mutação. Nnume possui regiões conhecidas como efêmeras, que, por sua vez, são afetadas por efeitos aleatórios, capazes de alterar radicalmente a geografia da região. Árvores apodrecidas podem voltar a dar flores, penhascos costeiros podem se transformar em fiordes e rios podem emergir no meio de uma planície!

O motivo deste fenômeno está ligado aos deuses, como consequência da eterna guerra entre ordem e caos, celestiais contra ínferos. Apesar dela ocorrer no Plano Invisível — plano natal destas criaturas — suas consequências frequentemente vazam para o plano material. Os momentos truncados ou incertos nesta batalha etérea trazem calmaria ao plano material — sem combates, não há efeitos adversos no plano.

As campanhas de Psicomaquia concentram-se nos Etéreos (como o da imagem) e na evolução dos personagens, especialmente quando descobrem mais detalhes de Nnume e seus seres titânicos!

Maciços e Centelhas

Este ambiente tortuoso e opressor tornaria a vida em Nnume em algo impraticável, se não fossem os Maciços. Tão misteriosos quantos os efeitos dos efêmeros, maciços são pedaços de terra que, por algum motivo, não são afetados pelos efeitos dos fenômenos causados pela guerra eterna.

Apesar de tratados como “apenas um grão de areia no meio do deserto” por estas criaturas cósmicas, os mortais são cruciais para o fim desta batalha. Isso porque cada mortal possui, em sua alma, uma faísca da Força Criadora do Multiverso (ou simplesmente A Centelha).

Com A Centelha dos personagens prestes a despertar por causa de uma Marca (uma manifestação física, normalmente ligada a um Etéreo), cabe a eles se tornarem os novos heróis!

Finalmente, esta é apenas a ponta do iceberg de Psicomaquia. Caso você queira saber mais detalhes sobre o cenário, recomendamos que você faça o download do playtest, disponível no botão a seguir. Você só precisa informar seu nome completo e seu e-mail e voilá, o download estará liberado!

Regras

Esta é uma das espécies do cenário. Os Esquecidos, como o nome diz, costumam ser apagados da memória de seus entes queridos!

O playtest de Psicomaquia não se limita a apenas fornecer detalhes do cenário de campanha. Você também encontrará novas opções de customização para seus personagens de Dungeons & Dragons 5ª Edição!

Vale destacar, aliás, que Psicomaquia usa o sistema de D&D 5ª Edição, mas não modifica o sistema em si (ao menos, não no Modo Fácil). Em outras palavras, você poderá usar classes e subclasses originais de Psicomaquia em outros materiais de Dungeons & Dragons sem precisar fazer adaptações e vice-versa. Logo, se você conhece o atual sistema do RPG mais jogado do mundo, você está mais que pronto para jogar Psicomaquia!

Canonicamente, Psicomaquia fornece suporte para a importação de raças (ou espécies) pré-existentes para este mundo. A estas pessoas, é dado o nome de Venosiri. Estes mortais chegam a este mundo através do processo de Travessia (que normalmente ocorre em conjunto com a aplicação de uma Marca).

Aliás, falando em mecânicas, Psicomaquia possui dois modos de jogo: o intitulado modo fácil assemelha-se a uma campanha normal de D&D. O modo difícil introduz regras extras ao jogo, tornando a mecânica de jogo mais próximo da proposta do cenário — um mundo de fantasia sombria, misturado com ficção estranha.

Estas regras introduzem uma nova mecânica de Temor (bem parecido com o que você encontraria nas primeiras edições de Ravenloft), bem como regras de bravura, insanidade e até mesmo um Modo Pesadelo, onde as regras de balanceamento vão para o beleléu, como diriam os antigos.

O playtest

Abaixo, você pode conferir tudo o que o playtest de Psicomaquia fornece:

4 novas espécies para D&D 5ª edição, baseadas no cenário;

1 nova classe, o Apotecário;

Orientações para a criação de aventuras no cenário;

Regras opcionais do cenário;

Detalhes sobre um dos Maciços do cenário, bem como informações sobre suas principais cidades;

Aventura introdutória “O horror de Edrath” (para personagens de 1º nível);

E claro: muitas informações para que você ambiente suas aventuras em Nnume!

Finalmente, não deixe de conferir o playtest no botão a seguir. Os autores estão recolhendo o feedback do público através da plataforma social Discord. Faça parte do grupo neste link!

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