Monges (Monk) no D&D é a classe mais exótica presente no Livro do Jogador do D&D (Player’s Handbook). Todas as classes presentes neste livro são baseadas em personagens da fantasia ocidental, exceto o monge. Apesar da figura do monge existir na literatura ocidental, estes personagens são descritos como homens religiosos vivendo isolado em monastérios cujas atividades diárias se restringem a copiar livros, praticar cantos gregorianos e eventualmente produzir suas próprias cervejas e outras bebidas.
Corpo e mente, ambos treinados ao limite, a calmaria de um belo dia e a fúria de uma tempestade descrevem bem o monge. Treinado em artes marciais, o monge é capaz de destruir tudo com seus punhos e chutes, e o treino de sua mente o levou a lugares antes desconhecidos.
Dentro do grupo, o monge pode atuar como um atacante imparável, disparando diversos golpes em uma única rodada, mas suas habilidades também permitem que ele proteja membros mais fracos do grupo, sendo um tipo de guarda-costas, mas o arquétipo que você escolher vai te dar mais opções além de socar as coisas e fazer parkour, então você pode diversificar nas suas ações.
O background do monge pode ser bem diverso e cheio dos motivos diferentões, e pode sim “usar de referência” os anime/mangá ou os filmes do Bruce Lee! Um guru espiritual/porradeiro que está viajando pelo mundo para se conhecer melhor e atingir o nirvana!
Um monge explosivo, que por qualquer coisa tá brigando, que está atrás da batalha de sua vida?
Pode também! O esquema é tentar fazer algo legal pra que o mestre possa usar na história também!
Bem vamos ao que interessa, nosso Monge pode usar algumas armas (não todas) abaixo seguem algumas sugestões para você que está meio perdido e pensando qual escolher.
Arma Base do D&D | Armas de Monge |
---|---|
Espada Curta (Shortsword) | Butterfly sword, Dao, Ninjatō, Wakizashi |
Clava (Club) | Nunchaku, Sai swords, Tambo, Tonfa |
Faca/Adaga/Punhal (Dagger) | Emeici, Shobo, Bishou, Tamo, Kozuka |
Machado de mão (Handaxe) | Ono, Wind-and-Fire Wheel |
Martelo Leve (Light hammer) | Jutte |
Maça (Mace) | Chui, Konabo |
Cajado (Quarterstaff) | Three-section staff, Eku, Bō, Dragon pole |
Foice (Sickle) | kama, Kuwa, Kusarigama |
Dardos (dart) | shuriken |
Lança (Spear) | Qiang, Yari |
Arco longo (longbow) | daikyu |
Detalhes que precisam ser lembrados:
As armas de monge conforme livro do jogador são: adagas, azagaias, bordões ou cajados (quarterstaff), clavas, espadas curtas, foices, lanças, maças, machadinhas e martelos leves.
O arquétipo/subclasse Caminho do Kensei (disponível no arquétipo Guia de Xanathar para Todas as Coisas) permite que o monge transforme outras armas (corpo-a-corpo ou à distância) em armas de monge (mas essas armas não podem ter as propriedades especiais ou pesada, com exceção do Arco Longo);
Jogando como um monge nas suas jogadas de ataque, você pode escolher se utilizará Destreza ou Força na jogada de ataque e dano, nunca ambos juntos. Se você escolher Destreza, por exemplo, você utilizará seu modificador de Destreza nas jogadas de ataque e jogadas de dano.
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Programador Web, Jogador de RPG e Jogos Eletrônicos, Mestre nas horas vagas.
Costuma jogar com as classes Paladino, Monge e Feiticeiro de D&D, Dragonborn, Aasimar, Elfo e Meio-Elfo são as Raças favoritas.
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