Crie sua própria base de operações!
Dungeons & Dragons 5ª edição, originalmente, não fornecia aos jogadores uma ferramenta para transformarem ruínas e outros locais abandonados em seu lar. Isso, contudo, não será mais um problema com o novo sistema de Bastiões!
Christopher Perkins (designer de aventuras e designer de regras da edição 2024 de Dungeons & Dragons) e James Wyatt (game designer) conversaram com Todd Kenreck para explicar um pouco mais sobre este novo subsistema opcional para a edição 2024 de Dungeons & Dragons.
Os Bastiões
O Bastião, na visão de Perkins, é uma forma do jogador colaborar com a criação do mundo onde as aventuras ocorrem. Através desta mecânica, os jogadores terão pleno controle de uma ínfima parte daquele mundo, através de um bastião. Wyatt ressalta, aliás, que o DM não possui qualquer controle sobre o sistema (com exceção de indicar quando um Turno do Bastião ocorre, normalmente a cada sete dias dentro do jogo).
Este sistema também transforma, ainda que de forma momentânea, um jogador em um DM (Dungeon Master, ou simplesmente Mestre). Isso porque ele terá que criar NPCs para povoar seu novo ambiente, descrever locais, criar mapas, determinar novas instalações e indicar afazeres enquanto os personagens estiverem fora. Os personagens podem, por exemplo, determinar que seus funcionários irão forragear ervas e plantas, por exemplo, para confeccionar poções e venenos!
O mais importante sobre o sistema de Bastiões é que ele não interfere no jogo tradicional. Dessa forma, seus personagens continuarão se aventurando sem quaisquer problemas ou preocupações. Aliás, as ações realizadas para melhoria ou manutenção dos bastiões podem ser realizadas fora de uma sessão tradicional de RPG!
Para garantir que cada bastião seja único, os designers de Dungeons & Dragons (2024) criaram uma série de instalações que você pode ter em seu Bastião (há 29 delas, para ser exato). Todas as classes possuem um lugar único para chamar de “seu”. E isso, claro, produz benefícios para o seu personagem.
Criando instalações
Criar estas instalações extras, contudo, exige dinheiro e tempo, entretanto. Com os itens mágicos agora possuindo preços definidos (como você pode ver nesta publicação), você não terá tanto dinheiro parado como na edição 2014 de D&D 5ª edição para investir em seu Bastião.
Algumas destas instalações, entretanto, não possuem preço: em vez disso, elas estão disponíveis quando você atingir determinado nível. Isso, mais uma vez, deixa claro que esta é uma progressão em paralelo ao jogo tradicional: você ainda precisa se aventurar como normalmente.
Estas instalações possuem pré-requisitos adicionais por um motivo: elas fornecem benefícios mecânicos aos personagens dos jogadores. Você começa com duas destas instalações quando a mecânica estiver disponível (5º nível, aliás), podendo ter até 6 instalações especiais no 17º nível.
O Jardim, por exemplo, é uma destas instalações especiais. Ele possui interações especiais quando você usa a ação Forragear na sua Ação de Bastião, a depender do estilo de jardim que você escolheu. Este jardim pode ser meramente decorativo, ter frutos (comida), ervas (para poções) ou plantas venenosas (para venenos).
Infelizmente, a Wizards of the Coast não mencionou quais os benefícios mecânicos de cada instalação. De qualquer forma, todas as opções de instalações especiais estão disponíveis abaixo:
Arquivo
Arsenal
Bar
Biblioteca arcana
Câmara de meditação
Círculo de teleporte
Depósito
Estábulo
Estufa
Forja
Jardim
Laboratório
Livraria
Observatório
Oficina
Ossuário
Quartel
Reliquário
Sacristia
Sala de guerra
Sala de treinamento
Sala de troféus
Salão da guilda
Salão de jogos
Santuário
Scriptório
Semiplano
Teatro
Zoológico
As ações do Bastião
Quando um Turno de Bastião ocorre, os personagens podem solicitar que determinados serviços sejam realizados enquanto ausentes. Itens podem ser construídos, poções podem ser criadas por alquimistas e NPCs adicionais são recrutados — a depender, claro, do seu pedido.
Esses pedidos dependem das instalações de seu bastião. Se não há um jardim, por exemplo, forragear não é uma opção.
Todas as opções para o turno do Bastião está disponível abaixo:
Criar
Forragear
Fortificar
Manutenção
Pesquisar
Recrutar
Vender ou trocar
Junto com o Turno do Bastião, os personagens devem rolar se eventos aleatórios aconteceram durante sua ausência. Estes eventos permitem que personagens invistam (em questão de roleplay) ainda mais em seus bastiões, ou simplesmente os ignorem caso a trama da aventura esteja mais interessante. O livro também fornecerá diretrizes para que estes turnos ocorram com mais ou menos frequência.
É importante salientar, claro, que cada bastião é único para cada personagem, mas existe a possibilidade dos personagens unirem seus bastiões, criando algo ainda maior— como um grandioso castelo, por exemplo. Quando optarem por esta decisão, cada personagem se torna responsável por uma parte das instalações, realizando suas ações de bastiões como normalmente o fariam caso controlassem a instalação por completo.
Ainda, há um registro para que os personagens tomem nota das informações acerca de seu Bastião. Este registro estará disponível online quando o Dungeon Master’s Guide (livro que oferecerá estas regras) estiver disponível no D&D Beyond.
Por fim, você pode conferir uma prévia destas regras na coluna Unearthed Arcana. Esta coluna serve para que a Wizards of the Coast disponibilize conteúdos para a comunidade, com o intuito de que os fãs testem estes materiais. Portanto, esta versão dos Bastiões é apenas um protótipo!
O post D&D: o novo sistema de Bastiões do Livro do Mestre! apareceu primeiro em Joga o D20.
Share this content:
Deixe uma resposta