​D&D edição 2024: o novo Livro do Mestre!

​D&D edição 2024: o novo Livro do Mestre!

​D&D edição 2024: o novo Livro do Mestre!, RPG - Mestre Charles Corrêa
Compartilhar

Marcando o retorno de Greyhawk!

A principal ferramenta para introduzir novos jogadores ao papel de narrador (ou mestre) é o Livro do Mestre. Vamos conhecer as mudanças da edição 2014 do Dungeon Master’s Guide de Dungeons & Dragons 5ª Edição para a edição 2024!

O Dungeon Master’s Guide (2024) agora é um livro maior, com 384 páginas. Este é o tamanho padrão para todos os livros básicos nesta revisão, aliás. Contudo, diferente dos outros dois livros básicos, a nova versão do livro terá muitos conteúdos inéditos para o leitor!

Como já citado em outras entrevistas por Christopher Perkins (designer de aventuras de Dungeons & Dragons), a concepção do Dungeon Master’s Guide (2014) ocorreu em tempo recorde — pouco mais de dois meses. Logo, dos três livros básicos, a publicação foi a que menos recebeu “carinho” por parte da Wizards of the Coast.
Logo após a publicação original ir para a gráfica, Jeremy Crawford, designer de regras de Dungeons & Dragons, citou que haviam mais conteúdos que ele gostaria de ter adicionado na publicação.

O livro contará com cinco aventuras, que possuem o propósito de apresentar o papel do DM para jogadores que queiram experimentar esta tarefa!

Por ser um livro dedicado a narradores novos e experientes, a edição 2024 do Dungeon Master’s Guide contará não com uma, mas cinco aventuras curtas e introdutórias. Neste capítulo, intitulado “Creating Adventures”, você encontrará dicas e orientações do próprio Perkins (criador de Lost Mines of Phandelver e Curse of Strahd) para criar sua própria aventura. As aventuras, portanto, mostram as dicas apresentadas, aplicadas na prática.

Um novo cenário a explorar

Mas não para por aí: o livro também conta com um cenário de campanha. No capítulo voltado para lhe educar a como criar seu cenário de campanha, você encontrará informações sobre como estabelecer conceitos básicos deste universo. Para servir como aplicação prática destas dicas, você terá acesso a Greyhawk, o primeiro cenário de campanha para Dungeons & Dragons.

Sendo, portanto, um cenário de campanha, o livro acompanhará um mapa-pôster, mostrando Oerth, o mundo de Greyhawk, na frente, enquanto o verso estampa a maravilhosa cidade de Greyhawk. O mapa da cidade de Greyhawk figura no pôster porque o intuito dos designers do livro é apresentar algo equivalente ao “centro do mundo” no cenário — um ambiente onde as aventuras normalmente começam (assim como a Costa da Espada é para Forgotten Realms na edição atual).

O cenário estará parcialmente disponível na publicação, através da região leste de Oerth, intitulada Flanaess (mesma região disponível na 3ª edição de Dungeons & Dragons, através da iniciativa Living Greyhawk).

O mapa de Flanaess na edição 3.5 de Dungeons & Dragons

Junto com o cenário, você encontrará um glossário que destacará onde você pode encontrar determinados elementos da história deste e de outros cenários não apenas no livro em si, mas através de inúmeras publicações lançadas nestes cinquenta anos de Dungeons & Dragons.

Novas regras do Livro do Mestre

O Dungeon Master’s Guide (2024) também conta com novas regras que enriquecem a experiência dos jogadores. A principal delas, já testadas publicamente através de uma Unearthed Arcana, lhe permite criar ou tomar uma fortaleza!

Claro: isso já era possível na edição 2014 de Dungeons & Dragons — afinal, bastava conquistar um local abandonado e chamar de seu. Mas nesta edição, você encontrará regras para desenvolver estes ambientes. Estas regras, entretanto, só estão acessíveis aos personagens a partir do 5º nível.

Apesar dos personagens auxiliarem na manutenção do bastião (cada um deles será responsável por uma área diferente da fortaleza), o forte é autossustentável. Portanto, caso os jogadores não queiram investir tempo nesta atividade, eles poderão abdicar desta tarefa.

Mas, se os seus jogadores quiserem investir nesta missão, o jogo apresentará mecânicas recompensadoras por tal esforço. A mecânica principal de Bastião, por fim, é acionada sempre que o DM julgar que passou tempo o suficiente na campanha desde a última interação importante no forte.

Esta mecânica é similar a um minigame, onde os jogadores verificam se algum evento ocorreu durante o período e realocam serviçais entre as diferentes funções exigidas para a manutenção do forte. Segundo Perkins, esta mecânica permitirá que os jogadores se tornem DMs (Dungeon Master, ou apenas Mestre) neste pequeno microcosmo, dando um gostinho de como se tornar um narrador no futuro.

Se você quiser dar uma espiada nestas regras, você pode consultar (em inglês) a Unearthed Arcana 7: Bastions and Cantrips, disponível no botão a seguir.

Itens mágicos e tesouros

Este capítulo já existia na edição 2014 do Dungeon Master’s Guide, sendo o maior capítulo do livro.

Alguns dos itens presentes na versão anterior do livro sofreram ajustes, enquanto novos itens foram adicionados na nova publicação. Em sua maioria, estes novos itens são Itens Mágicos Comuns, que apesar do nome, eram incomuns dentro do livro. Ainda, os fabulosos itens mágicos apresentados no desenho Caverna do Dragão aparecerão no livro, em celebração aos cinquenta anos de Dungeons & Dragons.

História de Dungeons & Dragons

Os primeiros capítulos do Dungeon Master’s Guide (2014) continham informações pouco relevantes para o jogo.

Assim como na edição 2014, teremos um capítulo dedicado ao multiverso de Dungeons & Dragons e seus múltiplos planos de existência. Perkins informou que este capítulo terá novas artes, bem como informações mais úteis para DMs — sempre ressaltando que, a partir do momento em que o jogo começa, este mundo é seu.

Ficha de anotações

A ficha de anotações (Tracking Sheets) é um novo recurso disponível dentro do Dungeon Master’s Guide (2024). Segundo Perkins, este recurso servirá para que você tome nota dos acontecimentos importantes de sua campanha — ao criar um NPC novo, por exemplo, você poderá anotar as informações importantes que ele possui. Em outro modelo desta ficha, você poderá criar assentamentos rapidamente.

Outras fichas incluem listas para que você anote os Itens Mágicos que forneceu durante a campanha, um guia de planejamento da sessão e uma ficha própria para o Bastião dos jogadores. Você poderá baixar estas fichas gratuitamente no futuro, através do D&D Beyond.

Os capítulos iniciais

Finalmente, os três primeiros capítulos são voltados para educar novos Mestres — na edição 2014, estes eram os últimos capítulos do livro. O primeiro capítulo apresenta informações úteis para jogadores curiosos e que queiram se tornar DMs. O segundo capítulo, intitulado “Jogando”, apresenta um passo-a-passo de como “fazer o jogo acontecer”. Nele, você encontrará dicas para organizar suas sessões, convidar jogadores e estabelecer limites dentro de jogo. E claro: informações sobre como realizar sua tarefa como Dungeon Master.

Por fim, o terceiro capítulo é a “caixa de ferramentas” do DM, compilando regras antes espalhadas pelo Dungeon Master’s Guide (2014). Isso inclui armadilhas, armas de cerco, maldições, regras para criar monstros e NPCs, venenos e afins.

A pré-venda do Dungeon Master’s Guide (2024)

Vale lembrar que o Dungeon Master’s Guide (2024) se encontra em pré-venda atualmente, com o lançamento previsto para o dia 11 de novembro de 2024. O livro possui o preço sugerido de US$ 49,99 (R$ 272,96 na cotação atual).

Na Amazon Brasil, o livro está R$ 50 mais barato do que o valor sugerido!

Contudo, o livro também está disponível através da pré-venda Amazon Brasil, com frete grátis. O lado positivo é que o livro está R$ 50 mais barato do que o preço de capa (ou sugerido): no momento da publicação, o Dungeon Master’s Guide (2024) está disponível por R$ 219,66!

As novidades da edição 2024 de Dungeons & Dragons

Ao longo das últimas semanas, estamos compilando todas as prévias fornecidas pela Wizards of the Coast, seja através do canal oficial do Youtube dedicado a Dungeons & Dragons, como também por meio do D&D Beyond (o braço digital oficial de Dungeons & Dragons).

Abaixo, você pode conferir todas as publicações realizadas por nossa equipe contendo prévias da atualização de D&D:

Classes

Bárbaro;

Bruxo;

Bardo*;

Clérigo*;

Druida;

Feiticeiro*;

Guardião (Ranger);

Guerreiro;

Ladino;

Mago;

Monge*;

Paladino.

Mecânicas de jogo

A nova mecânica de Maestria com Armas;

Antecedentes, Espécies e Talentos;

Antecedentes, Talentos e Magias, revelados por influenciadores;

Criando seus próprios itens;

Novas mecânicas para Magias;

Livros

O novo Dungeon Master’s Guide — Greyhawk está de volta;

Conheça mais detalhes sobre o novo Livro dos Monstros!

*: Publicações cujos artigos originais da Wizards of the Coast ainda não estão disponíveis.

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Twitch

O post D&D edição 2024: o novo Livro do Mestre! apareceu primeiro em Joga o D20.

 

​D&D edição 2024: o novo Livro do Mestre!, RPG - Mestre Charles Corrêa

Share this content:

Compartilhar

Plugin Kapsule Corp