​D&D edição 2024: o novo Bardo!

​D&D edição 2024: o novo Bardo!

​D&D edição 2024: o novo Bardo!, RPG - Mestre Charles Corrêa
Compartilhar

A classe conta com uma subclasse inédita!

Ainda falando sobre conjuradores de Dungeons & Dragons 5ª Edição que manipulam energias arcanas, hoje apresentaremos todas as mudanças realizadas na classe Bardo!
Você agora pode usar Inspiração de Bardo após saber se falhou ou não em um teste!

O Bardo é a classe mais versátil de Dungeons & Dragons. Além de ser um exímio conjurador, o Bardo possui inúmeras capacidades sociais e de exploração — em suma, um Ladino com capacidades mágicas. O Bardo, além disso, é capaz de fornecer suporte aos seus aliados através de sua Inspiração de Bardo — um dado que pode ser adicionado nas Jogadas de Ataque ou Salvaguardas de seus companheiros.

Sua versatilidade também se destaca em sua lista de magias: o Bardo recebe um misto de magias arcanas e divinas. Ao mesmo tempo em que recebe boas magias que causam dano (como Despedaçar), a classe também recebe magias restaurativas como Curar Ferimentos (que, aliás, estão melhores do que na edição 2014 de D&D, como você pode ver neste artigo).

Vamos ver o que mudou na classe?

O novo Bardo de Dungeons & Dragons (2024)

Usar Palavras de Poder: Matar em duas criaturas ao mesmo tempo? O Bardo de 2024

Conjuração (Spellcasting)

Durante a Unearthed Arcana (coluna de testes públicos da Wizards of the Coast), o Bardo não possuía sua própria lista de magia, compartilhando a lista de outras classes. Estas mudanças, contudo, foram revertidas na publicação oficial.

Na publicação acerca das atualizações do Mago (que você pode ver neste artigo), Jeremy Crawford (designer de regras de Dungeons & Dragons 5ª Edição) mencionou que o Mago seria a única classe capaz de substituir um de seus Truques ao ganhar um novo nível na classe. Entretanto, esta informação é improcedente: todas as classes conjuradoras (o que inclui o Bardo) podem trocar um de seus Truques ao evoluir.

Inspiração de Bardo (Bardic Inspiration)

Inspiração de Bardo pode ser usado em até 1 hora após ser fornecido, em vez de apenas 10 minutos. Esta, contudo, não é a principal melhoria da característica. Na edição 2024 de Dungeons & Dragons, você pode usar sua Inspiração de Bardo após saber que você falhou em uma jogada!

Apenas para registro, na edição 2014 do Player’s Handbook, você até podia ver o resultado final do seu teste, mas deveria usar o dado da Inspiração de Bardo antes de saber se você foi bem sucedido no teste.

Especialista (Expertise)

Especialista funciona da mesma forma que Pau pra Toda Obra (Jack of All Trades). A diferença é que, na edição 2024 do Player’s Handbook, você receberá essa característica no 2º nível. Você recebe esta característica novamente no 9º nível (em vez de 10º nível na edição 2014 de Dungeons & Dragons).

Fonte de Inspiração (Font of Inspiration)

Na nova versão desta característica, o Bardo pode cosumir Espaços de Magia para restaurar o uso de sua Inspiração de Bardo.

Contra-Encantamento (Countercharm)

A nova versão de Contra-Encantamento está disponível no 7º nível, e agora usa uma Reação em vez de uma Ação. Nesta versão, ao ver uma criatura falhar em uma salvaguarda que culmine na criatura sendo amedrontada ou enfeitiçada, o Bardo permite que a criatura refaça a jogada. Além de refazer a jogada, a criatura terá Vantagem na jogada.

Ou seja: com três rolagens (a jogada tradicional, mais os dois dados fornecidos pelo Bardo) é praticamente impossível a criatura falhar na Salvaguarda (ao ponto de nos questionarmos se não era melhor simplesmente o Bardo impedir que criaturas sejam amedrontadas ou enfeitiçadas).

Segredos Mágicos (Magical Secrets)

Esta é a arte que representa o Bardo do Colégio do Conhecimento. Ela ressalta o caráter estda subclasse.

Esta característica de 10º nível foi enfraquecida. Algumas das magias pertencentes aos “meio conjuradores” (Guardiões e Paladinos) podem ser mais fortes do que suas contrapartes de mesmo nível — afinal, estas classes demoram mais para ter acesso a elas, e portanto, estas precisam ser impactantes.

Ainda, Bruxos e Feiticeiros possuem feitiços únicos em suas listas de magias, refletindo seus elos com criaturas de outros planos. A Wizards of the Coast não quer que você tenha acesso a estas magias.

Portanto, com Segredos Mágicos, o Bardo apenas pode obter magias das classes Clérigo (conjurador divino), Druida (conjurador primitivo) e Mago (conjurador arcano). O Talento Iniciado em Magia (Magic Initiate) seguirá caminho similar.

Contudo, há uma grande melhoria: sempre que você receber acesso a novas magias, você poderá escolher suas novas magias não apenas da lista de magias do Bardo, mas de qualquer uma das três classes supracitadas!

Inspiração Superior (Superior Inspiration)

Inspiração Superior agora está disponível no 18º nível. Seu efeito agora permite que, após rolar Iniciativa, você sempre tenha, no mínimo, dois usos de sua Inspiração de Bardo. Antigamente, este efeito só era concedido quando você não mais possuía Inspiração de Bardo, e você apenas recuperava um único uso.

Portanto, você receberá mais Inspirações de Bardo, e mais cedo no jogo. Este é um caso onde o Bardo só tem a ganhar.

(NOVO) Palavras da Criação (Words of Creation)

Esta nova característica está disponível no 20º e último nível. Ela faz com que o Bardo sempre tenha as magias Palavra de Poder: Matar (Power Word: Kill) e Palavra de Poder: Salvar (Power Word: Heal) preparadas.

Por serem magias intrinsicamente ligadas ao Bardo, a Wizards of the Coast realizou uma grande melhoria nestes feitiços: ao conjurá-los como um Bardo de 20º nível, você pode escolher dois alvos em vez de apenas um!

Por fim, e apenas para fins de registro, o guardião ao alcançar o 20º nível substitui o dado de dano da magia Marca do Predador (Hunter’s Mark) de d6 para d10. Enfatizamos esta característica específica só para destacar o abismo de diferença entre o Guardião e todas as demais classes reajustadas na nova edição.

Características removidas

A característica Canção do Descanso (Song of Rest) não mais existe na edição 2024 de Dungeons & Dragons.

As subclasses de Bardo

O Colégio do Glamour é tudo sobre encantar pessoas com sua presença fascinante!

O Bardo na edição 2014 de Dungeons & Dragons contava com duas subclasses: Colégio da Bravura (College of Valor) e Colégio do Conhecimento (College of Lore).

Agora, o Bardo (bem como todas as demais classes) terá quatro subclasses: além das duas citadas, teremos o Colégio do Glamour (College of Glamour), presente no suplemento Guia de Xanathar Sobre Todas as Coisas, e o Colégio da Dança (College of Dance), uma subclasse inédita.

Segundo Jeremy Crawford, a equipe por trás do maior RPG do mundo queria ter publicado a subclasse há muito tempo. Com a edição 2024 de Dungeons & Dragons chegando daqui a dois meses, esta era a oportunidade perfeita para apresentá-la ao público.

Colégio da Bravura (College of Valor)

O Colégio do Valor, a subclasse de Bardo combatente de D&D 5ª Edição, já era uma subclasse sólida na edição 2014 de Dungeons & Dragons. Portanto, esta é a subclasse com a menor quantidade de alterações.

Ataque Extra (Extra Attack)

A mudança realizada no Ataque Extra é similar ao que ocorreu com o Cavaleiro Místico, subclasse de Guerreiro capaz de conjurar magias. Agora, você poderá abrir mão de um de seus ataques para conjurar um Truque. Desta forma, em combate, este bardo terá a maior quantidade de opções táticas.

Conjuração (Spellcasting)

Estes Bardos normalmente usam duas armas, ou um conjunto de arma e escudo em suas mãos. Portanto, como ele conjuraria um Truque em vez de um de seus ataques?

O Colégio da Bravura receberá uma grande melhoria para este fim. Agora, armas simples e marciais tornam-se focos de conjuração para suas magias de Bardo.

Colégio do Conhecimento (College of Lore)

O Colégio do Conhecimento é inspirado nos clássicos bardos estudiosos, honrando o nome de “Colégio” para suas subclasses. Apesar de também ser uma subclasse sólida, ela precisava de algumas pequenas melhorias para equiparar-se às demais subclasses do Bardo.

Palavras de Interrupção(Cutting Words)

Esta característica agora funciona contra alvos que não podem ser enfeitiçados. Nos níveis mais altos, esta característica possuía pouco uso, uma vez que inúmeras criaturas possuíam imunidade à condição Enfeitiçado.

Descobertas Mágicas (Magical Discoveries)

Esta característica não mais se chama Segredos Mágicos Adicionais. Contudo, ela agora possui as mesmas restrições de Segredos Mágicos — portanto, você só poderá escolher magias das classes Clérigo, Druida e Mago. Você, contudo, agora poderá substituir estas magias adicionais ao receber um nível nesta classe (o que justifica a mudança de nome da característica).

Perícia Inigualável (Peerless Skill)

Por fim, Perícia Inigualável (característica de 14º nível) recebeu uma grande melhoria. Agora, caso falhe em um Teste de Atributo ao usar seu dado de Inspiração de Bardo, você não perderá seu dado de Inspiração de Bardo. Portanto, você só perderá seu dado caso tenha sucesso em sua jogada, e desta forma, ela se torna menos frustrante para o jogador.

(NOVO) Colégio da Dança

O Colégio da Dança, por incrível que pareça, é a subclasse de Bardo mais ligada ao combate!

O Colégio da Dança, segundo Crawford, destaca que a comunicação realizada pelas Palavras da Criação no princípio do multiverso não era apenas realizada através de palavras em si, mas também por meio de gestos e danças. E é aqui que o Colégio da Dança entra como uma subclasse de Bardo!

Movimentos Deslumbrantes (Dazzling Footwork)

Esta característica inicial da subclasse engloba diversas características menores.

Ao realizar testes de Atuação enquanto dança, você receberá Vantagem nesta jogada de dados.

Ao não usar Armaduras, sua Classe de Armadura será igual a 10 + seu modificador de Carisma + seu modificador de Destreza.

Ao consumir um uso de sua Inspiração de Bardo, você pode realizar um Ataque Desarmado como parte da mesma Ação ou Ação Bônus usada para fornecer Inspiração de Bardo.

Seus Ataques Desarmados não mais causam 1 de dano, acrescido de seu modificador de Força. Agora, a jogada de dano de seu Ataque Desarmado é igual ao seu dado de Inspiração de Bardo, acrescido de seu modificador de Destreza. Você não consome seu dado de Inspiração de Bardo ao atacar desta forma.

Atrito Inspirador (Inspiring Damage)

Esta característica de 6º nível permite que o Bardo do Colégio da Dança consuma um dado de Inspiração de Bardo, com uma Reação, quando um inimigo encerra seu turno a até 1,5 metros de distância de si.

A reação permite a você e a um aliado seu movimentar-se até metade de seus deslocamentos, sem provocar Ataques de Oportunidade. E claro: por ter consumido um dado de Inspiração de Bardo desta forma, você pode realizar um Ataque Desarmado como parte da mesma reação!

Como um Dueto (Tandem Footwork)

Ainda falando de características de 6º nível, Tandem Footwork (não achamos nenhum termo melhor para esta característica) permite que você consuma um dado de Inspiração de Bardo durante a Iniciativa, caso não esteja Incapacitado.

Ao fazer isso, você pode adicionar o valor rolado neste dado no valor da sua Iniciativa, bem como de qualquer aliado a até 9 metros de você!

Liderar Evasão (Leading Evasion)

Finalmente, sua característica de 14º nível permite ao Bardo do Colégio da Dança usufruir da característica Evasão, das classes Ladino e Monge. Caso não se recorde desta habilidade, ela lhe permite não sofrer dano ao ser alvo de uma Salvaguarda de Destreza e ser bem sucedido no teste. E caso você falhe na jogada, você sofrerá apenas metade do dano.

A diferença aqui é que o Bardo do Colégio da Dança pode compartilhar esta característica com quaisquer aliados que estejam a até 1,5 metros de você!

É engraçado ver que um bardo cujo foco é dançar possui apenas características de combate. Para ser honesto, isso não é algo que eu esperava — imaginaria que, ao menos, a subclasse contaria com uma característica para enfeitiçar criaturas em combate com uma dança hipnotizante ou algo similar.

Colégio do Glamour (College of Glamour)

Como citamos, o Colégio do Glamour já havia aparecido na edição 2014 de Dungeons & Dragons, através do suplemento Xanathar’s Guide to Everything. Apesar de ser uma subclasse mais recente, em comparação com àquelas presentes no Livro do Jogador, ela sofreu uma série de modificações.

(NOVO) Magia Sedutora (Beguiling Magic)

Magia Sedutora substitui Performance Sublime (Enthralling Performance). Esta característica de 3º nível permite que você sempre tenha as magias Enfeitiçar Pessoa (Charm Person) e Reflexos (Mirror Image) em sua lista de magias conhecidas.

Ainda, ao conjurar uma magia de Encantamento ou Ilusão, você pode tentar amedrontar ou enfeitiçar um alvo. Você pode usar esta característica uma quantidade limitada de vezes por dia. O intuito desta característica é tentar simular a encantadora presença de palco de um ator.

Manto da Inspiração (Mantle of Inspiration)

Na edição 2024 de Dungeons & Dragons, você receberá mais Pontos de Vida Temporários com esta característica.

Esta característica permite que você consuma um dado de Inspiração de Bardo: ao fazê-lo, você concede Pontos de Vida Temporários para uma quantidade de criaturas igual ao seu modificador de Carisma. Estas criaturas também podem se mover até o máximo de seu deslocamento caso usem sua Reação — e sem provocar Ataques de Oportunidade!

Manto da Majestade (Mantle of Majesty)

Você sempre terá a magia Comando (Command) em sua lista de magias conhecidas — ela é essencial para a característica, aliás. Você também poderá restaurar o uso desta característica ao consumir um Espaço de Magia de 3º círculo ou superior.

Essa característica permite que você exerça uma influencia encantadora por 1 minuto, permitindo que você conjure Comando em múltiplas criaturas sem consumir Espaços de Magia.

Majestade Inquebrável (Unbreakable Majesty).

Por fim, esta característica de 14º nível agora força um inimigo que lhe ataque pela primeira vez no turno dela a realizar uma salvaguarda de Carisma. Caso ele falhe, o ataque falhará automaticamente.
A característica, portanto, torna-se mais simples e com mais utilidade.

As novidades da edição 2024 de Dungeons & Dragons

Ao longo das últimas semanas, estamos compilando todas as prévias fornecidas pela Wizards of the Coast, seja através do canal oficial do Youtube dedicado a Dungeons & Dragons, como também por meio do D&D Beyond (o braço digital oficial de Dungeons & Dragons).

Abaixo, você pode conferir todas as publicações realizadas por nossa equipe contendo prévias da atualização de D&D:

Classes

Bárbaro;

Bruxo;

Bardo*;

Clérigo*;

Druida;

Feiticeiro*;

Guardião (Ranger);

Guerreiro;

Ladino;

Mago;

Monge*;

Paladino.

Mecânicas de jogo

A nova mecânica de Maestria com Armas;

Antecedentes, Espécies e Talentos;

Antecedentes, Talentos e Magias, revelados por influenciadores;

Criando seus próprios itens;

Novas mecânicas para Magias;

Livros

O novo Dungeon Master’s Guide — Greyhawk está de volta;

Conheça mais detalhes sobre o novo Livro dos Monstros!

*: Publicações cujos artigos originais da Wizards of the Coast ainda não estão disponíveis.

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Twitch

O post D&D edição 2024: o novo Bardo! apareceu primeiro em Joga o D20.

 

​D&D edição 2024: o novo Bardo!, RPG - Mestre Charles Corrêa

Share this content:

Compartilhar

Plugin Kapsule Corp