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​D&D edição 2024: conheça o novo Paladino!

​D&D edição 2024: conheça o novo Paladino!

​D&D edição 2024: conheça o novo Paladino!, RPG - Mestre Charles Corrêa
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E temos polêmica!

Continuando nossas publicações sobre as principais mudanças da edição 2014 de Dungeons & Dragons 5ª Edição para a edição 2024 de D&D, hoje apresentamos as mudanças na classe Paladino!
E caso tenha perdido, você pode conferir as boas mudanças na classe Ladino nesta publicação!

Durante a fase de playtest, a Wizards of the Coast sinalizava que seguiria por caminhos, no mínimo, questionáveis com o Paladino. A edição 2014 da classe já era adorada (apesar de exigir alguns ajustes aqui e ali), e logo, os jogadores não entenderam o porquê de algumas mudanças.

Para tristeza de alguns e felicidade de outros, várias das mudanças propostas pela classe passaram pela fase de testes, e logo, farão parte do livro oficial, que será lançado no dia 2 de setembro de 2024. Vamos conferir?

As características do novo Paladino de D&D (2024)

Conjuração

A primeira grande mudança é que a característica Conjuração está disponível desde o 1º nível!

Esta mudança visa ensinar o jogador que possua um personagem Paladino as regras de conjuração desde cedo, em vez do mesmo ser surpreendido com mais um punhado de regras novas no 2º nível.

Mãos Consagradas (Lay on Hands)

Mãos Consagradas agora utiliza uma Ação Bônus em vez de uma ação, de acordo com o D&D Beyond. Ainda, ela não mais remove doenças. Finalmente, esta característica agora pode ser usada em constructos e mortos-vivos — provavelmente porque há espécies que compartilham destes tipos de criaturas, como os Forjados Bélicos de Eberron.

Vale ressaltar que o portal D&D Beyond é de propriedade da Wizards of the Coast. Aliás, ao entrar no site oficial destinado a Dungeons & Dragons, você é automaticamente redirecionado para o D&D Beyond. O intuito é que a plataforma seja o mais novo hub digital do maior RPG do mundo!

Maestria com Armas (Weapon Mastery)

Maestria com Armas é uma nova característica de Dungeons & Dragons 5ª Edição, voltada para expandir o leque de opções das classes combatentes com armas durante o combate. Esta publicação ensina tudo o que você precisa saber sobre Maestrias com Armas. No primeiro nível, o Paladino já possui acesso a duas Maestrias com Armas, podendo mudar suas armas com um Descanso Longo.

Podendo mudar ao fim de cada descanso longo, você não será punido por mudar de arma com a mecânica de Maestria com Armas!

Estilo de Luta (Fighting Style)

O Paladino não mais possui mais restrições de escolha de qual Estilo de Luta escolher — bem diferente da edição 2014 de Dungeons & Dragons. Você pode substituir estes Estilos de Luta por truques de Clérigo — a característica Cavaleiro Abençoado, presente em Tasha’s Cauldron of Everything, já faz isso. O intuito é fornecer mais opções de customização aos jogadores.

Paladins’ Smite (Destruição do Paladino)

Esta é uma reformulação do antigo e famigerado Divine Smite (ou Destruição Divina). Agora, a característica fornece duas habilidades.

O Divine Smite em si agora é uma magia, que Paladin Smite lhe fornecerá gratuitamente (o que significa que ela está sempre preparada, não consumindo espaço em sua lista de magias).

Ela também lhe permite conjurar Divine Smite uma única vez, sem consumir um Espaço de Magia — similar ao que ocorre quando Talentos lhe fornecem magias adicionais. Aliás, agora você pode usar a magia aliado a um Ataque Desarmado.

Para conjurar a magia, você precisa consumir uma Ação Bônus.

Existem alguns problemas oriundos dessa mudança, e que afeta diretamente na experiência de jogar como um Paladino.

Em primeiro lugar, a antiga Destruição Divina lhe permitia usá-la após o ataque, sem consumir qualquer Ação ou Ação Bônus. Na prática, isso permitia que você usasse a característica após desferir um Acerto Crítico, adicionando dados extras no seu dano.

Ainda, sendo uma magia, isso significa que inimigos podem usar Contramágica em sua Destruição Divina. E claro: inimigos imunes a magias (ou a magias de círculos menores) não mais serão afetados por Destruição Divina.

Por fim, por ser uma magia que requer contração, isso também permite que seus adversários quebrem sua concentração caso erre seus ataques após a conjuração da magia. Se você abrir o vídeo da Wizards of the Coast destinado ao Paladino, verá que grande parte das críticas concentram-se nestas mudanças.

Toda classe agora possui uma ilustração de página completa mostrando uma figura proeminente da classe. Esta é a arte para a classe Paladino

Canalizar Divindade (Channel Divinity)

Disponível no 3º nível, agora Paladinos possuem dois usos de Canalizar Divindade, recuperando um dos usos com um Descanso Curto ou todos os usos com um Descanso Longo. Você recebe um uso adicional (logo, três usos) no 11º nível.

Sentido Divino (Divine Sense)

Sentido Divino se tornou uma das opções de Canalizar Divindade, em vez de ser uma característica por si só como na edição 2014 de Dungeons & Dragons. Ao utilizá-la, seu efeito perdurará por mais tempo antes de seu encerramento — 10 minutos em vez de apenas 6 segundos. O intuito é que você possa usar a característica em interações sociais.

Convocar Montaria (Find Steed)

Todos os paladinos, no 5 º nível, recebem a característica/magia Find Steed. Da mesma forma que Destruição Divina, Convocar Montaria sempre está preparada para você, e pode ser conjurada uma única vez sem consumir espaços de magia.

Esta mudança é motivada pelo fato de que Convocar Montaria é uma marca registrada do Paladino, e portanto, fazia sentido permitir que um Paladino sempre a tivesse disponível. Convocar Montaria, aliás, também terá seu próprio bloco de estatística, ressaltando sua ligação com a classe Paladino. Finalmente, fornecer um uso gratuito permite que o Paladino consuma seus limitados espaços de magia com feitiços realmente impactantes.

Repudiar Inimigos (Abjure Foes)

Algumas subclasses de Paladino apresentavam novos usos para Canalizar Divindade. Estes usos agora se transformam na característica Repudiar Inimigos, acessível a todos os paladinos. Ao que tudo indica, esta característica continuará consumindo um uso de Canalizar Divindade.

Repudiar Inimigos está disponível no 9º nível, e seu uso natural é amedrontar criaturas (com o número de criaturas afetadas limitada pelo seu modificador de Carisma). Quando amedrontadas por Repudiar Inimigos, as criaturas sofrem limitações em suas ações.

Características de aura

Na edição 2014, o Paladino recebia diferentes auras, de diferentes fontes (a classe base recebia características de aura nos níveis 6 e 10, por exemplo). Agora, estas diferentes auras convergem em uma única aura, que recebe novas capacidades a depender de sua subclasse e progresso na carreira.

Aura de Coragem, disponível no 10º nível, por exemplo, encerra automaticamente efeitos da condição Amedrontado em aliados que entrem na sua aura.

Ataques Radiantes (Radiant Strikes)

Ataques Radiantes (antiga Destruição Divina Aprimorada) agora funcionam com ataques desarmados.

Toque Purificador (Restoring Touch)

Toque Purificador agora remove condições ao consumir 5 PVs de seus usos de Mãos Consagradas. É possível remover múltiplas condições com um único uso de Toque Purificador.

Mudanças mecânicas

As mecânicas de Canalizar Divindade e Auras, presente em todas as subclasses de Paladino, agora estão unificadas com outras mecânicas da classe!

Ainda, Jeremy Crawford (designer de regras de Dungeons & Dragons 5ª Edição) aproveitou a oportunidade para destacar duas pequenas mudanças mecânicas. Estas mudanças afetam quase todas as classes do jogo

Emanar

Emanar (ou Emanação) é uma nova área de efeito do jogo, tal como cone ou linha. O intuito mecânico desta adição é ressaltar, em especial, efeitos de auras (como aquelas presentes na classe Paladino).

Listas de Magias

As listas de magias agora se fazem presentes dentro de cada classe ou subclasse conjuradora, não mais em um apêndice separado. Desta forma, a nova edição concentra todos os conteúdos destinados a uma classe em algumas poucas páginas sequenciais.

Estas novas listas indicam as escolas de magias, se é um ritual, se exige Concentração e se requer um componente material específico. Finalmente, antes de falar das subclasses, é importante ressaltar que todas elas sofreram alterações em suas listas de magias — e estas mudanças englobam todas as classes, não apenas o Paladino.

Logo, ao criar seu novo personagem baseado em conceitos da edição 2014 de Dungeons & Dragons, é válido verificar a atualização em sua lista de magias!

Juramento da Devoção (Oath of Devotion)

O Juramento da Devoção era uma das piores subclasses de Paladino por conta de uma característica intrigante: a subclasse interagia muito mal com a economia de ações do jogo. Suas principais características consumiam sua Ação, o que significa que você perdia um ou mais turnos para poder usar a subclasse. Isso mudou na revisão 2024 do Livro do Jogador.

Arma Sagrada (Sacred Weapon)

Agora o Paladino pode ativar esta característica como parte da ação Atacar, em vez de consumir uma Ação.

Pureza de Espírito (Purity of Spirit)

Característica removida.

Destruição Protetora (Smite of Protection)

Destruição Protetora substitui Pureza de Espírito. Ao usar Destruição Divina, você e seus aliados dentro da aura que você emana recebem meia cobertura.

Resplendor Divino (Holy Nimbus)

Resplendor Divino agora usa uma Ação Bônus em vez de uma Ação. Finalmente, agora é possível reutilizar a característica ao consumir um espaço de magia de 5º círculo (lembre-se que o Paladino recebe um 2º espaço de magia de 5º círculo no 19º nível)!

Juramento da Glória (Oath of Glory)

Você pode não conhecer o Juramento da Glória, mas ele é um velho conhecido dos aficcionados por Dungeons & Dragons. Isso porque o arquétipo figurou duas vezes na quinta edição do RPG mais jogado do mundo. A subclasse apareceu em Tasha’s Cauldron of Everything e Mythic Odysseys of Theros.

Atleta Inigualável (Peerless Athlete)

A duração deste uso para Canalizar Divindade torna-se 1 hora em vez de 10 minutos. A característica é mais utilizada no contexto de exploração, segundo Jeremy. Logo, fazia sentido expandir sua duração para englobar a passagem de tempo em maior velocidade enquanto neste pilar do RPG.

Aura de Vivacidade (Aura of Alacrity)

Os benefícios desta aura agora se estendem para qualquer personagem que entrar nesta aura, em vez de apenas os personagens contidos pela aura no início de seu turno.

Por fim

No 17º nível, um Paladino com o Juramento da Glória aprende a magia Yolande’s Regal Presence, que fará todos se ajoelharem perante sua presença. Esta é uma nova magia para D&D 5ª Edição, inspirada em Yolande, a rainha élfica do cenário de Greyhawk — nossa próxima publicação falará um pouco sobre “o cenário deste cenário”.

Juramento dos Anciãos

Canalizar Divindade: Ira da Natureza (Nature’s Wrath)

O alcance de Ira da Natureza foi aumentado.

Aura de Resistência (Aura of Warding)

Agora, criaturas que estiverem dentro dessa aura recebem resistência a dano Necrótico, Psíquico e Radiante, em vez de resistência a qualquer dano causado por magias. O intuito desta mudança é reforçar estereótipos deste paladino — na visão da Wizards, um protetor que combate criaturas celestiais, ínferas e abissais.

Sentinela Imortal (Undying Sentinel)

Por fim, você agora receberá um punhado de Pontos de Vida ao ressurgir com Sentinela Imortal após cair para 0 pontos de vida. Antigamente, você recebia um mísero Ponto de Vida, o que normalmente garantiria uma segunda queda após um novo golpe de seu oponente.

Juramento da Vingança (Oath of Vengeance)

Voto de Inimizade (Vow of Enmity)

Você não mais precisa de uma Ação Bônus para ativá-la (em consequência da mudança de Destruição Divina). Agora, é possível acioná-la como parte de sua ação Atacar. Finalmente, você poderá transferir seu voto de inimizade para outra criatura, caso seu primeiro alvo morra. Este funcionamento é similar ao que ocorre com a magia Marca do Caçador.

Anjo Vingador (Avenging Angel)

Finalmente, você poderá ativar Anjo Vingador com uma Ação Bônus, em vez de uma Ação. É possível reutilizar a característica ao consumir um espaço de magia de 5º círculo!

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