A classe que mais sofreu mudanças nesta revisão!
Finalmente, terminamos de explorar todas as classes de Dungeons & Dragons 5ª Edição, versão 2024. Hoje, apresentamos a classe Monge, a classe que mais sofreu mudanças nesta revisão — o vídeo dedicado à classe possui 40 minutos, e ele não aborda várias das mudanças!
O Monge
Ah, o Monge. É difícil descrever o “problema” da classe mais contestada de Dungeons & Dragons 5ª Edição. Problema entre aspas porque, para muitos (nós inclusos), a classe sequer possui problemas. Isto, contudo, está longe (bem longe, eu diria) de ser um consenso.
O principal problema da classe, e isso é possível definir, é a quebra de expectativa. No mundo ocidental, em especial, o conceito de Monge está mais próximo de um lutador do que de um espiritualista que busca desenvolver o seu corpo. A visão da equipe de design de D&D certamente está mais próxima da segunda descrição do que da primeira.
Novos jogadores de Monge partem do pressuposto que a classe será “porradeira”, reduzindo Pontos de Vida às dezenas a cada golpe. Na prática, isso não acontece. O Monge concentra em seu conjunto de habilidades uma grande quantidade de características defensivas. Em termos de MOBAs e MMOs, o Monge está mais próximo de um off-tank (um misto de resistências, dano e vida) do que um lutador (dano e vida).
O que a Wizards of the Coast fez com este prognóstico? Aumentou seus números e expandiu suas capacidades. Veja como será o novo Monge de Dungeons & Dragons 2024 a seguir!
O Monge na edição 2024 de Dungeons & Dragons
Artes Marciais (Martial Arts)
A principal característica do Monge recebeu uma série de aprimoramentos:
As armas elegíveis para se tornarem Armas de Monge através desta característica agora incluem todas as armas simples, bem como todas as armas marciais com a propriedade Leve. Antes, você só poderia escolher Espadas Curtas, bem como armas simples que não contivessem a propriedade Pesada ou Duas Mãos.
Você não mais precisa realizar a Ação Atacar para realizar um ataque adicional com sua Ação Bônus. Você sempre pode usar sua Ação Bônus para realizar um ataque extra.
Você pode usar seu modificador de Destreza, em vez de Força, para determinar a CD (Classe de Dificuldade) de seus agarrões. Um Monge, portanto, não mais precisa de Força caso deseje criar uma build voltada para agarrar seus alvos.
Por fim, o dado de suas Artes Marciais agora inicia no d6 (dado de seis faces), em vez de d4, escalando conforme você recebe níveis na classe Monge. No 17º nível, este dado recebe seu último aprimoramento, tornando-se um d12 — na edição 2014 de D&D 5ª Edição, este dado era um d10.
Portanto, o Monge atacará mais vezes, e causando mais dano.
Ainda, duas mudanças gerais de Dungeons & Dragons 5ª Edição afetaram ainda mais o Monge.
Agora, além de causar dano com seus Ataques Desarmados, você pode abrir mão do dano para tentar Agarrar ou Empurrar o alvo. Logo, com estas opções sendo parte de um Ataque Desarmado, o Monge poderá usar estas opções ao atacar com a Ação Bônus proporcionada por Artes Marciais, ou ao Atacar usando sua Reação (o que veremos adiante).
Ainda, muitos elementos de jogo que dependiam de “um Ataque Armado” agora também englobam Ataques Desarmados. Dessa forma, o Monge se tornou uma opção de Multiclasse mais viável.
Foco do Monge (Monk Focus)
Esta característica de 2º nível substitui Ki. A grosso modo, a característica é a mesma de Ki, mas alguns detalhes mudaram. Em vez de Pontos de Ki, agora você tem Pontos de Foco, que você pode consumir para ativar efeitos desta e de outras características. Os usos de Pontos de Foco propostos nesta característica, contudo, mudaram radicalmente.
Defesa Paciente (Patient Defense)
Agora, sem consumir Pontos de Foco, você pode usar a ação Desengajar com uma Ação Bônus. Consumindo um Ponto de Foco, você realiza as ações Desengajar e Esquivar usando uma mesma Ação Bônus.
Passos do Vento (Step of the Wind)
Também sem consumir Pontos de Foco, você pode usar a ação Correr com uma Ação Bônus. Com um Ponto de Foco, você pode Correr e Desengajar com a mesma Ação Bônus. De brinde, sua distância de salto é dobrada até o final de seu turno!
Torrente de Golpes (Flurry of Blows)
Torrente de Golpes possui a mesma usabilidade da edição 2014 de Dungeons & Dragons. O seu efeito “gratuito” seria atacar com uma Ação Bônus — uma capacidade já concedida ao Monge através de Artes Marciais.
(NOVO) Metabolismo Sobrenatural (Uncanny Metabolism)
Esta nova característica de 2º nível é, provavelmente, a característica mais “direto ao ponto” do novo Monge. Ao rolar Iniciativa, você pode recuperar todos os seus Pontos de Foco utilizados. Você pode usar esta característica novamente apenas após finalizar um Descanso Longo.
Você também recupera Pontos de Vida (PV) ao fazê-lo: a característica restaura uma quantidade de PV igual a um dado de sua característica Artes Marcias, acrescido de seu nível de Monge.
(NOVO) Defletir Ataques (Deflect Attacks)
Na edição 2014 de Dungeons & Dragons, esta característica chamava-se Defletir Projéteis. Então, por que mudar o nome?
É simples: na edição 2024 de D&D 5ª Edição, você poderá defletir não apenas ataques armados à distância, mas também ataques armados corpo a corpo! Você poderá usá-la em ataques que causem dano Contundente, Cortante ou Perfurante. Ao fazê-lo, você reduz o dano sofrido: role 1d10 e some seu nível de Monge e seu modificador de Destreza.
Caso a quantia a ser reduzida seja maior do que o dano a ser causado, você pode consumir um Ponto de Foco para causar dois dados da característica Artes Marciais, acrescido de seu modificador de Destreza, de dano Energético no alvo — ele pode realizar uma salvaguarda de Destreza para evitar parte deste dano.
Golpe Atordoante (Stunning Strike)
De acordo com Jeremy Crawford, designer de regras de Dungeons & Dragons 5ª Edição, esta era a única característica do Monge de 2014 que estava muito além do que um personagem poderia fazer, e portanto, precisava ser alterada para pior — Atordoado é uma condição muito poderosa no jogo.
Agora, você só poderá usar Golpe Atordoante (uma característica de 5º nível, aliás) uma única vez por turno, e o efeito no alvo se encerra no início de seu próximo turno, em vez de se encerrar no término de seu próximo turno. Para compensar esta limitação, o alvo sofre um pequeno efeito mesmo ao ser bem sucedido na Salvaguarda: a criatura bem sucedida tem seu deslocamento reduzido pela metade, e o próximo ataque realizado contra ela possui Vantagem.
Golpes Potencializados (Empowered Strikes)
Esta característica, outrora disponível no 6º nível, agora estará em seu repertório de Monge no 5º nível. Seu uso tornou-se mais simplificado: em vez de tornar seus ataques mágicos (o que possuía raríssimos efeitos práticos), você pode causar dano Energético em vez de Contundente com seus Ataques Desarmados.
(NOVO) Autorrestauração (Self-Restoration)
Esta característica de 10º nível lhe permite remover condições aplicadas em seu personagem. No fim do seu turno, caso esteja Amedrontado, Enfeitiçado ou Envenenado, você pode simplesmente remover estas condições de si. Ainda, não beber ou comer não mais lhe fornece níveis de Exaustão.
Esta capacidade já estava contida no Monge de 2014, através das características Mente Tranquila (7º nível) e Pureza do Corpo (10º nível). Estas características, contudo, afetavam a economia de ações do Monge. Agora, não mais!
(NOVO) Foco Aprimorado (Heightened Focus)
O foco (duh) desta característica é aprimorar as opções previamente fornecidas por Foco do Monge.
Defesa Paciente: Você agora recebe Pontos de Vida Temporários igual a duas rolagens de seu dado de Artes Marciais.
Passos do Vento: Você pode mover uma criatura voluntária consigo.
Torrente de Golpes: você pode realizar três ataques em vez de dois.
(NOVO) Defletir Energia
Esta nova característica de 13º nível aprimora Defletir Ataques. A partir deste nível de Monge, você pode defletir qualquer tipo de dano, não apenas Contundente, Cortante e Perfurante!
(NOVO) Foco Perfeito (Perfect Focus)
Esta nova característica de 15º nível lhe fornece Pontos de Foco em combate. Caso role Iniciativa, não consuma seu Metabolismo Sobrenatural e possua menos de 4 Pontos de Foco, você inicia o combate com 4 Pontos de Foco. Esta característica substitui Autoaperfeiçoamento, habilidade de 20º nível do Monge na edição 2014 de D&D.
(NOVO) Defesa Superior (Superior Defense)
No 18º nível, o Monge se tornará inigualável na arte de defender-se de ameaças. Ao consumir 3 Pontos de Foco, você se torna resistente a todos os tipos de dano (exceto Energético) por 1 minuto!
(NOVO) Dádiva Épica (Epic Boon)
Todas as classes de Dungeons & Dragons (2024) recebem Dádiva Épica no 19º nível. Esta característica lhe permite escolher um Talento com a notação Dádiva Épica — um talento muito mais poderoso do que os demais. Você até pode escolher um Talento de Origem ou um Talento convencional através desta característica, mas você não deveria fazer isso.
(NOVO) Corpo e Mente (Body and Mind)
Finalmente (ufa!), Corpo e Mente fornece ao Monge 4 pontos adicionais nos atributos Destreza e Sabedoria. Ainda, o limite destes dois atributos torna-se 25.
As subclasse de Monge na edição 2024 de Dungeons & Dragons
O Monge continha três subclasses na edição 2014 de D&D. Agora, uma nova subclasse estará presente em seu kit: o Caminho da Misericórdia (agora, Lutador da Misericórdia), subclasse previamente apresentada no livro O Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha.
Vale destacar que todas as classes desta revisão de D&D contam com quatro subclasses cada — uma padronização mais que bem-vinda em várias classes. Aliás, todas as classes agora recebem suas subclasses no 3º nível (o Monge já a recebia neste nível na edição 2014).
Lutador da Misericórdia (Warrior of Mercy)
Esta subclasse recebeu poucas atualizações em comparação com os demais, e o motivo disso é que a subclasse, desde sua concepção, já seguia parte da filosofia de design atual. As mudanças, portanto, visam enquadrar este arquétipo dentro do novo esqueleto do Monge.
Mão de Cura (Flurry of Healing Hands)
Agora, sua cura é limitada: você poderá fazê-lo um número de vezes igual ao seu modificador de Sabedoria.
Lutador dos Elementos (Warrior of the Elements)
O antigo Caminho dos Quatro Elementos era a subclasse com a menor satisfação da edição 2014 de Dungeons & Dragons 5ª Edição: parte porque o próprio Monge era odiado, mas também porque Artes Marciais não interagia bem com suas características da subclasse — o que não mais ocorre.
Aqui, a Wizards of the Coast optou pelo caminho mais simples (e sensato): simplesmente descartar a subclasse atual, refazendo-a do zero. Não ache, contudo, que a identidade se manteve.
Sintonização Elemental (Elemental Attunement)
A característica de 3º nível do Lutador dos Elementos lhe fornece, gratuitamente, o Truque Elementalismo (Elementalism), uma nova versão do Truque Druidismo (Druidism). Ainda, este Monge pode invocar seus poderes elementais (usando Pontos de Foco, claro) para receber os seguintes benefícios por 10 minutos.
O alcance de seus ataques se estende em 3 metros adicionais;
Você também pode substituir o tipo de dano causado por seus ataques contundentes;
Ao atingir um alvo, você pode forçar o alvo a realizar uma Salvaguarda. Em uma falha, você pode movê-lo pelo campo de batalha — trazê-lo para si ou empurrá-lo para longe (lembre-se que você possui mais alcance agora).
Explosão Ambiental (Environment Burst)
A característica de 6º nível lhe permite invocar uma explosão elemental em área, usando a Ação Magia. Essa explosão pode ocorrer a até 36 metros de você, e sua área é de uma esfera de 6 metros. O dano causado é igual a três dados de sua característica Artes Marciais. Você escolhe o tipo de dano a ser causado da lista a seguir: Ácido, Elétrico, Gélido ou Ígneo.
Passos Elementais (Stride of the Elements)
Esta característica de 11º nível aprimora Sintonização Elemental: você agora possui Deslocamento de Natação e Deslocamento de Voo.
Não fica claro, contudo, se você sempre possui esta característica ou apenas quando consome Pontos de Foco. Na Unearthed Arcana 6 (onde este Monge foi testado publicamente), ele recebia esta característica ao usar Passos do Vento, e ela perdurava por 10 minutos. Já Jeremy menciona explicitamente que ela interage com Sintonização Elemental. A ver.
Encarnação Elemental (Elemental Epitome)
Por fim, a característica de 17º nível lhe fornece resistência a um elemento escolhido por você da lista a seguir, no início de cada um de seus turnos: Ácido, Elétrico, Gélido, Ígneo ou Trovejante. Seu deslocamento é aumentado, e ao usar Sintonização Elemental, você causa dano ao mover-se próximo de seus inimigos.
Finalmente, você pode escolher, uma vez por turno, causar dano adicional a um inimigo atingido por um Ataque Desarmado seu: o dano é igual a um dado de sua característica Artes Marciais, e o tipo de dano causado é aquele escolhido por você para tornar-se resistente no início de seu turno.
Lutador das Sombras (Warrior of Shadows)
Aqui, o papel da Wizards of the Coast foi realçar o lado Sombra da subclasse.
Arte da Sombra (Shadow Arts)
Agora, você consegue enxergar dentro da escuridão mágica criada pela magia Escuridão (Darkness). Contudo, Passos sem Rastro (Pass Without Trace) e Silêncio (Silence) não mais fazem parte das magias que você pode conjurar usando Pontos de Foco.
(NOVO) Passo da Sombra Aprimorado (Improved Shadow Step)
A partir do 11º nível, você pode usar Passo da Sombra sem estar em uma zona de penumbra ou escuridão. Para isso, claro, você precisará consumir um Ponto de Foco. Usando um Ponto de Foco, aliás, você também pode realizar um Ataque Desarmado imediatamente após teleportar-se como parte desta mesma Ação Bônus.
Manto da Sombra (Cloak of Shadow)
Agora, esta característica está disponível no 17º nível, em vez de 11º. Você não apenas fica invisível, como também fica incorpóreo, ignorando as criaturas que ocupam um espaço no qual você deseja passar. Você pode usar Torrente de Golpes sem consumir Pontos de Foco enquanto estiver nesta forma.
Lutador da Mão Espalmada (Warrior of the Open Hand)
O Lutador da Mão Espalmada é o monge clássico, baseado em aprimorar seus Ataques Desarmados e usufruindo de toda a mobilidade que o Monge proporciona. Pouca coisa mudou na subclasse, e as mudanças visam garantir que este arquétipo continue a cumprir sua proposta.
Integridade Corporal (Wholeness of Body)
Esta característica de 6º nível fornece uma autocura ao Monge. Agora, esta característica utiliza sua Ação Bônus, em vez de sua Ação. Ainda, você pode usá-la mais de uma vez ao dia (não foi informado quantas vezes você pode usá-la, contudo).
(NOVO) Passos Velozes (Fleet Step)
Essa nova característica de 11º nível amplifica o kit original do Monge. Em seu turno, ao usar sua Ação Bônus para qualquer atividade que não seja Passos do Vento (como o ataque adicional fornecido por Artes Marciais, por exemplo), você também pode usar Passos do Vento como parte da mesma Ação Bônus.
Palma Vibrante (Quivering Palm)
Agora, esta característica “apenas” causa grandes quantidades de dano, em vez de poder nocautear uma criatura alvejada por suas vibrações. Na versão de playtest da subclasse (disponível nesta Unearthed Arcana), a subclasse causava 10d12 de dano energético (ou metade deste dano, caso a criatura seja bem sucedida na salvaguarda).
Na edição 2014 de Dungeons & Dragons, esta característica era exageradamente forte na visão de Crawford, lhe permitindo zerar os Pontos de Vida de uma criatura, independente de quantos Pontos de Vida ela possui — seu dano, portanto, era “infinito”.
As novidades da edição 2024 de Dungeons & Dragons
Ao longo das últimas semanas, estamos compilando todas as prévias fornecidas pela Wizards of the Coast, seja através do canal oficial do Youtube dedicado a Dungeons & Dragons, como também por meio do D&D Beyond (o braço digital oficial de Dungeons & Dragons).
Abaixo, você pode conferir todas as publicações realizadas por nossa equipe contendo prévias da atualização de D&D:
Classes
Mago;
Monge;
Mecânicas de jogo
A nova mecânica de Maestria com Armas;
Antecedentes, Espécies e Talentos;
Antecedentes, Talentos e Magias, revelados por influenciadores;
Dragões: conheça os novos designs da criatura que dá nome ao jogo!
Livros
O novo Dungeon Master’s Guide — Greyhawk está de volta;
Conheça mais detalhes sobre o novo Livro dos Monstros!
O post D&D edição 2024: conheça o novo Monge! apareceu primeiro em Joga o D20.
Share this content:
Deixe uma resposta