Contendo apenas metade das subclasses!
Terminando de explorar a tríade de conjuradores arcanos de Dungeons & Dragons 5ª Edição (Bruxo, Feiticeiro e Mago), hoje apresentaremos as mudanças na classe Mago para a edição 2024 de D&D!
O Mago é o conjurador arcano mais versátil de Dungeons & Dragons 5ª Edição. Diferente do Bruxo e do Feiticeiro (que apresentam versatilidade na classe em si e na forma como conjuram suas magias), a versatilidade do Mago concentra-se na enorme lista de magias da classe. O Mago é a classe que possui a maior lista de magias do jogo!
As melhorias da classe, aliás, concentram-se nesta lista. Enquanto o Player’s Handbook (2014) continha 376 magias, o novo Livro do Jogador (2024) apresenta quase 400 magias!
E claro: grande parte destas magias estarão disponíveis para a classe Mago.
Dito tudo isso, vamos conhecer as mudanças na classe Mago!
O novo Mago de D&D (2024)
Conjuração (Spellcasting)
Magos agora podem substituir, uma vez por Descanso Longo, um de seus truques conhecidos. O Mago é a única classe que pode fazer isso.
(NOVO) Adepto a Rituais (Ritual Adept)
Esta característica, na verdade, já estava contida na característica Conjuração do Mago. Agora, a capacidade de conjurar Magias como Rituais é destacada em uma característica própria. chamada Adepto a Rituais.
O intuito desta mudança é simplesmente lembrar os jogadores Magos que eles possuem esta capacidade em seu repertório de habilidades.
(NOVO) Acadêmico (Scholar)
Esta característica de 2º nível destaca a uma das principais características do Mago: ser um ávido estudioso das artes mágicas.
Com esta característica, você pode selecionar uma perícia de uma lista restrita, recebendo Especialização nela. Especialização que, vale lembrar, lhe permite dobrar seu Bônus de Proficiência em um teste que envolva tal Perícia. Arcanismo e História são apenas duas das perícias desta lista.
(NOVO) Memorizar Magia (Memorize Spell)
Memorizar Magia é uma nova característica de Mago, disponível no 5º nível. Com ela, ao finalizar um Descanso Curto, você pode substituir uma de suas magias de 1º círculo ou superior por outra magia presente em seu grimório.
Maestria de Magia (Spell Mastery)
Agora, as magias que você pode manter sempre preparadas consigo precisam ter tempo de conjuração de 1 Ação. Você também pode trocar esta magia uma vez por Descanso Longo.
As subclasses de Mago
O Mago é a subclasse que mais perdeu subclasses com a padronização desta característica. Caso não saiba, na edição 2024 de Dungeons & Dragons, cada classe terá quatro subclasses disponíveis no livro. O Mago, na edição 2014 de D&D, continha oito subclasses — uma para cada escola de magia. Desta forma, ele perderá metade de suas subclasses.
Ainda, vale destacar uma mudança que se aplica a todas as subclasses aqui mencionadas. A edição 2014 de D&D apresentava a característica Versado em “X” (onde X é o nome da escola de magia associada com a subclasse). Esta característica até então permitia reduzir o custo e o tempo exigido para copiar uma magia da escola relacionada com a sua subclasse em seu grimório.
Na prática, esta característica era pouquíssimo utilizada, segundo Jeremy Crawford, designer de regras de Dungeons & Dragons.
Agora, esta característica permitirá que você prepare magias adicionais relacionadas com a sua subclasse, sem consumir sua lista de magias preparadas — inicialmente, você terá duas magias adicionais em seu grimório. Ainda, a cada nível a partir do 3º, você poderá adicionar uma magia extra em seu grimório relacionada com a escola de magia escolhida por você.
Abjurador (Abjurer)
A antiga Escola de Abjuração torna-se o Abjurador na edição 2024 de Dungeons & Dragons. A subclasse é caracterizada por fornecer opções defensivas de combate a um grupo de aventureiros, canalizando escudos mágicos que protegem a si e a seus companheiros. A subclasse, além das melhorias em suas características (que veremos a seguir), também usufruirá das mudanças nas magias.
Nesta nova edição de Dungeons & Dragons 5ª Edição, várias magias foram recatalogadas como magias de Abjuração. O clássico feitiço Curar Ferimentos (Cure Wounds), por exemplo, agora é uma magia de Abjuração.
Proteção Arcana (Arcane Ward) e Proteção Projetada (Projected Ward)
Estas são as duas principais características da subclasse na edição 2014 de D&D, e isso permanecerá na edição 2024 do jogo. Seus efeitos, aliás, permanecerão os mesmos.
Enquanto Proteção Arcana lhe fornece um escudo de dano ao conjurar uma magia de Abjuração, Proteção Projetada (disponível apenas no 6º nível, aliás) permite que este escudo sofra o dano no lugar de um aliado.
A grande mudança aqui é que, agora, Imunidades, Resistências e Vulnerabilidades são aplicados antes do dano afetar o escudo. Portanto, caso tenha Resistência a algum tipo de dano, esta resistência reduzirá o dano sofrido pelo escudo. E caso esteja protegendo um aliado, as Imunidades, Resistências e Vulnerabilidades dele serão consideradas antes de calcular o dano que seu escudo sofrerá.
(NOVO) Rompe-Magia (Spell Breaker)
Esta característica de 10º nível permitirá que você sempre tenha as magias Contramagia (Counterspell) e Dissipar Magia (Dispel Magic) preparadas. Você também poderá conjurar Dissipar Magia com uma Ação Bônus. Finalmente, caso a conjuração de ambas as magias falhe, você não consumirá seus Espaços de Magia.
Adivinho (Diviner)
A subclasse Adivinho (antigamente conhecido como Escola de Adivinhação) já era uma subclasse sólida e adorada por jogadores Magos. Ela fazia exatamente o que a subclasse propunha, e portanto, recebeu uma única modificação.
O Terceiro Olho (The Third Eye)
Esta característica de 10º nível agora é ativada com uma Ação Bônus, em vez de uma Ação. Desta forma, você poderá conjurar suas magias usando sua Ação normalmente.
A Visão no Escuro fornecida por esta característica agora se expande para 36 metros, em vez de apenas 18 metros (motivada pela alteração no raio de visão das espécies). Por fim, você pode conjurar Ver o Invisível (See Invisibility) sem precisar consumir um Espaço de Magia.
Na prática, um enfraquecimento, já que você precisa usar sua Ação para conjurar a magia e sua Ação Bônus para acionar O Terceiro Olho. Na edição 2014 de D&D, você só precisava usar sua Ação para conseguir fazer isso — contudo, com um alcance muito mais limitado.
O Evocador (Evoker)
Da mesma forma que o Adivinho, o Evocador (outrora chamado como Escola de Evocação) também era uma subclasse sólida. O trabalho da Wizards of the Coast aqui, portanto, é não destruir o bom trabalho realizado em 2014.
Truque Potente (Potent Cantrip)
Truque Potente não mais se aplica apenas a Truques que exijam Salvaguardas, mas também a Truques que exijam uma Jogada de Ataque Mágico. A equipe de design de Dungeons & Dragons concluiu que haviam poucos Truques que exigiam Salvaguarda, e portanto, fazia sentido expandir a seleção de Truques disponíveis para interagir com esta característica.
Por fim, Truque Potente agora está disponível desde o 3º nível!
Ilusionista (Illusionist)
Finalmente, a subclasse Ilusionista (School of Illusion na edição 2014 de Dungeons & Dragons) sofreu inúmeras mudanças. Segundo Crawford, a classe “precisava de mais recursos” para se equiparar às demais subclasses.
(NOVO) Ilusões Aprimoradas (Improved Illusions)
A nova característica de 3º nível do Ilusionista permite que este conjure magias da escola de Ilusão sem precisar utilizar componentes verbais. A intenção é que o Ilusionista consiga conjurar suas magias sem chamar a atenção (especialmente em situações sociais, e em menor escala, durante o pilar de exploração).
Mas calma que a característica não se limita a apenas isso. Agora, ao conjurar uma magia de Ilusão que possua alcance de, pelo menos, 3 metros (10ft), o alcance da magia é aumentado em 18 metros (60ft)! Isso ajuda a criar distrações, bem como deixar claro que não é você quem está conjurando estas ilusões.
Finalmente, o truque Ilusão Menor (Minor Illusion) não conta para sua quantidade de Truques conhecidos, você pode conjurá-la como uma Ação Bônus (em vez de uma Ação) e pode criar efeitos visuais e audíveis ao mesmo tempo (a característica Ilusão Menor Aprimorada, da edição 2014 de Dungeons & Dragons, fazia exatamente este mesmo efeito).
(NOVO) Criaturas Fantasmagóricas (Phantasmal Creatures)
Esta característica de 6º nível adicionará as magias Invocar Feérico (Summon Fey) e Invocar Fera (Summon Beast) em sua lista de magias preparadas (sem consumir espaços desta lista, contudo).
Ainda, é possível conjurar ambas as magias uma única vez sem consumir seus Espaços de Magia. Ao fazê-lo, a magia torna-se da escola de Ilusão (e portanto, podendo ser afetada por Ilusões Aprimoradas). Contudo, a criatura invocada possui apenas metade de seus Pontos de Vida.
Esta característica visa dar habilidades de combate ao Ilusionista, ao mesmo tempo em que adiciona flexibilidade ao personagem. Caso ele queira invocar as criaturas com seus Pontos de Vida Máximos, ele poderá fazê-lo ao consumir um Espaço de Magia como normalmente.
Autoimagem Ilusória (Illusory Self)
Esta característica de 10º nível agora é acionada ao ser atingido por um ataque (em vez de simplesmente ao ser alvo de um ataque). Desta forma, você apenas a usará quando for realmente necessário — esta característica faz com que o atacante erre o ataque automaticamente. Você também poderá recuperar o uso desta característica ao consumir um Espaço de Magia de 2º círculo ou superior.
Por fim
Finalmente, o glossário do livro agora apresenta algumas clarificações acerca de como as ilusões funcionam em Dungeons & Dragons 5ª Edição. A utilidade deste glossário será explicada pela Wizards of the Coast em um futuro próximo.
As novidades da edição 2024 de Dungeons & Dragons
Ao longo das últimas semanas, estamos compilando todas as prévias fornecidas pela Wizards of the Coast, seja através do canal oficial do Youtube dedicado a Dungeons & Dragons, como também por meio do D&D Beyond (o braço digital oficial de Dungeons & Dragons).
Abaixo, você pode conferir todas as publicações realizadas por nossa equipe contendo prévias da atualização de D&D:
Classes
Bardo*;
Clérigo*;
Druida;
Feiticeiro*;
Mago;
Monge*;
Mecânicas de jogo
A nova mecânica de Maestria com Armas;
Antecedentes, Espécies e Talentos;
Antecedentes, Talentos e Magias, revelados por influenciadores;
Livros
O novo Dungeon Master’s Guide — Greyhawk está de volta;
Conheça mais detalhes sobre o novo Livro dos Monstros!
*: Publicações cujos artigos originais da Wizards of the Coast ainda não estão disponíveis.
O post D&D edição 2024: conheça o novo Mago! apareceu primeiro em Joga o D20.
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