Nada de ficar conjurando apenas Raio Místico por aí!
Agora que exploramos as magias em nossa última publicação, podemos explorar as classes conjuradores da nova edição de Dungeons & Dragons 5ª Edição. E vamos começar pela classe mais “simples” (ou prática, caso queira). Estamos falando do Bruxo!
A forma como o Bruxo atua em conjunto com suas conjurações torna-o um conjurador simples e modular. Enquanto os conjuradores possuem Espaços de Magia para cada Círculo de Magia que possuem acesso, o Bruxo possui uma fonte de Espaços de Magia universal. Contudo, estes Espaços de Magia estão sempre nos níveis mais altos possíveis.
Portanto, ao conjurar uma magia de 1º círculo estando no 3º nível de Bruxo, você a conjurará usando um Espaço de Magia de 2º círculo — já que este Espaço de Magia é o mais alto que um Bruxo de 3º nível pode conjurar. Na dúvida, basta consultar a tabela O Bruxo, disponível no início da descrição da classe — ela mencionará qual é o nível de seus Espaços de Magia.
Estes espaços, contudo, atingem no máximo o 5º círculo. A característica Arcana Mística lhe fornece as magias acima deste nível.
Esta simplicidade permanecerá no conjunto da classe, como veremos a seguir!
O novo Bruxo de D&D 2024!
Invocações Místicas (Eldritch Invocations)
As Invocações Místicas do Bruxo agora estão disponíveis a partir do 1º nível — neste nível, você já recebe uma Invocação. Ainda, você recebe mais usos do que na edição 2014 do Livro do Jogador — você terá o máximo de 10 invocações no 18º nível.
A revisão desta característica concentrou-se em verificar se as invocações estão disponíveis nos níveis corretos, bem como fortalecer aplicações menos utilizadas da característica. Em resumo, grande parte das opções que exigiam níveis maiores agora estão disponíveis mais cedo durante sua carreira como Bruxo.
Ainda, por estar disponível desde o princípio no jogo (em vez de figurar entre as características de 2º nível), algumas características recebem leves pré-requisitos. Parte da limitação imposta também visa não lhe sobrecarregar com as múltiplas opções presentes na característica.
Dádivas do Pacto
As principais escolhas de invocações no 1º nível são, na verdade, as três opções da agora extinta característica Dádiva do Pacto (Pact Boon). Portanto, o Pacto da Lâmina pode ser escolhido como uma Invocação desde o momento em que você cria sua ficha!
E agora, sendo invocações, você pode substituí-las ou obter todas elas de uma única vez — segundo o portal D&D Beyond, no 1º nível, você pode escolher um dos três pactos, além de uma Invocação naturalmente recebida neste nível (portanto, duas invocações ao todo)!
Falando em Invocações, o Pacto da Corrente recebeu um aprimoramento: agora, as opções de criaturas que você pode levar consigo combinam com todos os tipos de patronos possíveis. Você encontrará, por exemplo, um Slaadi Girino (Slaad Tadpole), que reflete um Patrono dos Planos Inferiores! Caso queira um patrono Lich, um Esqueleto (Skeleton) será uma escolha apropriada para seu Patrono. Há, claro, patronos do espectro inverso, como a criatura celestial Sphinx of Wonder.
Todas as criaturas que o Bruxo pode invocar desta forma, por fim, estão disponíveis no apêndice do Player’s Handbook (2024).
Continuando no âmbito de invocações, saltaremos para o campo das magias. Antigamente, todas as invocações que afetavam a forma como você conjurava sua magias concentravam seus esforços no truque Raio Místico (Eldritch Blast). Agora, estas invocações afetam qualquer truque que você conjure, fornecendo mais flexibilidade nos truques que o Bruxo conjura.
Jeremy Crawford, designer de regras de Dungeons & Dragons 5ª Edição, forneceu uma prévia de uma nova invocação disponível no Livro do Jogador (2024). Lições dos Anciões (Lessons of the First Ones) lhe dá acesso a um novo Talento de Origem (que explicamos suas funcionalidades nesta publicação).
Astúcia Mágica (Magical Cunning)
Esta nova característica de 2º nível se torna uma forma de tirar a pressão dos jogadores devido a grande limitação do Bruxo em conjurar suas magias.
Segundo o portal D&D Beyond, que está fornecendo suporte para os vídeos gravados por Jeremy, uma vez por descanso longo, você pode usar esta característica para recuperar metade de seus espaços de magia fornecidos por Magia de Pacto. Ainda, no 20º e último nível, Astúcia Mágica recupera todos os seus espaços de magia!
Subclasse
Agora, o Bruxo não mais escolhe sua subclasse no 1º nível. Todas as classes do jogo , sem exceção, realizam esta escolha no 3º nível — o que soa estranho no caso do Bruxo, especificamente.
Contatar Patrono (Contact Patron)
Grande parte da mística do Bruxo é contar com um patrono misterioso. Contudo, esta temática é pouquíssimo explorada na prática. Contatar Patrono é uma forma de modificar isso: a partir do 9º nível, a magia Contato Extraplanar (Contact Other Plane) entra na sua lista de magias conhecidas, e você pode conjurá-la uma única vez sem consumir Espaços de Magia.
Ainda, você sempre é sucedido na salvaguarda de Inteligência caso use-a para entrar em contato com seu patrono. Esta é uma forma de estreitar laços entre patrono e receptáculo.
Arcana Mística (Mystic Arcanum)
Agora, ao obter magias de 6º círculo em diante através de Arcana Mística, é possível substituir a magia aprendida ao ganhar um nível na classe — o que é um design estranho, no mínimo, já que a partir do 20º nível, você será incapaz de substituir suas magias.
Esta melhoria foi originalmente apresentada em Tasha’s Cauldron of Everything.
Outras características
Ainda, Bruxos terão mais magias a sua disposição (isso se aplica a qualquer classe, aliás, mas o Bruxo foi a classe que mais precisava de uma expansão neste quesito). Finalmente, assim como as demais classes, Bruxos recebem uma Dádiva Épica (Epic Boon) no 19º nível.
As subclasses de Bruxo (2024)
Antes de abordar as subclasses de Bruxo, é importante destacar uma grande mudança nas subclasses. Na edição 2014 de Dungeons & Dragons 5ª Edição, todas as subclasses de Bruxo lhe forneciam magias adicionais. Contudo, o Bruxo apenas adicionava estas magias na lista de magias que ele poderia aprender.
Na edição 2024 do Player’s Handbook, contudo, essa regra desnecessária mudará: agora, as magias fornecidas a você através da subclasse são automaticamente adicionadas a sua lista de magias conhecidas, sem afetar o limite de magias conhecidas por você.
Você pode notar, aliás, que a partir da revisão do Guardião, há uma grande mudança de comportamento em Jeremy Crawford ao detalhar mudanças nas subclasses. Agora, não há detalhes acerca de cada característica alterada na revisão — eles fornecem detalhes en passant do que mudou no geral.
Talvez este seja um sinal de seu cansaço (afinal, há quase uma dezena de horas de conteúdos gravados exclusivamente por ele e Todd Kenreck, entrevistador). De qualquer forma, os fãs perdem detalhes do que realmente mudará e como mudará.
Arquifada
Segundo Crawford e ancorado nas pesquisas de opinião que a Wizards of the Coast disponibiliza para os jogadores, a Arquifada apresentava um bom tema de Patrono Sobrenatural, mas a subclasse precisava de bons ajustes.
Como para a empresa, Feéricos remetem a teletransportes (não me pergunte de onde tiraram isso), o Patrono lhe fornecerá características para que você saia se translocando pela arena de batalha. A característica Passos do Feérico (Steps of the Fey) lhe permitirá conjurar a magia Passo Nebuloso (Misty Step) por um limitado número de vezes sem consumir seus limitadíssimos Espaços de Magia.
Ainda, sempre que usar a magia, efeitos especiais ocorrerão com você ou seus arredores. Estes efeitos incluem receber Pontos de Vida Temporários ou conceder Desvantagem em jogadas de ataques de seus oponentes que não sejam direcionados a você.
Normalmente, você não quer ser o foco dos ataques, mas Defesas Sedutoras (Beguiling Defenses) lhe auxilia nesta tarefa ingrata. Você não apenas se torna resistente ao dano causado por estes ataques, como também reflete parte do dano sofrido ao atacante.
Bewitching Magic
Esta é uma nova característica de 14º nível, que substitui Delírio Sombrio (Dark Delirium). Com ela, quando você conjura uma magia das escolas de Encantamento ou Ilusão, você pode, como parte da mesma Ação, conjurar Passo Nebuloso — e que também aciona as características especiais dessa magia.
Portanto, esta subclasse concentra-se em lhe apresentar o lado “trapaceiro” dos feéricos.
O Celestial
Esta é uma subclasse previamente apresentada aos jogadores de D&D através do suplemento Xanathar’s Guide to Everything. Com as mudanças realizadas nas magias das subclasses, agora você contará com magias como Curar Ferimentos, Raio Guia, Auxílio e Invocar Celestial em seu repertório permanente de magias.
Resistência Celestial (Celestial Resilience)
Agora, os efeitos desta característica de 10º nível também se aplicam a você ao finalizar o ritual apresentado na característica Astúcia Mágica. Portanto, você receberá Pontos de Vida Temporários igual ao seu nível de Bruxo + seu modificador de Carisma.
Vingança Calcinante (Searing Vengeance)
Agora, esta característica de 14º nível aplica-se a você ou a algum de seus aliados. Esta característica, caso não se lembre, restaura Pontos de Vida e causa dano nos inimigos ao seu redor quando você (ou agora, seu aliado) realizar uma Salvaguarda contra a Morte.
O Ínfero
Não há muito o que se comentar aqui. Segundo Jeremy, grande parte das características do Ínfero foram mantidas para a edição 2024 de Dungeons & Dragons, com algumas mudanças aqui e ali.
Segundo o designer, há uma nova lista de magias para a subclasse, e a característica A Sorte do Próprio Tenebroso (Dark One’s Own Luck) pode ser usada mais vezes antes de exigir um Descanso Longo para restaurar seus usos. Bênção do Tenebroso (Dark One’s Blessing) lhe concenderá Pontos de Vida Temporários quando um aliado derrotar uma criatura.
Finalmente, o texto de Lançar no Inferno (Hurl Through Hell) sofreu melhorias para torná-lo mais conciso. Finalmente, as resistências fornecidas por Resistência Ínfera (Fiendinsh Resistance) não são mais ignoradas por armas mágicas.
O Grande Antigo (The Great Old One)
Enquanto O Ínfero recebeu pequenas mudanças, O Grande Antigo sofreu uma avalanche de mudanças. Isso porque a Wizards of the Coast optou por transformar o patrono correspondente a subclasse em algo mais abissal (como uma criatura vinda diretamente dos Mitos de Cthulhu, por exemplo). Logo, esta é uma subclasse completamente nova.
Dessa forma, grande parte de suas características concentram-se em poderes psíquicos, tais como sussurrar pensamentos intrusivos nas mentes das pessoas, abalar suas mentes (através de dano psíquico) e até invocar criaturas de outro mundo — aberrações.
Magias Psíquicas (Psychic Spells)
Esta característica permitirá que você ignore componentes somáticos e verbais ao conjurar magias das escolas de Encantamento ou Ilusão. Esta característica também lhe permite trocar o dano de suas magias de Bruxo para Dano Psíquico.
Combatente Clarividente (Clairvoyant Combatent)
Esta característica toma o lugar de Mente Desperta (Awakened Mind), permitindo que você se comunique telepaticamente com outra criatura através de uma conexão compartilhada entre vocês dois. Contudo, esta característica não mudou de nome à toa. Agora, Combatente Clarividente lhe permitirá causar mais dano a criatura atrelada a você através desta conexão!
Danação Mística (Eldritch Hex)
Danação Mística interage diretamente com a magia Danação (Hex). Ao conjurá-la em um inimigo, ele passa a receber não apenas Desvantagem em um teste de atributo escolhido por você (como Sabedoria, por exemplo), mas também a Salvaguardas deste atributo. Isso destaca a característica da subclasse em interagir diretamente com a mente da criatura afetada.
Criar Servo (Create Thrall)
Finalmente, Jeremy Crawford não descreveu o que esta característica faz exatamente. Contudo, ele mencionou que esta característica depende de você invocar uma criatura para o campo de batalha para ser acionada.
O post D&D edição 2024: conheça o novo Bruxo! apareceu primeiro em Joga o D20.
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