Sorting by

×

​D&D edição 2024: antecedentes, espécies e talentos!

​D&D edição 2024: antecedentes, espécies e talentos!

​D&D edição 2024: antecedentes, espécies e talentos!, RPG - Mestre Charles Corrêa
Compartilhar

As espécies (antigas Raças) não mais fornecem Pontos de Atributo!

Ontem, divulgamos algumas novidades de Dungeons & Dragons compartilhadas por influenciadores patrocinados pela Wizards of the Coast. Hoje, compartilharemos mais novidades sobre antecedentes, espécies e talentos compartilhados pela editora responsável por Dungeons & Dragons 5ª Edição!

Criação de personagens

Segundo a criação de personagem sugerida pelo novo Player’s Handbook (2024), agora você escolhe primeiro escolhe a Classe de seu personagem, segundo por sua Origem. Por último, você escolhe sua Espécie. Para jogadores mais experientes, esta mudança é pouco relevante, mas ela pode ajudar novos jogadores a entenderem melhor como o novo processo de criação de personagens funciona.

Antecedentes

Como mencionamos ontem, os Antecedentes agora fornecem um talento no 1º nível. Entretanto, o que não havíamos mencionado é que eles também fornecem aumentos nos valores de atributos.

Os antecedentes não mais fornecem características únicas — mas elas eram tão específicas que raramente possuíam serventia,

Talentos

Talentos agora possuem categorias, para impedir que jogadores escolham talentos consideravelmente poderosos no momento em que criam seus personagens. Alguns destes talentos possuem a etiqueta de “Talento de Origem”, simbolizado que eles são dedicados a personagens de 1º nível.

Desta forma, talentos subutilizados na edição 2014 do Player’s Handbook (como o talento Alerta, que mencionamos na publicação de ontem) se tornam escolhas melhores por estarem agrupados com talentos de menor relevância.

Contudo, ao longo de sua carreira, você poderá escolher ter um Talento de Origem, mesmo com o seu personagem já possuindo um destes desde o primeiro nível. Aliás, alguns antecedentes compartilham de um mesmo Talento de Origem.

Nas palavras de Jeremy Crawford, designer de regras de Dungeons & Dragons 5ª Edição, esta opção existe para que um jogador não se veja forçado a escolher um antecedente específico apenas porque ele gostou do talento que este o fornecerá — ele poderá encontrar este talento em dois ou três antecedentes. Contudo, alguns talentos são específicos de um único antecedente.

Ao todo, o Player’s Handbook (2024) terá 16 Antecedentes, e o Dungeon Master’s Guide oferecerá orientações para que você desenvolva seu próprio Antecedente.

Atributos

Cada Antecedente está atrelado a três atributos. Ao criar seu personagem, você deve decidir como distribuirá três pontos entre estes três atributos. Você pode escolher o clássico +2 em um atributo e +1 em outro atributo, ou +1 para cada um dos três atributos. O antecedente Acólito, por exemplo, pode receber aumentos nos três atributos mentais (logo, Inteligência, Sabedoria e Carisma).

Você poderia adicionar +1 nestes três atributos, ou caso esteja fazendo um Clérigo, escolher +2 de Sabedoria e +1 em Inteligência ou Carisma, ao seu critério. Desta forma, a criação de personagens se torna mais flexível. Vale ressaltar, aliás, que você não pode colocar +3 em um único atributo.

Cada antecedente agora possui uma imagem atrelada, mostrando os ambientes que o personagem poderia frequentar em sua vida prévia.

Portanto, com esta mudança, as Espécies (antigas Raças) não mais fornecem Aumentos no Valor de Atributo (o que era um grande problema na visão de muitas pessoas, uma vez que isso poderia alimentar falas racistas ou xenofóbicas de alguma forma).

Ainda, esta mudança tira parte do “combo” entre espécies e classes: o Meio-Elfo recebia aumentos substanciais em Carisma, por exemplo, o que transformava esta espécie em um receptáculo para as classes Bruxo e Bardo.

Sem esta barreira, você está mais que convidado a escolher uma espécie pelo simples fato de você querer jogar com ela, em vez de olhar as bonificações numéricas que ela lhe oferecia.

Finalmente, todas as classes recebem Aumentos nos Valores de Atributo no 4º nível e além. Agora, esta característica se torna um Talento, e você pode escolher não obtê-la, em troca de escolher um outro talento. Esta mudança existe para que fique claro que esta troca é possível — afinal, vale lembrar que a mecânica de Talentos era opcional na edição 2014 do Player’s Handbook.

Talentos

Com os jogadores recebendo acesso a mais talentos de forma prematura, o novo Player’s Handbook (2024) contará com mais talentos. De acordo com Jeremy Crawford, a revisão de Dungeons & Dragons contará com 75 talentos disponíveis. Os talentos da edição 2014, aliás, sofreram alterações, e em casos extremos, foram completamente refeitos do zero.

Espécies

Há novas espécies disponíveis no livro. Dentro dele, você encontrará opções para criar um personagem Aasimar, Goliath ou Orc (estes últimos, aliás, se tornaram motivo de polêmica nos últimos dias, devido ao novo visual escolhido pela Wizards of the Coast).

Muitas das características visuais únicas dos Orcs se perderam nesta atualização. Estas mudanças (bem como outras mudanças visuais) não foram bem vistas por muitos dos fãs.

As espécies presentes na edição 2014, contudo, permanecem no novo livro — entretanto, elas sofreram revisões neste processo. Os Draconatos, por exemplo, possuem novas opções de Armas de Sopro (que, aliás, podem ser usadas no lugar de um ataque, o que não prejudica sua economia de ações), bem como recebem a capacidade de voar em níveis superiores.

Os Goliaths agora estão atrelados aos Gigantes, e por isso, podem receber capacidades atreladas às diferentes ordenações de gigantes (eles também podem aumentar de tamanho). Anões receberam a capacidade de notar criaturas de acordo com as vibrações no solo (o que chamamos de Sismiconsciência, ou tremorsense) — mas eles poderão fazer isso apenas algumas vezes por dia.

Falando em anões, anões e orcs receberam incrementos na sua Visão no Escuro, podendo enxergar na escuridão completa por até 36 metros. Os Humanos, para ressaltar suas capacidades adaptativas, podem escolher um Talento de Origem adicional no 1º nível. Eles também começam o dia com uma Inspiração Heroica.

Esta é a arte dedicada à espécie humana no novo Player’s Handbook (2024).

Já a espécie Aasimar pode substituir suas características celestiais ao usar uma de suas características. De acordo com Crawford, isso foi feito para realçar as características mutáveis dos celestiais.

Finalmente, se você quiser adaptar conteúdos de livros previamente publicados para a edição 2024 do Player’s Handbook, o novo Livro do Jogador contará com uma barra lateral no capítulo dedicado à criação de personagens para explicar como adaptar conteúdos antigos para as novas diretrizes.

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Twitch

O post D&D edição 2024: antecedentes, espécies e talentos! apareceu primeiro em Joga o D20.

 

​D&D edição 2024: antecedentes, espécies e talentos!, RPG - Mestre Charles Corrêa
Compartilhar
Avatar

Deixe uma resposta

Plugin Kapsule Corp