Spire: A Cidade Dos Elfos.

Spire: A Cidade Dos Elfos.

Spire: A Cidade Dos Elfos., RPG - Mestre Charles Corrêa
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Imagine viver em uma cidade onde a opressão é palpável, onde cada andar que você sobe ou desce revela um novo nível de desigualdade, mistério e perigo. Este é o mundo de Spire RPG: The City Must Fall, um RPG de mesa que te coloca no papel de um Drow, um elfo negro que faz parte de uma resistência secreta tentando derrubar a tirania dos altos elfos, os Aelfir. Mas Spire não é apenas um jogo sobre rebelião; é sobre sacrifício, identidade e a luta desesperada por liberdade em um ambiente que é ao mesmo tempo vibrante e decadente.

Spire é uma criação da Rowan, Rook and Decard, uma editora conhecida por desafiar as convenções dos RPGs tradicionais. Eles são mestres em criar cenários que forçam os jogadores a pensar fora da caixa e a explorar temas complexos. Entre seus outros títulos, Heart: The City Beneath se destaca como um “irmão sombrio” de Spire. Ambientado nas profundezas sob a cidade, Heart é uma descida ao horror e à insanidade, onde o mundo se desfaz em pesadelos vivos. Já Unbound oferece uma experiência de RPG mais livre e modular, permitindo que os jogadores construam seus próprios mundos e histórias a partir de um conjunto de regras simples, mas eficazes. Spire RPG: The City Must Fall tem 218 páginas com ilustrações coloridas e alguns mapas em preto e branco. Ele existe apenas em versão digital, mas a editora está pensando em breve fazer cópias físicas, devido ao sucesso que o jogo vem tendo com o grande público.

Explorando o Coração de Spire

Spire é uma cidade-estado que desafia a lógica. Construída verticalmente, com uma milha de altura, mais velha do que qualquer um pode se lembrar, ela é uma mistura caótica de culturas, religiões e políticas, onde cada nível da cidade tem sua própria identidade. No topo, os Aelfir reinam com mãos de ferro, desfrutando de luxos inalcançáveis para a maioria. Mais abaixo, os drows lutam para sobreviver, seja através da força bruta, alianças precárias ou magia esquecida. Duzentos anos atrás, os altos elfos – ou Aelfir, estranhas e belas criaturas mascaradas do extremo norte, a tomaram dos elfos negros à força. Agora, eles graciosamente permitem que Drows vivam na cidade se eles prestarem quatro anos de serviço a um senhor Aelfir quando atingirem a maioridade. Os jogadores assumem o papel de Drows que fazem parte de uma resistência secreta, conhecida como “The Ministry“, com o objetivo de derrubar o regime dos Aelfir e libertar seu povo.

Cada nível da cidade oferece oportunidades para aventuras únicas. A estrutura da cidade é complexa, com diversos níveis, cada um com suas peculiaridades, desde mercados vibrantes e templos até áreas sombrias e perigosas. Em Derelictus, a zona mais baixa e perigosa de Spire, os personagens podem se deparar com cultos profanos e monstros que desafiam a sanidade. Mais acima, em Amaranth, a elite Aelfir trama suas conspirações políticas enquanto devora arte e cultura de formas que só os ricos podem fazer. A cidade é um personagem vivo, respirando, e cada escolha que os jogadores fazem ressoa de alguma forma nos corredores da resistência.

Os Distritos de Spire

Cada distrito em Spire é um microcosmo, com sua própria identidade:

Alto Amaranth: O coração da opulência dos Aelfir. Aqui, a elite vive em mansões extravagantes, participa de festas decadentes e cultiva uma cultura que mistura arte, crueldade e política. Os drows que aqui residem são, muitas vezes, servos ou indivíduos que conseguiram subir na vida através de meios duvidosos.

Perch: Um distrito suspenso no ar, onde os edifícios são presos por cabos e pontes, oferecendo vistas deslumbrantes da cidade, mas também um constante risco de queda mortal. Os moradores de Perch vivem no limite, tanto fisicamente quanto emocionalmente.

The Garden District: Um local estranho e perigoso, onde florestas de árvores mortas se misturam com jardins exóticos e experimentos biológicos dos Aelfir. Aqui, a natureza foi manipulada de maneiras perturbadoras, e os segredos escondidos entre as plantas podem ser tão letais quanto reveladores.

The Silver Quarter: Este distrito é o centro comercial e financeiro de Spire, onde os negócios mais lucrativos (e muitas vezes ilícitos) são realizados. É um lugar de intriga constante, onde alianças são feitas e desfeitas em questão de dias.

Derelictus: A camada mais baixa de Spire, onde a cidade encontra o solo. É um lugar de decadência absoluta, onde os destituídos e desesperados vivem em condições miseráveis. Gangues, cultos e criaturas esquecidas dominam as ruas, e a lei é praticamente inexistente.

Religião e Misticismo

A religião em Spire é uma força poderosa e multifacetada. O culto dos Idolos Drow adora deuses antigos, que oferecem poder em troca de devoção, mas esses deuses são distantes e seus desejos, muitas vezes, ininteligíveis. Os Cabalistas, por outro lado, se aprofundam em magias proibidas e pactos com entidades além da compreensão humana.

É um lugar de deuses e magia: há pregadores em cada esquina, demonologistas escondidos atrás da fachada de universidades de pesquisa; e nas profundezas da cidade, onde o espaço e o tempo temem pisar, há seitas de mágicos que se entregaram a uma inteligência enorme e alienígena, enchendo seus corpos com abelhas sagradas e transformando seus órgãos em simulacros de cera.

As práticas religiosas em Spire estão profundamente enraizadas no conflito cultural entre os Drows e os Aelfir. Enquanto os Drows tentam manter suas tradições e espiritualidade viva, os Aelfir frequentemente tentam suprimir ou corromper essas práticas, impondo sua própria religião e cultos pervertidos.

O Sistema de Jogo: Mecânicas para a Revolução

O sistema de regras de Spire é chamado de Resistance System. Esse sistema foi criado pelos designersdo jogo, Grant Howitt e Christopher Taylor, e é utilizado tanto em Spire quanto em seu jogo complementar, Heart: The City Beneath. O sistema de Spire é tanto inovador quanto intuitivo, projetado para enfatizar a narrativa e a tensão, com mecânicas que encorajam a criatividade e a tomada de decisões arriscadas. O foco do sistema é a construção de dados, onde os jogadores combinam suas habilidades, equipamentos e circunstâncias para enfrentar desafios. Mas cuidado: o jogo é implacável, e o preço do fracasso pode ser a vida do seu personagem ou, pior ainda, a sua sanidade. Além disso, o jogo introduz conceitos como o Stress e as Falhas, que representam o impacto das ações dos personagens no mundo e em si mesmos. Acumular Stress pode levar a consequências devastadoras, forçando os jogadores a decidir quando arriscar tudo e quando recuar.

Quando um jogador realiza uma ação, ele forma um pool de dados baseado em vários fatores:

Domínios: Cada personagem tem afiliações com diferentes domínios, como Crime, Academia, Tecnologia, que representam áreas de especialização. Se uma ação se relaciona a um domínio que o personagem possui, ele ganha um dado adicional.

Habilidades e Equipamentos: Se um personagem tem uma habilidade específica ou um equipamento que ajude em uma ação, ele adiciona mais dados ao pool.

Stress: O jogo utiliza um sistema de Stress para representar a pressão e os perigos que os personagens enfrentam. Acumular Stress pode ter consequências graves, como ser capturado pelos Aelfir ou sofrer danos permanentes. Certos tipos de Stress são aplicáveis a áreas específicas, como físico, mental, ou social, e influenciam diretamente as ações dos personagens.

Resoluções de Conflitos e Consequências

Depois de formar o pool de dados, o jogador rola e compara os resultados. O maior número obtido determina o sucesso ou falha da ação. As rolagens podem resultar em:

Sucesso Limpo: O personagem realiza a ação sem complicações.

Sucesso com Complicações: A ação é bem-sucedida, mas com um custo ou uma consequência negativa.

Falha: O personagem não realiza a ação, e algo pior pode acontecer.

Spire usa um sistema D10 simples para determinar o sucesso ou fracasso em ações arriscadas; os jogadores reúnem um conjunto de 1 a 4 dados, e depois do rolamento seleciona-se o resultado mais alto – isso dá uma indicação do sucesso e da quantidade de estresse incorrido ao tentar o desafio. Resultado de 1 é sempre uma falha crítica e o personagem toma 2 stress de penalidade; 2 a 5 é uma falha e o personagem ganha 1 de stress; 6 e 7 é um sucesso com complicações e o personagem ganha 1 stress também; 8-9 é um sucesso, e o 10 é um sucesso crítico onde o jogador pode escolher um adversário para ganhar um de stress.

Este sistema encoraja os jogadores a considerar cuidadosamente cada ação, pesando o risco de falha contra as recompensas potenciais. Além disso, as falhas podem levar a complicações narrativas que aprofundam a história, como ser descoberto pelos inimigos ou despertar uma entidade mística adormecida.

Personagens

Cada classe em Spire traz uma abordagem única para o jogo. Os personagens são definidos por suas classes, que incluem opções como os Azuritas das Docas Azuis, mestres negociadores e têm uma compreensão profunda dos desejos e motivações de uma pessoa. Suas habilidades incluem “comprar” habilidades e aliados de seu deus sacrificando objetos de valor em rituais peculiares. Um Vermissian Sage mergulha nas bibliotecas esquecidas do Vermissian, buscando conhecimentos proibidos para usar contra os Aelfir. Ídolos  são artistas e feiticeiros de vanguarda que podem distorcer e manipular as mentes dos outros com seu glamour e charme; as Parteiras são protetoras de sangue de aranha dos Drows não nascidos, cada uma delas instruída em magias antigas que lhes permitem reformar seus corpos em formas aracnídeas. São protetoras, espiãs e diplomatas, e bem conceituadas na sociedade drow e aelfir. Além desses há vários outros.

O avanço dos personagens em Spire está intrinsecamente ligado às suas ações e ao impacto que causam na cidade. Em vez de simplesmente ganhar “pontos de experiência”, os personagens ganham avanços ao completar missões, sobreviver a situações críticas e fazer sacrifícios significativos. Esses avanços podem incluir novas habilidades, conexões com NPCs poderosos, ou até mesmo a ascensão dentro da hierarquia da resistência.

Tipos de Aventuras: Onde o Perigo e a Esperança Colidem

O mundo de Spire é rico em possibilidades, e as aventuras que você pode jogar são tão variadas quanto os níveis da cidade:

Infiltração em Alto Amaranth: Os jogadores são enviados para se infiltrar nos círculos sociais dos Aelfir, para plantar falsas informações ou assassinar um membro importante da elite. O equilíbrio entre ser descoberto e completar a missão é tênue.

Guerra de Gangues em Derelictus: Com facções rivais lutando pelo controle de um recurso vital, os jogadores precisam navegar pelas alianças traiçoeiras e decidir qual lado apoiar, ou talvez tomar o poder para si mesmos.

A Busca pelo Vermissian: Aventuras que mergulham nos túneis abandonados do Vermissian, um sistema de transporte fracassado que agora é um labirinto de horrores e segredos esquecidos. Aqui, os jogadores podem encontrar artefatos antigos ou monstros que desafiam a compreensão.

O Ritual Proibido: Os jogadores descobrem que um culto secreto está planejando realizar um ritual que pode destruir a cidade ou libertar um poder antigo. Eles precisam decidir se irão impedir o ritual ou manipulá-lo para seus próprios fins.

Por que Spire Deveria Estar na Sua Mesa

Spire RPG: The City Must Fall não é apenas um RPG; é uma experiência narrativa poderosa que desafia os jogadores a mergulhar em um mundo de intriga, sacrifício e resistência. Se você está procurando um jogo que vá além do combate tradicional e ofereça um cenário onde suas ações realmente importam, Spire é a escolha certa. A riqueza do mundo, combinada com um sistema de regras que incentiva a criatividade e a tomada de riscos, faz deste um dos RPGs mais envolventes disponíveis atualmente.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre o jogo faça download do Quickstart clicando AQUI. Prepare-se para ascender na torre, mas lembre-se: quanto mais alto você subir, maior será a queda.

Espero que tenham gostado do artigo. Se quiserem comentar ou sugerir ideias para futuros textos, fiquem à vontade para escrever abaixo. Aproveito para pedir que me sigam nas redes sociais.

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