Você sabe como dar experiência para seus jogadores além do básico XP do inimigo? Você se sente confortável quando termina uma sessão e acredita que deu certo XP para todo mundo? Pois é, eu mesmo sempre fui um péssimo “entregador de XP” e meus jogadores que tinham que me lembrar.
Porém, a vida pode ser diferente se você tem um método certo. Assim como o Checklist do Mestre Metódico ajuda diversas pessoas a prepararem suas sessões e se sentirem seguras, encontrei o Mestre Ramon da Cúpula do RPG que compartilhou rapidamente este método nos Stories da Cúpula do RPG e eu disse: “Ei, isso é ouro! Temos que divulgar.”
Portanto, aqui está a entrevista com o Mestre Ramon onde ele explica seu método. Que apelidamos carinhosamente de Método Ramon. kkkkk.
Confere abaixo o vídeo de como dar experiência para seus jogadores, seguindo uma tabela, um método e todos os links abaixo para você usar da forma que preferir: PDF, Excel, Notion e Jason (.json) para o Foundry VTT.
Download do PDF: https://nuckturp.com.br/xp/pdf
Download do Excel: https://nuckturp.com.br/xp/excel
Download do .JSON (Foundry VTT): https://nuckturp.com.br/xp/json
Duplica no Notion: https://nuckturp.com.br/xp/notion
Ok. Se você assistiu ou não ao vídeo, vamos falar de experiência para os jogadores ou XP dos Players!
A importância de dar pontos de experiência (XP) para os jogadores!
Essa parte eu escrevo para me lembrar da importância mesmo!
No universo do RPG de Mesa, uma das maneiras de mostrar progressão e recompensar jogadores é através dos pontos de experiência. Uma das maneiras de dexiar o jogador motivado e participativo é ele percebendo a sua importância no jogo e observando que suas ações geram progressão para o personagem. Dessa forma, ele se coloca mais interessado nos desafios e na interpretação do personagem.
É através do acúmulo de pontos de experiência, o famoso XP, que os personagens evoluem, ganham novas habilidades, aumentam suas capacidades. Assim, se tornando mais poderosos para enfrentarem desafios maiores. Tudo isso reflete o aprendizado do personagem em sua aventura.
Porém, a importância de dar XP vai além do simples aumento de poder dos personagens. Ele também desempenha um papel na motivação dos jogadores, proporcionando um senso de realização e progresso. Quando os jogadores veem seus personagens crescerem e se desenvolverem, eles sentem isso em si também. Dessa forma, eles se sentem mais engajados e investidos na história. Além disso, a distribuição de XP pode ser usada pelo mestre para direcionar o comportamento dos jogadores, recompensando ações que promovem a narrativa, a cooperação e a criatividade. E esse é o ponto pela qual eu adorei a planilha do Mestre Ramon do Cúpula do RPG.
Faça o download aqui:
Download do PDF: https://nuckturp.com.br/xp/pdf
Download do Excel: https://nuckturp.com.br/xp/excel
Download do .JSON (Foundry VTT): https://nuckturp.com.br/xp/json
Duplica no Notion: https://nuckturp.com.br/xp/notion
Vamos entender a planilha de XP?
Bora conhecer o Método Ramon? Ei, esse não é o nome verdadeiro, ok? Só brincamos com o nome no vídeo e assim ficou para ilustrar nossas ideias.
A planilha XP dos Players ou planilha de Pontos de Experiência é divida em duas partes. A primeira é aonde o mestre tem informações importantes para o jogo. Podemos dizer que é o “acumulado” da campanha. Porém, a segunda parte é onde está a gestão minuciosa do XP que será distribuído.
Vamos falar de cada uma.
Planilha de Informações
Tabela XP dos Players: Parte 1
Nessa primeira parte, é bem simples!
Você colocará o nome dos personagens da sua mesa na parte superior. Depois irá colocar em XP, o total dos pontos de experiência. A recomendação aqui é que você coloque o XP atual / XP do próximo nível. Por exemplo: 1.500/2.700. O personagem 01 está com 1.500 pontos e precisa de 2.700 para subir de nível.
Já em Item, você colocará apenas os itens que são importantes para a aventura. Como alguma jóia, arma, brasão, etc. Algo que você considere relevante lembrar que o personagem tem. Por exemplo, em A Ordem de Nuckturp, Barhal possui uma flecha que é capaz de derrotar um dragão sozinha. Uma flecha de uso único.
Em Classe/Nível você colocará a Classe e o Nível, simples assim. Também é bom para você apontar se é multiclasse. Por exemplo: Clérigo 1 e Guerreiro 9.
Fácil, não é mesmo? Agora vamos para a melhor parte!
Planilha de distribuição de XP
Tabela XP dos Players: Parte 2 – Tabela do Mestre de Jogo
Ok. Agora na primeira coluna ficam os personagens e a cada coluna existe um conceito para o mestre alocar os pontos de experiência.
Vamos analisar cada uma delas?
XP de Inimigos
Este critério recompensa os jogadores pela derrota de inimigos durante a sessão. Portanto, a quantidade de XP é baseada na dificuldade do inimigo e no esforço necessário para vencê-lo. Cada sistema possui regras únicas e todas as demais colunas precisarão se adaptar em relação a essa. Dessa forma, a coluna XP de Inimigos incentiva os jogadores a enfrentarem desafios e a colaborarem em combate.
Exemplo 1: O grupo enfrenta um bando de goblins que está aterrorizando uma vila. Assim, após uma batalha intensa eles derrotam todos os goblins. Portanto, cada jogador recebe XP proporcional ao desafio dos goblins, recompensando-os pelo trabalho em equipe e pela vitória.
Exemplo 2: Durante uma missão, os jogadores encontram um dragão que está guardando um tesouro valioso. A batalha é longa e perigosa, exigindo que os jogadores usem todos os seus recursos e táticas. Sendo assim, a vitória sobre um inimigo tão poderoso resulta em uma grande quantidade de XP para todos os participantes, refletindo a magnitude do desafio superado.
Interpretação Geral
A Interpretação Geral recompensa os jogadores pela interpretação de seus personagens durante a sessão. Isso inclui falar e agir de acordo com a personalidade, motivações e histórico do personagem. Este critério de interpretação incentiva a imersão e o roleplay, tornando a experiência de jogo mais rica e envolvente.
Exemplo 1: Um jogador interpreta seu paladino com fervor, fazendo discursos inspiradores e tomando decisões baseadas em seu código de honra, mesmo quando essas decisões são difíceis ou impopulares. Assim, sua dedicação à interpretação do personagem é recompensada com XP.
Exemplo 2: Uma jogadora interpreta sua ladina de forma convincente, usando subterfúgios e mentiras para enganar NPCs (ou até mesmo os próprios jogadores) para obter informações valiosas. Ela permanece fiel à personalidade astuta e manipuladora de sua personagem, o que lhe rende pontos de XP por interpretação.
Cena Digna de Oscar
Este critério recompensa momentos memoráveis e impactantes que merecem destaque, seja por sua dramaticidade, humor ou heroísmo. São cenas que se destacam e que todos os jogadores lembrarão por muito tempo. Isso incentiva os jogadores a criarem momentos épicos e emocionantes.
Aqui vale não só dar XP, mas quem sabe escrever a cena em algum blog (tipo o nosso), fazer uma imagem de recordação, dar uma insígnia e assim por diante.
Exemplo 1: Durante uma batalha crucial, um guerreiro faz um sacrifício heroico para salvar seus companheiros, criando uma cena emocionante que todos lembrarão. Sua bravura e altruísmo são recompensados com XP (para ele, se sobreviveu… ou para um novo personagem).
Exemplo 2: Um mago usa uma magia de forma criativa para resolver um problema complexo, surpreendendo a todos e mudando o rumo da aventura. Sua inovação e pensamento rápido são reconhecidos.
Exemplo 3: Um personagem resolve um conflito com o poder da palavra ao invés de usar a força. Dessa forma, o vilão desiste ou muda seu foco. Essa cena é digna de um Oscar.
Contato com o Cenário
Interações significativas com o cenário do jogo mostram o interesse pelo mundo criado pelo mestre. Essa exploração inclui investigar locais, aprender sobre a história e cultura do mundo, e interagir com NPCs de maneira significativa e curiosa. Dessa forma, o cenário revela muitas oportunidades para uma campanha e deixa a história muito mais divertida.
Exemplo 1: Um jogador investiga a história de uma cidade antiga, descobrindo segredos e lendas que enriquecem a narrativa.
Exemplo 2: Durante uma viagem, uma jogadora interage com os habitantes locais, aprendendo sobre suas tradições e costumes, e usando essas informações para avançar na missão. Ela não “precisaria” fazer isso, mas sua curiosidade enriquece a narrativa e merece ser recompensada.
Exploração de Background
Este critério recompensa o uso e desenvolvimento do background do personagem, integrando sua história pessoal à trama principal. Isso inclui revelar detalhes do passado do personagem, enfrentar desafios relacionados ao seu histórico e usar suas experiências passadas para influenciar suas ações no presente.
O item Exploração de Background tira a responsabilidade 100% do mestre de criar uma trama que envolva todos os personagens e os coloque como protagonistas. Dessa forma, o próprio personagem, sabendo de seu histórico, se insere na trama e dá ganchos para o mestre e para os outros jogadores.
Exemplo 1: Um personagem revela detalhes de seu passado trágico, explicando suas motivações e criando conexões emocionais com outros personagens. Sua vulnerabilidade e profundidade de interpretação são recompensadas com XP.
Exemplo 2: Uma personagem encontra um antigo mentor que a treinou, e essa interação leva a um arco narrativo que explora seu crescimento e desafios pessoais. Sua disposição para explorar e desenvolver seu background deve ser reconhecida.
Bônus
O Bônus oferece pontos extras por ações excepcionais que não se encaixam nos outros critérios, mas que merecem reconhecimento. Isso pode incluir contribuições criativas, ajuda aos outros jogadores, ou qualquer ação que enriqueça a experiência de jogo.
Exemplo do vídeo: Um jogador cria uma peça de teatro completa para seu bardo e a apresenta durante a sessão, enriquecendo a experiência de todos. Sua criatividade e dedicação são recompensadas com pontos de experiência bônus.
Outro exemplo: Uma jogadora organiza um evento especial dentro do jogo, como um festival ou uma competição, que envolve todos os personagens e adiciona profundidade à campanha. Sua iniciativa e contribuição para a diversão do grupo são reconhecidas com pontos de bônus.
Exemplo colaborativo: Um jogador mais experiente auxilia um jogador novato de forma proativa. Essa colaboração também merece ser recompensada.
Review
O review é uma análise que o jogador faz da sessão e dá seu feedback. Aqui vai valer de cada mestre, mas essas análises ajudam o mestre a calibrar as próximas sessões. Além disso, também pode ser recompensado aquele jogador que engaja ativamente no período entre sessões.
Total
É a somatória dos pontos que serão distribuídos ao final da sessão que o mestre foi anotando. Simples assim, depois ainda podendo anunciar as subidas de nível, pois o valor é somado na primeira parte da planilha.
Curtiu este método? Te ajudou? Espero que sim. Se tiver dúvidas, cola no vídeo e deixa suas dúvidas nos comentários. Eu ou o Mestre Ramon poderemos te ajudar ou até gerar mais conteúdo para você!
Planilha do Mestre Ramon no Foundry (arquivo .json)
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Download do PDF: https://nuckturp.com.br/xp/pdf
Download do Excel: https://nuckturp.com.br/xp/excel
Download do .JSON (Foundry VTT): https://nuckturp.com.br/xp/json
Duplica no Notion: https://nuckturp.com.br/xp/notion
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