O Arquimago
Essa classe de prestígio apareceu pela primeira vez no Livro do Mestre do D&D 3 e depois no Livro do Mestre do D&D 3.5. Hoje falo com você sobre a versão do D&D 3.5 com dicas de como melhor aproveitar todos os poderes dessa classe de Prestígio que é uma das mais fortes já criadas!
Habilidades
Carisma para Feiticeiros, Inteligência para magos.
Pré-requisitos
Conhecimento (Arcano) 15 graduações, Identificar Magia 15 Graduações.
Magias: Capacidade de conjurar magias arcanas de 7° nível, ou 5° nível (ou superior) de pelo menos 5 escolas diferentes.
Talentos: Foco em Perícia (Identificar Magia) e Foco em Magia (2 Escolas distintas).
Características de classe resumidas
Dado de Vida: D4
Perícias de Classe: Concentração, Conhecimento (qualquer um), Identificar Magia, Ofícios, Procurar e Profissão.
Pontos de perícia a cada nível: 2 + modificador de Inteligência.
Recebe 1 nível de conjurador arcano por nível de classe de prestígio.
Tem BBA mais baixo, os Testes de Resistências mais baixos de Fortitude e Reflexo e o de Vontade mais alto.
Alta Arcana
A cada nível um Aquimago pode escolher entre os poderes a seguir para ser uma de suas novas características de classe em troca de uma magia do nível indicado que será eliminada de modo permanente de seu repertório. Isso quer dizer que você elimina uma “vez por dia” do nível indicado sem contar suas magias adicionais por inteligência elevada.
Fogo Arcano (Sob): Você pode conjurar um raio de fogo que causa 1d6 de dano por nível de arquimago, mais 1d6 por nível de magia utilizada para canalizar o poder. Logo se você utilizar uma magia de 5° nível em fogo arcano e tem 5° nível de Arquimago, você lança um raio de 10d6 de dano. Como é uma habilidade sobrenatural, ela não concede ataques de oportunidade. Essa habilidade é um ataque de toque à distância com alcance de 120m +12m/nível de arquimago).
Essa habilidade elimina uma magia de 9° nível.
Alcance Arcano (Sob): O alcance das magias de toque mudam para 9m. Caso a magia exija ataque de toque, mude para toque a distância. Caso você escolha essa habilidade uma segunda vez, o alcance aumenta para 18m. Essa habilidade elimina uma magia de 7° nível.
Maestria da Contra-mágica: Ao anular uma magia, ela será refletida contra o seu conjurador, como se tivesse sido afetado pelo resultado total de reverter magia. Essa habilidade elimina uma magia de 7° nível.
Domínio dos Elementos: Escolha um elemento entre Ácido, Frio, Fogo, Eletricidade ou Sônico. Você pode alterar o elemento da magia para o elemento escolhido por esse poder. Essa habilidade elimina uma magia de 8° nível.
Domínio da Modelagem: Com esse poder você pode modelar as magias que conjura de forma livre para não afetar ou afetar especificamente áreas onde seus aliados estão. Essa habilidade elimina uma magia de 6° nível.
Poder Mágico: Esse poder aumenta um nível efetivo do conjurador em +1 para efeitos de conjuração de magia. Essa Habilidade elimina uma magia de 5° nível.
Habilidade Similar a Magia: Com esse poder você pode transformar uma magia que conhece em uma Habilidade Similar a Magia. Essa habilidade elimina uma magia de 5° mais uma magia de nível igual a Magia escolhida para ser sua Habilidade Similar a Magia e caso escolher utilizar algum talento metamágico ele precisará pagar o custo como se a magia tivesse o nível efetivo acrescido do talento.
Para cada 3 níveis pagos a mais de magia pagos para transformar a magia em Habilidade Similar a Magia você recebe 2 ativações a mais por dia. Você pode pegar essa habilidade novamente aplicando a mesma magia ou a magias diferentes.
Sobre a Classe e como utilizar seus poderes
Bom, aqui vem a coisa que eu acho importante ser dita. Ela não é a maior apelação que eu já trouxe em termos de conjuração de magia para conjuradores arcanos. O Mago das Adagas Místicas ainda continua sendo a coisa mais bizarra que já vi em toda a minha vida, mas o Arquimago é uma boa escolha para você que é um Mago puro ou Feiticeiro com alguma classe de prestígio anterior.
Talentos Recomendados
O velho combo de Maximizar Magias e Potencializar Magias, além dos talentos que são pré-requisitos dessa classe. Uma boa opção também é Estender Magia, Magia Geminada (Livro Completo do Arcano), Magia Persistente (Linhagens e Tomos), Magia Sequencial (Linhagens e Tomos), Duplicar Magias (Linhagens e Tomos). Caso você faça um mago voltado para ilusão e encantamento, Foco em Magia Maior pode ser uma boa opção para essas escolas.
Os melhores poderes dessa classe de prestígio com certeza são, Domínio da Modelagem, Habilidade Similar a Magia, Domínio dos Elementos.
Domínio dos Elementos principalmente se você for escolher Sônico (Apenas um criatura do livro dos monstros tem resistência a esse elemento) ou algum elemento contrário das magias que você já conhece.
São muitos talentos, portanto como feiticeiro suas escolhas ficam bem limitadas nesse sentido, tornando o Mago uma escolha mais óbvia.
Conclusão
Essa classe de prestígio traz um poder de fogo bem alto para o Mago e soluções interessantes para utilização de magias em área sem se preocupar em atingir seus aliados nunca mais, possibilidade de utilizar magias sem conceder ataques de oportunidade (com Fogo Arcano ou Habilidade Similar a Magia), mas tem pré-requisitos altos. Ela é ótima para completar algumas outras classes de prestígio arcanas (como o próprio Teurgista Místico por exemplo).
Enfim, faça bons usos dessas dicas e fiquem atentos para a próxima classe de prestígio! Até mais!
Share this content:
Deixe uma resposta