Artifício RPG. lançou um novo conteúdo!
Dungeons & Dragons (D&D), o lendário RPG criado por Gary Gygax e Dave Arneson em 1974, vive um momento de expansão sem precedentes no mercado digital. Após o sucesso gigantesco de Baldur’s Gate 3, eleito o melhor jogo de 2024 no The Game Awards, a Wizards of the Coast (WotC) anunciou recentemente sua parceria estratégica com o estúdio Giant Skull para um novo RPG de ação de D&D AAA single-player focado em ação e aventura.
O Legado de Baldur’s Gate 3 e a Nova Direção
O impacto de Baldur’s Gate 3, desenvolvido pela Larian Studios, ainda reverbera forte na indústria. Com seu formato clássico de CRPG (Computer Role-Playing Game), o jogo estabeleceu novos padrões de qualidade e complexidade, destacando-se pelo enredo imersivo e pela fidelidade ao universo tradicional de D&D.
Apesar deste sucesso monumental, John Hight, presidente da Wizards of the Coast, deixou claro em entrevista à Polygon que a WotC está decidida a explorar novas direções criativas:
“Não me entendam errado, continuaremos a criar CRPGs tão sérios quanto Baldur’s Gate 3. Temos 50 anos de histórias criadas por mestres e centenas de monstros emblemáticos que vivem no imaginário popular, como cubos gelatinosos e ursos-coruja. É fundamental que suas manifestações digitais sejam tão impactantes quanto são em nossas mentes.”
No entanto, a nova parceria com a Giant Skull aponta para uma direção bastante diferente, enfatizando o combate ágil, ação intensa e movimentação fluida, algo mais alinhado ao estilo de jogos como Star Wars Jedi: Fallen Order e Jedi: Survivor.
Quem Está por Trás da Giant Skull?
A Giant Skull é um estúdio recente, fundado em 2023 por Stig Asmussen, uma figura de grande prestígio na indústria de games. Antes de criar o próprio estúdio, Asmussen foi o diretor criativo responsável por sucessos absolutos na Respawn Entertainment, especialmente os jogos da franquia Jedi. Seu currículo também inclui trabalhos notáveis em God of War III, onde atuou como diretor e escritor adicional, e anteriormente como diretor de arte em God of War II na Sony Santa Monica.
John Hight, atual presidente da WotC, conhece bem Asmussen desde 2006, período em que ambos trabalharam juntos no desenvolvimento do jogo original God of War. Posteriormente, Hight supervisionou a produção de God of War III, aprofundando ainda mais a parceria profissional com Asmussen. Em 2024, após assumir a liderança dos jogos digitais da Wizards of the Coast, Hight rapidamente identificou no novo projeto da Giant Skull o potencial ideal para o universo de D&D:
“Stig Asmussen, juntamente com a equipe da Giant Skull, representa o perfil de criadores altamente talentosos com quem temos interesse em trabalhar, e é com grande expectativa que nos reunimos novamente para este novo projeto: um jogo de ação e aventura original ambientado no mundo de D&D.,” afirmou Hight em uma declaração no LinkedIn.
Giant Skull: Uma Grande Aposta para WotC para D&D e RPG de ação
Apesar de não ter nenhum lançamento prévio em seu portfólio, a Giant Skull reúne uma equipe formada por veteranos experientes da indústria. Muitos desses profissionais, assim como Asmussen, são ex-funcionários da Respawn Entertainment, conhecidos pelo domínio técnico excepcional, especialmente em mecânicas de combate corpo a corpo e movimentação dinâmica, como jogos como Apex e a saga Star Wars: Jedi. Essa especialização será fundamental para o novo jogo de D&D.
A Wizards escolheu propositalmente um estúdio jovem, buscando injetar novas ideias e abordagens inovadoras ao rico e diversificado universo de Dungeons & Dragons. Segundo Asmussen, uma das vantagens de começar com “uma página em branco” é exatamente não precisar lidar com os erros acumulados ao longo de projetos anteriores:
“Quando iniciamos a Giant Skull, não pudemos simplesmente reutilizar o que tínhamos feito nos jogos Jedi. Começamos com uma versão pura da Unreal Engine, sem os erros e dívidas técnicas anteriores. Isso nos permitiu avançar rapidamente, criando um modelo de movimento muito mais rápido, fluido e suave. É simplesmente impecável,” afirmou Asmussen à Polygon.
Os fãs podem esperar por uma experiência marcada por mecânicas inovadoras, especialmente focadas em combate melee e movimentação aprimorada. Este foco no combate próximo e fluidez de movimentos já gera entusiasmo entre jogadores acostumados com títulos como Star Wars Jedi: Survivor, que se destacam justamente por essas características. Além disso, a promessa de “travessia emocionante” pelos ambientes do jogo também cria uma grande expectativa.
O Papel Crucial da Unreal Engine 5
A escolha da Unreal Engine 5 também sinaliza claramente a direção técnica que o projeto pretende tomar. Essa ferramenta de desenvolvimento, atualmente considerada o ápice tecnológico na criação de jogos eletrônicos, é conhecida por possibilitar gráficos extremamente realistas e uma performance fluida em grandes cenários detalhados.
Essa decisão estratégica evidencia o compromisso da Wizards e da Giant Skull com a excelência técnica, assegurando que o jogo tenha um impacto visual à altura das expectativas modernas dos jogadores.
Em Busca da Essência do Divertimento
John Hight destacou em entrevista que o diferencial da Giant Skull reside não apenas na habilidade técnica, mas também na filosofia criativa do estúdio, que coloca a diversão e o prazer imediato da experiência do jogador em primeiro lugar:
“Stig sempre busca primeiro encontrar o que é divertido. Muitos desenvolvedores começam a construir mundos amplos e complexos, esquecendo de garantir que movimentar o personagem seja prazeroso e natural. A Giant Skull identificou esse aspecto crítico logo de cara, assegurando uma base sólida antes de expandir o projeto,” ressaltou Hight à Variety.
Combate, Movimentação e Travessia
Durante a revelação inicial, Stig Asmussen explicou que a equipe da Giant Skull já tem avançado significativamente no desenvolvimento dos controles e movimentação dos personagens:
“Nossa abordagem inicial focou fortemente na movimentação e controle dos personagens, algo que muitos desenvolvedores deixam para depois, o que acaba comprometendo a experiência. Conseguimos criar um modelo de movimento extremamente fluido e rápido, eliminando qualquer sensação de travamento ou imprecisão.”
Outro ponto destacado é a mecânica de travessia, descrita como “exhilarating” pelos desenvolvedores. Isso implica em uma interação mais dinâmica com o ambiente, permitindo aos jogadores explorar o mundo de forma ativa e envolvente:
“Travessia é essencial para nós, queremos oferecer ao jogador múltiplas formas de interagir com o ambiente e crescer seu personagem até dominar completamente o cenário. Tudo precisa parecer absolutamente suave e intuitivo,” destacou Asmussen na entrevista para a Variety.
Diversificação e Expansão da Wizards of the Coast
O anúncio desse novo projeto vem acompanhado de uma série de outras iniciativas da Wizards no mercado digital. Após o fim da parceria com a Larian Studios, a empresa busca diversificar seu portfólio, apostando em títulos variados, que vão desde a ficção científica até experiências imersivas com personagens consagrados.
Entre os futuros lançamentos da Wizards estão:
- Exodus: Um RPG sci-fi que promete colocar os jogadores no centro de uma narrativa profundamente emocional.
- Snake Eyes: Um jogo focado no icônico personagem ninja da franquia G.I. Joe.
- Projeto Skeleton Key: Uma misteriosa combinação de suspense, horror e experiências memoráveis de gameplay, ainda sem título oficial divulgado.
- Magic: The Gathering Arena: A plataforma online continua recebendo atenção especial, com constantes expansões e melhorias.
Esses anúncios mostram a estratégia da Wizards de ampliar consideravelmente sua presença no mercado digital, explorando novas mecânicas e gêneros para atrair diferentes públicos e oferecer experiências diversificadas dentro de suas franquias.
O Cenário Competitivo dos Jogos AAA
Produzir um jogo AAA não é uma tarefa simples, especialmente para um estúdio recém-formado. O mercado de jogos eletrônicos AAA envolve grandes investimentos financeiros e expectativas extremamente elevadas por parte dos jogadores e investidores. No entanto, a Wizards of the Coast demonstra confiança plena na capacidade técnica e criativa da Giant Skull.
Em comunicado à Variety, John Hight reforçou a importância desta colaboração estratégica:
“Estou animado por reunirmos forças novamente neste projeto. A criação de mundos e narrativas está no nosso DNA, e essa colaboração reflete nosso compromisso com nossa estratégia ‘Playing to Win’, fortalecendo ainda mais nossa presença no mercado digital.”
Busca por Talentos e Futuro Desenvolvimento
Atualmente, o estúdio Giant Skull está recrutando profissionais talentosos para integrar a equipe de desenvolvimento deste novo projeto de Dungeons & Dragons. Especialmente procurados são engenheiros e animadores, essenciais para consolidar as ambiciosas mecânicas de jogo e a complexidade visual desejada.
Os interessados podem acompanhar mais informações sobre as vagas diretamente no site oficial da Giant Skull.
Expectativas e Próximos Passos
Apesar do entusiasmo e expectativas geradas, ainda não há previsão oficial para o lançamento deste novo jogo. Segundo Asmussen e Hight, o desenvolvimento deve levar alguns anos, o que é comum para jogos deste porte. Ambos destacam a importância de desenvolver o título com cuidado e atenção máxima aos detalhes, garantindo que o produto final seja à altura da reputação do universo de D&D.
Para os fãs ansiosos por novidades mais imediatas, vale acompanhar também outras iniciativas da Wizards, como o jogo de realidade virtual Battlemarked, desenvolvido pela Resolution Games em parceria com a Wizards of the Coast. Detalhes adicionais sobre este título podem ser vistos no vídeo oficial no YouTube.
O post Giant Skull e Wizards anunciam novo RPG de ação AAA de D&D foi escrito pelo Artifício RPG, especialista em conteúdo de RPG em Português!
——————-
Artifício RPG. lançou um novo conteúdo!
A Wizards revela novo jogo de ação AAA no universo de D&D. Criado pela Giant Skull, o projeto usa Unreal Engine 5 e prioriza fluidez e diversão.
O post Giant Skull e Wizards anunciam novo RPG de ação AAA de D&D foi escrito pelo Artifício RPG, especialista em conteúdo de RPG em Português!
——————-
Post Original em: Read More
Share this content:
Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas “Overmix” ou “Nandivh”, é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.
No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.
Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.
Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.
Deixe uma resposta