Como Modificar Alinhamentos ?

Como Modificar Alinhamentos ?

Como Modificar Alinhamentos ?, RPG - Mestre Charles Corrêa
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Definições Padrão dos Alinhamentos:

Leal e Bom

Se comporta como todos esperam que uma pessoa boa se comporte, combinando a vontade de combater o mal com a disciplina de lutar incessantemente. Ele diz a verdade, mantem sua palavra, ajuda os que estão em necessidade e combate as injustiças. Um personagem leal e bom detesta ver os culpados saírem impunes.

Neutro e Bom

Faz a melhor que uma pessoa boa conseguiria. Ele é devotado a ajudar os outros e colabora com reis e magistrados, mesmo não se sentido obrigado a fazê-lo.

Caótico e Bom

Se comporta de acordo com sua consciência, sem se preocupar com o que os outros esperam dele. Ele faz as coisas do seu jeito, mas é educado e benevolente. Ele acredita no bem, mas não vê utilidade para as leis e os regulamentos. Ele desta quando as pessoas tentam intimidar os mais fracos e dizer-lhes o que fazer. Ele segue sua própria orientação moral que embora tenha uma inclinação para o bem, alguma vezes não coincide com as diretrizes da sociedade.

Leal e Neutro

Se comporta de acordo com a lei e a tradição ou é dirigido por um código de conduta pessoal. Para ele a ordem e a organização são importantíssimas. Ele pode acreditar em uma ordem pessoal e viver segundo um código ou padrão, ou acreditar em uma mesma ordem para todos e preferir um governo forte e organizado.

Neutro

Sempre faz o que lhe parecer uma boa ideia, não se sente inclinado fortemente por um lado ou pelo outro quando o assunto é lei contra caos ou bem contra o mal. Na maioria das vezes é mais uma falta de convicção do que um compromisso com a neutralidade. Ele considera o bem melhor que o mal.

Caótico e Neutro

Obedece apenas a sua vontade, é uma pessoa individualista que valoriza sua própria liberdade e não tenta proteger a liberdade dos demais. Ele evita a autoridade, ressente-se das restrições e desafia as tradições. Não prejudica intencionalmente as organizações como parte de uma campanha em favor da anarquia. O personagem pode ser imprevisível, mas seu comportamento não é totalmente aleatório, é mais provável que ele atravesse uma ponte, não que se atire dela.

Leal e Mau

Personagem usurpa o que deseja metodicamente, dentro dos limites de seu código de conduta, mas sem se preocupar com quem será prejudicado. Ele se preocupa com a tradição, lealdade e a ordem, mas não se importa com a liberdade, a dignidade ou mesmo com a vida. Ele joga segundo as regras, mas sem mostrar piedade e nem compaixão. Mas podem respeitar alguns tabus específicos, como não matar a sangue frio ou não permitir que crianças sejam feridas e podem praticar o mal com o mesmo brilho que um paladino leal e bom segue o caminho do bem.

Neutro e Mau

Fara o possível para sair impune e se preocupara única e exclusivamente consigo. Ele não derrama lagrimas por suas vítimas, matando para obter vantagens, por esporte ou por conveniência. Ele não tem apreço nenhum pela ordem e não sustenta a ilusão de que o respeito pela lei, pelas tradições ou por um código de ética o tronaria melhor ou mais nobre. Por outro lado, ele não tem a natureza inquieta ou afeição pelo conflito que caracteriza um vilão. O criminoso que rouba e assassina para conseguir o que deseja é um bom exemplo, alguns podem defender a maldade como um ideal, propagando o mal como um objetivo.

Caótico e Mau

Realiza o que sua ambição, ódio ou ânsia de destruição o inspiram a fazer. Ele tem um temperamento forte, traiçoeiro é arbitrariamente violento, cruel e imprevisível. Ele simplesmente usurpa o que deseja, é brutal e não sente piedade ou remorso. Quando está propagando o mal e o caos é ainda pior. Felizmente, seus planos são cheios de falhas e todos os grupos formados por esses personagens são pouco organizados.

Narrador nossa sugestão para ir atualizando os alinhamentos durante os acontecimentos do jogo é bem simples, observar com atenção as atitudes e posicionamentos dos personagens durante as aventuras e gradualmente ir modificando o alinhamento para que não seja nada abrupto porque isso torna a mudança muito simples e desconfortável para os jogadores em geral.

um sistema simples seria por porcentagem, exemplo:

um guerreiro leal e bom inicialmente seria 100% leal, 100% bom, 0% neutro, 0% caótico e 0% mal e durante o jogo toma uma atitude que seria maligna ele não se tornaria maligno por apenas um ato maligno e sim começaria a tender para essa direção ficando talvez 100% leal, 90% bom, 0% neutro, 0% caótico e 10% mal continuando bom só que ao caminho do mal, isso dando a chance do personagem se corrigir e se arrepender e voltar a ter boas ações e assim recuperar a bondade no seu coração ou então se virar para o lado do mal a cada momento até mudar de alinhamento realmente (quando a nova linha do alinhamento estiver com um valor maior que a outra, ou seja, a % do mal superar a do bem ou a do caótico superar a do leal e assim por diante).

Essa maneira pode tornar a mudança gradativa, legal e mais realista porque mesmo uma pessoa bondosa pode em um momento complicado deixar passar, agir ou não agir corretamente afinal todos possuem falhas na vida.

Foi citado por meio de porcentagem, mas pode utilizar qualquer sistema para contabilizar, como pontos, porcentagem, marcação ou outros.

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