Chris Perkins Deixa D&D e a Wizards of the Coast (Artifício RPG)

Chris Perkins Deixa D&D e a Wizards of the Coast (Artifício RPG)

Chris Perkins Deixa D&D e a Wizards of the Coast (Artifício RPG), RPG - Mestre Charles Corrêa
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Artifício RPG. lançou um novo conteúdo!

Após quase três décadas moldando narrativas fantásticas, Chris Perkins anunciou hoje sua aposentadoria da equipe de Dungeons & Dragons. O anúncio foi feito nas redes sociais Twitter e BlueSky, encerrando um dos ciclos criativos mais influentes da história recente do RPG de mesa.

Perkins entrou oficialmente para a Wizards of the Coast em 1997, começando como editor da revista Dungeon. Desde então, sua trajetória incluiu cargos como editor-chefe de periódicos da linha D&D, produtor sênior e, mais recentemente, arquiteto de jogo e editor-chefe de narrativa para as edições 5e e 2024 do sistema.

Today I retire from Wizards of the Coast after 28 years. With D&D’s 50th anniversary wrapping up and the revised rulebooks doing gangbusters, this is the perfect fairytale ending for me. I can’t wait to enjoy D&D purely as a fan again, knowing the game is in good hands. See you in the Feywild!

Christopher Perkins (@chrisperkinsdnd.bsky.social) 2025-04-04T17:00:31.470Z

Seu envolvimento vai além das páginas: fãs também o conhecem por sua atuação como Mestre no grupo de streaming Acquisitions Incorporated, onde sua habilidade em criar mundos vivos e personagens cativantes conquistou uma geração inteira de novos jogadores.

Apesar da surpresa com o anúncio, Perkins garantiu que a equipe de D&D permanece em boas mãos. Em resposta oficial no BlueSky, o perfil do D&D Beyond destacou:

“Chris orientou a próxima geração de líderes enquanto se prepara para aproveitar sua aposentadoria. D&D está em boas mãos com a equipe.”

A comunidade, por sua vez, respondeu com um misto de nostalgia, admiração e reconhecimento. “Lembro de ver o nome dele no Warriors of Heaven, ainda na 2ª edição”, comentou um fã no fórum EN World. Outro relembrou com bom humor: “Assinei uma carta como ‘O Anti-Perkins’ nos tempos de Dungeon – hoje mal lembro o porquê. Boa sorte para ele!”

Uma Lenda Viva do RPG e o Peso de um Legado

Quando um nome como Chris Perkins se afasta da linha de frente de Dungeons & Dragons, não é apenas uma mudança de bastidores — é o fim de uma era. Durante quase trinta anos, Perkins esteve envolvido nas entranhas criativas de D&D, influenciando desde aventuras publicadas em revistas até o coração das edições mais jogadas do sistema.

Foi com ele que campanhas emblemáticas como Maldição de Strahd, Out of the Abyss e Storm King’s Thunder ganharam forma, equilíbrio e uma visão narrativa coesa que equilibra fantasia clássica com dilemas contemporâneos. Mesmo quem não lia seu nome nos créditos sentia sua presença na fluidez das aventuras, nos vilões memoráveis e nas escolhas difíceis que tornavam cada mesa única.

Para muitos, Perkins não era apenas um designer — era uma voz. Em painéis de convenções, vídeos de bastidores, artigos e participações em livestreams, sua presença era sempre marcada por um humor seco, um olhar generoso e uma compreensão quase instintiva do que torna o RPG mais do que um jogo: uma experiência compartilhada.

A comunidade respondeu à sua aposentadoria com um coro unânime de gratidão. “Ser humano maravilhoso”, escreveu um usuário no EN World. Outro acrescentou: “Não esperava por essa. Ele acabou de receber uma promoção, não foi?” — evidenciando o espanto geral, já que Chris havia assumido recentemente o papel de Diretor Criativo (ou equivalente) dentro do time da WotC.

Mais do que os livros que ajudou a publicar, seu maior legado talvez esteja na forma como inspirou jogadores, narradores e designers a verem o RPG como uma arte. Ele não criou apenas mundos — criou uma linguagem dentro da linguagem, onde cada aventura era um convite ao espanto.

O Fim de uma Era e o Início de Muitas Outras

A aposentadoria de Chris Perkins não acontece num vácuo — ela marca um ponto de inflexão em um cenário que, nos últimos anos, passou por reestruturações, polêmicas e reinvenções. A Wizards of the Coast prepara o lançamento da nova versão de Dungeons & Dragons para 2024, prometendo continuidade com inovação, regras compatíveis e um foco ainda maior na experiência digital.

Nesse contexto, o papel de Perkins como Game Architect da nova edição é mais do que simbólico — é o selo final de um ciclo criativo que ele ajudou a construir desde os primeiros esboços da 5ª edição. Agora, ao sair, deixa um time de designers e narradores que ele próprio ajudou a formar.

Segundo o perfil oficial do D&D Beyond no BlueSky:

“Chris orientou a próxima geração de líderes enquanto se prepara para aproveitar sua aposentadoria. D&D está em boas mãos com a equipe.”

Essa frase resume mais do que um comunicado institucional. Reflete uma transição de bastão que vem sendo construída com cuidado: nomes como Jeremy Crawford, Amanda Hamon e James Wyatt seguem desenvolvendo conteúdos, agora em posição de liderança, mas com DNA formado por anos de colaboração com Perkins.

E talvez seja essa a verdadeira mágica da narrativa que ele nos deixa: um mundo onde os mestres mudam, mas as histórias continuam. Onde aventuras são passadas de geração em geração, e o que permanece não são apenas os módulos — mas o convite à imaginação, ao improviso e ao encantamento coletivo.

No fim das contas, Perkins deixa o RPG como ele mesmo o descreveu certa vez: “uma conversa infinita entre amigos”. A sua voz se cala nos bastidores, mas reverbera em cada grupo que escolhe explorar uma masmorra, salvar um reino, ou simplesmente, sentar à mesa e contar uma boa história.

Confira um vídeo completo sobre quem foi Chris Perkins:

O post Chris Perkins Deixa D&D e a Wizards of the Coast foi escrito pelo Artifício RPG, especialista em conteúdo de RPG em Português!

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Artifício RPG. lançou um novo conteúdo!
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Chris Perkins Deixa D&D e a Wizards of the Coast (Artifício RPG), RPG - Mestre Charles Corrêa

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Charles Corrêa
Charles Corrêa

Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas "Overmix" ou "Nandivh", é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.

No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.

Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.

Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.

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