A Dança Dos Dragões No RPG.

A Dança Dos Dragões No RPG.

A Dança Dos Dragões No RPG., RPG - Mestre Charles Corrêa
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Com o sucesso de “A Casa do Dragão”, série spin-off de Game of Thrones exibida na HBO Max, muitos narradores e jogadores voltaram suas atenções para Guerra dos Tronos RPG que foi publicado no Brasil pela Jambô Editora. Apesar da Jambô de não ter trazido todo o material publicado em inglês pela editora Green Ronin há muito material para usar nas aventuras deste cenário. E logicamente a empolgação com a série tem feito muitos narradores quererem narrar aventuras durante o período da guerra civil entre os Targaryen conhecida como “A Dança dos Dragões”. Eu mesmo estou narrado uma mini campanha durante este mês de julho as quartas feiras usando a Dança dos Dragões como plot. Vamos lá então dar algumas dicas.

NÃO PRECISA SER FIEL A HISTÓRIA ORIGINAL

Uma coisa que muitos narradores as vezes ficam presos quando vão narrar uma aventura de Guerra dos Tronos RPG é de não ser fiel a história oficial, acreditando que tudo é cânone. Um princípio básico que muitos mestres e jogadores precisam entender é que a história contada na mesa é do grupo, do conjunto de ideias e imaginação dos aventureiros que se propuseram a participar da aventura, e portanto, ela não é mais o universo oficial ao qual pertence a obra. É um mundo paralelo onde os acontecimentos narrados aconteceram somente ali e não há qualquer alteração na história oficial, e sim uma versão alternativa dos romances. Há inclusive um aviso sobre isso no livro de regras que eu reproduzo aqui sobre esse assunto.

Apesar de passar-se no mundo de As Crônicas de Gelo e Fogo detalhado na série de romances de G. R. R. Martin, (…) todas as histórias de Guerra dos Tronos RPG, não seguem a continuidade precisa dos romances. Em vez disso ele acontece em um mundo paralelo próprio.”

Esse princípio eu expliquei em um artigo anterior, intitulado “Mudo ou não mudo a história?” que pode ser lido na íntegra AQUI.

Dito isso narradores e jogadores devem ficar livres para exercitarem sua imaginação e contar uma história que pode ter um desenvolvimento ou desfecho diferente da original. Novas batalhas podem ser imaginadas, novos personagens introduzidos no conflito, levando a diferentes possibilidades na trama. Aliás isso pode ser visto na série que tem algumas alterações em relação ao livro que a inspirou.

CONHEÇA O MATERIAL FONTE

Familiarize-se com “Fogo e Sangue”, o livro de George R.R. Martin que conta a história da “Dança dos Dragões” para entender os eventos, personagens e nuances da trama e saber como utilizá-los na aventura. Caso não tenha acesso ao livro busque informações em sites especializados sobre o universo das Crônicas de Gelo e Fogo que existem aos montes na internet. Um que eu indico é o Game of Thrones Wiki.

A “Dança dos Dragões” é tão sobre política e intriga quanto sobre batalhas. Crie situações onde os jogadores precisam negociar alianças, descobrir traições e manipular outros personagens. Incentive um clima de desconfiança. Os jogadores nunca devem estar completamente seguros sobre as intenções dos NPCs (ou mesmo dos outros jogadores). Dê aos NPCs motivações e personalidades complexas. Personagens como Rhaenyra, Daemon, Alicent e Aegon II devem ter razões profundas para suas ações, indo além de simples ambição. Incentive os jogadores a desenvolverem seus personagens, explorando suas lealdades, dilemas morais e desenvolvimento ao longo da campanha. Crie momentos onde os jogadores precisam fazer escolhas difíceis que afetam o desenrolar da guerra e seus próprios destinos.

Consulte também o material de apoio do “Guerra dos Tronos RPG” para garantir que as regras e ambientações estejam bem integradas à narrativa, principalmente o Guia de Campanha.

O USO DE DRAGÕES

“Dança dos Dragões” é sobre a casa Targaryen e seus dragões, então o uso dessas criaturas mágicas se torna obrigatória. Mas como usar se nos livros oficiais não tem estatítica sobre eles? Você pode baixar um material não-oficial feito por Jefferson Pimentel para uso de Dragões em “Guerra dos Tronos RPG” clicando AQUI.

Os dragões são armas de destruição massiva. Use-os para criar momentos épicos, mas também para mostrar os perigos de controlá-los. Decida como os dragões influenciam a guerra. Batalhas aéreas entre dragões, cidades devastadas e o impacto psicológico sobre soldados e civis podem ser elementos interessantes. Mas lembre-se que seu uso deve ser em momentos especiais. Não banilize o uso dos dragões na aventura, ou a participação dos mesmos não irá impactar a aventura.

TRAMAS PARALELAS E FLEXBILIDADE NARRATIVA

Desenvolva subtramas que mantenham os jogadores envolvidos entre as grandes batalhas e eventos principais. Isso pode incluir missões de espionagem, resgates e investigação de conspirações, tornando sua história diferente da orginal não apenas nos resultados das ações dos personagens na aventura. Conecte essas tramas aos backgrounds dos personagens dos jogadores, aumentando o investimento emocional na campanha. Alguns temas que podem ser explorados em tramas paralelas:

Poder e Corrução: Explore como a busca pelo poder pode corromper até mesmo os mais nobres dos personagens.

Lealdade e Traição: Desafie os jogadores a lidar com questões de lealdade e traição, tanto entre NPCs quanto entre si mesmos.

Custo da Guerra: Mostre os custos humanos da guerra, desde a devastação das terras até as perdas pessoais que os personagens enfrentam.

Esteja preparado para ajustar a história com base nas ações dos jogadores. A narrativa de “Guerra dos Tronos RPG” é imprevisível, e a campanha deve refletir isso. As decisões dos jogadores devem ter consequências reais e significativas, moldando o curso da guerra e suas relações com outros personagens.

POSSÍVEIS HISTÓRIAS

Aqui estão algumas dicas de histórias para aventuras no contexto da Dança dos Dragões:

A Missão Diplomática

Contexto: Rhaenyra Targaryen precisa urgentemente de aliados para fortalecer sua posição. Ela decide enviar emissários às casas neutras e inimigas para tentar ganhar seu apoio.

Enredo: Os jogadores são enviados em uma missão diplomática para convencer uma casa importante a se aliar aos negros. Eles enfrentam desafios como negociações tensas, sabotagem por parte dos verdes, e devem lidar com as complexas dinâmicas internas da casa que visitam. Suas ações e palavras podem mudar o curso da guerra.

Traição em Porto Real

Contexto: Porto Real é um caldeirão de intrigas, com espiões de ambos os lados. Um plano para assassinar um membro da família real é descoberto.

Enredo: Os jogadores, atuando como espiões ou protetores leais aos verdes, devem descobrir quem está por trás da conspiração, evitar o assassinato e neutralizar a ameaça sem alertar os conspiradores. Eles devem usar habilidades de investigação, disfarces e combate para desmantelar a rede de traidores.

A Batalha do Mar Estreito

Contexto A Casa Velaryon controla grande parte da marinha leal a Rhaenyra. A Casa Hightower e seus aliados planejam um ataque para tomar o controle do Mar Estreito.

Enredo: Os jogadores fazem parte da tripulação de um dos navios da Casa Velaryon. Eles devem defender suas posições em uma série de batalhas navais, enfrentando tempestades, ataques surpresa e abordagens inimigas. A narrativa pode incluir momentos de heroísmo, sacrifício e estratégias navais inovadoras.

O Resgate do Dragão

Contexto: Um jovem dragão de Rhaenyra é capturado por forças inimigas, e mantido em uma fortaleza quase impenetrável.

Enredo: Os jogadores são encarregados de resgatar o dragão. A missão envolve infiltração na fortaleza, superação de guardas e armadilhas, e a eventual libertação e controle do dragão. Este é um cenário de alta tensão e ação, com a oportunidade de uma fuga dramática montados no dragão.

O Mistério de Harrenhal

Contexto: Harrenhal, um castelo assombrado e em ruínas, troca de mãos várias vezes durante a guerra. Boatos dizem que há nele um segredo que pode por fim a guerra entre verdes e pretos.

Enredo: Os jogadores são enviados para Harrenhal e acabam sendo assombrados por seus fantasmas. Um deles diz que nas profundezas do castelo há um segredo que pode por fim a guerra. Aventura-se em um cenário cheio de perigos sobrenaturais, armadilhas antigas e segredos ocultos. Eles enfrentam os espectros do passado para descobrir o segredo e usar a favor da causa dos pretos.

Julgamento por Combate

Contexto: Um cavaleiro leal a Rhaenyra é acusado injustamente de traição, e um julgamento por combate é decretado.

Enredo: Os jogadores devem ajudar a provar a inocência do cavaleiro, seja lutando no julgamento por combate, investigando para encontrar o verdadeiro traidor, ou planejando uma fuga ousada. A história pode culminar em um combate épico ou uma revelação dramática.

A Profecia do Velho Nan

Contexto: Uma antiga profecia contada pelo Velho Nan prediz um evento cataclísmico que pode mudar o destino da guerra.

Enredo: Os jogadores são encarregados de desvendar os mistérios da profecia. Eles viajam por Westeros em busca de pistas, enfrentam cultos e fanáticos, e tentam evitar o evento ou usá-lo a favor de Rhaenyra. Este cenário combina elementos de aventura e mistério.

Essas histórias oferecem uma variedade de desafios e oportunidades para desenvolvimento de personagens, intriga política, combate e aventura, capturando a essência da Dança dos Dragões e o mundo complexo de “Guerra dos Tronos”.

Espero que tenham gostado do artigo, se quiserem fazer comentários e dar mais ideias podem fazer abaixo. Aproveito para pedir que me sigam nas redes sociais.

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