Nada de ficar usando Polymorph por aí!
Depois de explorarmos as classes combatentes de Dungeons & Dragons 5ª Edição (2024), chegou a hora de falarmos sobre as classes conjuradoras. Mas antes de falarmos sobre classes capazes de invocarem poderes mágicos, por que não falar das novas magias antes?
Adiantamos aqui, contudo, que o vídeo acerca das magias foi um pouco frustrante para quem esperava ver novas mecânicas para as magias, ou até mesmo receber descrições completas para algumas modificações realizadas. Assim como ocorreu com a publicação acerca das novas regras para a criação de itens (que você pode ver aqui), o vídeo ofereceu apenas uma pequena prévia, em vez de conteúdos de fato.
Dito isso, faremos nosso melhor para apresentar estes conteúdos de forma minimamente interessante.
Novas magias
Durante o vídeo, Jeremy Crawford (designer de regras de Dungeons & Dragons 5ª Edição) informou que a edição 2024 do Livro do Jogador conta com mais de trinta novas magias. O que o designer não informou, contudo, é se esta lista de novas magias contém magias reaproveitadas de novos suplementos.
Magias reaproveitadas
Algumas magias pertencentes ao livro Guia de Xanathar Sobre Todas as Coisas e Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha (indisponível em português) agora fazem parte do Livro do Jogador. Uma destas magias é Golpe de Arço (Steel Wind Strike, não escrevemos errado, a propósito), uma das magias prediletas dos Guardiões (Ranger) de 17º nível.
Dobre a Finados (Toll the Dead), famigerado truque do suplemento dedicado a Xanathar, também está presente no Player’s Handbook (2024), bem como Estática Sináptica (Synaptic Static)!
Abaixo, você pode conferir algumas das magias reaproveitadas de outros livros ou Unearthed Arcanas:
Esfera Vitriólica (Vitriolic Sphere)*¹
Espinho Mental (Mind Spike)*¹
Faca de Gelo (Ice Knife)*¹
Palavra de Radiância (Word of Radiance)*¹
Sopro de Dragão (Dragon’s Breath)*¹
Sorcerous Burst*³
Starry Wisp*³
Talho Mental (Mind Sliver)*²
Todas as magias de invocar criaturas de Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha (a destacar, Invocar Fera, Feérico, Morto-Vivo, Aberração, Constructo, Elemental, Celestial e Ínfero)
¹: Presente em Guia de Xanathar sobre Todas as Coisas
²: Presente em Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha
³: Presente na Unearthed Arcana (sem tradução oficial, portanto)
Apesar de reaproveitadas, algumas das magias sofrerão alterações em comparação com suas versões originais.
Magias novas
Crawford, contudo, citou magias completamente novas e que sequer foram testadas através da coluna Unearthed Arcana. Algumas delas, aliás, estão ligadas a conjuradores famosos espalhados pelo Multiverso!
A já citada Yolan’s Regal Presence (uma magia de Paladino, que já detalhamos as novas mecânicas da classe nesta publicação) é uma delas. Jallarzi’s Storm of Radiance é outra magia, criada pela bruxa mestra de Greyhawk, pertencente ao Círculo dos Oito. Finalmente, Tasha’s Bubbling Cauldron é mais um destes feitiços, já detalhado nesta publicação.
Algumas destas magias “novas”, aliás, só estão presentes no livro por conta de características de jogo que a utilizam. Um exemplo é a já citada magia Sopro de Dragão, agora disponível para Feiticeiros da Linhagem Dracônica. O mesmo acontece com o novo truque Elementarista, disponível para a subclasse Guerreiro dos Elementos, pertencente à classe Monge. Este truque compilará todos os demais truques que manipulam os elementos de alguma forma.
Alterações nas magias de D&D
Grande parte das magias presentes na edição 2014 do Player’s Handbook estarão presentes na edição 2024 do livro. Elas, contudo, não passarão ilesas na alteração de edição: várias delas sofrerão modificações após dez anos de testes.
Em geral, as mudanças concentram-se nestes quatro aspectos:
Clareza: deixar claro o que a magia realiza;
Conciso: informar o que a magia faz, usando o menor número de palavras possíveis;
Ajustes: alterar mecanicamente as magias subaproveitadas, e reajustas magias exageradamente fortes;
Ilustrações: agora, há ilustrações para um número maior de magias, como você pode ver ao longo da publicação.
Clareza
As magias agora apresentam a lista de classes que podem conjurá-la. Desta forma, se você estiver apenas passeando pelo capítulo de magias, você conseguirá ver se você é capaz de conjurá-la sem precisar voltar para o capítulo dedicado a sua classe. Aliás, lembre-se que a lista de magias agora aparece junto com as demais informações de sua classe, no início do livro.
A etiqueta Ritual também passou por mudanças. Agora, esta informação está disponível no tempo de conjuração da magia. Desta forma, caso não esteja vendo a lista de magias de sua classe, você saberá que ela pode ser conjurada como um ritual através de sua descrição.
Ajustes
As magias de círculos superiores agora causarão mais dano, tornando-as mais satisfatórias para quem as conjura. Ainda, por serem naturalmente mais complexas, a Wizards of the Coast modificou seus textos para que fique claro seus possíveis usos. No caso da magia Desejo (Wish), por exemplo, até existe uma citação a Lady of Pain de Sigil, para demonstrar como a magia pode afetar todo o multiverso!
Jeremy, aliás, destacou as mudanças em duas magias bastante utilizadas pelos jogadores: Orbe Cromático (Chromatic Orb) e Nuvem de Adagas (Cloud of Daggers).
Orbe Cromático ainda lhe permite escolher o tipo de dano causado, mas o feitiço vai além: agora, a orbe pode ricochetear e atingir um novo alvo — Jeremy não explicou como esta mecânica atuará, contudo. Finalmente, agora você poderá mover sua Nuvem de Adagas!
Ainda, segundo Crawford, o truque Criar Chamas (Produce Flame) agora é mais fácil de conjurar após algumas modificações em sua economia de ações — mudança também não explicada.
A parte mais engraçada desta mudança é que o problema do truque só foi notado após o designers de regras de Dungeons & Dragons 5ª Edição jogar Baldur’s Gate 3, e notar o quão exageradamente complexo (em termos de economia de ação) era o funcionamento do truque em um jogo eletrônico. No RPG, contudo, a descrição da magia deixa claro o que ela faz.
Ainda, magias como Orientação (Guidance), Resistência (Resistence) e Proteção Contra Lâminas (Blade Ward) sofrerão alterações importantes — especialmente Orientação, um dos melhores truques do jogo. Orientação, por exemplo, lhe permitirá escolher uma das várias perícias do jogo. Enquanto você estiver se concentrando, o alvo de sua Orientação receberá uma bonificação em suas jogadas.
Magias de alterar forma (shapeshifting)
A partir de agora, nenhuma destas magias (como Polimorfia) irá lhe fornecer uma nova fonte de Pontos de Vida. Em vez disso, você receberá Pontos de Vida Temporários — o Druida, aliás, sofreu uma alteração similar a esta.
Magia de conjurar criaturas
Estas magias, segundo Jeremy, traziam mais problemas do que soluções: além de atrapalhar o andamento do jogo, tornando-o demasiadamente lento, ela trazia problemas de equilíbrio de combate para o DM (Dungeon Master, ou simplesmente Mestre).
Dessa forma, todas as magias que permitiam conjurar criaturas do Player’s Handbook (2014) compartilham um mesmo ajuste. Agora, portanto, você invoca os espíritos destas criaturas, que lhe ajudam de diferentes maneiras durante o combate.
Invocar Animais (Conjure Animals), por exemplo, invoca um enxame de criaturas no campo de batalha, que causam dano a uma criatura quando ela se aproxima do enxame, bem como lhe fornece Vantagem em Salvaguardas enquanto você estiver próximo a ele.
Logo, você não mais invocará um batalhão de lobos para o campo de batalha, todos eles realizando ataques com Vantagem devido à Táticas de Grupo do lobo!
Magias de invocar criaturas
As magias de Invocar Criaturas de Tasha’s Cauldron of Everything agora fazem parte do Livro do Jogador. Elas sofreram ajustes, contudo: você encontrará mais opções de customização para as criaturas invocadas, e seu bloco de estatística está simplificado.
Caso não tenha visto uma destas magias ainda, você não mais invoca uma criatura do Monster Manual: Livro dos Monstros. Agora, em vez disso, a magia lhe apresenta um único bloco de estatística possível, mas que contido dentro dele, você encontrará algumas opções para customizar a criatura.
Ainda, o próprio bloco de estatística lhe apresenta as melhoras na invocação caso você conjure a magia usando um Espaço de Magia superior ao que é usado pela magia. O bloco de estatística, aliás, está presente dentro da descrição da própria magia, o que lhe poupa de caçá-lo ao longo das páginas do livro.
Magias de Cura
Finalmente, várias magias de cura sofreram alterações significativas na quantidade de cura que elas fornecem. Em um mundo onde Curar Ferimentos (Cure Wounds) restaurava 1d8 pontos de vida enquanto Infligir Ferimentos (Inflict Wounds) — uma magia de mesmo círculo — causava 3d10 de dano necrótico, era preferível destruir um inimigo do que curar um aliado prestes a cair.
Portanto, magias como Curar Ferimentos e Palavra Curativa recuperarão mais Pontos de Vida (2d8 e 2d4, respectivamente). Por fim, Oração Curativa (Prayer of Healing) lhe permitirá fazer uso de um Descanso Curto após sua conjuração de 10 minutos. Não foi informado se a magia continuará a restaurar Pontos de Vida.
O post D&D edição 2024: novas magias! apareceu primeiro em Joga o D20.
Share this content:
Deixe uma resposta