O Eternauta é uma adaptação live-action da icônica graphic novel argentina de ficção científica, criada por Héctor G. Oesterheld e Francisco Solano López. A trama se inicia em uma noite de verão em Buenos Aires, quando uma misteriosa e mortal nevasca assola o continente, dizimando milhões de pessoas. Juan Salvo (Ricardo Darín), um dos poucos sobreviventes, se vê diante da missão de liderar um grupo em meio ao caos, enfrentando tanto o imenso frio quanto a ameaça inimagináveis. À medida que tentam sobreviver, os laços de amizade se fortalecem. Tenso e repleto de ação, O Eternauta explora temas de resistência e sacrifício em um cenário pós-apocalíptico, enquanto desvela os segredos de uma ameaça capaz de destruir toda a humanidade.
A série, nos primeiros episódios, mostra como o desencadeamento do caos coloca em questão os valores morais da humanidade que passa a lutar por coisas básicas para sobreviver. Em um cenário pós-apocalíptico, água, comida, abrigo são coisas primordiais. Será que os personagens serão solidários ou se fecharão em pequenos “grupos” e passam a enxergar seus semelhantes como rivais, ou até inimigos.
Se você assistiu a primeira temporada de O Eternauta e deseja ambientar aventuras de RPG nesse cenário, te indico 5 RPG em português que levará você e seus personagens ao limite da sobrevivência.
Apocalipse World
Apocalypse World é um jogo de conflitos e sobrevivência em um futuro selvagem e atormentado. Nesse jogo, os jogadores possuem muito pouco e, por isso, tudo é valioso demais para se perder. Utilizando o sistema Apocalypse Engine ou “PbtA” como são chamados, se tornou popular por sua estrutura simples e adaptável, utilizada em muitos jogos indie. No Brasil, você pode comprar o jogo pela Secular Games.
Legacy: Vida Entre Ruínas” (Legacy: Life Among the Ruins)
É um jogo de RPG de mesa que se passa em um mundo pós-apocalíptico. O jogo foca na reconstrução e sobrevivência em um mundo devastado, onde os jogadores controlam famílias ou grupos com ideologias, crenças ou objetivos em comum que buscam prosperar em um ambiente hostil. O jogo também utiliza o sistema “Powered by the Apocalypse”, conhecido por sua simplicidade e foco na narrativa. Ele pode ser adquirido na Secular Games.
GURPS
GURPS é um sistema de RPG genérico e universal que baseado em 3D6. É capaz de emular todas as situações de sobrevivência exigidas em um cenário pós-apocalíptico. Sua versatilidade permite a mestres e jogadores criarem qualquer tipo de aventura. Adaptar um cenário pós-apocalíptico se torna fácil com o GURPS. Primeiro, todos os personagens são humanos, segundo, o sistema oferece regras para testar a sobrevivência em situações de frio, calor, falta de comida e muitos outros desafios sociais e bélicos que o cenário apresenta. Apenas o módulo básico é suficiente, mas você pode utilizar regras adicionais contidas no GURPS Viagem no Tempo e GURPS HORROR.
Terra Devastada
É um jogo narrativo sobre esperanças, traumas, perdas, riscos e consequências. Sobre sobreviver em um mundo arrasado por uma pandemia apocalíptica que transformou a humanidade em monstros débeis, tóxicos e carniceiros. É um RPG com uma mecânica intuitiva que preza pelo poder imaginativo e narrativo dos jogadores. O sistema segue um conceito flexível que permite a customização dos personagens pelos jogadores. Facilmente, o sistema de Terra Devastada pode emular bem o cenário de O Eternauta. Ele pode ser adquirido na Jambô.
Fallout
Em 2077, a guerra nuclear reduziu a maior parte do planeta a cinzas e, das cinzas da devastação nuclear, uma nova civilização lutará para surgir. Entretanto, essa catástrofe nuclear poderia ser a neve radioativa de O Eternauta. Usando o sistema 2D20, Fallout é um RPG que explora um mundo pós-apocalíptico submetido a uma hecatombe nuclear. Suas regras poderiam ser facilmente adaptadas para jogar em um mundo que está coberto de radiação ou a neve mortal, simulando os primeiros dias após o holocausto.
***
Você curte cenários pós-apocalipse? Qual o seu preferido? Qual sistema de RPG já usou para jogar suas aventuras no mundo depois que tudo foi pelos ares? Deixe um comentário.
Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas “Overmix” ou “Nandivh”, é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.
No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.
Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.
Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.
Olá!
Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios e tudo bem, a gente entende, quase todo mundo usa.
Mas aqui vai um pedido sincero: nossos anúncios são a principal forma de manter este site no ar e gratuito para você. Sem essa receita, fica difícil continuar criando e melhorando nosso conteúdo.
💡 Apoie nosso trabalho: desative o bloqueador de anúncios para este site e ajude-nos a continuar entregando conteúdo de qualidade.
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.