O ano de 2022 já começou mostrando potencial para ser melhor que os dois últimos, com a notícia da nomeação de Ian Livingstone como cavaleiro da coroa britânica. Na Lista de Honras de Ano Novo 2022 (CSV), publicada pelo gabinete do Governo do Reino Unido, o autor será ordenado Cavaleiro Bacharael.
O título concedido pela rainha da Inglaterra é uma parte do sistema de honras britânico, que significa nomeação de cavaleiro mas sem ser empossado como membro de uma das ordens organizadas de cavalaria; apesar disso, o título é o mais antigo de cavaleiro britânico criado por volta do século XIII. Então, agora, temos o rpgista Sir Ian Livingstone oficialmente condecorado por seus serviços na indústria de jogos.
Thank you. It’s an incredible honour for me personally and wonderful recognition for the games industry. https://t.co/rOGaEm2idy
— Ian Livingstone (@ian_livingstone) December 31, 2021
Antes disso, Livingstone já tinha sido nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) nas Honras de Ano Novo de 2006 e Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) nas Honras de Ano Novo de 2013, ambos por serviços prestados à indústria de jogos.
Confesso aqui, para vocês, que esse é um dos meus autores favoritos da vida no mundo do RPG. Comecei jogando no cenário que ele criou para as Aventuras Fantásticas (Fighting Fantasy, no original) em que foram publicados livros-jogo de fantasia desde a década de 1980 até hoje. Tudo começou quando Livingstone e seu parceiro Steve Jackson pegaram uma licença para publicar o Dungeons & Dragons na Inglaterra, em meados de 1975, e fundaram a empresa Games Workshop.
Desse pontapé inicial surgiram muitas coisas incríveis, como a revista White Dwarf, a primeira loja de RPG de Londres, os jogos de tabuleiro de Warhammer e os livros das Aventuras Fantásticas. O sucesso foi estrondoso e em 1991 Livingstone e Jackson venderam a Games Workshop por £10 milhões de Libras Esterlinas. Depois disso, os autores junto com Bryan Ansell, fundaram a Citadel Miniatures para fazer miniaturas para jogos.
A partir de 1993, Sir Ian Livingstone se tornou um dos maiores investidores e membro do conselho da empresa de jogos de computador Domark, que passou por vários processos de compra por empresas cada vez maiores no roma de games. Nesse período Sir Livingstone assumiu a função de diretor de aquisição de produtos e garantiu algumas das principais franquias da empresa (e do mundo dos games) como Tomb Raider e Hitman. Em 2010, o autor foi convidado para atuar como “Skills Champion” por Ed Vaizey, ministro da Cultura, Comunicações e Indústrias Criativas do governo britânico, para produzir um relatório sobre a indústria de videogames do Reino Unido.
Hoje, Sir Ian Livingstone está dedicado a publicar novos livros da coleção Aventuras Fantásticas. O último volume, “Assassins of Allansia“, saiu em 2019.
No Brasil, os livros-jogo foram publicados na década de 1990 pela extinta editora Marques Saraiva e atualmente a editora Jambô está traduzindo e publicando as Aventuras Fantásticas.
Para conversar mais sobre as Aventuras Fantásticas, acesse aqui o grupo no Whastapp.
O post Sir Ian Livingstone, o rpgista nomeado cavaleiro apareceu primeiro em D30 RPG.
———–
D30 RPG
Share this content:

Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas “Overmix” ou “Nandivh”, é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.
No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.
Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.
Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.
Deixe uma resposta