RYUUTAMA RPG : Entre Final Fantasy e o Studio Gibli – Um RPG de Fantasia Natural | NITRODUNGEON #resenha

RYUUTAMA RPG : Entre Final Fantasy e o Studio Gibli – Um RPG de Fantasia Natural | NITRODUNGEON #resenha

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Você já imaginou jogar um RPG de mesa inspirado tanto nos RPGs eletrônicos japoneses como Final Fantasy, Dragon Quest ou Legend of Mana, quanto nas animações de fantasia do Studio Gibli como Nausica, Contos de Terramar, Princesa Mononoke, entre outros?

Pois Ryuutama é esse RPG!

Ryuutama, criado por Atsuhiro Okada e lançado pela primeira vez no Japão em 2007, nos Estados Unidos em 2015 e agora, no Brasil pela Huginn & Muninn Editora é um RPG de mesa inspirado na tradição dos RPGs japoneses eletrônicos, incorporando uma narrativa rica e mecânicas de jogo que refletem a essência de clássicos do gênero.

Ao mesmo tempo, ele transcende essas raízes para oferecer uma experiência única que evoca a magia e o encanto encontrados nos filmes do Studio Ghibli.

Comparando com RPGs japoneses clássicos, como “Final Fantasy” e “Dragon Quest”, Ryuutama enfatiza a viagem sobre o destino final, uma abordagem menos comum nos jogos mencionados, onde a ênfase geralmente recai sobre a conquista de grandes males ou a realização de missões épicas.

Enquanto “Final Fantasy” se destaca por suas histórias complexas e personagens profundamente desenvolvidos, e “Dragon Quest” encanta com sua abordagem clássica e charme atemporal, Ryuutama se afasta da fórmula tradicional de combate e exploração de dungeons para se concentrar na beleza da viagem, na exploração da natureza e nas interações entre personagens.

O combate, apesar de presente, não é o foco principal e serve para tornar a exploração ainda mais interessante e divertida.

O cenário inicial, ou melhor, o ponto de partida de Ryuutama é um mundo de fantasia onde a imensidão da natureza e as mudanças das estações são o palco para as aventuras dos jogadores.

Criado a partir do poder de quatro dragões primordiais, cada um representando uma estação do ano, esse mundo é um lugar vasto e cheio de maravilhas governado por esses dragões e outros vinte que eles geraram, responsáveis pela terra, céu e os caprichos do clima.

Os jogadores assumem o papel de “Viajantes”, encorajados por um antigo costume a deixar suas cidades natais em busca de aventura, escolhendo entre várias classes como Caçador, Mercador, Menestrel, entre outros. Armados e munidos de magia, enfrentam terras selvagens repletas de monstros e desafios, onde a preparação e a apreciação pelas pequenas maravilhas da jornada são vitais para a sobrevivência.

Neste cenário, o Gerente do Jogo ou GM), além de mestrar também assume o papel de um Ryuujin, um guardião dragão que não apenas cria e gerencia o cenário de jogo, mas também pode intervir diretamente na história com sua personagem especial.

Os Ryuujins têm como missão proteger os Viajantes e enriquecer o mundo com as histórias de suas jornadas, alimentando os jovens Dragões Sazonais com os diários de aventuras registrados.

Em Ryuutama, não há um cenário oficial de reinos, cidades ou pessoas famosas; em vez disso, os jogadores são incentivados a criar seu próprio mundo. Isso começa com a criação conjunta de cidades e arredores que se tornarão a base da jornada, permitindo uma experiência de jogo profundamente personalizada e imaginativa e uma liberdade criativa para construir cidades, terras e histórias únicas.

Em vez de heróis partindo para matar dragões ou salvar o mundo, os jogadores assumem os papéis de comerciantes, fazendeiros, nobres e outros cidadãos comuns embarcando em jornadas significativas por paisagens belamente imaginadas.

Este foco na própria viagem, em vez do destino, é um sopro de ar fresco em um gênero frequentemente atolado em conflitos e combates.

A mecânica do jogo apoia essa visão, colocando ênfase significativa em logística de viagem, efeitos climáticos e as mudanças das estações, todos os quais impactam a jornada dos aventureiros de maneiras tangíveis.

A arte e apresentação do jogo enriquecem ainda mais a experiência. As ilustrações e o layout evocam uma sensação de maravilha e convidam os jogadores para um mundo onde o fantástico parece íntimo e acessível.

CRIAÇÃO DE PERSONAGENS

A criação de personagens em Ryuutama começa com a escolha de uma Classe, que define os talentos e especialidades da personagem.

As Classes variam de Menestréis, Mercadores, Curandeiros, a Caçadores, entre outros, cada uma com habilidades únicas que não devem se sobrepor entre os membros do grupo. Após escolher uma Classe, os jogadores definem o Tipo de sua personagem (Atacante, Técnico ou Mágico), que determina sua aptidão em lidar com perigos.

Os Valores de Atributo Iniciais (Força, Destreza, Inteligência, Espírito) são definidos em seguida, com cada atributo afetando diferentes capacidades da personagem, como a eficácia em combate ou o uso de magia. Os jogadores distribuem valores numéricos a esses atributos para refletir as características da personagem.

Cada personagem também escolhe uma Arma Dominada, que é a arma com a qual tem mais habilidade, e determina seu Item Pessoal, que é de significado emocional, mas sem efeitos mecânicos no jogo. Os jogadores então equipam suas personagens com itens necessários para a jornada, usando um orçamento inicial de gills (a moeda do jogo).

Finalmente, os jogadores detalham aspectos como nome, idade, gênero, cor temática, aparência, cidade natal, motivo da jornada e personalidade, adicionando profundidade e contexto à sua personagem.

Talentos específicos de cada Classe oferecem habilidades especiais que podem ser utilizadas durante o jogo, desde habilidades de combate até conhecimentos específicos ou capacidades mágicas, dependendo da Classe e Tipo escolhidos.

O progresso dos personagens é medido por pontos de experiência ganhos através de desafios enfrentados, com recompensas em ouro e possibilidade de colheita de partes de monstros para recompensas adicionais. Os personagens evoluem ao alcançar patamares de experiência, geralmente atingindo o nível máximo em cerca de 12 aventuras.

MECÂNICA DO JOGO

Os atributos dos personagens, Força, Agilidade, Inteligência e Espírito, variam de um d4 a um d12 em circunstâncias normais, podendo ser aumentados até um d20. As rolagens são feitas combinando dois atributos contra um número-alvo, definido pela dificuldade do terreno e modificado pelo clima.

Por exemplo, atravessar um deserto muito quente um número-alvo de 7. Um par de dados mostrando um indica falha crítica, enquanto o máximo nos dois dados indica sucesso crítico, curiosamente tornando sucessos excepcionais mais comuns para personagens com atributos mais baixos.

Existem dois tipos principais de Testes: os Testes de Sucesso, para verificar se uma ação é bem-sucedida, e os Testes Disputados, usados quando duas partes competem entre si. Os Testes de Sucesso envolvem rolar dados que correspondem aos atributos relevantes, somar os resultados, aplicar quaisquer modificadores situacionais e então comparar o total a um número-alvo ou dificuldade estabelecida pela GM. Já os Testes Disputados são semelhantes, mas o vencedor é determinado pela comparação dos resultados das rolagens de ambas as partes.

REGRAS DE VIAGENS

O equipamento dos personagens, preparando-os para o clima e o terreno, pode adicionar bônus, como um manto de chuva e botas, que podem negar penalidades ou até mesmo fornecer bônus. No início de cada dia, os personagens rolam Força mais Espírito para determinar sua Condição, influenciando sua aptidão e bem-estar. Condições como falta de sono ou alimentação inadequada impõem penalidades a essa rolagem.

Ryuutama enfatiza a gestão de recursos, com personagens tendo um número limitado de espaços para equipamentos, variando de sete a catorze. Itens de sobrevivência rapidamente consomem o espaço disponível, e há penalidades severas por excesso de carga. A jornada diária é resumida em quatro rolagens: Condição, Viagem, Direção e Acampamento, cada uma desencadeando descrições narrativas dos eventos.

COMBATE

Mesmo não sendo o foco principal, as regras de Combate tem alguns elementos muito interessantes, como o Campo de Batalha e os Interagíveis.

O “Campo de Batalha” em Ryuutama é um conceito usado para representar as posições relativas dos personagens e inimigos durante o combate, dividido em Vanguarda e Retaguarda, tanto para aliados quanto para inimigos, e emula bem os combates dos videogames de RPG japoneses.

Jogadores com personagens aptos para combate corpo a corpo são aconselhados a começar na Vanguarda, enquanto aqueles focados em ataques à distância ou magia devem iniciar na Retaguarda. Ataques à Retaguarda Inimiga exigem armas de longo alcance ou magia.

Interagíveis são itens no campo de batalha que podem ser utilizados para obter vantagens, como se esconder atrás de objetos para melhorar ataques. No início do combate, jogadores e o GM definem cinco Interagíveis (dez para batalhas contra chefes) que se encaixem no ambiente do combate. Cada personagem em seu turno pode se mover, usar magia, avaliar a situação para possivelmente melhorar sua iniciativa, defender (reduzindo dano recebido e podendo atrair ataques para si), ou atacar (com testes para precisão e dano). Armas determinam os dados usados nos testes de ataque.

Há regras para usar itens, talentos, outras ações possíveis, e mecanismos para defesa através de pontos de defesa e uso de escudos. Personagens de nível 2 ou superior podem realizar ações de fintar (enganar o inimigo para reduzir sua iniciativa) ou vasculhar por mais Interagíveis.

A recuperação de pontos de vida (PV) pode acontecer de várias maneiras, incluindo o uso de talentos específicos, descanso em pousadas ou acampamento, e cuidados médicos. Se os PV de uma personagem caírem a zero, ela desmaia e fica incapacitada até recuperar ao menos 1 PV; PV negativos até um certo limiar resultam em morte da personagem.

Também são abordadas situações especiais como ataques surpresa, fuga de combate, comunicação durante o combate, e considerações sobre o ambiente de batalha que podem limitar ações ou posições. Além disso, há a opção de infligir dano não letal e a oportunidade de adquirir conhecimento sobre monstros enfrentados pela primeira vez.

Em vez de se concentrar apenas na troca de golpes ou na conjuração de feitiços, Ryuutama incentiva os jogadores e o GM a descrever cinco objetos interagíveis presentes no ambiente que poderiam ser usados para obter uma vantagem durante o combate.

Esse mecanismo inventivo serve a vários propósitos: obriga os jogadores a pensar rapidamente, promove criatividade e aprofunda a imersão, enfatizando o uso tático dos arredores.

Essa abordagem para o combate transforma os encontros de simples verificações de estatísticas em quebra-cabeças dinâmicos, onde o ambiente desempenha um papel crítico, tornando os cenários de combate mais envolventes e variados.

CRIAÇÃO DE RYUUJINS

Ao iniciar uma campanha em Ryuutama, o GM tem a tarefa de escolher entre quatro tipos de Ryuujin, cada um representado por uma cor distinta e responsável por guiar o tom e direção da narrativa. Essa escolha define o tipo de história a ser contada:

Midori-Ryuu, o Dragão-Verde, é a escolha ideal para jornadas de aventura e exploração, recomendado para iniciantes e GMs novatos.

Ao-Ryuu, o Dragão-Azul, foca em amor, amizade e drama humano, perfeito para histórias centradas nas relações entre os personagens.

Kurenai-Ryuu, o Dragão-Carmesim, é voltado para batalhas e competições, apelando para GMs que desejam enfatizar o sistema de combate.

Kuro-Ryuu, o Dragão-Preto, traz à mesa conspirações, traições e tragédias, recomendado para GMs experientes que procuram por uma narrativa mais sombria.

Além de escolher o tipo, o GM deve determinar a aparência metamorfoseada do Ryuujin, uma forma não ameaçadora que permite interações próximas com os Viajantes sem revelar sua verdadeira natureza. Esta forma pode variar amplamente, desde uma serpente branca até um vidente idoso ou um pássaro grande.

Outros aspectos importantes na criação do Ryuujin incluem a seleção de um Artefato poderoso que influencia a jornada, a definição do nível inicial (com possibilidade de alcançar até o nível 5), e a atribuição dos Pontos de Energia (PE), essenciais para o uso de habilidades especiais. O Ryuujin também pode morrer se seus PE caírem a zero, o que exige a criação de um novo Ryuujin ou o fim imediato da jornada.

Para completar a criação do Ryuujin, o GM escolhe um nome, aparência, personalidade e uma meta para a jornada. Além disso, define-se um lar para o Ryuujin e se fazem anotações sobre os Viajantes e o mundo em que as aventuras ocorrem.

Para o GM usar o Ryuujin que ele escolheu, o livro termina com um Cenário Modelo, os Nekogoblins e Conflitos no Mercado da Cidade, uma pequena aventura bem didática, e que ajuda muito a entender a proposta do jogo.

TEXTO E ARTE

A arte de Ryuutama é impressionante e capta a essência do jogo perfeitamente, combinando o estilo detalhado de “Final Fantasy Tactics” com a magia característica do Studio Ghibli. As ilustrações são vibrantes e cheias de detalhes, transportando os jogadores para um mundo fantástico dominado pela natureza e pelas mudanças das estações. Cada página do livro é um convite visual para explorar as aventuras e desafios que Ryuutama oferece, tornando a experiência do jogo ainda mais envolvente.

O texto de Ryuutama é claro e fácil de entender, tornando-o ideal tanto para novatos quanto para veteranos do RPG. A forma como as regras e o mundo são apresentados facilita o aprendizado do jogo, removendo barreiras para quem está começando e proporcionando uma leitura agradável para todos. A combinação de arte atraente e linguagem acessível faz de Ryuutama uma escolha excelente para qualquer jogador em busca de uma aventura de RPG única e visualmente deslumbrante.

CONCLUSÃO

Ryuutama destaca-se por seu compromisso em criar histórias que celebram a jornada, a beleza do mundo natural e as simples alegrias da descoberta. É um jogo que incentiva os jogadores a encontrar aventura no cotidiano, buscar a magia no mundano e contar histórias que ressoam com calor e maravilha. Com seu foco único, mecânicas envolventes e apresentação bela, Ryuutama oferece uma alternativa deliciosa aos RPGs de fantasia mais tradicionais.

Recomendadíssmo!

Por Newton Nitro 29/02/23

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