Sorting by

×

Jogue De Santo Em In Nomine.

Jogue De Santo Em In Nomine.

Jogue De Santo Em In Nomine., RPG - Mestre Charles Corrêa
Compartilhar

Já pensou como seria se você jogasse como um Santo em um RPG? Sim, isto mesmo que você leu. Um Santo católico, como São Jorge, ou São Demétrio da Tessalônica, ou qualquer outro Santo guerreiro da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Pois bem, em In Nomine isso é possível. Hoje irei comentar com vocês sobre uma classe de personagem iradíssima que conheci lendo o Corporeal Player’Guide de In Nomine, o qual eu já fiz uma breve resenha sobre o livro para explicar como jogar de Feiticeiros que pode ser lida AQUI. O livro tem esse nome porque ele pretende falar das classes de personagens que possuem corpo físico no cenário do jogo, já que Anjos e Demônios são feitos de energia e possuem um corpo espiritual.

CONHECENDO O JOGO

In Nomine é um RPG projetado por Derek Pearcy e publicado em 1997 pela Steve Jackson Games, baseado no jogo francês In Nomine Satanis / Magna Veritas. Os jogadores assumem o papel de anjos e demônios em um cenário que se baseia fortemente no mito cristão tradicional e na luta eterna entre céu e inferno. In Nomine ganhou o Prêmio Origins para a Melhor Apresentação Gráfica de um Jogo de Roleplaying, Aventura ou Suplemento de 1997. Sua versão nacional foi lançada em 2017 pela editora Dimensão Nerd. Para saber mais sobre este RPG leia a resenha feita por mim clicando AQUI.

O QUE É UM SER HUMANO?

O Corporeal Player’s Guide é um guia para o jogo publicado em 1999 e faz parte de uma série que inclui o Angelic Players Guide e o Infernal Players Guide. O livro foca nos humanos, suas habilidades, poderes e desvantagens, que são exploradas em detalhes. Também estão incluídas regras completas e atualizadas sobre feitiçaria.

Humano, conforme definido em In Nomine, é qualquer pessoa que nasce humana, ou seja, possui corpo físico. Soldados, de Deus ou Infernal, mundanos, feiticeiros, santos, mortos-vivos (eles também!) e filhos dos Grigori são todos humanos para os propósitos da Sinfonia. Eles são naturais e nada do que fazem cria dissonância. Eles não têm função ou necessidade de uma palavra. A única maneira pela qual podem causar dissonância é através do gasto consciente de Essência, o que somente os Sinfonicamente conscientes podem fazer. Se um humano executa uma Canção ou um Santo assume a forma celestial, isso causa dissonância, assim como o gasto deliberado de Essência.

QUEM SÃO OS SANTOS?

Os Santos são indivíduos em uma missão divina, designados por Deus ou, pelo menos, por um de seus Arcanjos. São almas que, após cumprirem seu Destino durante a vida, ascenderam ao Céu. No entanto, decidem que não podem permanecer no plano celestial enquanto o mal persistir na Terra e pedem para voltar para continuar a guerra contra as forças infernais ou porque precisam ajudar a humanidade.

Santos frequentemente são ex-Soldados de Deus que morreram e retornaram a Terra, mas essa condição não é uma regra; pessoas comuns também são igualmente capazes de se tornar Santo. Para voltar a Terra como um Santo, é necessária a permissão de um Arcanjo, que avaliará dois pontos cruciais: 1) a necessidade real de existir um novo Santo e 2) que os motivos da alma para retornar sejam totalmente altruístas. O Arcanjo do Destino Yves, por exemplo, só escolhe para Santos aqueles que foram católicos em vida, ou pelo menos Cristãos. Ele escolhe entre homens e mulheres que foram importantes e inspiradores para a Igreja, para fazerem trabalho missionário. Já o Arcanjo dos Animais Jordi escolhe pessoas que amam os animais e procuraram em vida salvar animais de abusos ou extinção.

Uma vez escolhidos, os Santos são enviados à Terra de duas maneiras distintas. Alguns chegam como adultos, dotados de um invólucro imortal semelhante ao dos Anjos. Outros renascem literalmente como crianças, recuperando a memória em algum ponto da infância ou adolescência e vivendo uma vida comum. Os Arcanjos primeiro escolhem uma mulher que possa abrigar a criança em seu ventre e depois enviam a alma do Santo. O primeiro tipo de Santo geralmente é enviado para uma missão específica, enquanto os últimos frequentemente inspiram outras pessoas por meio de uma vida exemplar.

Independentemente do método, os Santos têm a capacidade de aprender qualquer Canção que um Arcanjo esteja disposto a ensinar, tornando-se sobrenaturalmente eficazes e capazes de evitar Dissonâncias na Sinfonia. Se falecerem na Terra, geralmente espera-se que desfrutem de sua recompensa celestial e voltem para o Céu; é raro um Arcanjo enviar um Santo de volta mais de uma vez.

Santos começam o jogo com 7 pontos em Energias e podem aumentar como os Celestiais.

USANDO NA GUERRA

A melhor maneira de usar um Santo em uma aventura é colocando ele ao lado de outros mortais, sejam Soldados de Deus ou até mesmo Feiticeiros, em uma missão específica dada por um dos Arcanjos. Por exemplo:
São Jorge ao derrotar o Dragão (que na verdade era uma criatura infernal) usou uma lança que se perdeu depois de sua morte. Anos depois alguns Soldados e um Santo vão atrás dela a mando do Arcanjo da Espada Laurence, já que a lança carrega uma Canção com ela, e não pode cair nas mãos dos demônios. Baal, o Príncipe da Guerra, sabendo disso manda um bando de demônios e um novo Dragão para impedir que a lança seja resgatada. A Lança está sendo guardada por um grupo de feiticeiros em Lisboa que tem intenções malignas para seu uso. Eles precisam resgatar a Lança antes do Bando de demônios e antes que os Feiticeiros façam o uso errado dela;
São Nicolau (conhecido como Papai Noel entre os cristãos) se junta a uma Feiticeira e alguns Soldados de Deus de uma vila na Finlândia para ir atrás do Krampus, um demônio perseguidor, que rapta crianças “más” para puní-las durante as festas do Natal. O grande problema é que o Krampus tem com ele um bando de demônios enviados por Beleth, Princesa dos Pesadelos, que deseja tornar o Natal a pior noite do ano para todos que tem filhos;

Joana D’Arc, uma Soldado de Deus, pede para retornar a Terra após sua morte na fogueira na França do século XV para continuar inspirando as massas contra a opressão. O Arcanjo da Guerra Miguel concorda e a envia de volta como uma Santa, mas ela só retorna nos dias atuais para lutar em uma guerra na América Central e liderar um grupo oprimido a liberdade. Ele lutará contra demônios enviados a Terra por Saminga, Príncipe da Morte, que inspira um grupo de soldados infernais a praticar matanças como em um culto. Joana precisará inspirar um grupo de humanos, como fez séculos antes na França, para acabar com a guerra e trazer a paz ao local novamente, mas será que tanto o Arcanjo Miguel quanto o Príncipe Saminga desejam que a paz chegue ao local, ou querem um conflito eterno?

Eu acho as possibilidades de aventuras bem interessantes e jogar com uma classe de personagem tão diferente quanto um Santo é algo que precisa ser experimentado.

Espero que tenham gostado do artigo, se quiserem fazer comentários e dar mais ideias podem fazer abaixo. Aproveito para pedir que me sigam nas redes sociais.

Facebook: https://www.facebook.com/velhinhodorpg

Instagramhttps://www.instagram.com/velhinhodorpg

Jogue De Santo Em In Nomine., RPG - Mestre Charles Corrêa
Compartilhar
Avatar

Deixe uma resposta

Plugin Kapsule Corp