Ashes of Tomorrow RPG, jogamos ao vivo!

Ashes of Tomorrow RPG, jogamos ao vivo!

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No sábado, dia 02/11, jogamos Ashes of Tomorrow, o novo RPG da Taverna Online com a editora New Order. No evento que criamos junto com o Geek Verse, aqui em Jundiaí, os autores Allan Camillo, Victor Dias e Maboy, apresentaram o jogo e ainda narram uma one-shot incrível para dois membros da comunidade Nuckturp.

Foi uma narrativa incrível e você pode conferir aqui.

Mas vamos falar um pouco de Ashes of Tomorrow?

O cenário de Ashes of Tomorrow

Cinzas do Amanhã, o nome traduzido que não será traduzido, é um jogo que se passa após a queda de um meteoro no hemisfério sul de um mundo como o nosso. Aliás, pode até ser o nosso mundo, porém o jogo dá essa liberdade criativa. E esse meteoro causou uma destruição global, dividindo o mundo em 3 partes. A parte mais destruída ao sul, uma desolação total, a região cinzenta no meio do mundo e uma parte ainda funcional (com quem sobreviveu) no hemisfério norte.

Porém, não é só o deserto cinzento e a falta de recursos que preenche a habilidade de sobreviver. Mas sim, o cristal que chegou com o meteoro e se alastra de uma forma quase orgânica pelo mundo. O Ótrio, assim nomeado, é um cristal azul que dá poderes e magias para os humanos que sobreviveram ao impacto. Dessa forma, ninguém mais vive uma vida normal.

Além disso, há seres, energias e monstruosidades que surgem desse caos. Por exemplo, o aglomerado de tudo, que foi uma das criaturas que surgiu em combate na one-shot O Bosque sem Fim, que jogamos no 2º RPG Experience.

Portanto, Ashes of Tomorrow é um jogo que alia a sobrevivência no mundo pós apocalíptico com magia e poderes, além de uma pegada de velocidade, pois o fim está sempre próximo. Vamos falar disso!

Tudo tem limite, inclusive o tempo!

Na entrevista que fizemos com os autores de Ashes of Tomorrow, um dos principais itens da mecânica do jogo é o tempo. Pois, a cada 1h de jogo o mestre trará um evento aleatório. Portanto, em uma jogatina de 3 horas, poderá ter 1 a 2 eventos, dependendo da quantidade de combate (pois o cronômetro deve parar nesse momento, assim como a gente faz um “slow down”).

Essa mecânica tem como objetivo trazer o desafio de sobrevivência do apocalipse para o jogo. Pois, podemos ficar jogando horas um RPG pós apocalíptico e não acontecer nada. Dependendo do cenário até pode ser uma verdade, mas a ideia é que o mundo te consuma e a sobrevivência seja uma obrigação.

Além disso, há uma outra regra que colocaram, mas apresentando de forma rápida para você aqui. Que é uma regra de embates – ou liderança. Quando um jogador está “atrasando o processo”, está rolando uma discussão ou algo assim, o mestre pode chamar a disputa de liderança e fazê-los decidirem em 1 a 3 minutos o resultado. Senão, algo começa a acontecer…

Vou deixar assim e deixá-lo curioso!

Quer mais? Assiste essa entrevista aqui com os autores.

Ashes of Tomorrow RPG, jogamos ao vivo! - RPG - Role Playing Game
Maboy, Allan e Victor, os autores de Ashes of Tomorrow RPG

Semblantes, os seus personagens

Uma das maiores curiosidades são os personagens que jogaremos, não é mesmo? No RPG Ashes of Tomorrow, você poderá interpretar humanos ou uma variante que é o Golem. O Golem é uma criatura com aparência humana, mas que nasceu após a queda do Meteoro. Na one-shot, o autor Victor Dias, interpreta uma Golem com 2 anos de idade. Apesar de sua aparência adulta e consciência, ela só possui 2 anos. É uma pequetita, porém poderosa.

Em Ashes of Tomorrow, os autores separaram em semblantes, que é uma figura arquetípica que une o nosso conhecimento de raça e classe. Facilitando, na verdade, a compreensão de quem vai jogar e ajuda os jogadores iniciantes.

  • Artista: O Artista usa personas e performances para esconder seus verdadeiros sentimentos e segredos. Inclusive, um de seus poderes está em ter a habilidade de contar mentiras;
  • Golem: O Golem é um ser elemental senciente nascido de uma emoção intensa ligada a um elemento como fogo, água, terra ou ar;
  • Herdeiro: O Herdeiro possui poderes latentes transmitidos por sua linhagem, despertando habilidades especiais e uma força interior;
  • Sábio: O Sábio possui habilidades mágicas inatas, manipulando a realidade e realizando feitos sobrenaturais, como conjurar bolas de fogo ou se comunicar com os mortos;
  • Sobrevivente: O Sobrevivente é um indivíduo comum que se adaptou e prosperou no mundo pós apocalíptico, dominando habilidades de sobrevivência e desenvolvendo resiliência. É o único que não tem poderes ou magia;
  • Viajante: O Viajante é um personagem em constante busca por propósito, viajando por diferentes caminhos e encontrando sua força na incerteza;

Existe a possibilidade de novos semblantes surgirem, mas estarão nas metas extras do financiamento coletivo e nas metas sociais, mas aí você tem que acompanhar o instagram do Taverna Online para ficar ligado e receber as informações.

PbtA rege o apocalipse em Ashes of Tomorrow

Aqui, um ponto interessante sobre Ashes of Tomorrow é a escolha da engine Powered by the Apocalypse. Na entrevista, que você pode assistir aqui, os autores explicam o foco em velocidade decisória e na narrativa. Assim, o jogo compete com as três decisões básicas de um PbtA: falha, sucesso parcial e sucesso total. O que é legal e traz muito dinamismo ao jogo.

Eu particularmente gosto de PbtA, apesar de ter experimentado poucos. Porém, o foco narrativo deixas as histórias envolventes, sem perder a aleatoriedade dos dados.

Além disso, uma coisa muito legal de Ashes of Tomorrow é que eles pegaram o 2d6 que era usado no PbtA tradicional e fizeram 3d6, para que a curva probabilística seja muito mais suave e falhas e sucessos parciais sejam mais constantes do que os críticos. Porém, a sorte não acompanha todo mundo, como vimos na one-shot O Bosque sem fim.

Para você ter uma ideia de como ficou o desenvolvimento dos dados, ficou assim:

A rolagem é 3d6 + modificador do movimento que está utilizando. Por exemplo, se você está tentando persuadir um guarda a deixá-lo passar e tem um valor de +2 em Influência, você rolaria 3d6 + 2. Easy, não?

Possibilidade de resultados

  • Falha Crítica: 3 nos dados. Você falha na ação e sofre uma penalidade adicional.
  • Falha: 10 ou menos. Você falha na ação.
  • Sucesso Parcial: 11 a 13. Você obtém sucesso, mas com alguma consequência narrativa.
  • Sucesso Pleno: 14 ou mais. Você obtém sucesso total na ação.
  • Sucesso Épico: Três 6 nos dados. Você obtém um bônus nos efeitos do sucesso pleno.

Há também o Dado em Cinzas que acontece quando você tira os três dados com o mesmo valor, exceto 111 e 666. Assim, quando isso acontece você ganha um dado extra (d6) para usar como bônus ou penalidade em uma rolagem futura.

Bem de boa, não é mesmo? Se você nunca jogou PbtA, você irá se surpreender com a facilidade e o engajamento narrativo que esta mecânica pode trazer.

Um mundo em cinzas para ser desvendado

Sei que há muito ainda a ser desvendado sobre o mundo de Ashes of Tomorrow. Particularmente, ainda fico muito curioso sobre a lore do mundo e as possibilidades de história. Pois, o Ótrio traz a possibilidade de brincarmos com distorção de espaço-tempo e isso me agrada muito.

Porém, para que Ashes of Tomorrow possa acontecer de verdade, ele precisa do seu apoio. Sim, o financiamento coletivo de Ashes of Tomorrow acontecerá em 2025, mas você já pode ativar suas notificações e embarcar nessa jornada.

Acesse o financiamento coletivo de Ashes of Tomorrow clicando aqui.
Participe da comunidade do Ashes of Tomorrow e da Taverna Online no Whatsapp.
Acesse o insta do Taverna Online.
Assista a entrevista com os autores, no nosso youtube.
Acesse o site da Editora New Order, neste link.

E fique ligado para mais novidades!

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