Esqueça o que você sabe. É tudo mentira.
Enquanto vivemos nossas pacatas vidas de trabalhadores, a sociedade é controlada por grandes corporações e há segredos tão bem guardados que fariam você duvidar da própria sanidade. Andróides corporativos, dragões milenares, sociedades secretas, alienígenas disfarçados, super soldados repressores, magos e elementais, todos em uma guerra longe de acabar!
Explore masmorras urbanas! Enfrente dragões e déspotas! Domine a magia e o poder dos elementos! Lute por sua liberdade! (E sim, também teremos um dinossauro aqui e acolá!)
Mas lembre-se: NEM TUDO É UMA CONSPIRAÇÃO!
É dessa maneira que é definido o cenário de Urbana Bellica no site da Nozes Game Studio, editora do jogo. O livro possui 170 páginas, formato 16×23, papel offset, preto e branco e capa Couchê 250g, encadernação brochura com lombada quadrada. O jogo utiliza o sistema Nefastus, desenvolvido primeiramente para os RPGs Into the Madness, As 7 Baladas do Oeste, O Reino, Ymortis e agora para o Urbana Bellica.
Urbana Bellica foi uma bela surpresa que eu trouxe ano passado da DOFF (Diversão Offline) pra casa. O livro é bem legal de ler e te envolve na proposta de participar em um cenário onde uma guerra é travada nas sombras entre grupos conspiratórios que se opõe. Mas que conspiração é essa? Isso cabe ao narrador definir junto com seu grupo. Você pode utiliza-lo como um sistema base para jogos de ação cinematográfica, sem um cenário definido, ou em cenários de filmes de ação, espionagem e aventura, investigação, crime e, claro, fantasia urbana. Filmes como Tenet, Eles Vivem, ou séries como Arquivo X, Fringe e Invasão Secreta, dão bem o clima do jogo.
Urbana Bellica tráz uma proposta de conspiração própria que envolve dois grupos: A Limitação e O Farol. O Farol é uma das maiores organizações rebeldes da Urbana Bellica, com representantes em todo mundo conhecido e uma das maiores forças contra A Limitação. Todos que lutam contra A Limitação é um agente do Farol, saiba ele disso ou não. Já A Limitação é um organização corporativa que pretende reescrever a história da humanidade dando em “restart” nela, e para isso se utiliza de vários meios para conseguir ferramentas, artefatos e rituais que deêm o início a este processo. Possui membros em todo o mundo que conscientemente fazem parte da organização e pessoas que lutam por ela sem saber que fazem parte da intrincada rede de conspiração. Pense em agentes da polícia que caçam hackers do Farol sem saber que estão ajudando A Limitação contra seus inimigos, e que receberam ordens superiores de pessoas ligadas a esta sombria organização. Aliás o cenário dá possibilidade de jogar de qualquer um dos dois lados e jogar com agentes da Limitação não significa que seu personagem é um dos “vilões” do jogo. Apenas que está de um dos lados desta guerra.
Além do livro básico existem outros cenários de apoio que podem ser utilizados em conjunto, como Arcana Mundi, que leva a conspiração para o lado sobrenatural e onde a magia é uma arma nesta guerra. Neste cenário os magos, e suas sociedades secretas, estão em batalha uns contra os outros pelo controle do mundo, e os jogadores jogam de magos ou servos deles. O livro possui 98 páginas em preto e branco, brochura. Em Caos & Ordens são apresentadas várias Ordens Secretas e antagonistas para serem usados diretos em Urbana Bellica. Você encontra NPC’s basicos, avançados, organizações conspiratórias de todos os tipos e algumas criaturas sobrenaturais em 45 páginas de um livro no estilo do básico. O Livro das Ordens Místicas é outro livro que pode ser usado em conjunto com Urbana Bellica e que complementa Arcana Mundi ao mostrar 18 sociedades secretas, seus objetivos, suas organizações, membros de destaque e como utilizar no jogo em 54 paginas preto e branco. O Livro de Aghma-Toth é pra quem deseja utilizar criaturas dos Mythos de Cthulhu na sua campanha, trazendo rituais, feitiços, livros profanos, artefatos míticos e tipos de feiticeiros para o cenário escolhido. 50 páginas e mesmo estilo dos demais.
Além desses que eu adquiri você também adicionar a sua campanha de Urbana Bellica os livros Into the Madness, com uma pegada de Chamada de Cthulhu mesmo, e Neon-Shi Senso, que possui uma temática japonesa futurista, no estilo de Blade Runner.
A editora Nozes Game Studio tem um acervo de jogos e cenários bem interessantes e merece ser mais conhecida dentro do cenário nacional. Visite a página da editora e se surpreenda com seus jogos. São jogos com preços bons, com qualidade na proposta dos cenários e com muito material de apoio. Mesmo narradores inexperientes conseguem já começar a narrar uma aventura porque seus livros não vem com aquelas maçantes 300 e tantas páginas de encher-linguiça que tem no mercado atualmente. São diretos e retos! E apenas para lembrar Urbana Bellica está atualmente na votação da Ludopedia como um dos melhores RPGs do ano, então se você já conhece o jogo vai lá e dá uma moral pra eles.
Espero que tenham gostado do artigo, se quiserem fazer comentários e dar mais ideias podem fazer abaixo. Aproveito para pedir que me sigam nas redes sociais.
Facebook: https://www.facebook.com/velhinhodorpg
Instagram: https://www.instagram.com/velhinhodorpg
Share this content:
Deixe uma resposta