Anunciadas pela Wizards of the Coast!
Faltam exatos 15 dias para o lançamento oficial da edição 2024 de Dungeons & Dragons. E para te ajudar a se ambientar com a nova versão do RPG mais jogado do mundo, criamos um resumo de tudo o que muda nesta versão!
É claro: a publicação ficaria gigantesca caso englobássemos todas as mudanças realizadas nas classes. Portanto, em vez disso, citaremos aqui as mudanças que afetam o jogo em si, e, caso esteja interessado em conferir o que mudou em classes específicas, lhe convidamos a ver as publicações dedicadas às mudanças de cada uma das 12 classes do jogo. Esta lista está disponível no final da publicação.
Aliás, é importante destacar que as mudanças abaixo foram apresentadas nos inúmeros vídeos destacando as mudanças nas classes, lançados ao longo dos últimos dois meses.
Antecedentes e Origens
Agora, o Aumento no Valor de Atributo fornecido por sua Raça (ou Espécie) agora é fornecido por seu Antecedente!
Além disso, cada Antecedente fornece um Talento de Origem. Na edição 2024, os Talentos possuem diversas notações (ou categorias), e determinadas opções de personagens lhe permitem obter apenas Talentos que possuam determinada notação. Sendo assim, Antecedentes lhe fornecem um Talento que possua a categoria Origem.
Cada Origem possui um único Talento de Origem atrelado. Contudo, você conseguirá encontrar um mesmo Talento de Origem em diferentes Origens, o que previne que jogadores escolham apenas uma Origem específica por causa de um Talento poderoso.
Finalmente, Antecedentes também fornecem Proficiências em Ferramentas e Proficiências em Perícias!
O que restou para as Espécies?
As Espécies fornecem apenas características físicas e características especiais. Dentre as características físicas, inclui-se Tipo de Criatura, Tamanho e Deslocamento. Transe e Visão no Escuro são apenas algumas das características especiais.
Ataques Desarmados
Agora, você pode, ao acertar um Ataque Desarmado, escolher agarrar ou empurrar o alvo em vez de causar o dano de um Ataque Desarmado (1 + modificador de Força).
Aliás, muitas das mecânicas de jogo que englobam “acertar um Ataque Armado” agora também mencionam “atingir com um Ataque Desarmado”. Com isso, o Monge se torna uma opção de multiclasse mais viável.
Exemplo:
Você agora pode usar Divine Smite em conjunto com um Ataque Desarmado, como você pode ver na classe Paladino.
Fonte:
Armas
A edição 2024 de Dungeons & Dragons (2024) agora conta com duas armas de fogo!
Mosquetes e Revolveres agora estão presentes na página de equipamentos do Player’s Handbook (2024). Não foi mencionado, contudo, quanto de dano estas armas causam.
Fonte:
Origens, Magias e Talentos da edição 2024 de D&D!
Dádivas Épicas
Dádiva Épica (ou Epic Boon) é uma mecânica que já existia na edição 2014 de Dungeons & Dragons. Esta mecânica funciona como uma espécie de “progressão alternativa”, ideal para personagens de 20º nível. Ela também poderia ser usada como a bênção ou presente de uma divindade.
Na edição 2024 de D&D, as Dádivas Épicas tornam-se, ao mesmo tempo, características e talentos. Explicamos: todas as classes do jogo recebem a característica Dádiva Épica no 19º nível. Esta característica lhe fornece um Talento que possua a notação Dádiva Épica.
Isso, aliás, desincentiva a criação de personagens multiclasse.
Você até pode, claro, escolher um talento convencional em vez disso. Mas não deveria, uma vez que os talentos com a notação Dádiva Épica são muito mais poderosos do que os Talentos convencionais (a publicação sobre o Guerreiro, aliás, apresenta duas opções poderosíssimas!).
Finalmente, as Dádivas Épicas continuam a ser uma opção de progressão após o nível 20. Os personagens podem receber estes talentos conforme acumulam Pontos de Experiência — que seriam inúteis sem as Dádivas Épicas.
Publicações de referência:
Antecedentes, Espécies e Talentos;
Informações reveladas por influenciadores pagos sobre a edição 2024 de D&D!
Economia de ações
Muitas das características do jogo que dependiam de uma Ação na edição 2014 de Dungeons & Dragons agora exigem uma Ação Bônus. Existem atividades que, outrora custosas, agora usam Ações Livres na nova versão de D&D.
Estilos de Luta
Os Estilos de Luta agora são Talentos. Isso, na prática, não muda suas aplicações em relação à edição 2014 de Dungeons & Dragons. Agora, contudo, você encontrará mais opções: quase todas as opções de Estilos de Luta apresentados no suplemento O Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha estão presentes na edição 2024 de D&¨D.
Aliás, as classes com acesso ao Talento Estilo de Luta podem escolhê-los livremente. Na edição 2014 de D&D, Guardião e Paladino possuíam opções restritas de Estilos de Luta. Na verdade, estas duas classes possuem mais escolhas, uma vez que cada uma delas possui um Estilo de Luta único para a classe. Este Estilo, aliás, permitem que Guardião e Paladino conjurem Truques.
Por fim, o Guerreiro recebe uma compensação por não possuir estes Estilos de Luta adicionais: como mestre das armas, o Guerreiro pode substituir seu Estilo de Luta ao receber um nível na classe Guerreiro.
Inspiração Heroica
A mecânica de Inspiração agora se torna Inspiração Heroica. A Inspiração Heroica lhe permite rolar novamente um dado qualquer, seja este dado um dado de dano ou um teste convencional.
Note, contudo, que Inspiração Heroica não lhe fornece Vantagem — ele lhe permite rolar novamente um dado. Portanto, você pode usar Inspiração Heroica mesmo após ter realizado um teste com Vantagem.
Maestria com Armas
A Maestria com Armas é uma nova mecânica de D&D 5ª Edição, exclusiva da edição 2024. Nesta mecânica, combatentes marciais recebem a característica Maestria com Armas já no 1º nível. Esta característica lhe fornece táticas adicionais de combate.
Existem Maestrias com Armas para todas as armas do novo Player’s Handbook (2024) — apesar de algumas armas usarem uma mesma Maestria. A lança e a maça, por exemplo, possuem a Maestria com Armas Sap, voltada para proteger aliados.
Ao receber a característica, você recebe duas armas para receber Maestria, podendo substituí-las ao fim de um Descanso Longo. O Guerreiro, aliás, recebe um número maior de Maestrias com Armas — 3 já no primeiro nível, e esta quantidade aumenta conforme você evolui.
Por fim, vale destacar que as Maestrias com Armas não são características com limites de uso — ou seja: cumprindo seus requerimentos, você pode usá-las em todos os turnos de combate!
Magias
Área de Efeito
A edição 2024 de Dungeons & Dragons conta com uma nova área de efeito. A área Emanação já existia na edição 2014 de D&D, mas não possuía uma nomenclatura própria para isso.
A área Emanação tenta englobar auras e efeitos que surgem a partir do personagem. Esta zona cria um círculo a partir do personagem — uma Emanação de 3 metros, por exemplo, cria uma área que se expande em 3 metros. Portanto, conte dois quadrados em todas as direções a partir de seu personagem e trace um círculo: esta é a zona de emanação.
Exemplos:
Guardião e Paladino
Agora, estas duas classes podem conjurar suas magias desde o 1º nível! O intuito é familiarizar os jogadores das respectivas classes com as mecânicas de conjuração.
Fontes:
Invocações
Magias que lhe permitiam invocar inúmeras criaturas em combate na edição 2014 de D&D sofreram ajustes significativos. Agora, estas magias lhe permite invocar os espíritos das criaturas para o campo de batalha, normalmente atuando como uma magia de área.
Invocar Animais (Conjure Animals), por exemplo, invoca um batalhão de feras para o campo de batalha. Enquanto você estiver dentro da área da magia, você tem Vantagem em suas salvaguardas. A magia também causa dano aos inimigos que invadam a área.
Fonte:
As novas magias de Dungeons & Dragons!
Lista de Magias
Agora, a lista de magias de cada classe está disponível dentro da classe, em vez de estar disponível no capítulo de Magias. Portanto, as classes possuem mais páginas em relação à edição 2014 de Dungeons & Dragons 5ª Edição.
Aliás, estas novas listas indicam as escolas de magias, se é um ritual, se exige Concentração e se requer um componente material específico
Fonte:
Descrição das magias
Como a lista de magias está contido dentro da descrição das classes, cada magia apresenta quais classes podem conjurá-la em sua descrição. Isso foi feito para que você não precise virar tantas páginas para verificar se determinada magia faz parte de sua lista de magias da sua classe.
Fonte:
As novas magias de Dungeons & Dragons!
Truques
Todas as classes conjuradoras de Dungeons & Dragons (2024) podem substituir um de seus truques quando recebem um novo nível. Isso também se aplica ao Guardião e ao Paladino, caso estes escolham o Estilo de Luta que lhes permitam escolher Truques.
Exemplos:
Mago.
Salvaguardas
Características que lhe permitiam refazer uma salvaguarda fracassada na edição 2014 de Dungeons & Dragons sofreram alterações. Você ainda irá refazer a salvaguarda como antigamente: a diferença é que, agora, você receberá bonificações na salvaguarda. O intuito da mudança é aumentar a probabilidade de você ser bem sucedido no teste.
Exemplos:
Subclasses
Todas as classes de Dungeons & Dragons (2024) recebem suas subclasses apenas no 3º nível, sem exceção. Esta é uma forma de padronizar um pouco da criação de personagens e impedir que determinadas classes se tornem mais fortes simplesmente porque possuem mais características.
Aliás, todas as classes do livro contam com 4 subclasses, em vez de cada classe conter quantidades variadas de subclasses.
Surpresa
A mecânica de Surpresa foi completamente refeita. Agora, ao estar Surpreso, você tem Desvantagem em sua jogada de Iniciativa. Sim, é só isso mesmo.
Exemplos:
Transformação
As diferentes características que lhe permitiam transformar-se em campo de batalha não mais fornecem Pontos de Vida ao personagem. Em vez disso, você recebe uma fonte de Pontos de Vida Temporários.
Fontes:
As novas magias de Dungeons & Dragons (2024)!
Voltando à vida
Uma série de características do jogo lhe permitia voltar ao combate após ser nocauteado — Fúria Implacável, do Bárbaro, é o maior exemplo desta mecânica. As características que lhe permitem fazer isso agora restaurarão mais Pontos de Vida (PVs).
Segundo Jeremy, as características que permitiam que você retornasse ao combate eram um tanto quanto frustrantes, uma vez que você sempre voltava com um mísero Ponto de Vida. Agora, portanto, você conseguirá resistir a alguns golpes antes de ser novamente nocauteado.
Exemplos:
As novidades da edição 2024 de Dungeons & Dragons
Ao longo das últimas semanas, estamos compilando todas as prévias fornecidas pela Wizards of the Coast, seja através do canal oficial do Youtube dedicado a Dungeons & Dragons, como também por meio do D&D Beyond (o braço digital oficial de Dungeons & Dragons).
Abaixo, você pode conferir todas as publicações realizadas por nossa equipe contendo prévias da atualização de D&D:
Classes
Mago;
Mecânicas de jogo
A nova mecânica de Maestria com Armas;
Antecedentes, Espécies e Talentos;
Antecedentes, Talentos e Magias, revelados por influenciadores;
Livros
O novo Dungeon Master’s Guide — Greyhawk está de volta;
Dragões: conheça os novos designs da criatura que dá nome ao jogo!
Conheça mais detalhes sobre o novo Livro dos Monstros!
O post D&D: um resumo das mudanças mecânicas da edição 2024! apareceu primeiro em Joga o D20.
Share this content:
Deixe uma resposta