As mudanças não empolgam
Uma das classes mais problemáticas de Dungeons & Dragons 5ª Edição sofrerá uma série de mudanças na revisão 2024 do Player’s Handbook. Conheça todas as alterações mecânicas da classe Guardião (Ranger) junto conosco!
O Guardião (ou simplesmente Ranger) é uma das classes mais problemáticas de Dungeons & Dragons 5ª Edição. Não à toa, ao longo dos últimos dez anos, a Wizards of the Coast apresentou três diferentes revisões para a classe.
A classe não é de todo ruim, mas suas características em níveis superiores são esquecíveis e algumas de suas subclasses — especialmente a mais icônica — não fica a par das demais.
Isso tudo fez com que a classe, junto com a classe Guerreiro, recebesse o maior número de “novas” habilidades na revisão 2024 de Dungeons & Dragons 5ª Edição. Segundo Jeremy Crawford, designer de regras de D&D 5ª Edição, esta é uma classe completamente nova em relação ao que vimos em 2014. Vamos ver o que mudou de fato?
O novo Guardião do Livro do Jogador (2024)
Conjuração
Assim como ocorreu com o Paladino (cuja atualização você pode ver nesta publicação), o Guardião também poderá conjurar magias desde o 1º nível. Desta forma, todas as classes capazes de conjurar magias agora podem fazer isso desde o momento em que seus personagens estão criados.
Segundo Jeremy, o intuito da mudança é apresentar as regras de conjuração ao jogador desde o princípio, em vez de introduzi-lo a uma das mais importantes mecânicas da classe quando o jogo já começou. Isso também ressalta o aspecto híbrido de ambas as classes, que podiam fazer isso desde o princípio na primeira edição do jogo.
Claro: mesmo com essa mudança, o Guardião, o Paladino e as subclasses Guerreiro Místico (Guerreiro) e Trapaceiro Arcano (Ladino) ainda possuem severas limitações quando aos círculos de magias que podem acessar. Eles, portanto, não conjurarão magias que estejam além do 5º círculo.
O Guardião agora pode usar um Foco Druídico como seu foco de conjuração — um problema da edição 2014 do Livro do Jogador, só corrigido em Tasha’s Cauldron of Everything. Finalmente, ele terá acesso a mais magias, bem como poderá substituir uma de suas magias conhecidas por dia.
Inimigo Favorito (Favored Enemy)
Esta característica clássica do Guardião sofrerá ajustes no mais novo Livro do Jogador. Agora, esta habilidade permite que a magia Marca do Predador (Hunter’s Mark) esteja automaticamente preparada para você (logo, sem consumir seu limitado número de magias conhecidas), bem como lhe permite conjurá-la por um limitado número de vezes sem consumir Espaços de Magia.
Segundo o portal D&D Beyond, no 1º nível, você poderá conjurá-la duas vezes desta forma, recebendo mais usos conforme você progride na carreira (provavelmente atrelado ao seu Bônus de Proficiência).
O intuito desta mudança é fornecer ao Guardião alguma flexibilidade acerca de como ele conjurará suas magias — até então, o Guardião guardava seus Espaços de Magia para conjurar Marca do Predador em momentos oportunos.
Maestria com Armas (Weapon Mastery)
O Guardião, assim como todas as demais classes marciais (com exceção do Monge) também receberá Maestrias com Armas. Esta publicação apresenta a nova mecânica de Maestria com Armas. O Guardião terá Maestria com Armas com duas diferentes armas, podendo substituir estas maestrias ao finalizar um Descanso Longo.
Explorador Hábil (Deft Explorer)
Esta nova característica para a classe já estava disponível anteriormente através do suplemento Tasha’s Cauldron of Everything. Na edição 2024 do Livro do Jogador, Guardiões terão acesso a ela no 2º nível.
Ela lhe permitirá conhecer dois idiomas adicionais, bem como se tornar Especialista em uma das Proficiências em Perícias que possua. Lembre-se que ser Especialista lhe permite dobrar seu Bônus de Proficiência em um teste de habilidade.
Estilo de Luta (Fighting Style)
Assim como ocorreu com o Paladino, o Guardião não mais está restrito a uma pequena lista de Estilos de Luta, podendo usufruir de quaisquer estilos presentes no Livro do Jogador. Estes Estilos de Luta, aliás, tornam-se Talentos no Player’s Handbook (2024) — mas suas funcionalidades estão mantidas.
Da mesma forma que ocorreu com o Paladino, o Estilo de Luta Combatente Druídico (também presente na expansão que leva o nome de Tasha) também se faz presente na nova edição. Com ela, você pode “abrir mão” de um Estilo de Luta para, em vez disso, receber alguns Truques de Druida — lembre-se que Guardiões e Paladinos não recebem Truques.
Errante (Roving)
Esta característica de 6º nível também estava presente em Tasha’s Cauldron of Everything (a partir de agora, chamaremos apenas de TCE, uma vez que isso se repetirá bastante no Guardião).
Esta habilidade lhe fornece Deslocamento adicional (3 metros, para ser mais específico), bem como Deslocamento de Escalada e Deslocamento de Natação. Isso reflete a identidade do Guardião como alguém que explora diferentes ambientes das áreas ermas.
Especialista (Expertise)
Você receberá Especialidade em duas Perícias adicionais. Esta característica lhe é fornecida no 9º nível.
Incansável (Tireless)
Outra característica advinda de TCE, Incansável está disponível aos Guardiões no 10º nível. Contudo, ela sofreu uma boa alteração.
Além de fornecer ao Guardião alguns Pontos de Vida Temporários usando sua Ação (1d8 + seu modificador de Sabedoria, e você pode usar esta característica um número de vezes igual seu Bônus de Proficiência), ela também remove um nível de Exaustão sempre que você finaliza um Descanso Curto.
Caçador Incansável (Relentless Hunter)
Esta característica aprimora sua Marca do Predador. A partir do 13º nível, sofrer dano não mais quebra sua Concentração enquanto estiver se concentrando na magia Marca do Predador. Lembre-se: você ainda precisa se concentrar nela, o que lhe impede de usá-la em conjunto com outra magia que exige Concentração.
Véu da Natureza (Nature’s Veil)
A característica presente em TCE agora está disponível no 14º nível, em vez do 10º nível. Ela lhe permite, com uma Ação Bônus, ficar invisível até o final de seu próximo turno. Seus usos estão limitados de acordo com seu modificador de Sabedoria.
Caçador Preciso (Precise Hunter)
A melhoria definitiva para Marca do Predador chega no 17º nível. Ao atacar uma criatura marcada pela Marca do Predador, você possui Vantagem em suas jogadas de ataque.
Sentidos Selvagens (Feral Senses)
O Guardião já possuia esta característica na edição 2014 do Livro do Jogador. Agora, contudo, a classe recebe apenas Visão às Cegas, com um alcance de 9 metros. Ele continua recebendo esta característica no 18º nível.
Matador de Inimigos Favoritos (Foe Slayer)
Achou que as melhorias na Marca do Predador haviam acabado? Não!
No 20º e último nível, o dano da Marca do Predador deixa de ser 1d6 e torna-se 1d10.
Características removidas
Todas as características listadas abaixo, presente na edição 2014 de Dungeons & Dragons 5ª Edição, não mais fazem parte do kit da classe na edição 2024 de D&D.
Explorador Natural (Natural Explorer);
Consciência Primitiva (Primeval Awareness);
Passo da Terra (Land’s Stride);
Sumir de Vista (Hide in Plain Sight);
Desaparecer (Vanish).
As subclasses do Guardião
Em vez de apenas duas subclasses, o Guardião agora terá 4 subclasses base — aliás, assim como todas as demais classes (o que inclui o Mago). Além dos tradicionais Caçador (Hunter) e Senhor das Feras (Beast Master), teremos também o Andarilho Feérico (Fey Wanderer, disponível no TCE) e o Vigilante das Sombras (Gloom Stalker, este presente no Guia de Xanathar sobre Todas as Coisas).
Senhor das Feras (Beast Master)
Esta é, provavelmente, a subclasse mais conturbada da edição 2014 de Dungeons & Dragons. De forma resumida, ela não executava bem nada que propunha, e grande parte das mudanças para a classe tentavam corrigi-la. Não à toa, o suplemento TCE apresentou novas criaturas para o Senhor das Feras, com uma mecânica de jogo muito diferente da proposta no Livro do Jogador.
Vamos ver como ficou a versão definitiva da subclasse — mas saiba apenas o nome e o tema (ter ligação com uma criatura) foram mantidos em relação ao que foi publicado em 2014. Isso ajuda a dar uma dimensão do quão ruim a subclasse era na primeira interação de D&D 5ª Edição.
Fera Companheira (Beast’s Companion)
A mecânica presente em TCE agora está integrada na edição 2024 de Dungeons & Dragons 5ª Edição. Portanto, agora você terá que escolher uma entre três diferentes feras (Fera do Céu, Fera do Mar e Fera da Terra) em vez de escolher um entre vários blocos de estatísticas presentes no Livro dos Monstros.
Cada uma destas três criaturas possuem diferentes características entre si. Independente de sua escolha, esta Fera evolui de acordo com sua progressão — os modificadores de ataque dela estão ligados ao seu Bônus de Proficiência e seus PVs são multiplicados pelo seu nível, por exemplo.
A principal mudança, contudo, é que você agora pode comandá-la com uma Ação Bônus, em vez de sua Ação. Por fim, agora você e sua criatura também podem se beneficiar de suas magias! Uma magia que afetaria apenas você também afetará sua Fera, portanto que ela esteja a até 9 metros de você. Portanto, ao se curar, você também cura a sua Fera caso ela esteja dentro do alcance estipulado.
Como grande parte das mudanças do Guardião concentram-se na Marca do Predador, uma nova característica desta subclasse permitirá que os ataques de sua Fera também apliquem os efeitos da Marca do Predador.
Andarilho Feérico (Fey Wanderer)
O Andarilho Feérico e o Vigilante das Sombras foram introduzidos na edição 2024 do Livro do Jogador por representarem lados contrários do Plano Material.
Enquanto o Vigilante das Sombras de alguma forma é afetado pela energia pesarosa do Pendor das Sombras (ou Sombral), o Andarilho Feérico possui ligações com a empolgante e enérgico Plano das Fadas (ou Faéria).
Desta forma, ambas as subclasses ressaltam o aspecto “mágico” do Guardião, enquanto o Caçador e o Senhor das Feras são realçados por seus destaques marciais, característicos do Plano Material.
Contudo, mecanicamente, quase nenhuma alteração foi realizada na subclasse — ela já era suficientemente boa, na visão dos designers, em sua aparição no TCE. A única mudança real está na lista de magias da subclasse: agora, no 9º nível, ela poderá conjurar Invocar Feérico, uma magia presente em TCE e agora também presente na edição 2024 de Dungeons & Dragons 5ª Edição.
Vigilante das Sombras (Gloom Stalker)
Como mencionamos, esta classe já figurou em Dungeons & Dragons 5ª Edição anteriormente, através da expansão de regras Guia de Xanathar Sobre Todas as Coisas. Assim como o Andarilho Feérico, poucas mudanças foram realizadas aqui.
Emboscador das Sombras (Dread Ambush)
Agora, o dano adicional causado na primeira rodada de combate (1d8) presente no TCE foi removido. Agora, você poderá usar esta característica um limitado número de vezes ao dia. Finalmente, em vez de causar o mesmo tipo de dano da Arma, Emboscador das Sombras causará dano Psíquico. Eles continuam recebendo bonificações na Iniciativa, aliás, igual ao seu modificador de Sabedoria.
Torrente do Vigilante (Stalker’s Fury)
Esta característica de 11º nível agora aumenta o dano causado por Emboscador das Sombras. Usar Emboscador das Sombras, aliás, agora também causa um efeito adicional: lhe permitir atacar novamente um inimigo próximo ou aterrorizar seu alvo e qualquer outra criatura a até 3 metros dele.
Este último efeito, aliás, ressalta o pesar e a melancolia do Pendor das Sombras que o Emboscador das Sombras carrega consigo.
Esquiva Sombria (Shadowy Dodge)
Finalmente, esta característica de 15º nível lhe permite teleportar-se ao ser atacado, em vez de impor Desvantagem em uma jogada de ataque que não tenha Vantagem contra você (com uma Reação, é claro).
Caçador (Hunter)
Este foi a subclasse padrão do Guardião para vários dos jogadores durante muito tempo. Apesar de ser sólida, a Wizards of the Coast realizou diversas mudanças nela.
Conhecimento do Caçador (Hunter’s Lore)
Esta nova característica da subclasse está disponível a partir do 3º nível. Ao conjurar Marca do Predador em um alvo, você passa a conhecer quaisquer Imunidades, Resistências e Vulnerabilidades que ela possua.
Presa do Caçador (Hunter’s Prey)
O trabalho da Wizards of the Coast se concentrou em fornecer opções melhores para Presa do Caçador. Antes, Assassino de Colossos era uma escolha segura e sólida — basta a criatura ter perdido algum de seus Pontos de Vida antes do seu ataque e, uma vez por turno, ela sofrerá 1d8 de dano adicional com seus ataques.
Agora, a característica apresenta apenas duas opções — que não foram citadas, aliás. Finalmente, ao finalizar um Descanso Longo, você pode escolher uma nova opção de Presa do Caçador para levar consigo durante o dia de aventura.
Táticas Defensivas (Defensive Tactics)
Da mesma forma como ocorreu com Presa do Caçador, agora você também poderá substituir a escolha realizada para esta característica de 7º nível. Jeremy Crawford mencionou apenas duas opções aqui: Escapar de Horda e Defesa Contra Ataques Múltiplos — provavelmente Vontade de Aço foi removida.
Característica de 11º nível
Infelizmente, Jeremy Crawford não mencionou qual é o nome da característica que substitui Ataque Múltiplo. Entretanto, ele explicou seus efeitos: ao acertar um ataque em uma criatura que já seja alvo de sua Marca do Predador, você pode desferir o dano de sua Marca do Predador em outra criatura que possa ver a até 9 metros de você, ou causar ainda mais dano na criatura atingida. Esta mudança ressalta uma característica interessante desta subclasse: você deseja causar mais dano em um único personagem ou menos dano, mas em múltiplas criaturas?
Característica de 15º nível
Finalmente, esta nova característica que substitui Defesa do Caçador lhe permite usar sua Reação para receber Resistência ao dano causado pelo seu oponente até o final do turno atual. Desta forma, o Caçador conseguirá se manter em sua caçada por mais tempo.
A classe ficou melhor?
Na nossa opinião, com todas as mudanças acima, o Guardião permanecerá ocupando o mesmo espaço estranho que ocupava na edição 2014 de Dungeons & Dragons.
É muito estranho ver que uma característica de 20º nível (o pináculo de Dungeons & Dragons) muda seu dado de dano de d6 para d10. Com a grande ênfase na Marca do Predador, você precisará escolher, sendo um Senhor das Feras, se irá pedir para sua criatura atacar ou se irá conjurar a magia.
Ainda, durante o vídeo, deu-se grande ênfase nas novas capacidades mágicas do Guardião. Contudo, ao escolher manter a Concentração enquanto utiliza Marca do Predador, é improvável que um Guardião queira conjurar qualquer outra magia enquanto esta perdurar. Fazer com que a classe se torne refém de uma magia de 1º círculo, é, no mínimo, questionável.
Finalmente, eu, pessoalmente, não consigo entender porque essa equipe de design está tão atrelada ao Tasha’s Cauldron of Everything. O novo Guardião é, basicamente, uma amálgama de tudo o que foi apresentado no livro.
O post D&D edição 2024: conheça o novo Guardião (Ranger)! apareceu primeiro em Joga o D20.
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