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​D&D: conheça a nova mecânica de Weapon Mastery!

​D&D: conheça a nova mecânica de Weapon Mastery!

​D&D: conheça a nova mecânica de Weapon Mastery!, RPG - Mestre Charles Corrêa
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Uma mecânica inédita para Dungeons & Dragons 5ª Edição (2024)!

A revisão de Dungeons & Dragons 5ª Edição terá uma nova mecânica que promete tornar o jogo mais tático. Conheça a nova mecânica de Weapon Mastery!

Weapon Mastery é uma nova mecânica de Dungeons & Dragons 5ª Edição, a ser introduzida na revisão de 2024 do jogo (e que, aliás, chegará às lojas em setembro deste ano — falaremos mais sobre a pré-venda em outra publicação).

Uma das poucas reclamações que os fãs de Dungeons & Dragons tecem acerca do jogo se concentra no combate com armas. Isso porque, na visão de muitos, há pouquíssimas opções de combate disponíveis para classes combatentes (em especial, o Bárbaro). Na realidade, estas opções concentram-se no Mestre da Batalha, uma subclasse de Guerreiro.

Para corrigir isso, os atuais designers de Dungeons & Dragons 5ª Edição desenvolveram uma nova mecânica, intitulada de Weapon Mastery (ou Maestria com Armas, em português).

Como essa mecânica funciona?

As Maestrias com Armas são atreladas a armas específicas. Você deve escolher se prefere ter maestria com Bestas Leves ou Arcos, por exemplo.

A mecânica de Weapon Mastery, em primeiro lugar, se aplicará apenas a personagens combatentes (e portanto, Bárbaro, Guardião, Guerreiro, Ladino e Paladino). Durante a criação de personagens, esta mecânica já está disponível.

No primeiro nível, todas as classes supracitadas possuem uma ou mais maestrias com armas. Guardiões, Ladinos e Paladinos receberão, no máximo, duas maestrias durante suas carreiras. Bárbaros iniciam o jogo com duas maestrias, enquanto personagens Guerreiros começam o jogo com três maestrias.

Vale ressaltar, aliás, que as classes Bárbaro e Guerreiro recebem mais Maestrias com Armas conforme você progride. O Guerreiro é a classe que mais recebe Maestrias com Armas ao longo do jogo.

Como escolher sua Maestria com Arma?

É simples: ao criar um personagem que recebe acesso a uma ou mais Maestria com Arma, você deve estabelecer qual arma você quer ter maestria. Cada arma possui uma única característica — e algumas delas compartilham da mesma característica.

Aliás, algumas classes não combatentes (como o Clérigo, por exemplo) podem aprender Maestria com Armas, através de suas subclasses. Um exemplo dado por Jeremy Crawford é que um Clérigo poderia usar a Maestria com Armas da maça para proteger seus aliados.

As Maestrias

Falando em maestrias, lanças e maças possuem a Maestria com Armas Sap. Essa característica é acionada assim que você atinge uma criatura usando uma destas duas armas. Ao fazê-lo, você concede desvantagem no próximo ataque da criatura atingida.

Isso reforça a ideia do Clérigo ser uma classe voltada para proteger seus aliados. E o lado bom é que esta característica não possui limites de uso. Você pode atingir diferentes inimigos em um único turno para que todos eles recebam desvantagem em suas primeiras jogadas de ataque.

Um Clérigo pode usar uma Maça com o propósito de proteger seus aliados!

Maestrias variadas

Guerreiros irão curtir a Maestria com Armas Graze. Essa característica, disponível para espadas largas, lhe permite causar dano mesmo ao errar ataques. Ao errar, você causa dano na criatura atacada igual ao modificador de atributo usado ao atacar (normalmente, Força).

Já os ladinos irão preferir levar uma combinação de espada curta e adaga. Isso porque a Maestria com Armas Vex, disponível para a espada curta, lhe fornece vantagem na próxima jogada de ataque após acertar um ataque usando esta arma.
Logo, essa Vantagem pode ser usada para acionar a mecânica de Ataque Furtivo do Ladino.

Já a Maestria com Armas Nick, disponível para as adagas, permite que você subverta a mecânica de Atacar com Duas Armas. Isso porque, ao atacar com uma adaga enquanto possuir a Maestria com Armas com adagas, você não consome sua Ação Bônus para realizar o ataque com a segunda arma.

Contudo, você só pode atacar uma única vez com esta arma — uma limitação da Maestria para que você não ataque duas vezes usando sua segunda arma. O que muda aqui, portanto, é que você ainda terá sua Ação Bônus disponível — ladinos podem correr, desengajar ou esconder-se usando esta ação bônus.

Como você pode ver, as mecânicas por trás das Maestrias com Armas são impactantes, mas simples. Esta decisão visa não tornar o combate lento.

Uma dose de realismo

Finalmente, Jeremy Crawford mencionou que as Maestrias com Armas reforçam características das armas na vida real. As bestas pesadas (e clavas), por exemplo, recebem a Maestria com Armas push. Ao possuir essa característica e atingir uma criatura com um ataque com usando esta arma, você pode empurrar o alvo por até três metros.

Isso reforça a característica da besta de ser um ataque potente, caracterizado por seus mecanismos. Já o arco possui

arcos longos possuem a maestria com armas slow. Atacando com esta arma e possuindo esta maestria com armas, você diminui o deslocamento do alvo atingido em 3 metros. Assim, essa propriedade reforça a ideia de hit and run dos arqueiros, que tentavam atacar e correr sem serem atingidos no processo.

Ao longo das próximas semanas, falaremos mais sobre outras novidades acerca da revisão de Dungeons & Dragons!

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