O RPG brasileiro está prestes a ganhar um suplemento que promete mudar a forma como começamos nossas campanhas: Mythwoven.
Criado por Brett Moore e publicado originalmente pela Sphynx Tale Games, esse material chegou lá fora como uma verdadeira ferramenta para transformar a Sessão Zero em algo muito maior uma experiência colaborativa onde mestres e jogadores criam juntos a base de um mundo vivo.
O que é Mythwoven e para que serve?
Mythwoven é um suplemento que guia mestres e jogadores na construção de povoados, vilas, cidades ou bases de operação que servirão de cenário para aventuras. Utilizando um sistema baseado em cartas, o jogo propõe perguntas, eventos e reviravoltas que moldam não só os lugares, mas também as relações sociais, os segredos e as facções que habitam o local.
Na prática, ele torna a Sessão Zero em uma etapa divertida e engajante, dando aos jogadores a sensação de pertencimento e autoria sobre o mundo que estão prestes a explorar.
Brett Moore e a Sphynx Tale Games
O autor Brett Moore desenvolveu o Mythwoven com a ideia de aproximar ainda mais jogadores e mestres do processo criativo. Seu estúdio, a Sphynx Tale Games, já é conhecido por suplementos inovadores e independentes, e com Mythwoven ele conseguiu entregar uma proposta de jogo que é ao mesmo tempo simples e extremamente poderosa para enriquecer campanhas de qualquer gênero ou sistema.
A tradução pela Odyssey Publicações
No Brasil, quem está tornando essa experiência possível é a Odyssey Publicações, que já tem tradição em trazer materiais de qualidade para o mercado nacional. A editora está cuidando da tradução e adaptação de Mythwoven para o português, garantindo que os jogadores brasileiros recebam uma versão fiel e acessível, sem perder o charme da obra original.
Financiamento coletivo no MeepleStarter
O lançamento nacional está acontecendo por meio de financiamento coletivo no MeepleStarter, plataforma especializada em projetos de jogos de tabuleiro e RPG. A campanha já está ativa e oferece recompensas que vão desde o livro físico colorido até extras exclusivos, como um baralho especial de cartas que facilita a jogabilidade.
Esse modelo de financiamento garante que a comunidade participe diretamente do processo, ajudando a viabilizar a chegada de um suplemento único ao cenário brasileiro.
O conjunto de dados e materiais extras
Além do livro, a versão brasileira de Mythwoven contará com conjunto de cartas personalizadas que são parte essencial da experiência. É através delas que surgem os elementos que moldam o povoado: locais importantes, facções políticas, NPCs relevantes e até reviravoltas narrativas.
A arte, assinada por Jason Stewart, traz um estilo vibrante, remetendo a fantasia medieval, mas que se adapta facilmente a qualquer ambientação seja dark fantasy, ficção científica ou horror gótico.
Considerações finais
Mythwoven não é apenas um suplemento: é uma nova forma de começar campanhas de RPG, oferecendo uma base colaborativa que fortalece o vínculo entre jogadores, mestres e o mundo em que vivem suas histórias.
Com a tradução da Odyssey Publicações e o apoio da comunidade brasileira através do MeepleStarter, essa ferramenta tem tudo para se tornar um marco no RPG nacional.
Se você é mestre ou jogador e busca dar mais profundidade às suas campanhas, não deixe de conferir e apoiar esse projeto. Afinal, os grandes mitos começam na fundação de seus mundos — e agora é a sua vez de tecê-los.
Para mais detalhes e saber sobre a campanha de financiamento coletivo segue as URLs abaixo:
https://meeplestarter.com.br/rpg-mythwoven
https://odysseypub.com.br/comecou-a-pre-campanha-do-rpg-mythwoven-gerador-colaborativo-de-povoados/
https://www.drivethrurpg.com/en/product/506424/mythwoven-swade-collaborative-settlement-building
Share this content:

Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas “Overmix” ou “Nandivh”, é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.
No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.
Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.
Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.
Deixe uma resposta