Programador Web, Jogador de RPG e Jogos Eletrônicos, Mestre nas horas vagas. Costuma jogar com as classes Paladino, Monge e Feiticeiro de D&D, Dragonborn, Aasimar, Elfo e Meio-Elfo são as Raças favoritas.
Kimetsu no Savage: Transforme-se em um Caçador de Demônios com Este Suplemento RPG Para Fãs de Demon Slayer
Você é fã de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba e de RPGs? Já imaginou empunhar uma lâmina Nichirin e caçar demônios ao lado dos seus amigos? O suplemento FanMade “Kimetsu no Savage” criado por Mestre Dekiro oferece exatamente essa oportunidade, adaptando o rico e perigoso mundo criado por Koyoharu Gotouge para o sistema de RPG Savage Worlds.
Mas o que exatamente isso significa e como funciona essa adaptação?
Vamos mergulhar nos detalhes.
O que é Savage Worlds?
Primeiro, é importante entender um pouco sobre o sistema Savage Worlds. Ele é conhecido por ser um RPG de mesa que se descreve como “Rápido, Divertido e Furioso”. Uma de suas grandes qualidades é a versatilidade e simplicidade intuitiva, sendo capaz de se adaptar a “qualquer época, em qualquer lugar” e a “qualquer cenário que você possa imaginar”.
Em Savage Worlds, os jogadores controlam “Cartas Selvagens” (Wild Cards), personagens mais resilientes e com uma chance maior de sucesso do que os oponentes mais comuns, chamados de “Extras”. O sistema utiliza um conjunto de dados poliédricos (d4, d6, d8, d10, d12, d20) e um dado especial chamado “Dado Selvagem” (um d6). As rolagens são feitas para determinar o resultado das ações, com resultados de 4 ou mais sendo sucessos, e rolagens máximas permitindo rolar o dado novamente e somar o resultado (Áses). Personagens são definidos por Atributos e Perícias, e podem adquirir Vantagens e Complicações que representam características únicas. Para habilidades sobrenaturais ou poderes, o sistema utiliza “Antecedentes Arcanos”. O combate é projetado para ser dinâmico e emocionante.
A grande sacada do sistema é que ele tenta “sair do caminho quando a história ruma para sua conclusão”, permitindo que o Mestre (o narrador) e os jogadores se concentrem na narrativa e na ação.
Adaptando Demon Slayer para Savage Worlds
O universo de Demon Slayer é rico em elementos que se encaixam bem na proposta de Savage Worlds, que se destaca em adaptar gêneros como artes marciais, aventura, fantasia sombria e horror. “Kimetsu no Savage” se propõe a adaptar essa realidade vibrante e perigosa.
Aqui estão os principais pontos de como o suplemento provavelmente realiza essa adaptação, com base nas fontes:
1. O Cenário: O mundo de Demon Slayer se passa no Japão durante o período Taisho (1912-1926), misturando elementos tradicionais e ocidentais. A história se desenrola em diversas localidades, desde áreas montanhosas rurais até cidades movimentadas. O suplemento “Kimetsu no Savage” define este cenário como o “Cenário Selvagem” do jogo, fornecendo o pano de fundo para as aventuras dos jogadores.
2. Personagens: Os jogadores assumem o papel de Caçadores de Demônios (Demon Slayers), que em Savage Worlds seriam as Cartas Selvagens. O suplemento provavelmente oferece arquétipos ou regras para criar esses personagens, incluindo suas habilidades físicas e mentais.
3. Os Demônios (Oni): Os Oni, liderados por Muzan Kibutsuji, são os antagonistas centrais. Eles são humanos transformados pelo sangue de Muzan, possuindo força, velocidade, resistência sobre-humanas e quase imortalidade. No RPG, demônios comuns podem ser representados como “Extras”, enquanto demônios mais poderosos como os Doze Kizuki (Luas Inferiores e Superiores) seriam Cartas Selvagens. A adaptação deve incluir suas fraquezas, como a luz do sol e a decapitação por lâminas Nichirin. A Cura Rápida de Savage Worlds pode ser adaptada para a Regeneração dos Oni, e sua vulnerabilidade à luz do sol seria uma Regra de Ambientação específica.
4. Respirações (Breathing Styles): As “respirações” são habilidades mencionadas como adaptadas no suplemento. Essas técnicas de esgrima dos Caçadores de Demônios, que permitem aumentar a capacidade física ao absorver oxigênio, seriam perfeitamente representadas em Savage Worlds. Elas poderiam ser modeladas como “Antecedentes Arcanos” específicos, cada um com sua própria Perícia e lista de Poderes (as formas da respiração). A adaptação poderia criar antecedentes para a Respiração da Água, Respiração das Chamas, Respiração da Besta, etc., derivadas da Respiração do Sol original.
5. Kekkijutsu (Blood Demon Arts): As habilidades especiais dos demônios, os “Kekkijutsus”, também são um foco da adaptação. Essas artes demoníacas de sangue, que variam muito entre os demônios, seriam adaptadas usando o sistema de Poderes de Savage Worlds. Cada Kekkijutsu único (como as Temaris de Susamaro, os sonhos de Enmu, as chamas de Nezuko, ou a manipulação visual de Yushiro) seria representado por um ou mais poderes com “Manifestações” descritivas específicas, refletindo a natureza particular da habilidade de sangue de cada demônio.
6. Equipamento: As icônicas lâminas Nichirin, forjadas especialmente para matar demônios e que mudam de cor, seriam tratadas como equipamentos especiais no jogo, talvez com propriedades únicas ou bônus de dano contra demônios. Os uniformes dos Caçadores podem ser criados pelo GM ao seu gosto e podem ser duráveis, fornecendo proteção (Armadura).
7. Vantagens e Complicações: Além das regras de combate e poderes, o suplemento adaptaria Vantagens específicas do universo, como a característica única de Nezuko de não precisar comer carne humana e se curar pelo sono, ou a resistência de alguns demônios a certos ataques. Complicações poderiam representar a maldição de Kibutsuji sobre os demônios ou o cheiro do sangue Marechi atraindo Oni.
Por que usar Savage Worlds para Demon Slayer?
A escolha de Savage Worlds para adaptar Demon Slayer faz muito sentido. A velocidade e o foco na ação do sistema se alinham perfeitamente com as batalhas dinâmicas do anime e mangá. A flexibilidade permite que tanto as técnicas de respiração quanto os diversos Kekkijutsus sejam representados de forma única e interessante, sem a necessidade de regras excessivamente complexas. O sistema facilita a vida do Mestre, permitindo que ele crie rapidamente os desafios (os demônios!) e se concentre em narrar a emocionante jornada dos Caçadores.
Em Resumo
“Kimetsu no Savage” é um suplemento FanMade, criado de fã para fã, que busca trazer o universo de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba para a sua mesa de RPG utilizando o sistema Savage Worlds. Ele adapta os elementos cruciais da série, como as Respirações, os Kekkijutsus e características de personagens únicas através das Vantagens, permitindo que jogadores explorem a luta entre a humanidade e os demônios de uma forma interativa e divertida. Vale lembrar que, por ser um suplemento, ele requer o livro básico de Savage Worlds (Edição Aventura, SWADE) para ser jogado.
Se você busca uma experiência de RPG que capture a essência de Demon Slayer, com suas batalhas espetaculares e habilidades místicas, “Kimetsu no Savage” adaptado para o ágil sistema Savage Worlds parece ser uma combinação perfeita!
Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas “Overmix” ou “Nandivh”, é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.
No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.
Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.
Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.
Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas "Overmix" ou "Nandivh", é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.
No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.
Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.
Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.
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