Um guia para popular suas cidades

Se você quer construir um bom jogo urbano, sua cidade precisa viver. E nada dá mais vida a uma cidade do que seus distritos.
Bairros contam histórias. Eles mostram que a cidade cresceu, mudou, apodreceu, renasceu. Revelam densidade populacional, contraste social, identidade própria. Em cada bairro, as regras mudam — quem manda, como se fala, o que se come, onde se esconde ou se morre.
Criar distritos é mostrar que a cidade tem camadas. Que ela foi moldada por séculos de decisões, tragédias e vícios. Que seus moradores têm relações únicas com o espaço: há bairros que rejeitam o estrangeiro, outros que celebram o estranho. Alguns servem aos ricos, outros engolem os pobres.
Em um jogo urbano bem feito, o jogador sabe onde está só pelo cheiro da rua ou pelo nome do boteco. Bairros não são apenas geografia. São personagens.
Geração de Distritos
Nomes de Distritos: Para gerar o nome de um distrito, role dois dados de seis faces (2d6). O primeiro dado representa a dezena e o segundo, a unidade. Combine os dois resultados (como em 3 e 2 = 32), e consulte a lista correspondente.
Exemplos de nomes possíveis:
11 — O Alto do Relento
12 — Os Piolhentos
13 — Clareira da Relva
14 — Brejo Torto
15 — Terça de Ontem
16 — Reduto
21 — Ladeira do Cumpadi
22 — Quarteirão do Chá
23 — Passagem dos Meninos
24 — São Venâncio
25 — Coluna de Luxemburgo
26 — Caminho do Boi Gordo
31 — Buraco do Telhado
32 — Torres Mancas
33 — Terra Preta
34 — Dentão
35 — Pé Inchado
36 — Vale do Ferro
41 — Teta de Mão
42 — Carvalho
43 — Quinze Pinheiros
44 — Cume
45 — Arco Quebrado
46 — Cais de Xerém
51 — Encosta Escura
52 — Rancho do Estevão
53 — Sentinela
54 — Passagem do Mártir
55 — Covil do Castelo
56 — Planície da Leiteira
61 — Torres do Chuchu
62 — Lar dos Pombos
63 — Forte de Barro
64 — Circo da Água Larga
65 — Pedra-Chave
66 — Comitiva do Boi Branco
Informações Gerais do Distrito
Ao definir um distrito, rolam-se os seguintes dados:
- Tamanho (d4)
- Densidade populacional (d6) — mesmo os distritos “quietos” têm bastante gente; se estiver deserto, há um motivo (crie o motivo).
- Riqueza (d6)
- Visitas Reais (d4) — adicione +1 se o distrito for rico, -1 se for pobre ou miserável.
- Nível de Crime (d6)
- Presença da Guarda (d6) — adicione +1 se o distrito for de classe alta.
Resultados e Significados
Tamanho do distrito:
- Resultado 1: Minúsculo (leva 10 minutos para atravessar)
- Resultado 2: Pequeno (20 minutos)
- Resultado 3: Grande (45 minutos)
- Resultado 4: Enorme (60 minutos)
Densidade populacional:
- 1: Deserto
- 2: Tranquilo (confortável)
- 3 a 5: Normal (muita gente)
- 6: Lotado (gente apinhada)
Riqueza:
- 1: Miserável
- 2 a 4: Pobre
- 5: Rico
- 6: Abundante
Visitas Reais:
- 1: Nunca
- 2: Raras
- 3: Ocasionalmente
- 4: Com frequência
Nível de Crime:
- 1: Nenhum
- 2: Ocasional
- 3: Pequeno
- 4: Comum
- 5: Pervasivo
- 6: Extremo
Presença da Guarda:
- 1: Nenhuma
- 2: Fraca
- 3: Mediana
- 4: Boa
- 5: Alta
- 6: Totalitária
Encontros em Locais Miseráveis
Eventos pela Manhã (1d6):
- Matilha de cães ou porcos selvagens atacando um mendigo.
- Crianças de rua vasculhando o chão por moedas.
- Carroça de cadáveres passa — com pouca carga.
- Capangas procurando serviço ou vítimas.
- Bêbados desmaiados pelas calçadas.
- Comerciantes coletando mercadoria de depósitos baratos.
Eventos à Tarde (1d6):
- Vendedores de lixo tentando vender sucata.
- Um nobre meio perdido e andando rápido, sem guarda-costas.
- Padre caridoso distribuindo esmolas.
- A Guarda arrastando um criminoso desesperado.
- Crianças brigando com facas por um pão caído.
- Caçadores de ratos sujos, rindo e bebendo demais.
Eventos ao Anoitecer (1d6):
- Grupo da força (guarda, exército, marinha) alistando à força
- Carroça de cadáveres passa — dessa vez lotada.
- Briga de bar violenta transbordando para a rua.
- Procissão de flagelantes cobertos de lama e sangue.
- Cadáver nu sendo devorado por ratos ou porcos.
- Gangues atacando os domínios de um rival.
Eventos Durante a Noite (1d6):
- Guarda rondando em busca de algo
- Porcos devorando algo estranho
- Pessoas famintas brigando por restos
- Cães vila lata esfomeados
- Porcos selvagens farejando lixo
- Jogo de dados rolando num beco imundo.
Encontros em Locais Pobres
Eventos pela Manhã (1d6):
- Mendigos dormindo espalhados pelas ruas.
- Vendedores ambulantes discutindo quem fica com qual ponto.
- Bêbados tropeçando de volta pra casa depois da noite anterior.
- Grande procissão religiosa passando.
- Mendigos saqueando cadáveres.
- Exploradores do Fundão voltando de uma enrascada, cobertos de sangue e poeira.
Eventos à Tarde (1d6):
- Mendigos seguindo quem parece ter dinheiro.
- Mercenários oferecendo seus serviços.
- Guardas detendo um comerciante revoltado.
- Limpadores de esgoto, imundos e abalados, bebendo cachaça pura.
- Criado de algum nobre buscando gente disposta a “resolver problemas”.
- Visitantes perdidos, admirando as paisagens decadentes da cidade.
Eventos ao Anoitecer (1d6):
- Festa de rua barulhenta e caótica.
- Ladrões fugindo de alguém — ou de algo.
- Jovens nobres se misturando com os pobres, como se fosse aventura.
- Briga entre rivais profissionais.
- Padre em praça pública condenando “a bebida e as rameiras”.
- Grupos rivais de soldados se enfrentando com espadas no meio da rua.
Eventos Durante a Noite (1d6):
- Jovem desesperado, empunhando uma arma roubada.
- Ladrões rondando à espreita por uma vítima
- Rato humanoide solitário, farejando pelos becos.
- Feiticeira experiente, fazendo visitas discretas e noturnas.
- Multidão com tochas, caçando supostos portadores de peste.
- Um cão negro, gigantesco e estranho, que ninguém ousa seguir com os olhos.
Encontros em Locais Ricos
d6 — Manhã em bairro nobre
- Meninos de recado correndo.
- Faxineiros varrendo calçadas.
- Guardas empurrando bêbados para longe das esquinas.
- Troca de turno dos seguranças particulares.
- Cortesãs elegantes voltando discretamente para casa.
- Músicos e artistas montando equipamentos para o dia.
d6 — Tarde em bairro nobre
- Mensageiros trotando com fôlego controlado.
- Bispo local desfilando com sua comitiva.
- Mãos leves se esgueirando por entre os passantes.
- Violeiros e declamadores tentando arrumar apresentação.
- População em marcha por algum motivo.
- Negociantes caminhando, guiados por família influente.
d6 — Noite em bairro nobre
- Entregadores ofegantes, com a roupa suada e passos acelerados.
- Jovens de família travando duelo sob os olhos de uma pequena multidão.
- Seguranças de folga jogando conversa fora num botequim.
- Cães de caça de um nobre correndo atrás de um maltrapilho assustado.
- Um primo distante do nobre regente local fazendo visita inesperada.
- Um ladrão sendo espancado por capangas, sem que ninguém intervenha.
d6 — Madrugada em bairro nobre
- Ladrões experientes observando as casas e rotas de fuga.
- Encontro estranho entre figuras estranhos num beco estranho.
- Um arcanista vende seus serviços num comércio digno.
- Brutamontes contratados invadindo a residência de um rival influente.
- Pobres catando moedas ou objetos derrubados na rua após confusão.
- Nobres completamente embriagados sendo escoltados por seus guardas pessoais.
Nomes de Ruas (1d100)
00 — Caminho de Adonirã
01 — Beco do Pão-duro
02 — Travessa das Uvas
03 — Estrada Preta
04 — Alameda da Vitória
05 — Caminho da Coroa
06 — Beco do Laço
07 — Rua das Gralhas
08 — Rua do Perdido
09 — Rua do Fio
10 — Caminho Novo
11 — Viela da Merda
12 — Beco dos Ossos
13 — Jardins do Príncipe
14 — Colina da Guarda
15 — Viela Afundada
16 — Ladeira do Batedor de Bolsos
17 — Bosque do Templo
18 — Rua do Padeiro
19 — Praça das Cinzas
20 — Estrada do Fim da Milha
21 — Curva da Faca
22 — Bosque das Palmeiras
23 — do Apedrejamento
24 — Buraco da Agulha
25 — Beco do Leite Talhado
26 — Estrada Velha
27 — Colina de Veia
28 — Viela do Tutano
29 — Despenhadeiro da Baleia
30 — Rua de Vidro
31 — Beco da Espinha
32 — Rua do Fundo
33 — Colina do Pombo
34 — Doze Nós
35 — Rua da Imundície
36 — Viela do Polegar
37 — Alameda de São Brandão
38 — Rua da Verruga
39 — Passagem de Cascalho
40 — Rua do Tacho
41 — Curva do Ganso
42 — Penhasco do Enforcado
43 — Fim do Castelo
44 — Rua do Teatro
45 — Campo de Santa Inês
46 — Rua da Teca Doida
47 — Estrada do Velho Gago
48 — Rua das Diagonais
49 — Beco do Cão Molhado
50 — Rua da Goiabada
51 — Caminho do Poste
52 — Rua da Escada
53 — Penhasco do Carrasco
54 — Cruzamento da Maçã Podre
55 — Estrada do Moinho
56 — Toca do Seu Tico
57 — Jardim dos Carvalhos
58 — Rua dos Arqueiros
59 — Rua do Piche
60 — Rua do Traíra
61 — Rua do Desvio
62 — Rua do Pavão
63 — Caminho do Fosso
64 — Rua da Clareira
65 — Estrada da Vila Verde
66 — Pomar do Cavalo
67 — Estrada do Pônei Engasgado
68 — Vau de São Barnabé
69 — Viela da Égua
70 — Vale de Ronaldo Cascão
71 — Rua da Anágua
72 — Estrada do Cutelo
73 — Beco do Jorge
74 — Rua Verde
75 — Rua da Enguia
76 — Rua de Dom Maurício Valverde
77 — Abadia do Tancredo
78 — Rua da Craca
79 — Acre Dourado
80 — Boi Castrado
81 — Curva da Baboseira
82 — Fontes de Sândalo
83 — Rua da Costa
84 — Fim do Sol
85 — Viela do Lodo
86 — Atracadouro de Gilberto
87 — Estrada do Cervo
88 — Rua Mais que Larga
89 — Paralela 18
90 — Castelo de Silfarnei
91 — Caminho do Rouxinol
92 — Propriedade do Camponês
93 — Esquina do Brigão
94 — Salão de Alcatrão
95 — Curva das Águas-Clara
96 — Rua do Açougueiro
97 — Cais do Timóteo
98 — Caminho do Bordado
99 — Lamento da Viúva
Extra: Blades in the Dark faz muito bem isso, dar vida a distritos, inclusive pontuando-os com atributos. Você pode fazer o mesmo, como PdM, com POD, REF, VON. Sendo POD sua força de vigilância ou violência, REF para sua criminalidade e ações sigilosas, e VON para presença de pensadores, serviços especializados ou influência mágica.

Isso serve para o MJ ter um parâmetro geral onde encontrar serviços ou como agir em cada distrito.
Adicionalmente, há vários geradores disponíveis para o cenário, neles você encontra gerador de ruas, prédios, rumores, descritores, tudo focado em gerar o clima ideal para aquele cenário específico.
Gerador de Distritos, Ruas e Encontros Urbanos was originally published in BREU on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.
———————-BREU – Medium
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Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas “Overmix” ou “Nandivh”, é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.
No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.
Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.
Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.





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