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Número de vendas foi o principal fator para o cancelamento
Depois de cinco anos desde a sua chegada, Dungeons & Dragons, o maior RPG do mundo, não será mais publicado em português. A decisão foi anunciada hoje pela Wizards of the Coast, mas não engloba apenas D&D no Brasil: o mesmo vale para Magic: The Gathering!
A notícia foi publicada pela Wizards of the Coast, detentora de Dungeons & Dragons, na tarde de hoje (23). Apesar do anúncio repentino (ainda mais considerando que 2024 marca os cinquenta anos da franquia), era esperado que a Hasbro (proprietária da Wizards of the Coast) tomasse esta decisão, uma vez que a organização está se esforçando em diminuir seus custos, como você pode ver nesta publicação.
Neste link, você pode conferir o anúncio oficial, em português, acerca de Magic: The Gathering. Aqui, nos concentramos em falar apenas sobre Dungeons & Dragons.
O comunicado da empresa
Antes de fornecermos mais detalhes sobre o tema, você pode conferir o anúncio oficial, em inglês, neste link. Abaixo, disponibilizamos a tradução da referida publicação.
Dungeons & Dragons é um jogo mundial, no qual nos esforçamos para mantê-lo tão acessível quando possível para a nossa ampla e variada audiência. Contudo, nós também temos que confrontar as mudanças na demanda global e aumento de custos, mesmo com o crescimento de D&D.
As vendas de D&D em português não mantiveram o ritmo em comparação com o aumento de custos em todos os níveis, o que significa que nós tomamos a difícil decisão de interromper a publicação de produtos (em português) ao longo do ano, logo após a publicação dos três livros previamente planejados.
• Fizban’s Treasury of Dragons
• Journeys Through the Radiant Citadel
• Dragonlance: Shadow of the Dragon QueenNós continuaremos a publicar produtos de D&D em inglês, francês, alemão, italiano, japonês e espanhol. Enquanto nem todos os produtos estarão disponíveis em todos os idiomas ou ao mesmo tempo, nós pretendemos nos concentrar nestes seis idiomas.
Publicação da Wizards of the Coast, disponível através do D&D Beyond.
Uma linha do tempo de D&D no Brasil
Dungeons & Dragons voltou a ser publicado em nosso idioma em setembro de 2019, através da Galápagos Jogos (agora, Mundo Galápagos). O RPG mais jogado do mundo demorou para chegar em terras tupiniquins devido ao escândalo #DnDGate. Esta publicação do Jovem Nerd explica mais detalhes sobre este fatídico evento.
Contudo, após uma nova parceria estabelecida pela editora de Pinheiros com a Gale Force Nine (empresa responsável por licenciar Dungeons & Dragons 5ª Edição para outros idiomas, com exceção do inglês), o fã brasileiro de RPG finalmente encontraria livros de D&D 5ª Edição em português nas lojas Brasil afora.
Galápagos Jogos
Antes mesmo do primeiro Livro do Jogador chegar às lojas, a comunidade realizava muitos questionamentos acerca da tradução do livro.
Como determinado pela Wizards of the Coast, a Galápagos Jogos precisava traduzir, afinal, todos os termos possíveis, o que resultou em “Tiferino” como tradução de “Tiefling” e “Pequenino” como tradução de “Halfling”. Fizemos uma entrevista com a equipe responsável pela tradução na época — nela, você poderá conferir as diversas metodologias presentes na tradução do maior RPG do mundo.
Apesar das ressalvas, a equipe de tradução realizou um grande trabalho.
No final de setembro de 2019, a Galápagos Jogos realizou um evento para o lançamento oficial de Dungeons & Dragons no Brasil. Com o tema “A masmorra foi aberta”, a editora alugou o MIS, Museu de Imagem e Som, em São Paulo, por cinco dias, celebrando a chegada de D&D em nosso idioma. No primeiro dia, a editora convidou uma série de criadores de conteúdo para apresentar os planos ambiciosos da editora.
Nossa equipe esteve nesta premier, e era bastante visível a empolgação dentre aqueles que estavam presentes na celebração. Ao todo, a editora pretendia lançar mais de 20 produtos ao longo dos anos seguintes. Até aquele momento, nenhuma editora havia fornecido tanto suporte para um RPG de mesa internacional.
Atrasos e mais atrasos
A empolgação, contudo, durou pouco. Já no segundo lançamento (Monster Manual: Livro dos Monstros), a editora paulista atrasou na publicação do título. Estes atrasos se tornariam recorrentes: a cada trimestre, a Galápagos Jogos ajustava o calendário de publicações.
Contudo, isso não freou o sucesso de Dungeons & Dragons no Brasil: a editora fez três tiragens do Player’s Handbook: Livro do Jogador, por exemplo!
A editora ainda tentava aperfeiçoar os processos decorrentes da publicação: após a solicitação da Galápagos Jogos, a Wizards of the Coast certificou uma gráfica local para imprimir os livros de Dungeons & Dragons no Brasil. Portanto, a editora não precisaria arcar com o valor do frete, bem como lidar com toda a burocracia aduaneira brasileira.
O que estava ruim ficou ainda pior quando a Wizards of the Coast tentou, de forma unilateral, romper o contrato de publicação com a Gale Force 9 — o intuito da empresa era recuperar a capacidade de publicar títulos em outros idiomas. Em decorrência da batalha judicial, houve um congelamento das publicações de D&D em outros idiomas, o que retardou ainda mais um calendário já afetado por constantes atrasos.
Wizards of the Coast e Gale Force 9 chegaram a um acordo meses após o início da confusão. Contudo, o acordo estabelecido encerraria o contrato de licenciamento, e portanto, Galápagos Jogos deixaria de publicar Dungeons & Dragons no Brasil dentro de alguns meses. Por fim, Eberron: Das Cinzas da Última Guerra foi o último título publicado pela editora de São Paulo.
Wizards of the Coast e D&D no Brasil

Em março de 2022, contudo, as coisas prometiam mudar para melhor: a Wizards of the Coast assumiria a publicação de todos os produtos oficiais de Dungeons & Dragons publicados em outros idiomas, o que incluiria o Brasil. A comunidade ficou em polvorosa com o anúncio, mas para os céticos, não havia muitos motivos para comemorar — e eles estavam certos.
A Galápagos Jogos permaneceria envolvida com Dungeons & Dragons — agora, a editora seria responsável pela distribuição de D&D em território nacional.
Preços
Preparando o terreno para a nova gestão, a Mundo Galápagos anunciou um grande aumento no preço dos livros: agora, os livros que custavam entre R$ 149,90 e R$ 179,90 agora chegariam às lojas com o preço de R$ 249,90.
Este aumento significava, portanto, o final da regionalização do preço: agora, o fã brasileiro pagaria o mesmo preço sugerido dos fãs americanos. Contudo, estes produtos chegam nas mãos dos consumidores com 40% de desconto (ou mais!) na Amazon estadunidense, bem como em outros lojas online.
A alta de preços piorou depois que a Wizards of the Coast assumiu oficialmente as publicações em português. O braço brasileiro do estúdio optou por não fazer uso do conceito de “preço sugerido” ou “preço de capa”. Portanto, era possível encontrar livros comercializados com preços variando entre R$ 249 e R$ 349, a depender do lojista.
A Amazon Brasil, no momento da publicação, está comercializando Guia de Van Richten para Ravenloft por R$ 329,39. As duas primeiras tiragens do Player’s Handbook: Livro do Jogador custavam menos da metade deste valor, por exemplo.
Relação com a comunidade
A primeira publicação ocorreu apenas sete meses após o anúncio da transição de Mundo Galápagos para Wizards of the Coast. A comunicação entre a organização e a comunidade deteriorou-se após a Wizards of the Coast demitir parte dos funcionários do escritório brasileiro. A última publicação na página oficial dedicada a Dungeons & Dragons ocorreu em março de 2023.
Nosso portal, inclusive, se tornou a principal ferramenta para descobrir novos produtos de Dungeons & Dragons anunciados para o nosso idioma, uma vez que a Wizards of the Coast não anunciava novos produtos através de seus canais.
Sem o suporte da editora, era necessário recorrer a meios burocráticos para encontrar essas informações.
Inclusive, convidamos vocês a acessar o site oficial de Dungeons & Dragons em português. O site é um claro retrato do trabalho da Wizards of the Coast para desenvolver a comunidade.
Desde então, apenas um livro chegou às lojas: Maravilhas Além do Luz de Bruxa chegou às lojas em setembro de 2023. Alguns acessórios, como o novo Escudo do Mestre de D&D, também chegaram aos mercados em português.
A mescla de preços elevado e falta de suporte para o consumidor brasileiro, por fim, culminou no término da publicação em nosso idioma. Uma pena.
Títulos em português
Entre livros básicos e caixas introdutórias, Galápagos Jogos e Wizards of the Coast publicaram 17 produtos oficiais de Dungeons & Dragons (considerando os produtos ainda não publicados e desconsiderando acessórios). Abaixo, você pode conferir tudo o que foi lançado em nosso idioma, em ordem cronológica.
- Player’s Handbook: Livro do Jogador;
- Monster Manual: Livro do Mestre;
- Dungeon Master’s Guide: Livro do Mestre;
- Starter Set: Kit Introdutório;
- Guia do Aventureiro para a Costa da Espada (Sword Coast Adventurer’s Guide);
- Baldur’s Gate: Descida ao Avernus (Baldur’s Gate: Descent into Avernus);
- A Maldição de Strahd (Curse of Strahd);
- Eberron: Das Cinzas da Última Guerra (Eberron: Rising from the Last War);
Período Wizards of the Coast Brasil - Guia de Xanathar Sobre Todas as Coisas (Xanathar’s Guide to Everything);
- Kit Essencial (Essentials Kit);
- Guia de Van Richten para Ravenloft (Van Richten’s Guide to Ravenloft);
- Mordenkainen Apresenta: Monstros do Multiverso (Mordenkainen Presents: Monsters of the Multiverse);
- Kit Introdutório: Dragões da Ilha da Tempestade (Starter Set: Dragons of Stormwreck Isle);
- Maravilhas Além do Luz de Bruxa (The Wild Beyond the Witchlight).
Livros pendentes
- Dragonlance: Sombra da Rainha Dragão (Dragonlance: Shadow of the Dragon Queen)
- Jornadas pela Cidadela Radiante (Journeys Through the Radiant Citadel)
- Tesouro dos Dragões de Fizban (Fizban’s Treasury of Dragons)
O post Wizards of the Coast deixará de publicar D&D e Magic no Brasil! apareceu primeiro em Joga o D20.
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Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas “Overmix” ou “Nandivh”, é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.
No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.
Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.
Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.
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