​O que é a retrocompatibilidade nos RPGs de mesa?

​O que é a retrocompatibilidade nos RPGs de mesa?

Mestre Charles Corrêa - https://rpg.charlescorrea.com.br
Compartilhar

O termo está em voga nos últimos meses!

Alien RPG, Dungeons & Dragons e Star Trek Adventures: estes são apenas alguns dos jogos que receberam (ou receberão) atualizações em seus sistemas de regras. Todos estes jogos possuem uma característica em comum: a retrocompatibilidade.

Mas o que é isso, afinal? Isso é o que a gente te explica nesta publicação!

Apesar de ser um termo cunhado recentemente, na prática, a retrocompatibilidade é realizada no mercado de RPG desde os primórdios do jogo — em especial, a partir da década de 1980. Este período marca o momento em que os primeiros jogos começaram a receber suas versões subsequentes.

O que é retrocompatibilidade?

Um jogo retrocompatível significa que a nova versão de um RPG é compatível com a edição mais recente de um jogo. Usando o maior RPG do mundo como exemplo, a edição 2024 de Dungeons & Dragons é retrocompatível com a edição 2014 de D&D 5ª Edição.

Isso significa, portanto, que os materiais da edição 2014 podem ser usados na edição 2024 de D&D. Aventuras como A Maldição de Strahd (que, aliás, está em oferta), cenários de campanha e suplementos podem ser usados em conjunto com um sistema atualizado após dez anos de “testes”.

Essa, claro, é uma decisão mercadológica: com jogos contendo quase uma dezena de anos de vida ou mais, as editoras desejam que a base de jogadores migre para a nova edição. Dessa forma, a familiaridade com a versão anterior do jogo certamente auxilia a editora a represar este público. E claro: descartar anos de materiais pode soar como uma péssima notícia para os fãs.

Você pode usar a edição 2014 em conjunto com a edição 2024 de D&D, mas não o contrário. Isso é retrocompatibilidade.

Voltando a falar sobre retrocompatibilidade: versões atuais são compatíveis com versões anteriores. Contudo, o contrário não é verdade.

Vamos a um exemplo: a edição 2024 de Dungeons & Dragons usa a mecânica de Weapon Mastery, ou Maestria com Armas. Esta publicação explica mais sobre esta mecânica, caso esteja interessado em conhecê-la.

Se você tentar criar um personagem do Player’s Handbook (2024) usando as regras do Livro do Jogador (2014), você não conseguirá criá-lo. Isso porque a regra de Weapon Mastery não existe na edição 2014 de D&D.

Compatibilidade x retrocompatibilidade

Esta é a diferença de um jogo retrocompatível com um jogo compatível. Vários jogos da escola OSR de RPG (Old-School Renaissance ou Revival) criam jogos compatíveis entre si, possibilitando transportar suplementos inteiros de um RPG para o outro. Isso acontece porque eles compartilham de um mesmo núcleo de regras — as primeiras edições de D&D.

Portanto, o foco dos designers que usam este núcleo de regras é adequar o sistema para a ambientação e tom desejado para o jogo a ser produzido.

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Twitch

O post O que é a retrocompatibilidade nos RPGs de mesa? apareceu primeiro em Joga o D20.

 

​O que é a retrocompatibilidade nos RPGs de mesa? - Dicas

Share this content:

Compartilhar

Deixe uma resposta