Portal para o Inferno |
DIABLO: UM NOVO BESTIÁRIO PARA D&D
ADAPTANDO OS MONSTROS DO JOGO DIABLO PARA D&D 5E
BEM VINDOS AOS INFERNOS ARDENTES! Apresentamos para vocês a adaptação do mundo de DIABLO para D&D 5E! O bestiário com mais de 150 criaturas deste cenário traz também uma breve história do mundo para que você se inspire e planeje suas próprias campanhas no cenário de DIABLO. E, claro, as fichas para D&D 5E dos três irmãos, os males primordiais: Diablo, Mefisto e Baal! Mas vamos com calma…
Diablo é o icônico jogo de computador estilo Action RPG, num cenário de fantasia medieval fantástica que tem como local dos acontecimentos o mundo de Santuário. Produzido pela Blizzard North e distribuído pela Blizzard Entertainment, foi lançado em 1996. O objetivo do primeiro jogo da série era, basicamente, acabar com o mal que esta assolando a pequena cidade de Tristram, espalhado por Diablo, o Senhor do Terror. Neste jogo e nos seguintes o personagem (ou personagens, em modo multiplayer) se deparava com criaturas do mundo de Santuário corrompidas e com outras vindas diretas dos Infernos Ardentes para devastar o mundo no eterno conflito entre os Céus e os Infernos.
Diablo possui 3 jogos de computador, além das expansões, e um 4º jogo está em fase final de desenvolvimento (segundo a Blizzard). Nosso bestiário é profundamente inspirado nprincipalmente nos dois primeiros jogos. Isso tem um motivo: os livros base nos quais nos apoiamos foram lançados na esteira do jogo Diablo II. Assim, por mais que algumas ideias e conceitos tenham sido trazidos do terceiro jogo, diríamos que 90% do que você irá encontrar é inspirado ns duas primeiras versões.
O PROJETO
As artes utilizadas são artes conceituais do jogo lançadas pela Blizzard, ou artes dos livros de D&D 3E e AD&D de Diablo, da WotC. O modelo de documento é o liberado pela DMSGUILD, todo trabalhado no Word. E aqui abem algumas explicações. Do começo:
Este projeto foi iniciado para comemorar o primeiro ano da página, mas foi abandonado a época por uma série de problemas particulares que atrasaram o projeto a ponto de tudo que havia sido escrito estar desatualizado com os termos da recém publicada, a época, tradução de D&D pela Galápagos. Então haveria o trabalho de reescrever todas as criaturas até então (cerca de 50 ou 60) no novo formato. O projeto foi arquivado na pasta “logo eu volto a mexer nisso”. E ali ficou por quase 3 anos.
Assim, é possível que algum erro de termo possa ter passado batido. Minha TDAH pede perdão. E nossos goblins preguiçosos e mal remunerados também, pela revisão inconsistente!
O LIVRO
Pedidos de perdão e compreensão a parte, o que temos neste livro?
Uma introdução trazendo um pouquinho sobre o Mundo e a História de Santuário, o mundo onde se passa o jogo.
Mais de 150 criaturas com suas estatísticas para D&D 5E.
As fichas dos 3 Males Primordiais, os três irmãos: Mefisto, Baal e Diablo.
E, por fim, algumas notas sobre a tradução e adaptação, agradecimentos, um pouco sobre o autor, obras e sobre o grupo editorial recém criado: The Black Feather.
IDEIAS DE USO
Ah, possíveis ideias para uso destes livros em outros cenários. E se você quiser usar o bestiário em sua campanha de Tormenta, Forgotten Realms, Greyhawk, Ravenloft, Planescape…?
Bom, e se a gente sugerisse simplesmente usar uma ou outra criatura apenas pra surpreender seus jogadores? Ah, muito simples, não é? Talvez você queira mais. Uma opção é transportar magicamente (ou via Spelljammer) todos para o mundo de Santuário e na sua eterna guerra entre o bem e o mal. Acha pouco? Talvez os três irmãos fossem grandes ínferos envolvidos em uma tentativa de golpe contra Asmodeus eras atrás e foram banidos dos Nove Infernos. Eles conseguiram criar no Sombral um semiplano que lembra os feudos desses poderosos seres em Baator. Alguns poderosos seres celestiais foram confrontar estes males e uma guerra começou a ser travada, tendo uma esfera de cristal chamada santuário como campo de batalha. Que tal? Ainda não? E se o mundo de Santuário fosse somente um domínio em Ravenloft, com uma história falsa de uma guerra entre céus e infernos existente para torturar os 3 irmãos que nunca conseguem vencer a guerra e sempre se deparam com heróis vindos de outros lugares ou nascidos no próprio domínio que estragam seus planos de conquista e os fazem vivenciar o eterno pesadelo, sempre num eterno retorno miserável, que também transforma a vida de todos ali num pesadelo literalmente infernal?
Ah, claro. O texto usa indiscriminadamente termos como “demônios”, “diabos”e “ínferos” pois para o povo de Santuário (e para o cenário de Diablo) não há tais distinções. Cabe a você querer usar esses termos literalmente, ou como uma confusão dos sábios mortais que pouco entendem das complexas relações dos seres malignos do multiverso, ou como apenas mais um detalhe adicionado por um bardo para valorizar sua história, ou ainda mudar tudo para se adaptar ao seu Multiverso e sua mesa.
O DOWNLOAD
O livro agora é de vocês. Esperamos que gostem. Vocês podem baixar o livro no link abaixo:
FINALIZANDO O TEXTO
Gostou desse bestiário? Gosta dessa eterna guerra entre o bem e o mal? Temos aqui em nosso site outros textos que abordam essa temática. Quer ler mais sobre os planos em D&D? Temos um texto sobre o Multiverso
Share this content:
Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas “Overmix” ou “Nandivh”, é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.
No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.
Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.
Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.
Deixe uma resposta