Um RPG sci-fi!
A Wizards of the Coast anuncia seu primeiro RPG além de Dungeons & Dragons. Exodus é um jogo eletrônico sci-fi, que agora será convertido para um RPG de mesa!
O que é Exodus?
Exodus é um jogo eletrônico sci-fi criado pela Archetype Entertainment, um braço de jogos digitais da Wizards of the Coast. O estúdio possui vários veteranos da indústria, como por exemplo, o ex-executivo da Bioware, James Ohlen.

Esse nome pode parecer estranho, mas Ohlen é o criador de vários materiais consagrados para Dungeons & Dragons, através de seu estúdio Arcanum Worlds. Sua editora publicou Odyssey of the Dragonlords (publicado no Brasil pela Mundo Galápagos), Raiders of the Serpent Sea e o suplemento digital Chains of Asmodeus.
Em 2019, o designer foi convidado pela Wizards of the Coast para criar uma divisão de jogos digitais. Assim nasceu a Archetype Entertainment.
O jogo

O jogo Exodus, criado com o intuito de ser um jogo triple A (uma espécie de “selo” da indústria dos jogos para determinar jogos de grande orçamento), foi anunciado em 2023 — a Wizards of the Coast mencionou que produziria um jogo sci-fi já em 2020. Portanto, o jogo está em desenvolvimento há quatro anos.
O jogo conta com o roteiro de outro ex-funcionário da Bioware, Chad Robertson. A Bioware, caso não saiba, é o estúdio responsável por grandes jogos como Dragon Age, Mass Effect, e em um passado longínquo, os jogos eletrônicos de D&D (como Baldur’s Gate 2 e Neverwinter Nights).
Ou seja: é inegável que, ao menos, o jogo terá excelente escrita!
Ambientação
Exodus baseia-se em uma versão fictícia de nosso universo, em um futuro muito distante. O jogo possui este nome porque, no século XXIII, a humanidade precisou abandonar o planeta Terra em um inédito êxodo espacial. Sem recursos, o antigo lar da humanidade tornou-se um local completamente abandonado.
Depois de séculos, a humanidade encontrou a galáxia Centauri, um ambiente frio, mas habitável. As primeiras naves exploradoras enviaram sinais para as naves do planeta Terra, começando a colonização enquanto as naves não chegavam na nova galáxia.
Não demorou para que estas novas civilizações entrassem em guerra após a colonização. Os primeiros colonizadores transmutaram-se em novas espécies. Estas espécies, em conjunto, intitularam-se como Celestiais. Estes Celestiais transformaram planetas inteiros em fábricas de guerra.

No final desta batalha, uma nova espécie entre os Celestiais se tornou proeminente. Os avançados Elohim conseguiram estabelecer portais para vários sistemas de Centauri. Seu poderio gerou, finalmente, certa estabilidade — afinal, ninguém seria capaz de combatê-los.
Os anos atuais
Munidos de tamanho poder, os Elohim estabeleceram leis invioláveis. Caso isso acontecesse, os mundos habitáveis seriam destruídos. Mesmo agora, após o completo desaparecimento dos Elohim, os habitantes de Centauri continuam a respeitar estas regras, com medo da retaliação desconhecida. Antes de sumirem, contudo, os Elohim desenvolveram uma tecnologia para mover mundos inteiros. Malakbel é um destes novos sistemas, afetado pelo novo posicionamento da lua Lidon.
Agora, no ano 41.500, uma nova nave humana, outrora perdida, começa a colonizar o sistema Malakbel. Você é um dos Viajantes, humanos que se sacrificam para garantir a sobrevivência da humanidade em um ambiente completamente desconhecido. Os Celestiais permanecem sendo a principal ameaça à humanidade, e mesmo sem tamanha tecnologia, os Viajantes ainda são capazes de vencê-los munidos de sua coragem, convicção e comprometimento.
Afinal, sobreviver neste ambiente completamente desconhecido e hostil já é um milagre.
Sistema
Apesar de não detalhar as regras de Exodus RPG, as imagens divulgadas do produto deixam claro que o produto usará uma versão adaptada de Dungeons & Dragons 5ª Edição (2024). O RPG está sendo desenvolvido pelo próprio James Ohlen, segundo o site dedicado ao jogo.
Em uma destas imagens, é possível ver termos como Ação Bônus, AC, modificador de Destreza, Armadura Leve, Armadura Pesada, Vantagem em testes de Destreza (Furtividade), Esfera (área de efeito), Bônus de Proficiência, Descanso Longo e Penalidade de Movimento (-10 de Deslocamento).

Estes termos são mecânicas presentes na quinta edição de Dungeons & Dragons, sistema de jogo criado pela própria Wizards of the Coast.
Neste momento, apenas um livro foi anunciado pelo estúdio de D&D: o Traveller’s Handbook (o “Livro do Jogador” no mundo de Exodus).
Quando lança? Como compro o RPG?
Na teoria, não é mais possível comprar a versão de Fundador de Exodus RPG. Isso porque a pré-venda de Exodus Traveler’s Handbook terminou ontem, 10 de dezembro. Entretanto, nos cadastramos no site pouco antes da finalização da publicação e ainda era possível receber um código para a compra de seu livro.
Para isso, é necessário registrar-se na newsletter de Exodus. Após o cadastro, você receberá um código de acesso e um link único para que você registre seu código. Com isso, você poderá realizar sua reserva.
Nesta fase, você poderá obter Exodus Traveler’s Handbook por apenas US$ 28,55, preço muito abaixo do praticado pela editora americana — o Player’s Handbook (2024) de Dungeons & Dragons custa US$ 49,90, por exemplo. A expectativa é que os envios comecem em abril de 2025.
Finalmente, é possível que a pré-venda, de fato, tenha início nos próximos meses.
Share this content:
Deixe uma resposta