Na correria do dia-a-dia fica difícil às vezes ter tempo de pensar, ou ganhar inspiração, para criar aventuras de RPG para jogar com nosso grupo de amigos. As tabelas a seguir foram criadas por mim para facilitar a vida de narradores e jogadores do Marvel Multiverse RPG, oferecendo uma maneira rápida e prática de gerar aventuras completas com apenas alguns rolamentos de dados. Elas cobrem todos os aspectos necessários para criar uma história envolvente, desde a escolha do vilão principal até as reviravoltas e recompensas. Com essas tabelas, é possível criar aventuras únicas e dinâmicas em questão de minutos, ajudando a manter o ritmo do jogo e a criatividade dos participantes sempre em alta. Ajustando um item ou outro, acrescentando elementos narrativos aos “buracos” que surgirem, um narrador é capaz de criar uma aventura para uma sessão única ou até o início de uma campanha.
Essas ferramentas também são úteis em momentos de improviso ou quando se deseja adicionar elementos inesperados à trama, garantindo que cada sessão seja emocionante e cheia de surpresas. Basta rolar os dados, consultar as tabelas, e deixar a imaginação fluir.
AS TABELAS
Aqui estão as tabelas para criação instantânea de aventuras no Marvel Multiverse RPG, usando 2d6. Para utilizar as tabelas de criação de aventuras no Marvel Multiverse RPG é muito fácil. Pegue 2d6 (dois dados de seis lados), faça a rolagem e some os resultados. Cada tabela gera um aspecto importante da aventura, como o vilão principal, trama, localização, etc. Compare o resultado da rolagem com a tabela correspondente para determinar o elemento da aventura. Continue rolando os dados e consultando as tabelas para cada aspecto da aventura, como reviravoltas, personagens secundários, complicações e recompensas. Caso não goste do resultado, role outra vez, ou escolha o resultado baseado nos resultados anteriores para que se encaixe melhor na sua ideia de aventura. Cada tabela oferece uma variedade de resultados para dar mais profundidade e variedade às aventuras. Na tabela 1 de Vilões aparecem dois nomes separados por uma barra transversal, para que o narrador escolha entre aqueles dois qual ele prefere para usar em sua aventura.
Tabela 1: Vilões Principais (2d6)
ResultadoVilão2Doutor Octopus/Mística3Kraven/Mordo4Ultron/Duende Verde5Loki/Mandarin6Magneto/Killmonger7Doutor Destino/Rei do Crime8Barão Zemo/Skrulls9Dormammu/Ossos Cruzados10Caveira Vermelha/Dentes-de-Sabre11Agentes da Hydra/Hela12Thanos/Mistério
Tabela 2: Tramas (2d6)
ResultadoTrama2Um vilão liberta uma entidade cósmica aprisionada há milênios.3Um dispositivo de controle mental coloca uma cidade inteira sob controle do vilão.4Um artefato místico perdido deve ser recuperado antes que o vilão o utilize.5Uma epidemia devastadora, criada pelo vilão, começa a se espalhar pelo mundo.6Um colapso dimensional ameaça fundir duas realidades diferentes.7Uma operação secreta do governo dá errado e os heróis precisam intervir.8Um grupo de heróis é sequestrado e os jogadores devem resgatá-los.9O vilão ameaça desencadear uma guerra mundial usando tecnologia alienígena.10Um antigo herói se torna um vilão.11O vilão inicia uma caçada aos heróis para roubar seus poderes.12Um asteroide controlado pelo vilão está em rota de colisão com a Terra.
Tabela 3: Localizações (2d6)
ResultadoLocalização2Reino de Asgard3Genosha4Latveria5Madripoor6Terra Selvagem7Nova York8Hell’s Kitchen, Nova York9Wakanda10Estação Espacial da S.W.O.R.D.11Krakoa12Sanctum Sanctorum
Tabela 4: Personagens Secundários (2d6)
ResultadoPersonagem2Professor X3Pantera Negra4Doutor Estranho5Nick Fury6Homem de Ferro7Hank Pym8Feiticeira Escarlate9Falcão10Emma Frost11Homem-Aranha12Capitão América
Tabela 5: Reviravoltas (2d6)
ResultadoReviravolta2Um aliado dos heróis revela-se um traidor.3O vilão consegue capturar um dos heróis, forçando uma missão de resgate.4O vilão é apenas uma marionete de uma ameaça ainda maior.5Um herói descobre que possui poderes ocultos ou desconhecidos.6A missão é interrompida por uma catástrofe natural.7Um artefato místico de grande poder é encontrado, mas está corrompido.8Uma organização secreta se envolve na trama, complicando a missão dos heróis.9O vilão se arrepende e se alia temporariamente aos heróis.10Os heróis são transportados para uma realidade alternativa.11O tempo começa a se distorcer, afetando a percepção e as ações dos heróis.12Uma nova ameaça surge e força os heróis a desviar de seu objetivo inicial.
Tabela 6: Complicações (2d6)
ResultadoComplicação2O vilão tem reféns que os heróis precisam salvar antes de agir.3Os heróis perdem temporariamente seus poderes ou equipamentos principais.4Um herói sofre de uma doença ou envenenamento que progride rapidamente.5A localização é extremamente hostil, cheia de armadilhas ou inimigos.6O vilão consegue colocar a opinão pública contra os heróis.7Um aliado importante é capturado, desviando a atenção dos heróis.8As comunicações com a base ou com outros heróis são cortadas.9Uma catástrofe iminente força os heróis a correr contra o tempo.10O vilão tem acesso a tecnologia ou magia que o torna praticamente invulnerável.11Os heróis descobrem que foram enganados e precisam repensar suas estratégias.12Um evento inesperado, como uma invasão alienígena ou ataque de uma entidade cósmica, interfere na missão.
Tabela 7: Recompensas (2d6)
ResultadoRecompensa2Um artefato místico que amplifica os poderes dos heróis.3Um aliado poderoso promete ajuda futura.4Acesso a informações secretas sobre a próxima grande ameaça.5Equipamentos ou tecnologia avançada fornecida pelo S.H.I.E.L.D.6Um herói de rank 5 ou 6 passa a ser aliado dos heróis.7Um favor de um líder mundial ou de uma organização poderosa.8Descoberta de uma base secreta com recursos avançados.9Acesso a uma nova localização estratégica, como uma base lunar ou um portal interdimensional.10Poderes temporários concedidos por uma entidade cósmica ou mística.11Reconhecimento e apoio global para as ações dos heróis.12A chave para acessar um multiverso paralelo com novos desafios e recompensas.
Essas tabelas oferecem diversas possibilidades para criar aventuras únicas e envolventes, garantindo que cada sessão no Marvel Multiverse RPG seja emocionante e imprevisível.
Exemplo 1: Para testar as tabelas, peguei dois dados de 6 lados e gerei uma aventura instantânea. O primeiro resultado na tabela de vilões foi 4, que corresponde a Ultron! Já começou pesado. Em seguida, o resultado para a tabela de tramas foi 11, o que significa que o vilão está atrás dos heróis para roubar seus poderes. Na tabela de localização, o resultado foi 9, que representa Wakanda. Com isso, decidi alterar em parte a trama da aventura. Ao invés de Ultron estar atrás dos poderes dos heróis para roubar, ele queria o Vibranium de Wakanda para criar versões indestrutíveis de si mesmo! A aventura começou a parecer bem promissora.
Depois foi a vez de rolar na tabela de personagens secundários, e o resultado foi 12: Capitão América! Poderia ser ele quem se aproximou dos personagens e contou os planos de Ultron. Ele poderia estar pedindo ajuda para os heróis irem até Wakanda e alertar T’Challa. Aí veio a tabela das reviravoltas e o resultado deu novamente 12: Uma nova ameaça surge e força os heróis a desviar de seu objetivo inicial. Pensei então em rolar novamente na tabela 1 para descobrir que novo vilão poderia ter aparecido e desviado os heróis de seu objetivo principal. O resultado foi 5: Loki! O Deus da Mentira, tentando atrair seu irmão para uma armadilha, sequestra o Capitão América quando eles chegam em Wakanda, forçando o grupo a abandonar a missão original para salvar o Capitão.
O resultado para a tabela de complicações deu 5, mostrando que o local para onde Loki foi era uma localização extremamente hostil, cheia de armadilhas ou inimigos. Justamente o que eu havia pensado quando saiu Loki. Ele capturando o Capitão América para levá-lo a um local cheio de armadilhas e perigo. Um cenário interessante poderia ser uma fortaleza abandonada em Asgard, repleta de armadilhas mágicas e guardiões encantados. Esse local poderia estar cheio de ilusões criadas por Loki, fazendo com que os heróis lutem contra versões falsas de si mesmos ou enfrentem desafios que testem suas maiores fraquezas.
Por fim, rolei na tabela de recompensas e o resultado foi 2: caso sejam bem-sucedidos na missão, os heróis poderiam ter acesso a um artefato místico que amplia seus poderes. Talvez esse artefato seja o Tesseract, que estaria em posse de Loki em seu cetro, ou mesmo em algum lugar de Asgard encontrado pelos jogadores, e com ele os heróis poderiam deter Ultron, que na Terra teria construído uma versão sua indestrutível com Vibranium após invadir Wakanda.
Exemplo 2: Testei pela segunda vez as tabelas. Dessa vez o vilão sorteado foi o Caveira Vermelha. A trama sorteada foi que Um colapso dimensional ameaça fundir duas realidades diferentes. Imaginei que ele poderia estar atrás do cubo cósmico tentando juntar nossa realidade com uma na qual os nazistas venceram a guerra (parecido com a série The Man in the High Castle). A localização sorteada foi Madripoor. Pensei em rolar novamente, mas depois acabei deixando ali mesmo. Talvez o cubo cósmico foi parar ali por acaso, escondido de todos, menos do Caveira que descobriu onde ele está. O personagem secundário sorteado foi o… FALCÃO! E eu achei ótimo, porque ele pode estar com o manto do novo Capitão América, e ele chama os heróis para ajudá-lo a parar a ameaça do Caveira Vermelha. Como reviravolta saiu Uma organização secreta se envolve na trama, complicando a missão dos heróis. Não consegui pensar em outra senão a H.I.D.R.A.. Os heróis pensam que o Caveira Vermelha está sozinho nessa missão e quando chegam a Madripoor descobrem que há vários agentes com ele. Como complicação saiu Os heróis descobrem que foram enganados e precisam repensar suas estratégias. Isso poderia ser exatamente a descoberta dos agentes da H.I.D.R.A. apoiando o Caveira, e por isso o momento da revelação que eles estão em Madripoor também deve ser algo dramático e que deixa os heróis em inferioridade. Por último a recompensa para sucesso na aventura seria Equipamentos ou tecnologia avançada fornecida pelo S.H.I.E.L.D.. Como a S.H.I.E.L.D. não está presente na história, mas a H.I.D.R.A. está, podemos considerar que após a vitória os heróis pegam algum equipamento de alta tecnologia desenvolvida por ela para uso deles.
Eu achei excelentes as aventuras! E vocês, o que acharam? Comentem e testem vocês também as tabelas. Espero que tenham gostado do artigo. Se quiserem comentar ou sugerir ideias para futuros textos, fiquem à vontade para escrever abaixo. Aproveito para pedir que me sigam nas redes sociais.
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