Savage Worlds já é amplamente conhecido por sua versatilidade de estilos de jogo. Hoje falaremos sobre o aspecto que trás esta face a tona: Regras de Ambientação e quando usá-las. Além de mais uma Regra de Ambientação nossa no final do artigo!
Note que só cobriremos as regras presentes no SWADE Ed. Revisada neste artigo. As regras contidas em cenários, como as de Boiada e Duelos em Deadlands, o Oeste Estranho são pensadas para aquele cenário específico. Além disto há os compêndios para o SWADE que como o Fantasy Companion e Horror Companion que também são cheios de Regras de Ambientação para seus respectivos gêneros. Os compêndios são ótimos para trazer ainda mais estilo ao seu jogo, mas certamente eles merecem artigos próprios.
Antes de tudo
É sempre bom definir quais Regras de Ambientação estarão em efeito durante a mesa desde o início. Além de delimitar expectativas e barreiras, a sessão zero também é o momento para deixar isto bem claro.
Saiba que há uma Lista de Conferência de Regas de Ambientação na pág. 136 do SWADE Ed. Revisada que oferece um curto resumo das regras, junto com opções para para marcar quais estão em efeitos durante a mesa. É altamente recomendável que você faça o que o Mestre fez em suas anotações.
Regras de Ambientação
Gostou? Esta é a Parte 1 deste artigo sobre Regras de Ambientação, fiquem atentos pois na próxima semana vem a Parte 2! Fique com uma regra de ambientação nova por cortesia da Odyssey Publicações. Inicialmente sugerida neste episódio do SavageCast, ela está em uso em nossa mesa de Descida ao Avernus Selvagem.
Nova Regra de Ambientação: Jornada do Herói
Use esta regra para aventuras mais longas, em que é esperado que os personagens avancem por vários Estágios durante a campanha.
Personagens de Estágio Novato não podem aumentar nenhuma de suas perícias para acima de d8, independente do atributo ligado. Ao alcançar o Estágio Experiente é possível aumentar suas perícias a até d10, é permitido aumentar para d12 apenas no Estágio Veterano e posteriores. Além disso, tal como os atributos, só é possível aumentar uma perícia específica uma vez por Estágio.
Exemplo: Gabe gasta o seu segundo Progresso (Novato 2) para melhorar o seu Lutar para d8 e Atirar para d6. Ele só pode aumentar estas duas perícias quando alcançar o próximo Estágio (Experiente).
Desta forma, você consegue incluir um senso de progressão que não há muito bem no SWADE base. Além disto, você força os jogadores a serem minimamente equilibrados em sua distribuição de perícias. Desta forma eliminando personagens one-trick ponys, aqueles personagens que só são bons em uma coisa e nada mais.
Savage Worlds Edição Aventura é um sistema para RPG de mesa publicado no Brasil pela Retropunk.
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