Se na primeira parte deste artigo exploramos a tragédia de Eric Draven, o Corvo, e as temáticas de ressurreição e vingança, agora é hora de mergulharmos em uma adaptação prática deste personagem para diferentes sistemas de RPG. O Corvo, em sua missão de justiça sobrenatural, carrega em si não apenas o fardo de seu próprio sofrimento, mas a força de uma narrativa sombria que se encaixa perfeitamente em aventuras cheias de emoção e intensidade. Para mestres que buscam uma figura icônica para suas mesas, ou jogadores prontos para interpretar um personagem imortal em busca de redenção, Eric Draven oferece uma oportunidade única de explorar a tragédia pessoal como motivação em sua mais pura forma.
Nesta segunda parte, faremos a adaptação do Corvo para três sistemas amplamente utilizados: Dungeons & Dragons 5ª Edição, Storyteller (Mundo das Trevas) e Chamado de Cthulhu. Cada sistema possui suas particularidades, e é nossa missão garantir que o espírito de vingança que define o Corvo seja preservado em cada uma dessas versões. Seja a poderosa presença do Corvo nas épicas aventuras de D&D, o drama interpretativo de Storyteller, ou a tensão psicológica e o terror iminente de Cthulhu, as adaptações visam trazer o melhor de cada sistema enquanto mantêm a essência do personagem.
O foco aqui será na adaptação mecânica e narrativa de Eric Draven como um personagem que retorna do além, com habilidades sobrenaturais que reforçam sua imortalidade e seu propósito singular: a vingança. Exploraremos suas habilidades de combate, seu fator de regeneração, e, claro, suas fraquezas, como a conexão com o corvo-guia, que mantém o Corvo “preso” ao mundo dos vivos enquanto não cumpre sua missão. Também será discutido o impacto da ressurreição para personagens de classes divinas em D&D e como o Corvo pode se encaixar na cosmologia de cada sistema.
Além disso, não nos limitaremos às estatísticas; o potencial interpretativo do Corvo também será abordado, especialmente em Storyteller e Chamado de Cthulhu, onde o peso emocional e psicológico da vingança tem um papel central. Afinal, o verdadeiro poder do Corvo não está apenas em sua força ou regeneração, mas no impacto que sua jornada causa, tanto no personagem quanto nos que cruzam seu caminho.
Com isso em mente, convidamos você a se preparar para descobrir como essa figura sombria e trágica pode ganhar vida (ou melhor, retornar à vida) em suas campanhas, sejam elas no mundo de alta fantasia de Dungeons & Dragons, no ambiente gótico-punk de Mundo das Trevas, ou no horror cósmico e aterrorizante de Chamado de Cthulhu.
O Corvo em Dungeons & Dragons
Adaptar o Corvo para Dungeons & Dragons 5ª Edição traz alguns desafios interessantes, mas também abre inúmeras oportunidades para enriquecer a narrativa. Em uma mesa de D&D, o Corvo pode ser mais do que apenas um personagem focado em combate; ele se torna uma força motriz dentro da história, guiado por uma missão singular: vingar sua morte e a de seus entes queridos.
A ideia central é que, após a ressurreição, o personagem mantenha a maioria de suas habilidades e classe originais, mas com algumas modificações drásticas que refletem sua nova condição sobrenatural. O equilíbrio entre manter o personagem jogável e, ao mesmo tempo, explorar suas habilidades extraordinárias de imortalidade é essencial para garantir que o Corvo não se torne uma figura invencível e, consequentemente, desbalanceada para a mesa.
A Ressurreição em D&D 5e
No universo de D&D, a morte e a ressurreição de personagens são elementos possíveis, mas a forma como isso afeta o personagem pode variar conforme a classe e o contexto. No caso do Corvo, a ressurreição está profundamente ligada ao conceito de vingança, e esse aspecto precisa ser explorado dentro das mecânicas de jogo. O Corvo não volta à vida por vontade própria ou por uma magia qualquer; ele é trazido de volta para cumprir uma missão específica.
Aqui, uma discussão interessante surge quando tratamos de classes divinas, como o Paladino e o Clérigo. Essas classes são conhecidas por sua conexão com divindades e poderes sagrados, algo que pode ser fortemente afetado quando o personagem é ressuscitado por meio de forças sobrenaturais ligadas à vingança, e não pela vontade dos deuses. Uma possibilidade é que o personagem mantenha suas habilidades, mas perca a conexão direta com seu patrono divino, tendo seus poderes levemente alterados para refletir sua nova condição. Ou, alternativamente, o mestre pode decidir que o Corvo rompe totalmente com sua divindade, precisando redefinir sua relação com o sagrado.
Essa decisão cabe ao mestre, que deve ponderar como isso afetará o equilíbrio do jogo e a dinâmica do grupo. Para um Clérigo ou Paladino, essa perda de conexão pode ser um ponto dramático importante, gerando conflitos internos enquanto o personagem tenta entender o motivo de sua ressurreição e o novo papel que desempenha no mundo.
Narrativa e Motivação
O aspecto central do Corvo em qualquer sistema de RPG é sua missão de vingança. Diferente de outros personagens, sua existência pós-ressurreição tem um único objetivo: acertar as contas com aqueles que o mataram. Isso deve refletir na mecânica do jogo, mas também nas escolhas interpretativas do jogador.
Em termos narrativos, o mestre deve criar uma lista clara de inimigos ou responsáveis pela tragédia que acometeu o Corvo. Esses vilões não são apenas antagonistas normais; eles são o motivo pelo qual o Corvo continua existindo. Sua missão pode se tornar o ponto central de uma campanha, ou um arco paralelo, mas é importante que o personagem tenha um propósito claro, pois isso justifica seus poderes e habilidades sobrenaturais.
Por outro lado, o jogador que controla o Corvo deve estar ciente de que sua missão pode ter um fim, e o personagem talvez não tenha mais razão para permanecer no mundo após concluir sua vingança. Isso cria um dilema interessante: o que fazer quando todos os inimigos forem eliminados? A resposta para essa pergunta pode variar de mesa para mesa, mas ela abre espaço para uma evolução de personagem interessante, onde o Corvo precisa encontrar um novo propósito ou aceitar sua passagem definitiva para o além.
Atributos do Corvo
Quando Eric Draven retorna à vida como o Corvo, ele não é mais o mesmo mortal que já foi. Sua ressurreição traz consigo uma série de modificações físicas e sobrenaturais, tornando-o mais forte, ágil e resistente do que qualquer ser humano comum. Essas mudanças precisam ser refletidas nos atributos do personagem para capturar adequadamente seu novo estado de poder em Dungeons & Dragons 5ª Edição.
A seguir, apresentamos as modificações sugeridas para os atributos de Eric Draven após sua ressurreição como o Corvo:
Força: +4
Embora Eric Draven tenha voltado à vida com habilidades extraordinárias, sua força física não atinge níveis divinos. No entanto, ele ainda demonstra um aumento significativo em comparação com o que era em vida. Esse bônus de +4 em Força reflete sua capacidade de realizar feitos físicos excepcionais, como escalar rapidamente, lutar contra vários inimigos e abrir caminho por entre obstáculos, sem que isso o torne tão poderoso quanto um guerreiro ou bárbaro especializado.
Destreza: +6
A Destreza do Corvo é um dos aspectos mais notáveis de sua transformação. Ele se move com a velocidade e precisão de uma criatura sobrenatural, o que se reflete em um bônus de +6 em Destreza. Isso aumenta sua capacidade de esquiva, reflexos e agilidade em combate, o que o torna um oponente difícil de acertar. Também é essencial para suas habilidades de combate corpo a corpo, onde sua destreza permite que ele vença seus inimigos com movimentos rápidos e precisos.
Esse bônus também representa a conexão do Corvo com o corvo-guia, um animal notoriamente ágil e veloz, o que influencia o estilo de luta e movimentação de Eric Draven.
Constituição: +8
A regeneração constante do Corvo e sua quase imortalidade fazem da Constituição seu atributo mais elevado. Um bônus de +8 em Constituição reflete não apenas sua incrível resistência física, mas também sua capacidade de continuar lutando mesmo após sofrer ferimentos graves. O Corvo pode levar flechas, golpes de espada e até mesmo balas, mas sempre se levantará para continuar sua missão de vingança.
Essa resiliência sobrenatural é o que torna o Corvo tão temido, já que, enquanto estiver focado em sua vingança, nada parece capaz de detê-lo. É importante lembrar que a regeneração do Corvo está diretamente ligada a essa Constituição aumentada, o que discutiremos em mais detalhes na seção dedicada às suas habilidades.
Inteligência, Sabedoria e Carisma (mantidos)
Os atributos mentais de Eric Draven permanecem inalterados após sua ressurreição, refletindo que, apesar de sua transformação física, ele continua a ser, em essência, o mesmo homem que era antes de sua morte. Sua inteligência, sabedoria e carisma não mudam drasticamente, pois sua missão de vingança não exige habilidades intelectuais ou sociais aumentadas. No entanto, sua determinação e foco na missão podem ser amplamente representados por jogadas narrativas ou bônus circunstanciais fornecidos pelo mestre.
Vale notar que o Corvo não se torna mais carismático ou sábio após sua morte, mas sua presença trágica e sombria pode impactar outros personagens de maneiras que transcendem os atributos mecânicos. Isso abre oportunidades para o mestre explorar reações de NPCs e outros jogadores que podem se sentir perturbados ou atraídos pela figura misteriosa que Eric Draven se tornou.
Equilibrando os Atributos no Jogo
Embora esses ajustes nos atributos sejam significativos, eles são cuidadosamente balanceados para garantir que o Corvo seja poderoso, mas não invencível. O bônus elevado em Constituição e a regeneração associada fazem dele uma força formidável no combate, mas ele ainda pode ser derrotado com estratégias inteligentes, especialmente se seus oponentes descobrirem sua fraqueza: o corvo-guia.
Ao implementar essas mudanças, o mestre pode definir um limite para esses atributos, garantindo que o Corvo ainda seja desafiado por inimigos mais poderosos ou em situações de risco. A regeneração, por exemplo, será explicada em maior detalhe na seção dedicada às habilidades especiais, com sugestões para equilibrar seu impacto durante o jogo.
Os bônus altos de Destreza e Constituição o tornam um personagem com um perfil de combate centrado na agilidade e resistência, capaz de enfrentar grupos de inimigos e escapar de situações complicadas. Já o bônus moderado em Força reflete que, apesar de sua ressurreição, Eric Draven ainda depende mais de sua agilidade e determinação do que de força bruta.
Habilidades e Poderes
Quando Eric Draven retorna como o Corvo, ele ganha poderes extraordinários que vão além das capacidades de um mortal comum. Essas habilidades, derivadas de sua conexão com o corvo-guia e da própria natureza de sua missão, fazem dele um adversário formidável, praticamente imortal enquanto sua vingança não for consumada. Abaixo, exploramos as habilidades e poderes que fazem do Corvo uma figura única dentro do universo de Dungeons & Dragons 5ª Edição, e como esses poderes podem ser utilizados nas mecânicas do jogo.
Regeneração
A regeneração é o poder mais característico do Corvo, simbolizando sua imortalidade enquanto sua missão de vingança não for completada. Para traduzir esse poder em D&D 5e, sugerimos a seguinte mecânica:
- Regeneração: 20 pontos de vida por rodada. No início de cada uma das rodadas do Corvo, ele regenera 20 pontos de vida, desde que não tenha sido reduzido a 0 pontos de vida. Esse processo é automático e não exige nenhuma ação por parte do personagem.
- Regeneração após cair a 0 PV: Se, por qualquer motivo, o Corvo for reduzido a 0 pontos de vida, ele regenerará 50 pontos de vida na rodada seguinte, voltando à batalha com força total. Entretanto, sua saúde nunca poderá exceder o número máximo de pontos de vida que ele possuía logo após sua “ressurreição”. Além disso, após regenerar dessa forma, o Corvo sofre uma leve penalidade de exaustão nível 1, simbolizando o fardo emocional e físico de retornar da beira da morte.
Essa habilidade faz do Corvo um oponente extremamente difícil de eliminar permanentemente, pois mesmo que ele caia em combate, ele logo se erguerá, pronto para continuar sua missão de vingança. No entanto, a penalidade de exaustão impõe um limite em sua resistência, o que o força a lidar com as consequências de ressurgir repetidamente.
Visão Através do Corvo-guia
A conexão entre Eric Draven e o corvo-guia é mais do que simbólica; é uma ligação espiritual que lhe concede habilidades sobrenaturais. Uma dessas habilidades é a capacidade de ver o mundo através dos olhos do corvo-guia.
- Visão Através do Corvo-guia: O Corvo pode, como uma ação bônus, transferir sua percepção para o corvo-guia, enxergando tudo o que a ave vê, até uma distância de 500 metros. Enquanto está vendo pelos olhos do corvo, Eric permanece ciente de seu entorno imediato, mas recebe desvantagem em testes de Percepção que envolvem sua visão normal.
Esse poder é particularmente útil para rastrear inimigos, identificar emboscadas ou investigar locais sem expor Eric Draven ao perigo diretamente. O corvo-guia é rápido e ágil, capaz de se infiltrar em áreas inacessíveis para humanos, permitindo ao Corvo manter sua caçada de forma eficiente.
Reflexos Sobrenaturais
Desde seu retorno, Eric Draven desenvolveu uma agilidade e reflexos incomuns. Sua capacidade de desviar de ataques e se mover com velocidade sobre-humana o torna uma força implacável no campo de batalha.
- Reflexos Felinos: O Corvo ganha vantagem em jogadas de Destreza para evitar armadilhas e em testes de resistência de Destreza contra efeitos que exigem reflexos rápidos (como os feitiços bola de fogo ou relâmpago). Além disso, ele pode usar sua reação para esquivar de ataques que normalmente acertariam, movendo-se até 3 metros para fora da linha de ataque (sem provocar ataques de oportunidade).
Essa habilidade faz do Corvo um oponente difícil de atingir, e quando combinada com sua regeneração, o torna um alvo extremamente frustrante para os inimigos.
Empatia Tátil e Flashbacks
Um dos aspectos mais perturbadores do Corvo é sua habilidade de reviver os momentos traumáticos de sua vida e morte ao tocar objetos ou locais relacionados a esses eventos.
- Empatia Tátil: Ao tocar um objeto ou local que tenha conexão com sua vida passada ou sua morte, o Corvo pode, como uma ação, entrar em um estado de flashback. Isso permite a ele experimentar, de forma vívida, os eventos relacionados a esse objeto ou lugar, o que pode lhe fornecer informações cruciais sobre seus inimigos ou sobre o que aconteceu antes de sua morte.
- O Corvo pode usar essa habilidade para obter vantagens narrativas, como descobrir pistas ocultas ou identificar culpados. No entanto, esses flashbacks também podem ser emocionalmente desgastantes, e o mestre pode exigir testes de resistência de Sabedoria para evitar efeitos de exaustão após reviver memórias traumáticas.
Essa habilidade é poderosa em termos narrativos e fornece ao mestre uma ferramenta para revelar informações importantes de forma dramática. Além disso, coloca Eric Draven em contato constante com a dor de seu passado, reforçando o tema central de sua tragédia.
Transformação em Corvo
O Corvo, em momentos de necessidade, pode se transformar completamente em sua forma animal, assumindo a aparência de um corvo real.
- Transformação em Corvo: O Corvo pode, como uma ação, se transformar em um corvo comum, com as estatísticas equivalentes a um familiar corvo (seguindo as regras de Find Familiar). Ele mantém sua inteligência e memória, mas adquire a capacidade de voo e a visão noturna. A transformação dura até 1 hora ou até que ele deseje voltar à sua forma humana (não requer uma ação para reverter).
Essa habilidade não apenas concede ao Corvo uma mobilidade aumentada, mas também serve como uma ferramenta para espionagem e evasão. Ele pode utilizar essa forma para se infiltrar em locais perigosos ou evitar inimigos até que esteja pronto para confrontá-los.
Fraqueza: O Corvo-guia
Apesar de seus inúmeros poderes, o Corvo possui uma fraqueza crucial: sua ligação com o corvo-guia. Se o corvo-guia for morto, o Corvo perderá sua capacidade de regeneração e ficará vulnerável como qualquer mortal.
- Fraqueza do Corvo-guia: Enquanto o corvo-guia estiver vivo e em seu campo de visão, o Corvo mantém todas as suas habilidades e poderes. No entanto, se o corvo-guia for morto, o Corvo perde imediatamente sua habilidade de regeneração e sofre uma penalidade de -2 em todos os testes de ataque e resistência. Ele também começa a sofrer 1d10 de dano necrótico por rodada, à medida que seu corpo retorna ao estado de decomposição.
Essa fraqueza adiciona uma camada de estratégia para os oponentes do Corvo. Embora seja difícil derrotá-lo em combate direto, se eles descobrirem a ligação entre o Corvo e seu guia, eles podem explorar essa vulnerabilidade para eliminá-lo de forma mais eficaz.
Ficha de Personagem: Eric Draven (Bardo)
Para capturar a essência de Eric Draven em Dungeons & Dragons 5ª Edição, a escolha da classe Bardo é uma opção interessante e temática, visto que ele era um músico antes de sua trágica morte. O Bardo é uma classe versátil, capaz de inspirar aliados e manipular a magia através de música e palavras, e a adaptação de Eric Draven como o Corvo pode focar em habilidades que complementam sua jornada de vingança, ao mesmo tempo que se conecta ao seu passado musical.
Aqui está a ficha de personagem proposta para Eric Draven como o Corvo.
Eric Draven, O Corvo
Classe: Bardo (nível 12)
Raça: Humano (ressuscitado)
Alinhamento: Neutro (focado apenas na sua vingança)
Histórico: Artista
Nível de Desafio: Aproximadamente ND 12-14 (considerando suas habilidades extras e regeneração)
Atributos
- Força: 18 (+4)
- Destreza: 22 (+6)
- Constituição: 26 (+8)
- Inteligência: 14 (+2)
- Sabedoria: 12 (+1)
- Carisma: 18 (+4)
Pontos de Vida: 150 (12d8 + 96)
- CA (Classe de Armadura): 18 (armadura leve + Destreza)
Habilidades de Classe (Bardo)
- Inspiração de Bardo: 1d10. Eric pode inspirar aliados com suas canções e melodias melancólicas, concedendo a eles bônus em jogadas de ataque, testes de habilidade ou rolagens de resistência.
- Canções de Descanso: Eric pode usar sua música para ajudar seus aliados a recuperarem pontos de vida extras durante um descanso curto.
- Contrafeitiço: Eric pode usar sua magia para interromper os feitiços de outros conjuradores.
- Magias Conhecidas: Como um Bardo de nível 12, Eric conhece 16 magias, das quais pode preparar 12 por dia. As magias estão focadas em manipulação de emoções, suporte e controle de campo.
Magias Conhecidas
Aqui estão algumas das magias que Eric Draven pode usar em seu estado atual. Como ele é movido pela vingança e dor, suas magias focam-se em manipulação, controle de emoções e habilidades que reflitam sua trágica existência.
- Nível 0 (Truques):
- Mensagem
- Taumaturgia
- Prestidigitação
- Sussurros Viciosos
- Nível 1:
- Curar Ferimentos (cura tanto Eric quanto aliados)
- Palavra Curativa
- Sussurros Dissonantes (representa a angústia do Corvo)
- Fogo das Fadas
- Nível 2:
- Imagem Espelhada (Eric cria reflexos de si mesmo, confundindo inimigos)
- Calafrio Tocante (amplia o efeito emocional de seu toque)
- Nível 3:
- Círculo Mágico (proteção contra mortos-vivos ou seres extraplanares)
- Hipnotizar (usado para manipular os inimigos através de sua presença intensa)
- Nível 4:
- Canção da Esperança (apesar de sua tragédia, Eric pode inspirar esperança temporária)
- Nível 5:
- Aniquilação Mental (concentrado na dor mental que o Corvo causa em seus inimigos)
Habilidades Especiais (Derivadas da Ressurreição)
Além das habilidades naturais de um Bardo, Eric Draven, o Corvo, possui várias habilidades especiais derivadas de sua ressurreição, conforme discutido nos tópicos anteriores:
- Regeneração (20 PV/rodada): Eric recupera 20 pontos de vida no início de cada rodada, a menos que tenha sido reduzido a 0 pontos de vida, caso em que ele se levanta na rodada seguinte com 50 pontos de vida.
- Reflexos Sobrenaturais: Eric possui vantagem em testes de Destreza, e pode usar sua reação para se mover até 3 metros e evitar um ataque.
- Visão Através do Corvo-guia: Eric pode transferir sua percepção para o corvo-guia, enxergando até uma distância de 500 metros, desde que o corvo esteja em seu campo de visão.
- Empatia Tátil e Flashbacks: Ao tocar objetos ou locais relacionados à sua morte ou vida passada, Eric pode experimentar flashbacks vívidos, fornecendo pistas importantes para a sua missão de vingança.
- Transformação em Corvo: Eric pode se transformar em um corvo por até 1 hora, assumindo as estatísticas de um familiar corvo, com a habilidade de voar e visão noturna.
Fraqueza: O Corvo-guia
O corvo-guia de Eric Draven é a fonte de seu poder, mas também sua maior fraqueza. Enquanto o corvo estiver vivo e presente, Eric mantém suas habilidades regenerativas. Se o corvo-guia for morto, ele perde imediatamente sua regeneração e começa a sofrer 1d10 de dano necrótico por rodada, à medida que seu corpo se desfaz. Ele também sofre uma penalidade de -2 em todas as jogadas de ataque e resistência até que o corvo seja ressuscitado (por meios mágicos ou após um descanso longo, se o mestre permitir).
Em resumo
Eric Draven, o Corvo é um personagem único em D&D 5ª Edição, equilibrando suas habilidades de Bardo com poderes sobrenaturais adquiridos através de sua ressurreição. Sua capacidade de regenerar, somada à sua agilidade extrema e a fraqueza vinculada ao corvo-guia, oferece tanto oportunidades de combate intensas quanto de narrativa emocional profunda. Ele é uma escolha interessante tanto como personagem jogável quanto como NPC, fornecendo ao mestre uma figura trágica e poderosa, cuja história de vingança pode ser o fio condutor de uma campanha.
No próximo post, traremos a adaptação do Corvo para o Mundo das Trevas, através do sistema Storyteller. Exploraremos como o personagem Eric Draven se encaixa no universo gótico-punk dos vampiros, lobisomens e magos, preservando sua essência trágica e vingativa. Fique de olho, pois mais surpresas e adaptações aguardam!
O post O Corvo – Parte 2: Adaptação para D&D 5e apareceu primeiro em UniversoRPG.
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Costuma jogar com as classes Paladino, Monge e Feiticeiro de D&D, Dragonborn, Aasimar, Elfo e Meio-Elfo são as Raças favoritas.
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