Justice League Unlimited RPG (JLU RPG): o RPG oficial da DC feito no Brasil da Liga da Justiça Sem Limites

Justice League Unlimited RPG (JLU RPG): o RPG oficial da DC feito no Brasil da Liga da Justiça Sem Limites

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E se você pudesse criar o seu próprio herói e entrar para a Liga da Justiça Sem Limites, lutando lado a lado com Superman, Batman e Mulher-Maravilha, com regras oficiais, em português, e criado por um estúdio brasileiro?

É exatamente essa a proposta de Justice League Unlimited RPG, novo jogo da D20 Culture RPG oficialmente licenciado pela DC Comics.

O que é Justice League Unlimited RPG?

Justice League Unlimited RPG (JLU RPG) é um jogo de interpretação de papéis (RPG de mesa) que leva os jogadores para o universo da Liga da Justiça Sem Limites, inspirado na fase clássica animada da DC e em décadas de quadrinhos.

  • Autores: Lucas Conti, Mark Waid e Peterson Rodrigues
  • Publicação: D20 Culture RPG, com licença oficial da DC / Warner
  • Tema: super‑heróis da DC Comics, Liga da Justiça, vilões icônicos, crises cósmicas
  • Idiomas: material em português, pensado com forte apelo para o público brasileiro

O FastPlay (versão de demonstração) é um PDF gratuito que apresenta as regras básicas, criação de personagens em nível de poder de herói de “rua”/“urbano” e uma visão geral do sistema. Ele é uma amostra, não o livro final,  tanto o próprio documento quanto a editora reforçam que números e textos podem mudar até a versão definitiva.

Qual é a proposta do sistema?

O JLU RPG é construído em torno de três pilares principais:

  1. Cinematográfico e narrativo

    • Termos como Cena, Edição (nome da sessão) e Página Dupla remetem diretamente à linguagem dos quadrinhos.
    • O foco não é simular física realista, mas criar momentos heroicos, reviravoltas e cenas icônicas de HQ.
  2. Herói primeiro, regra depois

    • O jogo insiste que você pense antes no “Círculo Dourado” do personagem (Por que luta? Como luta? Por quem luta?) e só depois mexa em números.
    • A ficha é consequência do conceito, não o contrário.
  3. Clima DC

    • Pontos de Roteiro, Dado de Crise, Arquétipos como Campeão do Amanhã ou Cavaleiro das Trevas reforçam o tom de histórias da DC – da esperança solar do Superman ao vigilante urbano ao estilo Batman.

Como se joga JLU RPG?

A estrutura é a de um RPG tradicional:

  • Um jogador assume o papel de Editor (equivalente ao Mestre/GM):
    • descreve o mundo, interpreta NPCs, decide a dificuldade dos testes (a Tensão), apresenta desafios e vilões;
  • Os demais interpretam Heróis:
    • protagonistas da edição, membros (novatos ou não) da Liga da Justiça Sem Limites.

Para jogar, você precisa apenas de:

  • 1 conjunto de dados poliédricos (d20, d12, d8, d6),
  • fichas de personagem (do FastPlay ou do livro completo),
  • papel, lápis/borracha
  • e, como o texto reforça, “uma imaginação sem limites”.

Resumo das principais mecânicas

Ação básica: Testes com d20

Em situações de incerteza, o jogo usa um teste bem simples:

Resultado do Teste=1d20+Atributo Relevante\{Resultado do Teste} = 1d20 + \{Atributo Relevante}

Esse resultado é comparado à Tensão, um número definido pelo Editor que representa a dificuldade da tarefa.

  • Sucesso: resultado ≥ Tensão.
  • Página Dupla (sucesso crítico): resultado ≥ Tensão + 10, com um efeito extra bem impactante.
  • Quase: se ficar até 5 pontos abaixo, o herói pode gastar Determinação para “forçar” o sucesso.
  • Falha crítica: 10 ou mais abaixo da Tensão – dá ruim de verdade, com complicação forte.

Há também:

  • Vantagem: rola 2d20 e fica com o melhor.
  • Desvantagem: 2d20 e fica com o pior.

A ficha traz seis atributos principais:

  • Potência, Agilidade, Precisão, Resistência, Espírito, Mente
    (cada um em valores tipo +0, +3, +6… e assim por diante).

Tiers: escala de poder

O jogo classifica heróis, vilões e ameaças em Tiers:

E, D, C, B, A e S (de humano comum até nível de ameaça planetária/cósmica).

O FastPlay foca em:

  • Tier D – Ano Um: vigilantes iniciantes, começo de carreira;
  • Tier C – Herói Local: já capaz de causar estrago em uma cidade inteira.

O Tier define:

  • quantidade de PAX (Pontos de Ascensão, a “moeda” para montar o personagem);
  • Determinação inicial;
  • Defesa, Bônus de Ataque, Dado de Dano;
  • limite de valor de atributo e de grau de poder.

Exemplo (resumido do FastPlay):

Tier PAX Determinação Defesa Bônus de Ataque Dado de Dano
D 40 12 8 +1 1d6
C 60 15 10 +2 1d6

Determinação e Condições

Determinação é o recurso central do herói:

  • funciona ao mesmo tempo como “energia” para ativar poderes/habilidades;
  • e como “vida” que absorve Dano.

Quando a Determinação chega a 0, o herói começa a marcar Condições:

  1. Cansado
  2. Arranhado (–1 nas rolagens de d20)
  3. Ferido (–2)
  4. Gravemente Ferido (–4)
  5. Derrotado (fora de combate, à mercê do Editor)

Isso gera aquele clima de história em quadrinho: o herói continua em pé, mas cada vez mais debilitado, até cair.

Pontos de Roteiro e Pontos de Edição

Aqui está um dos sabores mais legais do sistema:

  • Pontos de Roteiro – recurso coletivo dos jogadores.
    • Servem para:
      • transformar uma falha em sucesso ou dar +7 num teste;
      • evitar um golpe que seria fatal (“armadura de roteiro”);
      • introduzir um fato conveniente na cena (“Tinha um caminhão de espuma anti-incêndio bem ali”);
      • fazer um “Retcon” narrativo (“Na verdade, eu já tinha preparado esse local antes”)
      • ou ainda fazer uma Página Dupla de poder (aumentar temporariamente o grau dos poderes).
  • Pontos de Edição – recurso do Editor.
    • São ganhos sempre que os jogadores gastam Pontos de Roteiro;
    • o Editor gasta para:
      • introduzir complicações (reforços, ambiente desabando etc.);
      • fazer monólogo vilanesco que recupera Determinação de vilão;
      • colocar novos elementos surpresa em cena.

Isso cria um “cabo de guerra narrativo”: quanto mais os heróis forçam o roteiro a favor deles, mais munição o Editor ganha para deixar a história caótica e dramática depois.

Dado de Crise (DC)

O Dado de Crise é um d20 especial com 20 resultados temáticos, como:

  • perda de poderes,
  • invasão alienígena,
  • vilão aliado temporário,
  • viagens no tempo,
  • clone,
  • deuses na Terra,
  • e outros clichês deliciosos de cronologias da DC.

Ele entra em jogo quando o uso de Pontos de Roteiro “estressa demais” o universo. Dependendo do resultado, toda a Edição pode mudar de rumo – é literalmente uma Crise à la DC Comics.

Criação de personagem: do conceito à ficha

O FastPlay traz um passo-a-passo em sete etapas:

  1. Definir o Tier
    • No início, Tier D ou C, a depender do tipo de campanha.
  2. Escolher uma Origem
    • Exemplos:
      • Kryptoniano (Superman): ganha kit de poderes como Super-Força, Voo, Velocidade Sobre-Humana, Disparo Energético, Sentidos Especiais, Invulnerabilidade, Resistência Aprimorada, além de bônus em Potência – e fraqueza a kryptonita/magia.
      • Humano: não tem poderes inatos, mas ganha Treinamento Marcial ou Tecnologia, mais Versatilidade (Conhecimento + Traço simples). Não é obrigado a ter Limitação.
      • Meta-Humano: alterado pelo meta‑gene, com ampla liberdade de poderes.
  3. Escolher um Arquétipo
    Define o papel narrativo/heróico. Alguns exemplos do FastPlay:

    • Campeão do Amanhã – símbolo inspirador, código de conduta rígido (não usar força excessiva, respeitar a lei, priorizar salvar inocentes); habilidades de presença inspiradora, heroísmo clássico, verdade e justiça etc.
    • Cavaleiro das Trevas – vigilante das sombras, limitado a Treinamento Marcial/Tecnologia em grau alto; tem “Eu sou a noite”, Cinto de Utilidades, Preparo, etc.
    • Gênio – intelecto como arma (tipo Lex Luthor, Sr. Incrível, Eléktron).
    • Herdeiro do Manto – sucessor de um grande nome (Wally West, Moça-Maravilha, Superboy, Kyle Rayner), com habilidades que brincam com legado, expectativa e comparação.
  4. Distribuir Atributos
    • Com PAX, você compra aumentos de atributo (cada aumento custa 5 PAX e sobe +3 no modificador).
  5. Escolher Poderes e/ou Treinamento Marcial/Tecnologia/Artefatos
    • O jogo divide poderes em:
      • Superpoderes (Super-Força, Voo, Disparo Energético, Velocidade Sobre-Humana, Manipulação Elemental, Sentidos Especiais, Resistência Aprimorada, Força de Aceleração etc.);
      • Treinamento Marcial (Mestre Marcial, Espadachim, Atirador – cada um com “técnicas” específicas);
      • Tecnologia (Exoesqueleto tipo armadura do Homem de Ferro, Esferas Tecnológicas, gadgets, etc.);
      • Artefatos (itens especiais, materiais raros como Promethium, metal Enésimo, kryptonita…).
  6. Conhecimentos e Traços
    • Conhecimentos são “profissões/áreas de expertise” (Acadêmico, Acrobacia, Medicina, Subterfúgio, Tech etc.).
    • Traços são características únicas (Beleza Rara, Influencer, Identidade Secreta, Filiação, Dupla Dinâmica, Casca Grossa, etc.).
  7. Detalhes finais
    • Nome de herói, visual, Limitação (fraqueza, falha pessoal), conexões com o cenário, história de origem e detalhes que o Editor pode usar para puxar ganchos.

O FastPlay ainda traz regras para equipamentos (armas, armaduras, apetrechos tipo bombas de fumaça, armas de gancho, spray curativo, PEM, etc.), tudo bem na linha “caixa de ferramentas de herói da DC”.

Combate e cenas de ação

O combate no JLU RPG é pensado para ser:

  • rápido,
  • tático,
  • e cinematográfico.

Cada personagem tem, em seu turno:

  • 3 Ações por rodada, que podem ser:
    • Ataque,
    • Movimento,
    • Ativação de poder,
    • Esquiva, bloqueio, ajuda, etc.

O sistema usa:

  • Zonas (áreas abstratas, como “telhado do Planeta Diário”, “rua em frente ao banco”)
  • e distâncias: Adjacente, Próximo, Afastado e Distante.

O dano vai na Determinação e/ou Condições; status negativos (Atordoado, Assustado, Congelado, Envenenado, etc.) ajudam a dar variedade às lutas sem depender só de “tirar PV”.

Há até uma regra de Dano Letal, voltada a explorar o que acontece quando um herói cruza a linha e mata alguém – incluindo consequências narrativas pesadas, troca de Arquétipo, trauma, perda de reputação, etc. Vilões, por outro lado, rolam dano com Vantagem por padrão, reforçando a letalidade das ameaças.

Quem está por trás – D20 Culture

A D20 Culture é um estúdio brasileiro de RPG que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional. No site oficial d20culture.com.br e na seção Sobre, você encontra mais detalhes da equipe, da linha editorial e dos projetos anteriores.

Além do livro em si, a D20 Culture vem divulgando conteúdo, bastidores e lives no:

Onde baixar o FastPlay e como apoiar

Se você ficou curioso, o caminho é bem simples:

  1. Baixe o FastPlay gratuito

  2. Acompanhe e apoie a campanha

    • O financiamento coletivo (ou as próximas fases/produtos) estão sendo organizados no Catarse:
      catarse.me/JLURPG

Vale a pena?

Se você gosta de:

  • histórias de super‑heróis da DC,
  • campanhas mais cinematográficas, com foco em narrativa,
  • sistemas que incentivam jogadores a “roteirizar” a própria HQ,
  • e ainda quer prestigiar uma produção oficial da DC feita no Brasil,

Justice League Unlimited RPG é, no mínimo, um jogo para acompanhar de perto.

O FastPlay já mostra um sistema consistente, inspirado nos quadrinhos e cheio de ferramentas para criar não só o seu herói, mas a sua versão da Liga da Justiça Sem Limites.

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Charles Corrêa

Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas "Overmix" ou "Nandivh", é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.

No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.

Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.

Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.

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